Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 22/04/2015


Quarta-feira, 22 de abril de 2015


Quando eu ouço alguém suspirar: "A vida é dura", eu sempre sou tentado a perguntar: "Comparada a quê?” (Sydney J. Harris)


EVANGELHO DE HOJE
Jo 6,35-40

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Para que ninguém se perca é preciso maior empenho e novas táticas, mas mesmo assim temos que entender e conhecer bem as nossas limitações. Tamanha dedicação sempre estará condicionada a vontade de quem se “perdeu” em querer “se encontrar”.
Jesus continua até hoje a semear a Boa Nova no mundo, mundo este que cada vez mais tem menos tempo e disposição para uma ação mais concreta de mudança ou retorno as raízes. Falamos constantemente “no tempo dos meus pais era assim”, mas não tiramos do papel algo que declaramos abertamente admirar.
Vivemos o tempo do fast-food, da comida semi-pronta, do lanche ao invés do almoço, da TV de cachorro no domingo, do almoço na sala, da marmita, da internet, do email, das compras online, da informação em tempo real, das facilidades da TV a cabo, das igrejas na TV… Para tirar as pessoas de casa para rezar fica cada vez mais difícil e fazê-las permanecer num grupo, ainda mais complicado.
Nossa comodidade nos afastou das pessoas e em conseqüência do projeto de Deus, pois Seu projeto esta diretamente ligado as pessoas e não somente a esse ou aquele individuo. “(…) E a vontade de quem me enviou é esta: que NENHUM daqueles que o Pai me deu se perca, mas que eu ressuscite todos no último dia. Pois a vontade do meu Pai é que todos os que vêem o Filho e crêem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei”.
O cômodo nos tornou apáticos. Esperamos que nos procurem, paramos de correr atrás. Mandamos “trocentos” emails corrente ou lindas apresentações em Power-point, mas o que mais importa ainda é o contato olho no olho.
Transformamos nossos encontros em grandes eventos focados nos sintomas. Pedimos curas, milagres e ajuda, (e devemos continuar a pedir) mas esquecemos de voltar nossa atenção nas causas
“(…) Ele atuava pouco nos sintomas; seu desejo era atacar as causas fundamentais dos problemas psicossociais do homem. Por isso, ao estudar o seu propósito mais ardente, compreenderemos que sua revolução não era política, mas íntima, clandestina. Uma mudança que se inicia no espírito humano e se expande para toda a sua psique, renovando a sua mente, expandindo a sua inteligência, transformando intimamente a maneira como o homem compreende a si mesmo e o mundo que o circunda, garantindo, assim, uma modificação psíquica e social estável”. (Mestre dos mestres – Augusto Cury)
Independentemente de qual movimento ou pastoral que me engajei e participo, precisamos entender que a dinâmica de vida do cristão é “que todos os que vêem o Filho e crêem nele tenham a vida eterna”. Precisamos urgentemente apresentar o Filho, mas não somente com palavras, mas apresentar o que Ele fez em nós como testemunho vivo aqueles que por falta de exemplos a serem seguido, preferem ficar em casa.
Quem prega, estude ainda mais para falar ainda melhor; quem conduz, que esteja ainda mais em intimidade com Deus; quem coordena, que bata o cajado com fé com a certeza que a água irá brotar.
Ensinamos os nossos que beleza não é tudo; tecemos laudas para dizer que o mais precioso esta dentro das pessoas e não na aparência externa; que dinheiro não compra amizades, mas para trazer as pessoas para Jesus falamos de milagres ao invés do seu amor. Existe algo equivocado em nossa pedagogia. Ela é querigmática, focada na salvação, no anúncio incondicional do amor… E o que fazemos e o que precisamos fazer?
 “(…) Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória (Colossenses 3, 1-4)
Marchemos!
Um imenso abraço fraterno






CURIOSIDADES


Descubra as partes do seu corpo que não servem para nada


O corpo humano é muito complexo, nossos orgãos possuem capacidades que nem imaginamos, por outro lado existem partes do nosso corpo que não possuem nenhuma função.

O ser humano atual é resultado de uma evolução lenta e de processos de adaptação que mudaram algumas das nossas características físicas. Com o tempo o nosso corpo ganhou e perdeu algumas funções, de acordo com o que era realmente necessário para a nossa existência. Mas existem partes do nosso corpo que não servem para nada, são apenas resquícios evolutivos completamente inúteis dos quais ainda não conseguimos nos livrar.

Siso

Os sisos são os últimos dentes da boca, aqueles que geralmente nascem quando estamos entrando na vida adulta. Quase sempre é preciso realizar uma cirurgia para retira-los, pois podem abalar a estrutura dos outros dentes ou causar infecções. Para os nosso antepassados o siso era útil porque facilitavam a mastigação. Mas como hoje em dia não precisamos mais de uma arcada dentária forte para mastigar raízes, folhas, morder ossos e arrancar carne, o siso só serve mesmo para dar dor de cabeça, e de dente.

Arrepio

O arrepio não é exatamente uma parte do corpo humano, mas uma função. Assim como acontece em animais como os gatos, o arrepio serve para fazer com que a gente aparente ser maior em situações que nos causam medo. No entanto, o ser humano já perdeu boa parte dos seus pelos há muito tempo, por isso o arrepio não serve para muita coisa.

Apêndice

O Apêndice é um orgão vestigial do corpo humano, ele acumula bactérias que auxilia na digestão e também acumulam células linfóides, que podem produzir anticorpos para a defesa de partes do organismo, como o intestino. Essa função era útil há milênios, mas hoje é completamente desnecessária. Hoje em dia o apêndice serve mesmo para causar apendicite.

Terceira pálpebra

No olho humano a terceira pálpebra é aquela parte rosa no canto do olho humano. Nos animais como os cães e répteis elas cobrem todo olho e servem para proteger e auxiliar na limpeza, mas para os seres humanos não servem para nada.

Hímen

O hímen não tem nenhum utilidade conhecida para o corpo da mulher. A membrana é um resquício evolutivo que surge quando o embrião do sexo feminino começa a se desenvolver. Nessa fase a vagina é completamente fechada, quando ela se abre e termina de se formar é que surge o hímen, uma sobra do que tapava a vagina e que não serve para absolutamente nada.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Um escritor inglês, do século passado, conta em uma de suas obras que na praia perto de sua casa,  uma coisa muito interessante podia  ser vista com freqüência: um navio lançando a sua âncora  no mar enfurecido. Dificilmente existe uma coisa mais  interessante ou sugestiva do que essa:
O navio dança  sobre as ondas. Parece estar  sob o poder e à  mercê delas. O vento e a água  se combinam para fazer do  navio o seu brinquedo.
Parece que vai haver destruição; pois se o casco do navio for lançado sobre as rochas,  será despedaçado.
Mas observamos  que o navio mantém a sua posição. Embora à primeira vista parecesse um brinquedinho desamparado à mercê dos elementos, o navio não é vencido.
Qual é o segredo da segurança deste navio? Como pode resistir às forças da natureza com tanta tranqüilidade?
Existe segurança para o navio no meio da tempestade porque ele está ancorado! A corda à qual ele está  amarrado não depende das águas,  nem de qualquer outra coisa que  flutue dentro delas.
Ela as atravessa   e está fixada no fundo  sólido do mar.
Não importa quão forte  o vento sopre ou quão altas sejam as ondas do mar... A sua segurança depende da âncora que está imóvel no fundo do oceano.
Muitas vezes nos sentimos no meio de uma tormenta, sendo jogados pelas ondas da vida para cima e para baixo  e açoitados pelo vento da adversidade. Parece-nos, às vezes, que não conseguiremos sobreviver a determinados períodos de nossas vidas.
Sem uma vida espiritual, a nossa vida é como um navio sacudido pelo mar enraivecido das circunstâncias   incontroláveis da vida.
Mas, confiando em Deus, experimentamos sua presença  e amor como âncora da nossa vida.
Nos sentimos encorajados e esperançosos. Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida,  assim como a âncora mantém seguro o barco.



Adaptado de Ventos e Tempestades da Vida, de L.R.Silvado

Nenhum comentário:

Postar um comentário