Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 07/07/2016


Quinta-feira, 07 de julho de 2016



“Não há equívoco maior do que confundir homens inteligentes com sábios.”
(Francis Bacon)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 10,7-15

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7"Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.
12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14Se alguém não os receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo".


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.

www.paulinas.org.br/diafeliz






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


De graça recebestes, de graça deveis dar.
Este Evangelho narra as instruções que Jesus deu aos Apóstolos, ao enviá-los em missão. São orientações válidas para nós, batizados e crismados.
“Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz.” A graça de Deus acompanha os missionários e missionárias. Pelo simples fato de entrar numa casa, Deus já transmite para aquela família a paz.
“Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés.” Sacudi a poeira dos pés significa não levar consigo os costumes pecaminosos da casa ou cidade. Porque há o perigo de o cristão, em vez de ser fermento, deixar-se levar pelo fermento do mundo. Se alguém não quer caminhar conosco, acolhendo a fé católica, nós também não vamos caminhar com eles. Os maus costumes do mundo pecador grudam em nós como a poeira nos sapatos. Se não tomarmos cuidado, acabamos levando para dentro da Comunidade cristã esses maus costumes. Seria “ir buscar lã e sair tosquiado”. “Cuidado com o fermento dos fariseus!” (Mt 16,6). Assim como o fermento transforma a massa, somos chamados a transformar o mundo pecador, sem trazer para dentro de casa, ou do nosso coração, o pecado do mundo.
Foi por isso que Jesus criou a Santa Igreja. Nela, uma criança ajuda a outra a seguir a Jesus, um jovem ajuda o outro, um casal ajuda o outro, um político ajuda o outro e assim por diante. Os jovens que usam drogas, todos andaram em más companhias!
“Irmãos, fazei tudo sem murmurar nem questionar, para que sejais irrepreensíveis e íntegros, filhos de Deus sem defeito, no meio de uma geração má e perversa, na qual brilhais como luzeiros no mundo” (Fl 2,14-15).
S. Paulo chama o mundo de geração má e perversa. Ela tem muitas coisas boas, mas é traiçoeira e, quando menos esperamos, caímos nas suas armadilhas.
Na oração de S. Francisco, nós rezamos: “Onde houver trevas, que eu leve a luz”. Levar a luz sim, mas não sair dali com um pouco de trevas grudadas em si.
Um dos pecados do mundo atual é dizer que “todas as religiões são boas”. Se fosse assim, Deus não teria mandado o seu Filho para fundar uma religião, uma Igreja. Claro que as religiões têm coisas boas. Mas a verdade seja dita: Jesus fundou uma só. As pessoas seguem religiões fundadas por seres humanos, que nunca morreram nem ressuscitaram, nunca foram ao céu nem sabem o caminho para lá, e mesmo assim ensinam aos outros o caminho do céu!
Muitos estão espalhando poeira e querendo de toda maneira que ela grude em nossos pés. Mas não vamos deixar. Pelo contrário, queremos ser luz, sal e fermento no meio, aproveitando ao máximo a nossa existência na terra, como Jesus aproveitou.
Hoje é dia de Santa Paulina. É a primeira santa brasileira. Viveu em Trento – SC, onde fundou a congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Desde criança era catequista e se dedicava à promoção social.
Quando criança, Paulina trabalhava numa fábrica de tecidos. As funcionárias almoçavam na fábrica, comendo marmita que elas mesmas traziam de casa. Todos os dias de madrugada a mãe de Paulina preparava a sua marmitinha. Com o tempo, a mãe começou a perceber que a filha estava ficando magrinha. Foi pesquisar e descobriu: ela dividia a sua marmita com coleguinhas mais pobres que ela. Então a mãe, sem contar para a filha, começou a por mais comida na sua marmita. Santa Paulina faleceu dia 09/07/0942, portanto os mais velhos foram contemporâneos dela. “Em vosso caminho, anunciai: o Reino dos Céus está próximo”.
Maria Santíssima foi a primeira missionária, principalmente porque nos deu o grande Missionário, Jesus Cristo. Depois, porque ela saiu de casa levando Jesus, ainda em seu seio. Após o Natal, ela o apresentou à humanidade, representada pelos reis magos. Anos mais tarde, deu o seu apoio ao Filho missionário, pelas estradas da Palestina. Que ela nos ensine a ser bons missionários do seu Filho.
De graça recebestes, de graça deveis dar.

















MUNDO ANIMAL

“O seu cachorro anda muito ansioso ou tem medo de fazer uma visita ao veterinário? Tem solução!”


Por mais estranho que possa parecer, muitos animais de estimação amam visitar o veterinário! Sim, é isso mesmo. Até porque, onde mais eles vão receber tanto mimo e atenção? As idas ao veterinário podem ser bem difíceis caso o seu cãozinho não pare de tremer, correr e se recusar a ser atendido pelo seu querido veterinário, mas é possível fazer com que essas visitas sejam mais agradáveis. A seguir você confere algumas dicas estratégicas que você pode usar para fazer com que a experiência seja mais agradável para você e para o seu animal de estimação.

O seu cachorro está bem e a visita ao veterinário é apenas uma visita rotineira? Então lembre-se do poder dos petiscos, que podem ser usados como uma forma de recompensa. Para fazer com que o seu cachorro tenha vontade de ir ao veterinário, pular o café da manhã pode ajudar naquela motivação extra pela comida, assim, o seu cachorro irá ao veterinário já pensando nos petiscos.

Caso o seu cachorro comece a tremer de ansiedade logo que você liga o carro para sair da garagem, tente fazer algumas visitas ao veterinário onde nada acontece, nada além de petiscos no estacionamento e na sala de espera, é claro! Acredite ou nāo, existem muitos cachorros que entram correndo pela porta do consultório já em busca da atenção e dos petiscos que ele recebeu nas visitas passadas. Então, se você levar o seu animal de estimação para fazer algumas visitas onde ele só vai receber petiscos e atenção, isso pode funcionar maravilhosamente para mudar o comportamento dele na ida ao consultório.

Se o seu cachorro tem medo de outros cachorros, ou gatos e barulhos, tente marcar uma consulta em um horário mais tranquilo. Quando você estiver marcando a consulta, pergunte qual o horário mais calmo e tente levar o seu animal naquele horário, onde a sala de espera nāo vai estar lotada e você poderá ser atendido rapidamente. Você também pode ligar com um pouco de antecedência para saber se a área está calma, e levar o seu cãozinho medroso para uma sala de consulta livre.

Caso o seu animal de estimação seja extremamente medroso e ansioso, e nāo apenas durante as visitas ao veterinário, considere conversar com o profisssional sobre medicações como Anizen e florais para pets. Também existem acessórios como a thundershirt, uma camisa calmante que é uma solução simples e sem complicações para ajudar cachorros que sofrem com problemas como medo de barulhos de fogos, trovões, ansiedade de separação, medo de viajar, latido excessivo por ansiedade, medo de cortar unhas ou ser manipulado. Pode parecer simples demais, mas os relatos dos donos de cães que melhoraram com o uso das camisas calmantes são incríveis.

Existem muitas outras maneiras de acalmar o seu cachorro, caso você tenha dúvidas, converse com um veterinário e descubra o que é melhor para o seu bichinho.








MOMENTO DE REFLEXÃO


"Rifa-se um coração quase novo. Um coração idealista.
Um coração como poucos. Um coração à moda antiga.
Um coração moleque que insiste em pregar peças no seu usuário.
Rifa-se um coração que na realidade está um pouco usado, meio calejado, muito machucado e que teima em alimentar sonhos e, cultivar ilusões.
Um pouco inconseqüente que nunca desiste de acreditar nas pessoas.
Um leviano e precipitado coração que acha que Tim Maia estava certo quando escreveu..."...não quero dinheiro, eu quero amor sincero, é isso que eu espero...".
Um idealista...
Um verdadeiro sonhador...
Rifa-se um coração que nunca aprende.
Que não endurece, e mantém sempre viva a esperança de ser feliz, sendo simples e natural.
Um coração insensato que comanda o racional sendo louco o suficiente para se apaixonar.
Um furioso suicida que vive procurando relações e emoções verdadeiras.
Rifa-se um coração que insiste em cometer sempre os mesmos erros.
Esse coração que erra, briga, se expõe.
Perde o juízo por completo em nome de causas e paixões.
Sai do sério e, às vezes revê suas posições, arrependido de palavras e gestos.
Este coração tantas vezes incompreendido.
Tantas vezes provocado. Tantas vezes impulsivo.
Rifa-se este desequilibrado emocional que abre sorrisos tão largos que quase dá pra engolir as orelhas, mas que também arranca lágrimas e faz murchar o rosto.
Um coração para ser alugado, ou mesmo utilizado por quem gosta de emoções fortes.
Um órgão abestado indicado apenas para quem quer viver intensamente, contra indicado para os que apenas pretendem passar pela vida matando o tempo, defendendo-se das emoções.
Rifa-se um coração tão inocente que se mostra sem armaduras e deixa louco o seu usuário.
Um coração que quando parar de bater ouvirá o seu usuário dizer para São Pedro na hora da prestação de contas:
"O Senhor pode conferir. Eu fiz tudo certo, só errei quando coloquei sentimento. Só fiz bobagens e me dei mal quando ouvi este louco coração de criança que insiste em não endurecer e, se recusa a envelhecer"
Rifa-se um coração, ou mesmo troca-se por outro que tenha um pouco mais de juízo.
Um órgão mais fiel ao seu usuário.
Um amigo do peito que não maltrate tanto o ser que o abriga.
Um coração que não seja tão inconseqüente.
Rifa-se um coração cego, surdo e mudo, mas que incomoda um bocado.
Um verdadeiro caçador de aventuras que ainda não foi adotado, provavelmente, por se recusar a cultivar ares selvagens ou racionais, por não querer perder o estilo.
Oferece-se um coração vadio, sem raça, sem pedigree.
Um simples coração humano.
Um impulsivo membro de comportamento, até meio ultrapassado.
Um modelo cheio de defeitos que, mesmo estando fora do mercado, faz questão de não se modernizar, mas vez por outra, constrange o corpo que o domina.
Um velho coração que convence seu usuário a publicar seus segredos, e a ter a petulância de se aventurar como poeta"


(Clarice Lispector)



Nenhum comentário:

Postar um comentário