Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 05/01/2012




Quinta-feira, 05 de janeiro de 2012

“Permita-se recomeçar. Assim como o sol renasce todo dia, mesmo sem ter morrido.” (Jucely Regis)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 1,43-51


No dia seguinte, Jesus resolveu ir para a região da Galiléia. Antes de ir, foi procurar Filipe e disse:
- Venha comigo!
Filipe era de Betsaida, de onde eram também André e Pedro. Filipe foi procurar Natanael e disse:
- Achamos aquele a respeito de quem Moisés escreveu no Livro da Lei e sobre quem os profetas também escreveram. É Jesus, filho de José, da cidade de Nazaré.
Natanael perguntou:
- E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré?
- Venha ver! - respondeu Filipe.
Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele:
- Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero.
Então Natanael perguntou a Jesus:
- De onde o senhor me conhece?
Jesus respondeu:
- Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira.
Então Natanael exclamou:
- Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!
Jesus respondeu:
- Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.





MEDITANDO O EVANGELHO
Rosa Camila


Segue-me, tu. Deixa-me te amar com meu amor!!!!
No evangelho de hoje Jesus quer convidar cada um de nós a segui-lo. Você está disposto a tornar-se um discípulo de Jesus e um evangelizador nesse novo ano que se inicia??? Se a sua resposta foi sim, então você deve pedir a Deus que envie ao seu coração uma porção dobrada do Espírito Santo, todos os dias, para que você tenha a força e a perseverança necessária para evangelizar e amar. Se a sua resposta foi não ou se você está em dúvida sobre seguir Jesus e ser um discípulo da Sua palavra é porque você ainda não teve um encontro pessoal e verdadeiro com o Senhor. Então, peça a graça de poder viver essa experiência de amor profundo com Jesus a ponto de querer segui-Lo e não mais abandonar os seus caminhos.
Assim como aconteceu com os primeiros discípulos também está acontecendo com você hoje através desse evangelho que o chama a fazer parte da tropa de elite do Senhor e a acompanha-Lho no caminho da salvação. Quando Jesus encontra com Filipe diz apenas: "Segue-me!". Quando Filipe encontra com Natanael e fala sobre Jesus ele questiona: "De Nazaré pode sair coisa boa?" Filipe respondeu: "Vem ver!" É exatamente esse gesto que precisamos fazer com aqueles que não conhecem o Senhor. Precisamos convidar os nossos amigos, familiares, colegas de trabalho, enfim, todas as pessoas que convivem com você e que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer verdadeiramente a Deus para estar perto Dele, para conhecê-Lo no Santíssimo Sacramento do altar, para recebê-Lo na Eucaristia, para ser batizado pelo Espírito Santo, ou seja, para ver o Senhor e segui-Lo.
Precisamos imitar o gesto de Filipe e conduzir as pessoas a Deus, pois essa é a verdadeira função de um discípulo: Conduzir o povo eleito para o Senhor. Então, logo depois de Filipe convidar Natanael para ver o Senhor, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". 48Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi". Com essas palavras Jesus está querendo dizer para nós que na verdade quem nos chama em primeiro lugar é o próprio Senhor, mas que às vezes Ele precisa se utilizar de meios para poder ter um encontro pessoal com seus filhos e hoje você está sendo convocado a ser esse instrumento da evangelização, a ser esse discípulo que ajuda o Senhor a se encontrar com seu povo.
É preciso seguir a Deus, beber do Seu amor e conduzir o seu povo para um encontro pessoal com Jesus. É exatamente isso que Deus quer de você através desse evangelho tão simples, porém tão profundo. Não deixe para seguir Jesus amanhã ou não adie seu encontro pessoal com o Senhor, pois Ele está repleto de amor para banhar o seu coração e mudar a sua vida!!!!!
Deus abençoe ricamente todos vocês!!!!

rosac12@hotmail.com




MEIO AMBIENTE


Reaproveitamento – Item que Poupa a Reciclagem


O reaproveitamento, ou a reutilização, tem como função transformar um material já produzido em outro. É diferente da reciclagem, que consiste em transformar um material manufaturado novamente para seu estado original.
A reutilização traz mais vantagens que a reciclagem por consumir menos energia em seu processo. Um exemplo interessante de reaproveitamento é quando usamos os versos de folhas impressas como rascunho. Antes de descartarmos um material, deve-se usufruí-lo de todas as formas possíveis para minimizarmos a exploração de fontes naturais.
Atualmente, o termo “lixo” é considerado pejorativo, pois subentende algo que não serve mais. Hoje é possível transformar quase todo o “lixo“, ou seja, o material sólido, em matéria-prima. A realização do processo de reciclagem é otimizada quando se faz a coleta seletiva.
Esta coleta consiste na separação dos materiais no momento do descarte. São separados o vidro, o metal, o plástico, o papel e o papelão ( considerados lixos secos), dos lixos molhados, que são restos de alimentos e o papel-higiênico usado.
Apesar da reciclagem ser benéfica para o meio ambiente, o reaproveitamento traz mais vantagens por utilizar um produto além de seu tempo estimado de uso, por contribuir na diminuição de resíduos e melhorar a sua gestão, e também por reduzir a necessidade de nova exploração de recursos naturais que seriam necessários para gerar novos bens de consumo.
Os objetos reaproveitados são geralmente customizados por artesãos. A criatividade é peça fundamental para a valorização dos produtos reutilizados. Há muitas peças deste estilo no mercado, como as garrafas PET, que possuem diversas aplicações como puff, vassoura, porta-lápis, e etc. Há também relatos de casas que são construídas com essas garrafas e areia.

O vidro reciclado não possui a mesma resistência que o original, mas a sua utilização como vaso de ikebana é viável, pois não é necessário um vidro resistente para armazenar este artefato japonês feito de elementos vegetais. É a inteligência em prol do bem estar ambiental.





MOMENTO DE REFLEXÃO

Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - “pai, começa o começo!”.
O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos.
Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim.  Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança.

Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho.
Hoje, minhas “tangerinas” são outras.
Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis......
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta.
O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado.
Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.
Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:
“Pai, começa o começo!”.
Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você encontraremos pela frente.  Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o começo!”. 



Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.









Nenhum comentário:

Postar um comentário