Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 15/01/2012





Domingo, 15 de janeiro de 2012


“Não se mova da rota de seus sonhos por causa das montanhas à sua frente, permita que a fé mova elas do seu caminho.”




EVANGELHO DE HOJE
Jo 1,35-42

No dia seguinte, João estava outra vez ali com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passar, disse:
- Aí está o Cordeiro de Deus!
Quando os dois discípulos de João ouviram isso, saíram seguindo Jesus. Então Jesus olhou para trás, viu que eles o seguiam e perguntou:
- O que é que vocês estão procurando?
Eles perguntaram:
- Rabi, onde é que o senhor mora? ("Rabi" quer dizer "mestre".)
- Venham ver! - disse Jesus.
Então eles foram, viram onde Jesus estava morando e ficaram com ele o resto daquele dia. Isso aconteceu mais ou menos às quatro horas da tarde.
André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois homens que tinham ouvido João falar a respeito de Jesus e por isso o haviam seguido. A primeira coisa que André fez foi procurar o seu irmão Simão e dizer a ele:
- Achamos o Messias. ("Messias" quer dizer "Cristo".)
Então André levou o seu irmão a Jesus. Jesus olhou para Simão e disse:
- Você é Simão, filho de João, mas de agora em diante o seu nome será Cefas. ("Cefas" é o mesmo que "Pedro" e quer dizer "pedra".)





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Ao refletir o evangelho de hoje voltamos a insistir nesse parágrafo:
" Investir, com afinco, na animação bíblica da pastoral e em agentes e equipes leva à instituição e à formação continuada dos ministros e ministras da Palavra [...]; com capacitação não apenas bíblica e litúrgica, mas também técnica. Especial atenção merece a homilia que precisa ATUALIZAR A MENSAGEM DA BÍBLIA DE TAL MODO QUE OS FIÉIS SEJAM LEVADOS A DESCOBRIR A PRESENÇA E A EFICÁCIA DA PALAVRA DE DEUS, NO MOMENTO ATUAL DE SUA VIDA”. (§97 Doc 94 CNBB – Diretrizes Gerais 2011-2015)
Para convencer André e João, Jesus usou muito mais que apenas palavras. Além de serem indicados por João Batista, algo mais os encantou a segui-lo. O que seria? “(…) Venham ver! – disse Jesus”
A pergunta para essa resposta foi: Mestre aonde moras? Parece simples a resposta, mas vai muito mais além disso.
Muita gente ainda hoje busca a Deus na hora das dificuldades e aflições e muitos mais que uma simples resposta de qual é o problema, pois muitas vezes já sabemos qual é, Jesus oferece o conforto e a solução para o problema. Muito mais que o “sermão”, Deus oferece algo que se sintetiza no “venham ver” de Jesus.
Aquele que esta triste, abatido, desesperançoso talvez não se convença com “momentos” ou pregações cheias de sentimentalismos, no entanto vazias. O que talvez mude sua vida é de fato sentir o conforto que vem do alto, que de fato a farão se sentir acolhida como canta Walmir Alencar naquela canção que narra o filho pródigo. Talvez seja isso que a CNBB chame de eficiência e eficácia da Palavra de Deus.
Ontem, duas mulheres testemunhas de Jeová passaram aqui em casa e ao fim da conversa ficaram meio que assombradas pelo fato de eu ter dado atenção para elas mesmo eu dizendo ter uma outra religião. Deram-me aquela revista que carregam consigo, a paz e partiram recebendo de mim um “vão em paz e que Deus as acompanhe”. Sorridentes acenaram e partiram. Pergunta: Como é que normalmente elas são recebidas?
Não! Elas não conseguiram mudar minha religião, mas creio que semeei a esperança em suas vidas. A mensagem que traziam era de preocupações com o mundo e que deveríamos nos preparar para os sinais dos tempos. Falavam de terremotos, desastres naturais, o desamor entre as pessoas, mas saíram da minha casa acreditando que ainda vale à pena acreditar no mundo.
Méritos pra mim? Claro que não! Como diria João Batista ao falar de Jesus: “(…) Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Eu estava falando a respeito dele quando disse: Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia”.
Aquele que vem a missa aos domingos merece ser tratado como ser único para Deus e não confundamos isso com “paparicos”, mas com a qualidade de nosso serviço, pois como vimos hoje, quem convenceu Pedro foi André, e só seremos igreja de verdade se meu jeito de ser conseguir convencer aos que me cercam que de fato conheci Jesus. “(…) Achamos o Messias. (“Messias” quer dizer “Cristo”.)”
Um imenso abraço fraterno.





VÍDEO DA SEMANA

Nunca deixe de voar, jamais desista dos seus objetivos e de seus sonhos. Recomece se for preciso, insista, persista e vá de encontro ao que você acredita.








MUNDO ANIMAL

Verão exige mais cuidados com animais de estimação

Os animais de estimação sentem tanto ou até mais calor que os seres humanos. Por isso, necessitam de alguns cuidados especiais no verão. Estes lhes permitem passar pela estação mais quente do ano com saúde e disposição para brincar e acompanhar os donos.
Segundo o médico veterinário Fabiano Castellano, em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros bichinhos devem ter água à vontade, comida fresca e locais para se abrigar do sol forte e da chuva. Também devem estar com a higiene, os vermífugos e as vacinas em dia.
“No verão, cães e gatos podem tomar banho até duas vezes por semana, desde que com produtos adequados. O ideal são os shampoos anti-pulgas especiais para animais, que não gerem irritações na pele”, afirma. “A tosa também é indicada para os bichos mais peludos, proporcionando-lhes mais conforto nos dias de calor”.
A proprietária Ana Carolina Minguetti não descuida de sua cachorrinha Belinha, que está com dois anos de idade. De pelos longos, o animalzinho costuma sentir mais calor e ficar bastante ofegante no verão.
Por isso, recebe tratamento especial. “Belinha toma banho todo sábado e é tosada uma vez por mês. Além disso, cuido para que ela tenha bastante água”, conta Ana.
Quanto às vacinas e vermífugos, os proprietários devem se manter atentos para garantir que a carteirinha dos animais permaneça em dia. É importante que os produtos sejam ministrados sob orientação de veterinário.
“Quem vai levar o animal para o litoral também deve utilizar algum produto para prevenir dirofilária, provocada por um verme que ataca o coração”, lembra Castellano.
Para evitar mal estar e estresse, principalmente em cachorros, os passeios devem ser controlados. Principalmente entre animais de pele branca, que não devem sair em horários de sol forte.
“As pessoas devem tomar os mesmos cuidados que tomam com crianças, procurando fazer as caminhadas antes das 10 da manhã e nos finais de tarde”, diz o veterinário.
Quanto ao transporte em carros, dentro da cidade ou em estradas, é obrigatório levar os animais dentro de caixas especiais ou presos com cinto de segurança, sendo que eles nunca devem ficar soltos entre os bancos ou no colo. O veículo também deve ser mantido fresco para evitar que o animal sofra. O ideal é ligar o ar condicionado.

Fonte: Paraná Online- Imagem: Ilustração/Divulgação







MOMENTO DE REFLEXÃO

Muita gente anda se perdendo em tormentos tolos, buscando recompensas materiais rápidas, vendendo a alma, o corpo e seus ideais, em troca de algum conforto material, tentando compensar suas ausências com jóias, celulares caros e cheios de acessórios, carros com mais potência e luxo, e nada, absolutamente nada o satisfaz.
A felicidade que tanto buscamos nas coisas, que tentamos encontrar nos outros, no amor que não vivemos, no amor que partiu,  no parente que morreu, no filho que não nasceu, na semente que não germinou, é tudo ilusão de olhos materiais, olhos que só vêem o que se vê na superfície, e o iceberg tem apenas uma parte para fora da água, sua maior porção não está revelada,  por isso os tolos batem e afundam.
A felicidade está onde você a colocar, no vaso de gerânios na janela, na horta que cresce verdinha e plena das suas mãos, no orfanato que você visita e é reconhecido, no trabalho onde você é respeitado pela generosidade, na sua casa onde te amam pela sua compreensão, na igreja onde reconhecem a sua espiritualidade verdadeira.
A felicidade não permite aparências, coisas externas, está em nosso semblante, é exibida pelos olhos, que são espelhos da alma.
Não se frustre por tão pouco, não se inquiete, deixe de lado as falsas expectativas que você cria, viva a realidade do dia e Deus, na sua infinita sabedoria, saberá dar-lhe, no momento oportuno, não o que desejas, pois nem sempre é o melhor para o seu tempo, mas o que precisas para viver a felicidade que existe em ti.
Isso se chama Plenitude!
Muita paz para o seu dia...

Paulo Roberto Gaefke



Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.






Nenhum comentário:

Postar um comentário