Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 13/01/2012




Sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

‎"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos".




EVANGELHO DE HOJE
Mc 2,1-12


Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem, trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens, mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico:
- Meu filho, os seus pecados estão perdoados.
Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar: "O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!"
No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse:
- Por que vocês estão pensando essas coisas? O que é mais fácil dizer ao paralítico: "Os seus pecados estão perdoados" ou "Levante-se, pegue a sua cama e ande"? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados.
Então disse ao paralítico:
- Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.
No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo:
- Nunca vimos uma coisa assim!





MEDITANDO O EVANGELHO
Ana Luíza Medeiros


Qual o tamanho de nossa fé? E a fé das pessoas que estão ao nosso lado, nos motiva ou nos derruba? Interessante perceber que o centro da narrativa, que é cheia de detalhes, situa-se justamente nas tantas barreiras que aquele paralítico e seus amigos enfrentaram para chegar a Cristo. Eles não se conformaram em não alcançá-Lo, o paralítico necessitava da cura e não mediu esforços, junto de seus companheiros para ter aquela cura.
Acontece que o encontro com Cristo é surpreendente, Ele vai além do que pedimos, porque vê perfeitamente nossa necessidade, mesmo quando não conseguimos expressá-la. Jesus, não cura fisicamente imediatamente, mas antes perdoa os pecados daquele homem. O que isso significa? Historicamente, naquela época as pessoas que tinham problemas físicos, mentais, os possuídos pelo demônio, eram excluídos, marginalizados, pois entendia-se que eram pessoas pecadoras e estavam pagando pelos seus erros. Jesus, antes de tudo, mostra a todos que aquele que está ali não é mais pecador, que Ele é o Senhor de tudo e tem autoridade para extinguir todo o mal que cerca as pessoas, Sua sabedoria era enorme, pois sabe que muito mais que o próprio corpo são, aquele homem precisava de dignidade e Cristo devolve sua dignidade não bastava curar, era preciso mostrar o valor daquele homem, valor enquanto filho de Deus.
E ainda em Sua sabedoria, não cura de forma irresponsável, mas em suas palavras pede que o homem leve sua cama para casa. Mas por quê, se afinal aquela cama significa todo o sofrimento de anos sem poder se movimentar normalmente? Mas, é justamente aí o ensinamento de Cristo quanto ao sofrimento. Temos a opção de odiar aquele passado, querer esquecer e quando recebemos a cura, deixamos para trás aquilo tudo achando que é uma forma de apagar o sofrimento, entretanto, podemos ser maduros e perceber que o sofrimento é necessário para nosso crescimento e carregar aquela cama significa lembrar da misericórdia de Deus em nossas vidas, é para nunca mais esquecer que foi Ele quem nos fez andar novamente e nos fez sentir o verdadeiro Amor de Deus.
Peçamos a Graça de não desistirmos diante dos obstáculos, que estejamos sempre rodeados de pessoas que nos impulsione à fé, que sejamos curados fisicamente, espiritualmente, que o Cristo reabilite nossa dignidade e principalmente que jamais esqueçamos que é Deus o Senhor de todos nós, que é através d'Ele que somos vencedores. A Ele toda a honra e toda glória, agora e para sempre. Amém.

analu_medeiros_86@hotmail.com








DICAS DE SAÚDE

Vitiligo

É caracterizado pelo aparecimento de manchas brancas na pele, resultante de defeito de funcionamento da célula que produz a melanina. Geralmente é simétrica, afetando as mesmas áreas dos dois lados do corpo, a face, os lábios , as mãos, braços, pernas e áreas genitais são as mais afetadas. Não há contágio. Mais da metade dos casos aparece até os 20 anos de idade e cerca de 20% dos indivíduos acometidos tem casos familiares. Qual a causa? Existem teorias para o aparecimento do vitiligo: - Substâncias tóxicas do próprio organismo agredindo o melanócito; - Defeito genético que torna o melanócito mais frágil; - O próprio sistema de defesa do organismo destruiria os melanócitos , por reconhecer a melanina como um agente estranho. - O melanócito se auto - destruiria, por produzir melanina com defeito. Como ele se desenvolve? A severidade e número das manchas, varia de pessoa para pessoa.
Deve-se evitar máximo traumatismos, mesmo os mais leves, em placas de vitiligo. No verão parece que as manchas pioram (as áreas sem vitigílio bronzeiam com o sol). Não há como afirmar qual o número de lesões que o indivíduo desenvolverá. Como se trata o vitiligo? Com um bom número de casos ( cerca de 30%) se resolve automaticamente, às vezes é melhor não tratar. Boa medida é evitar bronzeamento, para que as placas não fiquem mais salientes. O uso de cosméticos ou de micropgmentação para completar pequenas lesões é indicado. Se essas medidas não são suficientes, o médico dermatologista pode utilizar-se de mais de uma série de medicamentos. Cremes com corticóides, banhos de luzes associados com medicação via oral (PUVA) que se atinge cerca de 50/70% de cura (excetuando mãos e pés, que respondem menos). Método recente, de excelente resultado num grande número de casos, é o microenxerto de melanócitos. Em crianças, não se opta por tratamentos agressivos, mas sim o uso de filtros solares e cosméticos camuflados , ou corticóides tópicos. Não se recomenda o método PUVA antes dos 12 anos de idade. Vitiligo tem cura? Com os tratamentos já existentes, e pesquisas em estágio avançado, aumentam cada vez mais o número de casos curáveis, apesar da causa básica ainda não ter sido descoberta.
Fonte: http://www.dermanet.com.br/altpele.htm







MOMENTO DE REFLEXÃO


Ainda se eu falasse a linguagem dos anjos ...
Uma das coisas mais difíceis no mundo é ter um coração puro.
Podemos ter corações amáveis, gentis e abertos aos outros, mas puros e cheios de amor desinteressado...quanto trabalho ainda deve ser feito, quanta renúncia, quanta aceitação e quanta doação!
Não podemos negociar com Deus, fazer isso em troca daquilo, agir de uma certa forma para obter algum tipo de recompensa.
O amor é gratuito e nossa dedicação a Deus ou aos outros não deve depender do que obtemos de volta.
Aquilo que sai da nossa alma e do nosso coração devem ser ofertas, livres de quaisquer condições.
Deus nos dá em retorno?
Certamente, porém não como paga, mas como resultado da confiança que depositamos nEle.
Não somos bons quando damos de nós aos outros, nem quando fazemos caridade, nem mesmo quando abandonamos nossa vida por alguém que carece da nossa ajuda.
Somos bons quando as coisas, gestos e palavras saem do nosso coração como uma flecha e não ficamos observando se ela vai voltar.
Somos bons quando não contamos que nosso irmão tem mais que nós e nos sentimos ofendidos, quando o bem e a felicidade do outro passam a ser nosso bem e felicidade também.
Erram as pessoas que acham-se boas quando doam de si, isso é orgulho.
Geralmente elas dão do que lhes sobra e seus objetivos  são tornarem-se pessoas melhores.
Fazem por si no fim das contas, não pelos outros.
O caminho para o Alto é muito longo e a porta de entrada é estreita.
Os que acham que já estão na metade do caminho, certamente nem começaram ainda a subir.
É Deus quem nos eleva e precisamos dizer muitos "não" e muitos "sim" até que alcancemos um pedacinho do céu.
Amar demais aqui e odiar ali, anula o amor; escolher os que perdoamos é o mesmo que não perdoar ninguém, pois nosso coração continua com manchas.
O amor tem olhos fechados e é o maior de todos os dons, distribuído a todos na face da terra.
Mas segundo a Bíblia, há os que plantam, os que colhem, os que multiplicam e os que escondem.
Podemos fazer todos os bens do mundo, regar os jardins dos que precisam e oferecer-lhes nosso melhor sorriso, mas ainda assim não teremos começado nosso caminho se negamos a palavra a um irmão, se os ressentimentos corroem nosso coração, se contamos cada ato que realizamos.
Deus não precisa dos nossos gestos vazios,
Ele apenas pede um coração sincero.
Aquele que sabe e reconhece não ser perfeito, mas abre-se a cada dia ao próximo, ao distante e tem por meta fazer o bem.
Deus ama a todos indistintamente, mas os que aprenderam o que é compartilhar, compreenderam melhor os preceitos do Seu coração.
E esses provam plenamente da Sua Graça.


Letícia Thompson





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.






Nenhum comentário:

Postar um comentário