Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 06/05/2016


Sexta-feira, 06 de maio de 2016


“Come racionalmente e esquece os médicos.” (John Heywood)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 16,20-23a

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria. Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento. Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.
- Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada.
www.paulinas.org.br/diafeliz


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Comunguemos primeiramente o que diz o site da CNBB:
“(…) Nós hoje sentimos uma série de tristezas, que são causadas por causa dos acontecimentos do nosso tempo que se constituem em negação dos valores do Reino de Deus e que, além de trazer muito sofrimento para a humanidade, principalmente para os mais pobres e desvalidos, EXIGEM DE NÓS UM TESTEMUNHO CORAJOSO de Jesus e do seu Evangelho, O QUE NEM SEMPRE É FÁCIL PORQUE NA VERDADE SOMOS FRACOS NA FÉ. Mas devemos nos consolar e encontrar forças para esse testemunho a partir da promessa que nos é feita por Jesus no Evangelho de hoje, pois veremos Jesus e isso nos encherá de uma alegria que não nos pode ser tirada e nos levará ao pleno conhecimento da verdade”.
Ao se aproximar da festa de pentecostes, somos convidados, após essa leitura a dizer: Senhor! Faz um Pentecostes em minha vida!
Mas como medir a ação viva do Espírito Santo quando estamos tristes, desanimados, convalescentes? Como olhar ao meu redor, minha vida, minha comunidade, que em meio a tantas dificuldades ainda resiste… Como ver na desmotivação que vivem hoje as pessoas que o Espírito Santo ainda age?
Reinaldo Reis, renomado pregador da RCC de São Paulo, num fórum carismático disse: “(…) Por vezes, somos inclinados a medir a qualidade da vida carismática pela abundância de manifestações que a acompanham. Supomos que o crescimento espiritual está em proporção com a profusão de milagres e coisas extraordinárias…”.
Fazemos muitas vezes isso. Enfatizamos as manifestações em vez da vida no Espírito. Credenciamos a quantidade de pessoas a ação do Espírito Santo… Muita gente seria obrigatoriamente ação do Espírito e ao contrário o descontentamento?
Deus conhece o coração daquele que realmente precisa: “(…) Vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. VOCÊS FICARÃO TRISTES, MAS ESSA TRISTEZA VIRARÁ ALEGRIA”.
Nesse mesmo contexto esse mesmo pregador exorta a vigilância em “(…) Evitar o perigo de promover, sem o desejar, uma experiência divina exclusivamente a nível emocional, uma busca exagerada do extraordinário e um egoísmo intimista, ou seja, pedir o milagre e não viver o milagre.
Preciso olhar sob os olhos de Deus o que acontece e verificar se isso é verdade. Em muitos grupos, igrejas, comunidades tem-se abusado em momentos como correntes, semanas da graça, missas de cura e libertação, […] para “atrair” pessoas. Esses momentos são importantes, no entanto tais ações atarem as pessoas a conhecer os milagres de Deus e não o Deus dos milagres. Esse é nosso foco?
Precisamos aprender a estimulá-las o desejo de viver num constante estado de contato íntimo com Deus. João Paulo II dizia que não deveríamos privar a ação progressiva, suave e educadora “(…) para aquilo que é, de fato, essencial na vida no Espírito: O amor, que é a essência da vida espiritual (e não a alegria!); a fé, que é seu fundamento (e não a experiência!), a humildade, que é o escudo que a protege (e não o poder espiritual!), e a perseverança nas provações de toda sorte, que é o teste que a prova, aprofunda e confirma”.
“(…) Mas quem adere ao Senhor torna-se com ele um só espírito.“ (I Coríntios 6 17)
Ao pedir um pentecostes em minha vida é talvez a partir daí tomar uma atitude de viver no Espírito Santo e talvez então, em plenitude, entender as palavras de Cristo: “(…) Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês. – Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada”.
Um grupo de oração ou uma reunião de oração não deve ser “medida” por prodígios como milagres, curas, (…) mas pelo empenho dos seus participantes (inclusive os servos) em procurar uma vida mais sadia, em ouvir a palavra, meditá-la e vive-la. Essa busca irá como conseqüência, gerar mudanças em suas vidas afetivas, social e no relacionamento com seus problemas. A Isso chamamos de ação transformadora do Espírito Santo.
Pedir um pentecostes em minha vida é dar um upgrade (levantada, recauchutada,…) na nossa fé e com essa força, que vem do alto, nos atrever a aceitar o convite de Jesus e andar sobre as águas; a olhar os problemas, que sempre surgem, com a cabeça erguida e confiante; a regaçar as mangas e lutar por uma vida melhor; a vencer meus medos, minhas angústias (…) aos invés do comodismo do aguarde de um milagre.
“(…) Quando se aproximar o momento do combate, o sacerdote se adiantará para falar ao povo: Ouve, Israel! lhe dirá ele. Ides hoje combater contra os vossos inimigos: que vossa coragem não desfaleça! Não temais, nem vos perturbeis, nem vos deixeis amedrontar por eles. Porque o Senhor, vosso Deus, marcha convosco para combater contra os vossos inimigos e para vos dar a vitória.“ (Deuteronômio 20, 2-4)
Continue a acreditar! Peça um milagre, mas tenha um pouco mais de coragem! Vá à luta! Ajude! Colabore com a construção do reino.
Um Imenso abraço fraterno.






CULINÁRIA

Mousse de côco

Ingredientes
____ 1 lata de leite moça
____ A mesma medida de leite
____ 1 vidro de leite de coco
____ 1 pacote de coco ralado
____ 1 caixa de creme de leite
____ 1 envelope de gelatina incolor
____ 5 colheres de sopa de água

Modo de Preparo

Dissolva a gelatina na água e leve para o banho-maria por 5 minutos. Leve os demais ingredientes para o liquidificador e bata por aproximadamente 5 minutos. Colocar a gelatina já dissolvida e bata por mais 2 minutos. Leve para gelar por 2 horas.


Creme de nozes

Ingredientes
- 1 lata de Leite Moça
- 2 vezes a medida (da lata) de leite
- 5 gemas
- 2 colheres (sopa) de Nescau 200 g de nozes moídas
Cobertura:
- 1 xícara (chá) de açúcar 5 claras
- 1 colher (café) de baunilha



Modo de Preparo

Misture bem o Leite Moça, o leite, as gemas e o Nescau
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar
Retire do fogo e junte as nozes moídas (reserve um pouco para a decoração)
Despeje em taças individuais
A parte, prepare a cobertura leve ao fogo o açúcar
e meia xícara (chá) de água
Mexa bem até dissolver
Deixe ferver em fogo baixo sem mexer, até a calda ficar em ponto de fio (cerca de
15 minutos)
Retire e deixe amornar
Bata as claras em neve
Junte, aos poucos, a baunilha e a calda morna, batendo sempre até ficar bem incorporada
Coloque nas taças sobre o creme e decore com as nozes moídas que ficaram





MOMENTO DE REFLEXÃO

Como foi que você acordou hoje?
Feliz como um passarinho, assoviando ou cantando uma canção?
Irritado e com dores pelo corpo pela noite mal dormida?
Dois momentos, duas situações que refletem 2 modos de vida diferente. No primeiro caso, alguém com a certeza de que o dia será abençoado e maravilhoso, mesmo com os problemas que diariamente se apresentam, o segundo, com a dúvida sobre a sua capacidade de resolver os problemas que estão se acumulando...

Troque a sua maneira de enxergar a vida, aquela mania de guardar rancor ou deixar para depois a resolução de um problema. Mergulhe de cabeça nas emoções, mostre para o mundo que você ama os seus, mas mostre principalmente para eles que esse amor existe.
Mostre-se confiante, mesmo que a confiança ainda venha lá atrás.
Mostre-se forte, mesmo que no fundo o medo ainda exista.
Mostre-se cristão e estenda a mão, mesmo que seu problema seja muito grande diante dos teus olhos, porque sempre haverá alguém com sofrimento ainda maior.
Mostre-se gentil para com todos, uma palavra é como chave que pode abrir ou fechar portas.
Mostre-se livre das farsas, não queira ser o que você não é, seja verdadeiramente simples.
Mostre-se sem medo de amar, de começar de novo, de levantar depois da queda, mostre para a vida que você é insistentemente capaz de ser feliz.
Não desista de seus sonhos por culpa disso, daquilo ou de alguém, para ser feliz, o que conta realmente é a sua determinação, por isso, mostre-se como você é, uma pessoa maravilhosa, capaz de superar-se a cada dia.


(Paulo Roberto Gaefke)





Nenhum comentário:

Postar um comentário