Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 22/07/2017


Sábado, 22 de julho de 2017


"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade."




EVANGELHO DE HOJE
Jo 20,1-2.11-18


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


No primeiro dia da semana, bem de madrugada,...Maria Madalena tinha ficado perto do túmulo, do lado de fora, chorando..., inclinou-se para olhar dentro do túmulo. Ela enxergou dois anjos, vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus... Os anjos perguntaram: "Mulher, por que choras". Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram". Dizendo isto, Maria virou-se para trás e enxergou Jesus, de pé, mas ela não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras? Quem procuras?" Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: "Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu irei buscá-lo". Então Jesus falou: "Maria!" Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabûni!" (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: "Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus". Então, Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor", e contou o que ele lhe tinha dito.


www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Dizem os mais antigos que aquele que mais é perdoado é aquele que tem a maior gratidão a aquele que o perdoou!
“(…) Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios”; (Lucas 8, 2)
Creio profundamente na devoção dessa mulher a aquele que lançou um olhar diferente sobre suas mazelas e a refez das cinzas que vivia. São tantos relatos truncados sobre sua vida que já renderam filmes e apresentações na Broadway. Tantas especulações históricas que no fundo não tem conclusões. Uma prostituta, uma serva, uma confidente, (…) mas eu prefiro uma mulher de fé e postura.
Se hoje retalhamos, talvez não com palavras, mas com pensamentos, pessoas que erraram ou tiveram passados desregrados, imagine alguém que Lucas narrou com sete demônios. Alguns fazem essa alusão aos sete pecados capitais. Creio eu que seria plausível Jesus tê-la como confidente, pois como não acreditar em alguém que trocou seus vícios por um olhar?
Nesse fim de semana, padre Fábio de Melo narrou a conversão do seu pai que era alcoólatra. Por ser uma pessoa que não expressava seus sentimentos e muitas vezes ter sido apanhado na rua bêbado pelos filhos, não conseguia ter uma vida plena. Conta o padre que ainda rapaz olhou nos olhos desse pai e disse: “Pai! Você me ama?”. A resposta foi um abraço sem palavras, mas ele então perguntou outra vez: “Pai, pelo amor que o senhor tem por mim, o senhor para de beber?”. Segundo o padre não houve resposta, mas lágrimas. Conta Fábio de Melo que seu pai nunca mais bebeu a partir daquele dia!
Será que foi esse olhar que Jesus lançou sobre Madalena? Talvez o amor a quem lhe olhou no coração tenha gerado tamanho zelo e agonia ao não encontrar seu corpo. (…) Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram; (…) Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo.
Talvez também nós, que já tivemos experiências com esse olhar no fundo da alma, devêssemos zelar por isso que acreditamos e transformou nossa vida. Talvez hoje poder me olhar como filho predileto, ainda repleto de falhas, quereres, quedas, (…), já seja uma razão para procura-LO onde quer que ele esteja. Que para nós católicos, a participação nas missas de domingo seja um fato muito aguardado e não mais um fim de dia ou noite de um fim de semana. Querer comungar e esperar o próximo encontro; se não posso comungar, mas que caminhemos com ELE, sentemos, ouçamos as parábolas…
“(…) Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses. Havia se reunido uma grande multidão: eram pessoas vindas de várias cidades para junto dele. Ele lhes disse esta parábola: Saiu o semeador a semear a sua semente. E ao semear, parte da semente caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram…” (Lucas 8, 2-5)
Por amor, por zelo, por desprendimento, (…) o olhar de Jesus vem a você que bebe e diz: Pare! Você que fuma, largue o cigarro! Se tiver o vício do jogo, procure ajuda!
Santa Maria Madalena, rogai  por nós!
Um imenso abraço fraterno.









CASA, LAR E FAMÍLIA


As coisas incríveis que você pode fazer com a água do macarrão.


Não importa se é espaguete, penne, rigatoni ou talharim, todo mundo adora uma boa massa! Segundo uma pesquisa da Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados), no Brasil são consumidas cerca de 1,2 milhões de toneladas por ano. Isso significa que nós somos o terceiro país que mais come massas no mundo, atrás apenas dos EUA (2°) e, lógico, da Itália (1º).

Mas estes dados provam apenas o que todo mundo já sabe: esta é uma das refeições mais populares em todo o território nacional. Além de ser deliciosa, o melhor é que você não precisa ser um expert no fogão para prepará-la! Basta colocar o pacote na água com um pouco de sal e... esperar um pouquinho! Porém, depois de pronto, o que fazer com a água usada para cozinhar o macarrão? Se você é do tipo que gosta de aproveitar tudo que tem disponível em casa, então esta dica vai te alegrar, porque existem, sim, maneiras incríveis de usar este líquido que em geral vai parar no ralo! Veja aqui 10 idéias:


Regar as plantas
Suas plantinhas ficarão felizes: água de macarrão é ótima para elas porque contém muitos sais minerais. Mas espere esfriar antes!

Fazer molhos
Para incrementar o seu molho de tomate, despeje nele a água usada no cozimento da massa. Para aqueles que fazem pesto em casa, esta água quentinha também é bem vinda durante a sua preparação.


Massa de pão e de pizza
Em geral, toda receita de massa que leva fermento exige que você acrescente um pouco de algum líquido. A dica aqui é usar a água do macarrão. Assim você garante um gostinho extra.


Amolecer leguminosas
Quando for deixar o feijão ou a lentilha de molho, mergulhe os grãos na água do macarrão. Isso une o útil ao agradável!


Lavar a louça
Acredite se quiser, mas o amido presente na massa age como um detergente natural. Portanto, a água quentinha que acabou de cozinhar seu macarrão é perfeita para lavar sua louça. Até mesmo panelas e pratos muito sujos não resistem ao poder deste sabão inusitado!


Spa dos pés
Para aqueles que ficam com os pés doloridos ou inchados após um árduo dia de trabalho, vale experimentar esta nova forma de relaxar. Quando terminar de fazer seu jantar, pegue um balde e coloque a água do macarrão dentro, ainda morninha. Os sais minerais vão te dar pés de princesa!


Cabelos
Mulheres estão sempre buscando alternativas para tratar seus cabelos danificados. A boa notícia é que a água do macarrão pode ser uma poderosa aliada! Para testar esta possibilidade, coloque a água do macarrão em uma garrafinha e leve-a junto com você para o banho. Depois, despeje nos seus fios, massageie um pouco e deixe agir por 10 minutos. No fim, enxágue e use normalmente seu shampoo e condicionador. O resultado é um cabelo macio e brilhoso.


Cozinhar no vapor
Cozinhar no vapor é um ótimo método para preparar legumes. Aproveite a água do macarrão também durante esse processo. Coloque-a no recipiente adequado e pronto! Deixe que o vapor gerado por essa água especial cozinhe seus vegetais, fazendo com que eles fiquem ainda mais saudáveis!


Base para sopas
Misture a água da massa junto com sua sopa e deixe que tudo cozinhe junto. Assim você garante um gostinho extra na sua refeição, além de uma dose adicional de sais minerais e vitaminas.


Trabalhos manuais
Até mesmo as crianças podem se beneficiar deste restos de água. Adicionando farinha, sal e óleo, você pode fazer uma massinha em casa que vai com certeza divertir os pequenos num dia chuvoso durante as férias. Se você não sabe as quantidades, verifique aqui uma receita. Apenas substitua a água pela água de macarrão.

Talvez alguns já conheçam estes truques e saibam que a água de macarrão pode dar um toque final fantástico ao molho da sua massa. Porém, certamente muitas outras pessoas nem imaginam que este resto da sua refeição pode ser usado de tantas maneiras incríveis.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Ontem observei uma enorme revoada de gansos batendo asas em direção ao sul, com um pôr-do-sol panorâmico que coloria todo o céu durante alguns momentos.

Vi-os enquanto me apoiava contra a estátua do leão em frente ao Instituto de Artes de Chicago, onde eu estava observando as pessoas que faziam compras de Natal andando apressadas pela Avenida Michigan.

Quando baixei o olhar, percebi que uma mendiga, parada a alguns metros de distância, também estivera observando os gansos. Nossos olhos se encontraram e nós sorrimos - reconhecendo silenciosamente o fato de que havíamos partilhado uma visão magnífica, um símbolo do misterioso esforço de sobrevivência.

Ouvi a senhora falar para si mesma enquanto se afastava desajeitadamente. Suas palavras, "Deus me estraga com mimos", eram espantosas.

Será que a senhora, essa pária das ruas, estaria brincando? Não. Acredito que a visão dos gansos tenha quebrado, mesmo que por um breve momento, a dura realidade de sua própria luta. Percebi mais tarde que momentos como aquele a mantinham viva: era a forma através da qual ela sobrevivia à indignidade das ruas. Seu sorriso era real.

A visão dos gansos era seu presente de Natal. Era a prova de que Deus existia. Era tudo o que ela precisava.

Eu a invejo.

(Fred Lloyd Cochran)


Nenhum comentário:

Postar um comentário