Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 21/07/2017


Sexta-feira, 21 de julho de 2017


"Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores."(Khalil Gibran)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 12,1-8


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Poucos dias depois, num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos estavam com fome e por isso começaram a colher espigas e a comer os grãos de trigo. Quando alguns fariseus viram aquilo, disseram a Jesus:
- Veja! Os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado!
Então Jesus respondeu:
- Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros estavam com fome? Davi entrou na casa de Deus, e ele e os seus companheiros comeram os pães oferecidos a Deus, embora isso fosse contra a Lei. Pois somente os sacerdotes tinham o direito de comer esses pães. Ou vocês não leram na Lei de Moisés que, nos sábados, os sacerdotes quebram a Lei, no Templo, e não são culpados? Eu afirmo a vocês que o que está aqui é mais importante do que o Templo. Se vocês soubessem o que as Escrituras Sagradas querem dizer quando afirmam: "Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais", vocês não condenariam os que não têm culpa. Pois o Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Uma interpretação possível desse texto nos faz lembrar situações comuns em nosso dia-a-dia: hipocrisia, falsos moralismos, pré-julgamentos e a inveja. Como nossa vida seria “tediosa” sem elas? (Risos). Quem nunca chorou ou se entristeceu por uma ou mais dessas situações?
Existem pessoas, (muitas vezes até nós mesmos) que perdem horas do seu dia semeando e colhendo essas plantinhas de desamor. Minha avó dizia que o que plantamos nasce, creio eu que na verdade o que plantamos nasce se adubarmos ou regarmos. Uma ideia, uma palavra mal colocada ou refletida, pode ser superada se não a levarmos para frente. Explicarei melhor (…)
Convido a lembrarmos da ultima vez que me irritei com algo ou alguém. Qual foi a razão? Será que conseguimos lembrar se foi algo que realmente merecia todo aquele alvoroço? Será que minha atitude condiz com que penso ou foi uma explosão movida por algo mais?
Jesus nos trouxe a Boa Nova como um alimento diário – um pão de cada dia. Esse pão é recheado de sabor, pois deriva de palavras de solidariedade, honestidade, compaixão, misericórdia, (…) São palavras doces que até na mais dura das exortações e mediante toda a tristeza que o arrependimento nos proporciona, não nos causa sofrimento. Essa tristeza que deriva do sentimento puro de arrepender-se gera em nós posteriormente a paz. No entanto as palavras que saem de nossa boca, quando recheadas de hipocrisia, falsos moralismos, pré-julgamentos e a inveja, colocam o ser mais seguro em situação de fragilidade.
“(…) Pois a tristeza segundo Deus produz o arrependimento e, assim, leva à salvação. E isso ninguém lamentará! Mas a tristeza segundo o mundo produz a morte”. (II Coríntios 7, 10)
Conheci uma senhora que conseguia fazer com que qualquer conversa se tornasse angustiante. Ela sabia da “vida” de cada um e o que não conhecia, ela própria criava um enredo que até a própria Glória Peres se emocionaria (risos). A criação fértil daquele que procura ver o defeito em tudo, e em especial nas pessoas, é uma coisa incrível. E como o próprio nome já diz – fértil – torna-se um campo vasto para nascerem as sementes do desamor. Quantos de nós às vezes não somos assim. Às vezes não somos tão “férteis” como ela, mas regamos a plantinha, quando levamos a conversa pra frente
Jesus, não uma e nem duas vezes, enfrentou os férteis ou os que regavam a discórdia. Hoje os fariseus desse evangelho, podem ser todos os intolerantes, os egocêntricos, (…) que da boca brotam palavras lindas, mas o coração ainda não conheceu o amor e a compaixão.
Existem pessoas ao nosso redor que pedem uma nova oportunidade, uma chance, (…) que já demonstraram a mudança, a conversão, (…) não recebem uma chance nossa. Existem pessoas que coordenavam nossas equipes e pastorais e se afastaram, pois aconteceu uma gravidez não planejada; ou aquele (a) que se apaixonou, abandonou a casa, “amasiou”, largou e agora seus antigos amigos não o (a) recebem de volta.
Quantos casais acabaram seus relacionamentos de anos, pois um encontrou fora de casa à atenção que não recebia do (a) parceiro (a) e envergonhado resolveu voltar e não foi aceito, pois me questionei “o que os outros iriam falar”? Quantos pais bêbados num bar deixaram de ser trazidos pra casa, pois seus filhos têm vergonha dele? Quantas pessoas que por fragilidade aceitam namoros regrados a maus tratos, agressões, (…) com medo de ficar sozinho (a)?
Jesus queria a misericórdia e não o sacrifício! Amar, querer o bem, torcer por alguém, ajudar a levantar, (…) não devem ser encarados como sacrifício por ninguém. Se hoje amar, alguém que me odeia é um sacrifício, pelo menos queiramos o seu bem. Ocupemos nossos pensamentos com coisas que deem bons frutos. Não reguemos o mal.
“(…) Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, digno de respeito ou justo, puro, amável ou honroso, com tudo o que é virtude ou louvável. Praticai o que de mim aprendestes e recebestes e ouvistes, ou em mim observastes. E o Deus da paz estará convosco”. (Filipenses 4, 8-9)
 Um imenso abraço fraterno.










CULINÁRIA


Purê de grão de bico


Ingredientes

250 g de grão-de-bico deixado de molho de um dia para o outro e escorrido
50 g de manteiga
sal a gosto
1 xícara (chá) do molho do picadinho de músculo (ou outro caldo de carne)

Modo de preparo

Numa panela de pressão coloque 250 g de grão-de-bico deixado de molho de um dia para o outro e escorrido, coloque água até cobrir totalmente os grãos, e leve ao fogo médio para cozinhar por 15 minutos. Retire a pressão, abra a panela e escorra o grão-de-bico. Reserve.
Transfira o grão-de-bico para um processador com 1 xícara (chá) do molho do picadinho de músculo, 50 g de manteiga, sal a gosto e bata até obter um purê cremoso. Sirva com o picadinho de músculo
Caso o purê fique com uma textura muito grossa adicione um pouco da água do cozimento do grão-de-bico e bata até incorporar.



Arroz com carne-seca e queijo

Ingredientes

1 cebola pequena em cubinhos
2 dentes de alho triturados
2 colheres (sopa) de óleo
1 1/2 xícara (chá) de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
2 xícaras (chá) de arroz sem lavar

4 xícaras (chá) de água quente
1 xícara (chá) de molho de tomate
180 g de queijo coalho em cubinhos

Modo de preparo

Doure a cebola e o alho no óleo, junte a carne-seca e refogue por 2 a 3 minutos. Agregue o arroz e refogue por mais 2 minutos. Adicione a água e o molho de tomate, tampe a panela e conte 4 minutos após começar a chiar.
Retire do fogo e espere a pressão ser liberada naturalmente. Misture o queijo ao arroz quente e sirva.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Geralmente, começo meus livros falando sobre o tema que abordo em cada um deles e somente no final escrevo sobre a espiritualidade. Mas a grande verdade é que, na minha vida, sempre começo tudo o que faço com uma oração, pedindo para Deus me dar a sua luz para que eu consiga ajudar as pessoas. Somente quando sinto a Sua presença e proteção é que começo a me dedicar ao projeto.
A pessoa que tem fé mergulha na vida com uma sensação de segurança maior do que uma criança tem quando vai para o primeiro dia de escola, ou para a primeira competição esportiva, quando sabe que pode contar com os pais ao seu lado.
A fé nos conecta com a dimensão da eternidade, quer dizer, com a consciência de que a nossa vida não começou no dia em que nascemos neste planeta, nem vai terminar no dia em que morrermos. Como dizem alguns pensadores, “somos uma alma com um corpo e não um corpo com alma.”
A sensação de insegurança vai embora à medida que a fé aumenta.
Cultive a sua fé!
Um abraço,


Roberto Shinyashiki



Nenhum comentário:

Postar um comentário