Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 18/04/2015


Sábado, 18 de abril de 2015



"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve. E a vida é muito para ser insignificante." (Charles Chaplin)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 6,16-21


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


De tardinha, os discípulos de Jesus desceram até o lago. Subiram num barco e começaram a atravessar o lago na direção da cidade de Cafarnaum. Quando já estava escuro, Jesus ainda não tinha vindo se encontrar com eles. De repente, um vento forte começou a soprar e a levantar as ondas. Os discípulos já tinham remado uns cinco ou seis quilômetros, quando viram Jesus andando em cima da água e chegando perto do barco. E ficaram com muito medo.
Mas Jesus disse: - Não tenham medo, sou eu! Então eles o receberam com prazer no barco e logo chegaram ao lugar para onde estavam indo.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Fr. Denis Francisco Rosa Oliveira CSsR

A palavra
Os discípulos, ao anoitecer, foram ao mar em direção à Cafarnaum. Jesus não estava com eles. O Evangelho de hoje é a continuação do mesmo de ontem (Jo 6,1-15). Após a multiplicação dos pães e peixes, o povo sedento de fome quis proclamar Jesus como rei; porém, ele afastou-se de todos e isolou-se numa montanha.
Os discípulos estão na barca, mas Jesus não se encontra com eles. É importante levar em conta os fenômenos naturais que aparecem na narração de João: cair da tarde, estava escuro, vento forte e mar agitado. Para uma embarcação pequena e pobre, como é a dos discípulos, esses fenômenos comprometem estar em auto mar.
Jesus aparece, mesmo naquela escuridão, para eles; mas de um modo muito estranho: ele está “andando sobre as águas”. Com todos esses acontecimentos, os apóstolos ficam com medo.
Apesar de toda a celeuma, por parte da embarcação, surge uma voz consoladora: “Sou eu. Não tenhais medo”. Jesus afirma que é ele quem está andando sobre as águas, e não nenhum fantasma ou outra criatura imaginária. A embarcação se acalma e refletem sobre esses acontecimentos.

A realidade
Um dia seu João acordou com uma grande vontade de ser bom. Lavou o rosto, cantando uma cantiga de igreja, elogiou o café, despediu-se da esposa e das crianças, ligou a caminhonete e deixou o sítio rumo à cidade. Devia chegar cedo ao escritório, pois tinha compromisso urgente.
Mas, logo ali à beira da estrada, uma senhora com duas crianças parecia estar esperando condução. Ofereceu-lhe carona. Ela aceitou, porque era caso de doença.
Chegando à cidade, procurou logo o médico e deixou a mulher e as crianças aos cuidados de um conhecido. De tardezinha voltaria para levá-las de volta.
Fez tudo para terminar mais cedo seus compromissos, e passou no hospital. Graças à mediação de João, as crianças foram atendidas e medicadas com mais presteza.
Chegando de volta, a mãe agradeceu, feliz da vida.
Quando o dono do carro ia fazendo manobra para pegar novamente a estrada, uma das crianças disse à sua mãe, apontando para o motorista:
- Mãe, hoje eu vi Jesus. A senhora vive se queixando da pobreza. Chega até a dizer, que Deus não existe. Ele existe, sim. Hoje eu o Vi.

Em nossa vida cotidiana, sempre estamos perdidos no “mar agitado”, enfrentando “ventos fortes” e, “na escuridão”, sem luz. E o medo toma conta da gente. Às vezes, surge uma voz consoladora que nos questiona, pergunta sobre o motivo pelo qual o desconsolo, o que está acontecendo e o que ela possa ajudar. Quando isso acontece, os nossos medos vão se embora, porque existe mais uma pessoa que deseja, com você, enfrentá-los. Assim, como o João de nossa historinha de vida, possamos enxergar às dificuldades das pessoas, com um olhar sempre atento à sua realidade.

 Eu sou Jesus
 (denisfcssr@gmail.com)







CASA, LAR E FAMÍLIA

Dicas que vão facilitar sua vida

1-Caldo de abacaxi para amolecer o coxão duro
Deixe o coxão duro e as demais carnes por 15 minutos no caldo de abacaxi. Elas ficarão macias e suculentas.
A bromelina, a enzima do abacaxi quebra a estrutura protéica da carne em sua superfície, favorecendo a maciez. Porém, funciona só para pequenos pedaços e bifes, grandes nacos não serão amaciados.


2- Conserve suas meias de náilon
Faça uma mistura de água e vinagre, em partes iguais, e lave suas meias.
Ficarão sempre parecidas com novas.


3- Vapor restaura vassouras velhas
Restaure suas vassouras velhas!
Se estiverem com os pelos emaranhados, embaraçados e irregulares, coloque-as por alguns minutos em vapor de água fervente.


4- Azeite- aprenda a escolher
Opte por azeites extravirgens, ou seja, por aqueles que contenham uma acidez igual ou inferior a 0,7 por cento. O azeite deve ser a primeira gordura a ser introduzida na alimentação do bebê, logo que este começa a comer sopa.
O azeite refinado, com uma acidez de 1,5 por cento, tem menos propriedades benéficas para a saúde, quando comparado com os azeites extravirgens.
Utilize o azeite para temperar as sopas ou os vegetais, cozidos ou crus. Também pode colocar azeite na água de cozedura das massas, para lhes dar um paladar especial e evitar que a massa se cole depois de cozida.


5- Como guardar gemas
Para guardar sobras de gemas conserve-as numa tigela totalmente cobertas com água filtrada e na geladeira.


6- Para que o ovo não estoure durante o cozimento
Coloque na água duas gotas de vinagre.


7- Para saber se os ovos estão estragados
Coloque-os num recipiente com água e sal. Se o ovo boiar, é porque está estragado. Se permanecer no fundo está bom para consumo.


8- Aproveitar maionese talhada
Quando a maionese talhar, inicie o processo outra vez: retire a maionese talhada do copo, coloque um ovo, um pouco mais de sal e vinagre e vá acrescentando a maionese talhada aos poucos. Ela voltará à consistência desejada e você não perderá nada.


9- O que fazer com a comida salgada
Quando a comida estiver salgada, experimente adicionar um pouco de açúcar.
Evite que a comida fique salgada
Coloque batatas junto da sopa ou do refogado. Quando as batatas estiverem cozidas tire-as e sirva como acompanhamento.


10- Como fazer um Suflê que não "murcha"
Para que o suflê não murche, certifique-se que o forno está bem quente antes de colocar o preparado e não o abra antes de estar pronto.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Hoje, nesta manhã de quinta-feira, já fui à rua alimentar animais por 4 vezes.  Olho em volta de mim a indiferença humana e sinto-me pequeno, diferente, como se fosse um anormal.  Estava exatamente com este sentimento, meio desanimado, quando passou uma senhora por mim e, de repente, falou-me:
"Eu rezo por você diariamente, pois é amigo dos animais."
Só em falar isso, modificou o meu ânimo. Acho que eu precisava ouvir estas palavras que vieram "de repente", quando menos esperava.
Não seria a espiritualidade alimentando a minha alma para não desistir de ajudar ao próximo, no caso, os animais de rua???

Amigos(as) se vocês gostam dos animais abandonados, por favor, deixem uma pequena cumbuca com água e outra com ração na rua em que reside para alimentar os animais que ali passam. Mudem a água diariamente e assim não haverá a iminência de desenvolvimento do mosquito da Dengue. A dengue se prolifera depois de uma semana em reduto de água parada. Trocando a água diariamente, não há este risco.
Vamos ajudar aos animais de rua???

Gilberto Pinheiro 


Nenhum comentário:

Postar um comentário