Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 30/01/2012




Segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


"Se o meu sorriso mostrasse o fundo da minha alma, muitas pessoas ao me virem sorrir, chorariam comigo."(Kurt Cobain)




EVANGELHO DE HOJE
Mc 5,1-20


Jesus e os discípulos chegaram à região de Gerasa, no lado leste do lago da Galiléia. Assim que Jesus saiu do barco, foi encontrar-se com ele um homem que estava dominado por um espírito mau. O homem vinha do cemitério, onde estava morando. Ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo usando correntes. Muitas vezes já tinham amarrado as suas mãos e os seus pés com correntes de ferro, mas ele quebrava tudo, e ninguém conseguia dominá-lo. Passava os dias e as noites nos montes e entre os túmulos, gritando e se ferindo de propósito com pedras. Ele viu Jesus de longe, correu, caiu de joelhos diante dele e gritou:
- Jesus, Filho do Deus Altíssimo! O que o senhor quer de mim? Em nome de Deus eu peço: não me castigue!
Ele disse isso porque Jesus havia mandado: "Espírito mau, saia desse homem!"
Jesus perguntou:
- Como é que você se chama?
Ele respondeu:
- O meu nome é Multidão, porque somos muitos.
E pedia com muita insistência a Jesus que não expulsasse os espíritos maus para fora daquela região. Acontece que num morro perto dali havia muitos porcos comendo. Os espíritos pediram a Jesus com insistência:
- Nos mande ficar naqueles porcos; nos deixe entrar neles!
Ele deixou, e os espíritos saíram do homem e entraram nos porcos. E estes, que eram quase dois mil, se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram.
Os homens que estavam tomando conta dos porcos fugiram e espalharam a notícia na cidade e nos campos. Muita gente foi ver o que havia acontecido. Quando chegaram perto de Jesus, viram o homem que antes estava dominado por demônios; e ficaram espantados porque ele estava sentado, vestido e no seu perfeito juízo. Os que tinham visto tudo aquilo lhes contaram o que havia acontecido com o homem e com os porcos. Então começaram a pedir com insistência a Jesus que saísse da terra deles. Quando ele estava entrando no barco, o homem curado pediu com insistência:
- Me deixe ir com o senhor!
Mas Jesus não deixou e disse:
- Volte para casa e conte aos seus parentes o que o Senhor lhe fez e como ele foi bom para você.
Então ele foi embora e contava, na região das Dez Cidades, o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.








MEDITANDO O EVANGELHO
Jailson Ferreira


Jesus quer te libertar de todo o mal
O Evangelho dessa segunda-feira de carnaval narra a história de um homem possuído por um espírito impuro, que morava no meio dos túmulos de um cemitério. Este homem já havia sido preso por algemas e correntes, mas conseguia quebrá-las e fugir para os montes, onde ficava gritando e se ferindo com pedras. Quando ele viu Jesus, correu ao seu encontro e gritou bem alto: "Que tens a ver comigo, Jesus, filho do Deus Altíssimo? Eu te conjuro, por Deus, não me atormentes!"
Imagine o tamanho e a força de um homem que é capaz de quebrar algemas e correntes, e que ninguém conseguia prendê-lo! Imagine esse homem correndo ao encontro de Jesus, caindo de joelhos e GRITANDO ALTO!!! Qualquer pessoa teria ficado assustada nessa situação! Mas Jesus manteve a calma o tempo todo, e DISSE: "Espírito impuro, sai desse homem!" E depois fez algo mais impressionante ainda: se pôs a conversar com ele! Deve ter sido a primeira vez que alguém se dispôs a conversar com aquele homem atormentado. Quem teria coragem??? A legião de espíritos maus que habitava naquele homem chegou a pedir que Jesus permitisse que fossem para uma manada de aproximadamente 2 mil porcos, que passava perto deles. Jesus permitiu, então a legião deixou o homem e foi para os porcos, que se jogaram de um desfiladeiro e morreram afogados no mar. A partir daí, o homem ficou livre! E Jesus dedicou toda a sua atenção para ensinar muitas coisas a ele. Até que os habitantes do local ficaram sabendo do que aconteceu e, assustados, passaram a pedir que Jesus fosse embora da região. E Jesus foi embora.
A mensagem de hoje quer dizer algo muito importante aos que acham que não merecem a atenção de Jesus... Saiba que por pior que você ache que seja... e por mais que você tenha feito coisas erradas, Jesus quer conversar com você, perguntar o seu nome, saber o que você está passando, e libertar você do que lhe atormenta.
Mas tem um detalhe final: depois que Jesus deixar você renovado, Ele pede que você VOLTE PARA CASA, PARA JUNTO DOS SEUS, E ANUNCIE TUDO O QUE O SENHOR, EM SUA MISERICÓRDIA, FEZ POR VOCÊ.
Isso é o mínimo que podemos fazer, depois de sermos salvos de tantos males que fomos libertados!!! É a nossa forma de demonstrar gratidão!

jailsonfisio@hotmail.com






MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Max Gehringer responde

Sou formada em Direito, mas não consegui passar no Exame da Ordem dos Advogados, que me permitiria exercer a profissão. Já foram quatro tentativas frustradas. Cada vez que acontece, me sinto mais desestimulada. Trabalho numa boa empresa, mas minha função não tem nada a ver com advocacia. O que você me sugere?

Uma pós-graduação em administração ou um curso de especialização na área em que você está atuando. O número de bacharéis em Direito que passa no Exame da Ordem é baixo – menos de 20%. Há mais de 4 milhões de bacharéis em situação igual a sua. Eu lhe recomendo fazer o que a maioria deles já fez: encarar o curso de Direito como uma graduação que lhe dará oportunidade de exercer funções administrativas em empresas. Você não fez uma escolha errada. Você concluiu um bom curso que não lhe abriu as portas que você imaginava, mas que poderá lhe abrir outras que você não havia considerado.


Estou de casamento marcado para daqui a alguns meses. Meu noivo está sendo transferido para outra cidade, para ocupar um cargo melhor, e eu estou feliz por ele. Porém, eu também tenho um bom emprego e ganho mais que meu noivo. A cidade para a qual ele será transferido é pequena e não oferece oportunidades para profissionais de minha área. Estou apavorada com essa situação inesperada.

A mulher que serenamente acompanhava o marido numa transferência está bem guardada em algum museu do século XX. Hoje, quem faz as malas é o cônjuge com menor perspectiva de carreira. Se esse cônjuge for o marido, como ocorre no caso de vocês, ele deve pedir demissão, voltar para a cidade de origem, procurar um emprego que permita a ele estar a seu lado e incentivar sua ascensão profissional, porque isso será o melhor para o casal. Se seu noivo não aceitar essa situação, o casamento de vocês provavelmente só durará até que a paixão inicial dê lugar à racionalidade e você comece a avaliar tudo o que perdeu.


Vou dar entrada num processo de assédio moral contra meu ex-gerente. Tenho laudos médicos e psicológicos que atestam minha degradação física e mental. Devo dizer isso em futuras entrevistas de emprego?

Não. Esse é o tipo de assunto que deixa entrevistadores assustados. Primeiro, consiga um emprego. Após o período de experiência, explique o caso a seu novo chefe e fale que você pretende mover o processo. É importante que ele saiba com antecedência, porque você vai perder alguns dias de trabalho para participar das audiências. Talvez seu novo chefe lhe ofereça apoio, ou talvez ele tente dissuadi-la. Aí, com novos elementos a considerar, você saberá decidir o que é melhor.


Qual é a hora certa para sair de uma empresa?

Quase sempre quem faz essa pergunta está consciente de que a hora já passou, mas tem receio de arriscar.







MOMENTO DE REFLEXÃO

Cheng era o discípulo de um sábio monge de nome Ling.
Um dia, quando Cheng acreditava estar pronto para assumir a condição de liderar seu povo, foi conversar com seu mestre, o qual lhe disse:- observe este rio, qual a importância dele?
Eles se encontravam no alto de uma montanha. Cheng observou o rio, o seu vale, a vila, a floresta, os animais e respondeu: - este rio é a fonte do sustento de nossa aldeia. Ele nos dá a água que bebemos, os frutos das árvores, a colheita da plantação, o transporte de mercadorias, os animais que estão ao nosso redor e muito mais. Nossos antepassados construíram estas casas aqui, justamente por causa dele. Nosso futuro também depende deste rio.
O monge Ling colocou a mão na cabeça do discípulo e pediu-lhe que continuasse a observar.
Os meses se passaram e o mestre procurou Cheng.
- Observe este rio, qual a importância dele? - repetiu a pergunta ao discípulo.
- Este rio é fonte de inspiração para nosso povo. Veja sua nascente: ela é pequena e modesta, mas com o curso do rio, a correnteza torna-se forte e poderosa. Este rio nasce e tem um objetivo: chegar ao oceano, mas para lá chegar terá de passar por muitos lugares e por muitas mudanças. Terá de receber afluentes, contornar obstáculos. Como o rio, temos de aprender a fluir. O formato do rio é definido pelas suas margens, assim como nossas vidas são influenciadas pelas pessoas com as quais convivemos. O rio sem as suas margens não é nada. Sem nossos amigos e familiares também não somos nada. O rio nos ensina, ainda, que uma curva pode ser a solução de um problema, porque logo depois dela podemos encontrar um vale que desconhecíamos. O rio tem suas cachoeiras, suas turbulências, mas continua sempre em frente porque tem um objetivo. Ensina-nos que uma mudança imprevista pode ser uma oportunidade de crescimento. Veja no fim do vale: o rio recebe um novo afluente e, assim, torna-se mais forte.
O monge Ling colocou a mão na cabeça do discípulo e pediu-lhe que continuasse a observar.
Os meses se passaram e novamente o mestre perguntou:
- observe este rio: qual a importância dele?
- Mestre, vejo o rio em outra dimensão. Vejo o ciclo das águas. Esta água que está indo já virou nuvem, chuva e penetrou na terra diversas vezes. Ora há a seca, ora a enchente. O rio nos mostra que se aprendermos a perceber esses ciclos, o que chamamos de mudança será apenas considerada como continuidade de um ciclo.
O mestre colocou a mão na cabeça do discípulo e pediu-lhe que continuasse a observar.
Os meses se passaram e o mestre voltou a perguntar a Cheng:
- Observe este rio, qual a importância dele?
- Mestre, este rio me mostrou que cada vez que eu o observo, aprendo algo de novo. É observando que aprendemos. Não aprendo quando as pessoas me dizem algo, mas sim quando as coisas fazem sentido para mim.
O mestre sorriu e disse-lhe com serenidade:
- Como é difícil aprender a aprender. Vá e siga seu caminho, meu filho.
Pense nisso!
Tantas palavras sábias já nos foram ditas.
Tantos ensinos maravilhosos o Mestre Nazareno nos deixou.
Mas, quanto disso realmente passou a integrar nossa consciência, alterando nossas atitudes perante a vida? Pense nisso, mas pense agora.

Alexandre Rangel
    


Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário