Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 18/05/2016


Quarta-feira, 18 de maio de 2016


“Compreender as coisas que nos rodeiam é a melhor preparação para compreender o que há mais além.” (Hipátia)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 9,38-40

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”.
39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”.


www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
A juventude e a pouca experiência de João se destacam nessa narrativa. Mesmo com todo ensinamento de Jesus, João confunde a verdadeira intenção da vinda do seu mestre. Ele não compreende ainda o mover do Espírito Santo sobre os filhos de Deus.
No site das Paulinas existe a seguinte reflexão sobre o fato: “À sua atitude excludente (referindo-se a João), nesta passagem do evangelho, junta-se a sua aspiração aos privilégios quando espera ocupar posição de destaque ao lado de Jesus no caso dele conquistar o poder”.
Ainda perambula em nossas comunidades, igrejas, locais de trabalho a idéia, ou seria melhor dizer ”temor”, a abertura às pessoas, a pensamentos, a novas idéias que fujam do que conhecemos, que sabemos, que defendemos… Um exemplo clássico é aquela velha rixa entre pastorais, movimentos, liturgistas e ritualistas, que temos em nossas comunidades.
Essa tal rixa, movida pela infantilidade de algumas pessoas, coloca correntes e bolas de ferro nos “pés do Espírito Santo” e conseqüentemente na igreja. Pessoas que defendem tanto seu movimento, seu pensamento, sua corrente teológica que esquecem que o Espírito anda por onde ele quer. Que o paráclito é que norteia nossa igreja e não somente esse ou aquele padre, essa ou aquela pastoral…
“(…) A sabedoria comunica a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram. Os que a amam, amam a vida; os que a procuram desde manhã cedo, serão repletos de alegria pelo Senhor. Quem a ela se apega, herdará a glória; para onde for, Deus o abençoará. os que a veneram, prestam culto ao Santo; pois Deus ama os que a amam”. (Eclesiástico 4, 12-15)
Fico profundamente chateado quando um membro da igreja, um cristão, um leigo ou sacerdote ao invés de unir as pessoas, agarrado ao seu pensamento filosófico, recheado de preconceitos, segrega pessoas, pastorais e pensamentos aprovados pela igreja. Quantas brigas entre músicos e padres poderiam ser evitadas SE AMBOS ENTENDESSEM que na verdade quem decide é Deus? O que o povo que vai a missa tem haver se o padre não gosta da renovação carismática ou da PJ e resolve dar sermões “provando sua verdade”, se a igreja os ampara e os apóia restando a ele apenas descascar sua infantilidade esquecendo-se de levar a Boa Nova?
Quem salva a nossa vida é Deus e não placa de igreja. Que adianta ser cristão se não amo, não tenho paciência, não ouço, não me abro? Como posso carregar a paz se vivo em conflito com quem esta ao meu lado? Como diria o salmo de hoje “(…) Os que amam vossa lei, têm grande paz”!
Juventude pode até lembrar inexperiência, imprudência, explosões, (…) mas chega uma hora que preciso amadurecer como pessoa e como cristão e parar de assoprar o que o irmão passou o dia inteiro juntando! O próprio evangelista de qual o evangelho narra, precisou crescer para, anos depois, declarar com muita maturidade que Deus é Amor (I João 4,8)!
Uma observação pertinente: nem todo padre esta equivocado em relação aos músicos, pois temos uns irmãos cantores e músicos que infelizmente esquecem o descofiometro em casa quando estão tocando na missa e isso também não ajuda em nada nessa relação. Som alto demais também afasta as pessoas e não é porque gosto ou me identifico que as pessoas têm que agüentar.
Busquemos a maturidade!
Um imenso abraço fraterno!









CURIOSIDADES

Quando você estiver se afogando no oceano faça isso!

O que você faria se estivesse em alto mar, sozinho, sem um barco, apenas você e o mar? Muitos se desesperariam e lembrariam na hora de filmes como “Tubarão”, “Mar Aberto”ou “Titanic” a procura de uma tábua que suportaria duas pessoas para se apoiar e não se afogar. Mas sua salvação, durante algumas horas ou minutos, seria sua calça. Ela te salvaria enquanto estiver se afogando.

Não se preocupe, ninguém aqui tomou chá de cogumelos e está perdido, o Ultra Curioso vai te explicar este método louco de sobrevivência que é utilizado na US Marine. Como primeiro passo, participe de um naufrágio no meio do mar para que aí sim você tenha necessidade de utilizar está louca e útil técnica de sobrevivência quando estiver prestes a se afogar.

Como segundo passo, tenha calças. Infelizmente este método só vai funcionar se você estiver calças. Quando ouvir o barco ou navio bater em um iceberg, vista suas calças e aguarde alguns momentos. Quando já estiver na água, siga os passos do vídeo abaixo para sobreviver até que alguém venha e buscar ou algum animal com uma barbatana gigante e dentes afiados o encontre.

O vídeo faz tudo parecer muito simples, e pode realmente ser. Tire suas calças e amarre as duas pontas e coloque em volta do pescoço, como no mostrado no vídeo. Deixa a braguilha aberta para que o ar possa entrar e ai sim sua calça virar um boia improvisada. Com os movimentos que este ex homem da marinha faz, o ar vai entrar nas calças e você poderá perceber a boia irá se formar.

Este métodos não vai te salvar de um naufrágio, mas com certeza vai aumentar suas chances até uma alma bondosa ir te salvar. O que achou dessa matéria sobre esta engraçada forma de salvar quando estiver se afogando? Você já passou por alguma experiência parecida? Conta pra gente nos comentários.​







MOMENTO DE REFLEXÃO


"...corramos com perseverança a carreira que nos está proposta" (Hebreus 12:1).
Por mais de 20 anos Robert Frost foi um fracasso. Ele costumava dizer, durante todo esse período, que era uma das poucas pessoas que sabia que ele era um poeta. O mundo lamentou sua morte e, hoje, seu nome figura entre os maiores escritores de versos da América. Seus poemas têm sido publicados em 22 idiomas, e a edição americana registra um recorde de milhões de exemplares. Ele ganhou vários prêmios de poesia e teve mais títulos honoris causa do que, provavelmente, qualquer outro homem de letras. Robert Frost tinha 39 anos quando conseguiu vender seu primeiro livro de poesias. Durante vinte anos ele escreveu seus poemas e foi amplamente rejeitado. Mas a sua perseverança foi recompensada e o mundo ficou mais sábio e rico por isso.
A caminhada em direção ao sucesso, seja em qualquer área de nossas vidas, nem sempre é fácil e rápida. Geralmente ela é árdua e longa, exigindo muita determinação e perseverança.
Há momentos em que sentimos as feridas se formando em nossos pés, dores agudas que sangram nossas almas, um convite insistente à desistência.
Quantas vezes nos sentimos como o poeta Frost, rejeitados, desiludidos, sem perspectivas de alcançar coisa alguma constante da agenda de nossos sonhos.
Seguir adiante significará mais dores, mais aflições, mais possibilidades de fracassos.
Qual a melhor decisão a tomar nessas horas? A resignação? O conformismo da derrota? Ou o respirar fundo, o sacudir da poeira e o avançar resoluto na fé e na esperança de que a vitória depende de nossa firmeza e confiança no Deus que nos garantiu sermos "mais do que vencedores"?
Confie plenamente no Deus poderoso e vá rasgando as páginas de derrotas de sua agenda. Anote os novos passos em páginas novas e rasgue as que registrarem novas derrotas. Logo, todas as páginas conterão apenas as suas vitórias!

Paulo Roberto Barbosa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário