Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 11/04/2015

Sábado, 11 de abril de 2015


O destino não é uma questão de sorte,  é uma questão de escolha...Não é algo a se esperar, é algo a se conquistar. (William Jennings Bryan)


EVANGELHO DE HOJE
Mc 16,9-15

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Ressuscitado na madrugada do primeiro dia depois do sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem tinha expulsado sete demônios. Ela foi anunciar o fato aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e choravam. Quando ouviram que ele estava vivo e tinha sido visto por ela, não acreditaram. Depois disso, Jesus apareceu a dois deles, sob outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. Eles contaram aos outros. Também não acreditaram nesses dois. Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos, enquanto estavam comendo. Ele os criticou pela falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!".


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Rosa Camila.

Depois de passarmos uma semana refletindo sobre a Oitava da Páscoa e a ressurreição de Jesus o evangelho de hoje nos traz uma PALAVRA DE ORDEM: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura". O mais interessante dessa palavra é que o Senhor usa verbos no modo imperativo caracterizando ordem mesmo e direciona os discípulos que tiveram a oportunidade de conhecê-Lo a ir pelo mundo inteiro e não apenas pela cidade ou estado que eles habitavam para falar do Ressuscitado e também ordenou que o seu evangelho fosse pregado a toda criatura e não apenas a algumas pessoas. Depois de ler essa palavra de ordem fiquei me questionando a respeito da vontade de Jesus para todos nós que habitamos a Terra depois Dele e percebi que o Senhor depois de todo o sacrifício da morte, cruz e ressurreição não poderia deixar que o resto do mundo ficasse alheio ao Reino do céu que Ele preparou para nós e que a única forma de disseminarmos essa verdade seria através do evangelho de Deus.
"Jesus é o caminho, a verdade e a vida". Essa é uma certeza que habita em meu coração porque um dia alguém anunciou o evangelho do Senhor para mim e eu estava com o coração aberto e cheio de fé e esperança para receber essa verdade, mas muitas pessoas pelo mundo a fora ao escutar essa palavra podem reagir como os discípulos no evangelho de hoje que ao ouvir por Maria Madalena que Jesus estava vivo e tinha sido visto por ela, simplesmente, não acreditaram. E porque isso aconteceu?? Porque para acreditar nessa verdade dita por Maria Madalena eles precisavam ter fé em algo que não viram e isso muitas vezes é difícil para as pessoas. Pois somos seres materialistas que necessitamos ver e tocar para crer. Mas Jesus, vendo a falta de fé daqueles que andavam com Ele antes de sua morte resolveu aparecer para seus 11 discípulos e os repreender pela dureza de coração e falta de fé.
Então, esse evangelho nos revela que pregar a palavra de Deus não será uma tarefa fácil, pois iremos encontrar pelo caminho muitas pessoas com um coração duro e sem fé, mas que é uma tarefa necessária uma vez que essa foi a primeira palavra de ordem de Jesus para todos nós. Não há coração tão duro que Jesus não consiga penetrar e modificar e não há fé tão pequena que o Senhor não consiga aumentar, mas para isso é preciso que alguém apresente esse Jesus capaz vivo e ressuscitado que quer mudar a vida de todas as pessoas do mundo inteiro!!!! Você precisa ajudar Jesus nessa missão!!!!
Deus abençoe vocês!!!!!    
rosac12@hotmail.com








CASA, LAR E FAMÍLIA

Dicas de como economizar água
Fonte: Revista Água Online, em "A economia de água: garantia para a vida e o desenvolvimento - Capítulo VI"

Existe um conjunto de hábitos negativos relacionados com o desperdício da água, que sendo superados permitirão a economia da água em casa, no colégio, no campo, na indústria, etc. A forma de superar este problema se encontra na aquisição de bons hábitos no uso da água. Vejamos alguns detalhes simples que permitem economizar água de maneira significativa:

Com relação ao consumo pessoal e da casa:

 Lavando as mãos, escovando os dentes e fazendo a barba. Não deixar correr inutilmente a água usando-a só quando seja necessária.

 Uso do vaso sanitário. Dar a descarga somente quando for indispensável.

 O banho e a lavagem do cabelo. Fechar a torneira quando estiver se ensaboando.

 Limpeza dos utensílios da cozinha. Ensaboar tudo primeiro e logo enxaguar. Não deixar correr a água sem necessidade.

 Lavagem da roupa. Usar a máquina de lavar com capacidade máxima de cada vez, o que economiza água e energia. Quando a roupa for lavada à mão, molhar, esfregar ligeiramente e logo enxaguar. Não deixar correr desnecessariamente a água.

 Preparação de alimentos. Usar somente a água necessária. Não desperdiçar os molhos.

 Limpeza da casa. Usar um balde de água para medir e controlar a quantidade de água para a lavagem do piso ou outros lugares. Não utilizar mangueiras porque se gasta a água desnecessariamente.

 Rega do jardim. Buscar não usar água potável, mas reusar a água que se tenha usado para outros fins. É melhor regar ao entardecer e usar somente a água necessária, assim a terra absorverá a água e não haverá muita evaporação. Redesenhar os jardins com plantas que requeiram pouca água.

 Lavagem de automóveis. Eliminar o costume de empregar mangueiras, preferindo usar um pano úmido e uma quantidade controlada de água em um balde. Estas medidas simples podem economizar muitos litros de água e também boa quantidade de dinheiro.

Os procedimentos nas atividades agrícolas:

Na América Latina há interessantes experiências na criação e funcionamento das Juntas de Usuários ou Comitês de Irrigantes. Estas organizações podem se converter em elementos fundamentais para pôr em marcha processos de distribuição equilibrada e de uso racional do recurso.

Para promover uso racional é necessário revisar os sistemas de irrigação, cuja ineficiência tem ocasionado grandes perdas. A aplicação de melhores técnicas de rega, a conservação da água, a execução de procedimentos de reflorestamento e outras medidas similares podem apoiar a diminuição do consumo e do desperdício, assim como estancar a deterioração das fontes de água.
Pela quantidade de água que se usa na agricultura, é claro que se constitui em um setor-chave ao qual devemos prestar uma atenção especial.

www.cprh.pe.gov.br








MOMENTO DE REFLEXÃO

Madre Tereza de Calcutá, conhecida como a santa dos miseráveis, que iniciou seu extraordinário trabalho de amor ao próximo em Calcutá, na India, que nasceu em 1910 e faleceu em 1997, dizia: "o maior amigo da verdade é o tempo, e a sua maior companheira é a humildade."

A verdade para sair de seu esconderijo e vir à luz, necessita passar pelo túnel do tempo. E este tempo não é o tempo do relógio, mas um tempo relacionado a teoria da relatividade, do tempo e do espaço, que é o tempo do amadurecimento, da espera do inesperado.

O preconceito ( que vem do pré-conceito)  age na contramão da verdade, porque julga na pressa e na precipitação. É uma afirmação feita de maneira prévia, antes do conhecimento que orienta refletir antes  do pré-julgamento. O preconceito nunca deixa que a realidade venha, porque o preconceito gosta de aparencia, julga sempre pela embalagem, sem analisar o conteúdo.

Por isso,  onde tem a humildade não há mentira, nem preconceito,  porque a humildade age com paciência, deixando que cada coisa siga o curso natural do amadurecimento. Isso dá tempo da verdade se mostrar tal como ela é, mesmo que no nosso relógio cronológico isso custe muito tempo!


 Luiz Antonio  Silva, é diretor e palestrante da PHAROL-RH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário