Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 15/07/2017


Sábado, 14 de julho de 2017


“Para compreender as pessoas devo tentar escutar o que elas não estão dizendo, o que elas talvez nunca venham a dizer.” (John Powell)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 10,24-33


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


- Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor, e nenhum empregado é mais importante do que o seu patrão. Portanto, o aluno deve ficar satisfeito em ser como o seu professor, e o empregado, em ser como o seu patrão. Se o chefe da família é chamado de Belzebu, então as pessoas dessa família serão xingadas de nomes piores ainda.
- Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente. Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Por acaso não é verdade que dois passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? Porém nenhum deles cai no chão se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos.
- Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ela pertence a mim. Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim.
   
www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Teste sua Coragem

Baseado no Evangelho de hoje, vou propor algumas situações e gostaria que você pensasse em como você se sentiria em cada uma.

1ª Situação: Você está sendo convidado para falar sobre Jesus em uma reunião do seu grupo da igreja, com 10 a 15 pessoas que participam das missas, do seu grupo de oração, e que você só encontra na igreja.

2ª Situação: Você está sendo convidado para falar sobre Jesus para pessoas que você não conhece, em uma escola de ensino médio, com adolescentes de 11 a 16 anos, dos quais a maioria nunca teve contato com a igreja, e além disso ironizam e escarnecem de quem toca nesse assunto, entre os seus próprios colegas.

3ª Situação: Você percebe que o seu ambiente de trabalho precisa melhorar o clima, a relação inter-pessoal, e sente falta de Deus nas pessoas. Você sabe o que está faltando, tem a solução, mas sabe que vai encontrar resistência de um lado, e apoio de outro. E no desenrolar do assunto, a sua própria posição pode ser ameaçada e a sua imagem denegrida.

4ª Situação: Você está sendo convidado a falar sobre Jesus na sua casa, com a sua família. Sabendo que, dependendo da forma que abordar o assunto, poderá passar por ridículo (e receber o deboche ou a indiferença), ou poderá encontrar abertura (e começar um tempo de graça no seu lar).

Você já passou por quantas situações assim? Eu sei... Muitas, muitas, muuuitas!!! E quantas vezes você sentiu receio em situações assim? Eu posso responder por você... QUASE TODAS AS VEZES. Talvez a primeira situação seja muito fácil. É muito fácil falar de Jesus na igreja. Mas as outras situações são bastante desafiadoras! Entre os amigos de colégio, ninguém quer ser excluído dos grupinhos, e para isso têm que se adequar às regras do grupo que quer integrar. No trabalho, quem não tem medo de ser estereotipado? A regra que vale na maior parte do mundo dos negócios é não misturar trabalho com religião. E em casa, para muitos, é ainda mais difícil... No ambiente de casa, cada um se julga profundo conhecedor da vida do outro (principalmente os mais velhos em relação aos mais novos). Em casa, cada um se mostra como é de verdade, e defeitos como o orgulho, a competição e a impaciência são capazes de criar uma casca dura em torno de um frágil coração.
É sabendo disso que Jesus diz no Evangelho de hoje: "Não tenhais medo!" Na época dEle, os discípulos poderiam ser condenados à morte só por falar em Jesus. Hoje, não chegamos a ser ameaçados de morte, mas somos ameaçados de exclusão. E é pelo medo de exclusão que tantas vezes evitamos falar de Deus. Repare se não é isso o máximo que pode acontecer: você ser excluído de um grupo. Até mesmo da própria família! Jesus já dizia: "Filhos vão se voltar contra os pais, e pais vão se voltar contra os filhos, por causa de mim!" E diante dessa possibilidade, o que você prefere? Ficar do lado de Jesus e correr todos os riscos? Ou omitir Jesus para poder continuar fazendo parte do grupo?
"Todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus." (Mt 10,32-33)

jailsonfisio@hotmail.com     www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com







CASA, LAR E FAMÍLIA



O que os filhos aprendem do casamento dos pais?
O casamento dos pais se torna referência para os filhos, influenciando na escolha do parceiro e nas expectativas diante de uma relação.
Equipe Sempre Família

Alguma vez você já se perguntou se, como casal, você e seu cônjuge são um bom modelo para os filhos? O que poderiam melhorar? O que seus filhos lembrarão a respeito do casamento de vocês quando crescerem? A forma como os pais vivem o seu casamento é um fator que interfere diretamente no bem-estar e na formação dos filhos.

A convivência harmoniosa entre os esposos dá estabilidade e segurança aos filhos. Mas não se trata apenas de viver sob o mesmo teto, mas de ter um vínculo baseado no respeito e no amor mútuos. Os filhos são ótimos observadores e percebem muito bem a forma como marido e mulher se tratam, conversam e se olham. Muitas vezes, nós mesmos não nos damos conta dessa atitude vigilante das crianças.

Já se comprovou que muitas das debilidades pessoais que se manifestam na idade adulta têm origem na infância e na adolescência, a partir da relação dos pais como referência de imitação e, portanto, de educação. “A relação dos pais é para os filhos o modelo de todas as suas relações de intimidade. Os filhos ganham segurança quando veem pais e mães que respeitam e são respeitados uns pelos outros. E se enchem de medo e desconfiança diante do amor quando convivem com pais que não se respeitam”, diz Judith Siegel, autora do livro O que as crianças aprendem do casamento de seus pais.

Publicidade

É comum encontrar pessoas que têm algum tipo de reserva em relação ao casamento porque, no passado, seu ambiente familiar era marcado por um casal cuja relação tinha mais traços de hostilidade que de amor, com episódios de agressão, indiferença ou uma vida toda de violência física ou psicológica.

O casamento dos pais é, assim, uma ilustração de um projeto de vida, que influencia na escolha do parceiro dos filhos e nas expectativas em relação a ele. Mas não é só na relação com parceiros afetivos que os pais influenciam. Se os filhos observam em casa com frequência gritos, discórdia, xingamentos, tenderão a assimilar esse comportamento e assumir essas características.

Além disso, segundo Siegel, diversas investigações apontam que os filhos que crescem em um lar marcado pela convivência saudável e afetuosa entre os pais têm menos chances de apresentar comportamentos violentos, dependências químicas e mesmo de ter dificuldades nos estudos. Se se cresce rodeado de bom exemplo, de um clima pacífico de amor e de alegria, não há motivos para buscar a satisfação dessas carências em outros lugares.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Você sabe amar? Eu estou aprendendo!
Estou aprendendo a aceitar as pessoas, mesmo quando elas me desapontam.
Quando fogem do ideal que tenho para elas, quando me ferem com palavras ásperas ou ações impensadas.
É difícil aceitar as pessoas assim como elas são, não como eu desejo que elas sejam.
É difícil, muito difícil, mas estou aprendendo.
Estou aprendendo a amar.
Estou aprendendo a escutar, escutar com os olhos e ouvidos, escutar com a alma e com todos os sentidos.
Escutar o que diz o coração, o que dizem os ombros caídos, os olhos, as mãos irrequietas.
Escutar a mensagem que se esconde entre as palavras corriqueiras, superficiais; descobrir a angústia disfarçada, a insegurança mascarada, a solidão encoberta.
Penetrar o sorriso fingido, a alegria simulada, a vangloria exagerada.
Descobrir a dor de cada coração.
Aos poucos, estou aprendendo a amar.
Estou aprendendo a perdoar. Pois o amor perdoa, lança fora as mágoas, e apaga as cicatrizes que a incompreensão e insensibilidade gravaram no coração ferido. O amor não alimenta mágoas com pensamentos dolorosos. Não cultiva ofensas com lástimas e autocomiseração. O amor perdoa e esquece, extingue todos os traços de dor no coração.
Passo a passo estou aprendendo a perdoar, a amar.
Estou aprendendo a descobrir o valor que se encontra dentro de cada vida, de todas as vidas. Valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão, carinho e aceitação, pelas experiências vividas ao longo dos anos.
Estou aprendendo a ver nas pessoas a sua alma e as possibilidades que Deus lhe deu.
Estou aprendendo. Mas como é lenta a aprendizagem.
Como é difícil amar. Todavia, tropeçando, errando, estou aprendendo.
Aprendendo a pôr de lado as minhas próprias dores, meus interesses, minha ambição, meu orgulho quando estes impedem o bem-estar e a felicidade de alguém.
Como é duro amar. Eu estou aprendendo.
E você? Sabe amar?

(João Adolfo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário