Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 09/01/2012





Segunda-feira, 09 de janeiro de 2012


"O verdadeiro valor das coisas é o esforço e o problema de as adquirir.” (Adam Smith)





EVANGELHO DE HOJE
Mc 1,7-11

Ele dizia ao povo:
- Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as correias das sandálias dele. Eu batizo vocês com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo.
Nessa ocasião Jesus veio de Nazaré, uma pequena cidade da região da Galiléia, e foi batizado por João Batista no rio Jordão. No momento em que estava saindo da água, Jesus viu o céu se abrir e o Espírito de Deus descer como uma pomba sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse:
- Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria.







MEDITANDO O EVANGELHO
Jailson Ferreira

Sempre que falamos sobre o Batismo de Jesus, partimos de um questionamento certeiro: Jesus precisava ser batizado?
Naquele tempo, o batismo (que significa "imersão") era um rito que simbolizava a conversão, a passagem para uma vida nova, que só poderia ser feita após o arrependimento sincero dos pecados cometidos. Por isso, a pessoa era completamente afundada na água, e em seguida deveria emergir voluntariamente, sendo assim lavado (purificado) de seus pecados.
Se Jesus não tinha pecado, não teria necessidade de ser "purificado". No entanto, Ele quis ser batizado por João Batista. A pergunta natural que vem na seqüência é: Por que Jesus quis ser batizado?
Primeiro devemos levar em consideração o que Ele mesmo disse: que deveria se cumprir todo o projeto do Pai. Mas então por que esse batismo fazia parte dos planos do Pai? Para essa pergunta nós só podemos propor algumas respostas... Mas todas irão partir do mesmo ponto: O Batismo de Jesus aconteceu para que nós tirássemos alguma lição prática para as nossas vidas.
E por fim vem a pergunta mais importante do dia: O que Jesus queria nos ensinar ao querer ser batizado por João Batista? Algumas palavras poderiam responder esse questionamento:
Humildade... Mesmo sendo mais importante que João e do que todos os que se batizavam ali (e ambos sabiam disso), Jesus se igualou aos pecadores. Quantas vezes nos consideramos superiores aos outros, e não aceitamos passar pelo mesmo que outras pessoas precisam passar?
Segurança... Jesus sabia que ser batizado não faria com que Ele perdesse a sua majestade e poder. Quantas vezes nos privamos (ou privamos outras pessoas) de algo, por pura insegurança? Temos medo de perder a autoridade, o respeito, ou até a posse de algo ou alguém! Jesus nos ensina que o que é dado por Ele, ninguém tira.
Obediência... Se o Batismo estava nos planos do Pai, então deveria ser cumprido. Da mesma forma devemos nos manter obedientes ao que Ele nos recomendou: Amar a Deus sobre todas as coisas, e amar ao próximo como a si mesmo.
Após o Batismo, contemplamos uma das situações da Bíblia em que estão representados o Pai (a voz vinda do céu), o Filho (Jesus, em carne e osso) e o Espírito Santo (a pomba que desce sobre Jesus). É a festa no céu e na terra para comemorar o início da vida pública e do anúncio do Evangelho a todos os povos!
Que o Batismo de Jesus nos inspire a sermos mais humildes, seguros e obedientes à vontade de Deus nas nossas vidas. Amém.

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

           



MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Largar tudo para investir na Bolsa
MAX GEHRINGER

Há três anos, impressionado com os ganhos da Bolsa de Valores, deixei meu emprego e decidi me tornar um investidor. Acreditava que poderia me dar bem também no mercado financeiro. A queda da Bolsa me pegou desprevenido. Estou em má situação financeira e não consigo emprego. Tenho 54 anos. Devo dizer nas entrevistas de emprego que fracassei e me arrependi?

Sim, deve. E pode acrescentar que aprendeu na pele que o fato de alguém ser bom em uma área não significa que será bom em qualquer outra. Sua história é um alerta a quem se atira numa atividade de risco, em que poucos ganham muito. Seu caso é ainda mais grave porque, sendo novato, empenhou todo o patrimônio conseguido ao longo da carreira. Outro leitor, executivo de 41 anos, escreveu contando uma história similar: decidiu investir o dinheiro na construção de prédios populares para viver de aluguel. Sem experiência no ramo, faliu em dois anos e está encontrando dificuldades para retornar ao mercado. Arriscar tudo em um setor no qual nunca atuou até pode dar certo, mas as chances de dar errado são bem maiores.
O diretor de minha área instituiu a “reunião da base da pirâmide”: uma vez por mês, nós, colaboradores, vamos poder colocar em pauta temas que nos incomodam. Meus colegas e eu temos muitas reclamações, mas vamos correr riscos se formos muito sinceros?
Entre vocês e o diretor deve haver no mínimo um grau hierárquico, possivelmente dois. O mais sensato seria vocês debaterem antes com seus superiores diretos o que vão levar à reunião. Acredito que seu diretor tenha a melhor das intenções, mas vocês correm o risco de criar ainda mais problemas caso abordem temas que nunca discutiram com seus chefes imediatos. Sugiro que vocês levem à primeira reunião assuntos que não incluam relações interpessoais (trocar o ar-condicionado, por exemplo). Depois, dependendo das providências que o diretor tomar, aumentem as reivindicações até chegar às que realmente interessam.


Dois amigos e eu somos sócios numa pequena empresa de informática. Fomos surpreendidos porque uma rede nacional propôs comprar nossa empresa. Estamos dispostos a vender, mas não sabemos como calcular quanto ela vale.

A maneira mais fácil é dez vezes o lucro líquido anual, antes do pro labore dos sócios. Assim, vocês receberiam de uma só vez o que levariam dez anos para ganhar. Porém, se a empresa vem crescendo mais de 30% ao ano nos últimos cinco anos, vocês podem usar o fator 20 em vez de 10. Certamente, a rede vai tentar barganhar. Aí, é uma questão de ver quem negocia melhor.


As empresas podem instalar câmeras para vigiar os empregados?

Sim, podem, nas áreas comuns de trabalho, onde os empregados estarão fazendo o que são pagos para fazer, ou seja, trabalhar. Câmeras só não podem ser instaladas nos locais em que vão provocar constrangimento (banheiros e vestiários, por exemplo).







MOMENTO DE REFLEXÃO

Há tempos em nossa vida que contam de forma diferente.
Há semanas que duraram anos, como há anos que não contaram um dia. Há paixões que foram eternas, como há amigos que passaram céleres, apesar de o calendário mostrar que ficaram por anos em nossas agendas. Há amores não realizados que deixaram olhares de meses, e beijos e abraços não dados que até hoje esperam o desfecho.
Há trabalhos que tomaram décadas de nosso tempo na Terra, mas que nossa memória insiste em contá-los como semanas. E há casamentos que, ao olharmos para trás, mal preenchem os feriados da folhinha. Há tristezas que nos paralisaram por meses, mas que hoje, passados os dias difíceis, mal guardamos a lembrança de horas.
Há eventos que marcaram, e que duram para sempre: o nascimento do filho, a morte da avó, a viagem inesquecível, o êxtase do sonho realizado. Estes têm a duração que nos ensina o significado da palavra “eternidade”.
 Já viajei para a mesma cidade uma centena de vezes, e na maioria das viagens o tempo do percurso foi (quase) o mesmo. Mas conforme meu espírito, houve viagem que não teve fim até hoje, como há também o percurso que nem me lembro de ter feito, tão feliz estava eu na ocasião.
O relógio do coração, hoje descubro, bate em freqüência diversa daquele que carrego no pulso. Marca um tempo diferente, o das emoções que perduram e que mostram o verdadeiro tempo da existência da gente. Por este relógio, velhice é coisa de quem não conseguiu esticar o tempo que temos no mundo. É olhar as rugas… e não perceber a maturidade e a experiência adquiridas. É pensar antes naquilo que não foi feito, ao invés de se alegrar e sorrir com as lembranças do que viveu. Pense nisso.
Consulte sempre o relógio do coração! É ele que lhe mostrará o verdadeiro tempo da vida… A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando de vê, já é sexta-feira! Quando se vê, já é natal… Quando se vê, já terminou o ano… Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado. Se me fosse dada outra oportunidade, Eu nem olharia o relógio. Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas… Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo. Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz: A única falta que sentirás será a desse tempo, que infelizmente, jamais voltará! Mário Quintana
“O Presente é a sombra que se move separando o Ontem do Amanhã. Nele repousa a esperança”. (Frank Lloyd Wright)
“O tempo foi algo que inventaram para que as coisas não acontecessem todas de uma vez” (Autor Desconhecido)
“Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de abraçar e tempo de afastar-se; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.” (Eclesiastes)
Pense Nisso! Viva o Tempo do Seu Coração e Seja Feliz!



Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.





Nenhum comentário:

Postar um comentário