Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 09/06/2015


Terça-feira, 09 de junho de 2015


“Inteligente é aquele que sabe onde ir e mais inteligente ainda é aquele que sabe onde não deve voltar.” (Daher Elias Cutait)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 5,13-16

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.
16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
De que vale ser cristão se não tentamos pelo menos mudar algo ao nosso redor, ou melhor, TEMPERAR A VIDA? Já vi tantos exemplos do sal em nossa vida, mas um novo (ou pelo menos diferente) eu gostaria de inserir na nossa reflexão diária.
Num aniversário do meu filho, enchi um grande isopor com água, refrigerantes, gelo e sal. Se o “trem” já estava gelado, o sal deixou ainda mais, pois a temperatura cai abaixo de zero, mas a água não congela. O refrigerante “coitado” não tem a mesma sorte, acaba, se ali ficar muito tempo, congelando. O sal não permite que a água congele diferentemente da água que esta confinada na garrafa de refrigerante.
O que aprendemos com isso? O sal que temos nos faz resistir às dificuldades sem congelar, ou seja, nossa oração, nossa fé, nossa esperança pode até esfriar, mas não congela tão facilmente. Se isso é verdade por que temer ser sal no isopor?
O isopor representa esse mundo que aos poucos se acostumou a se manter na mesma temperatura. Um mundo insosso, nem quente, nem frio, que não se indispõe, sempre “na dele”. O refrigerante representa as “panelinhas” que se resumem nossas vidas. Tornamos-nos pessoas doces, cheias de gás, mas que temem se misturar, enfrentar, opinar…
“(…) Todos nós devemos testemunhar Jesus e os valores do Reino dos céus a fim de que o mundo não se corrompa, mas descubra os caminhos da santidade, da justiça e da graça. Com isso, é de suma importância que o anúncio da Palavra seja acompanhado pela coerência de vida, pela busca da santidade e pelo seguimento de Jesus a partir da vivência dos seus mandamentos. O Papa Paulo VI nos falava sobre isso na sua Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, quando se referia à exigência da santidade em todo trabalho evangelizador. Todo trabalho evangelizador deve começar pela caridade, pelo serviço, ou seja, pela explicitação, através da vida, dos valores do Evangelho”. (reflexão proposta pela CNBB)
Quando o assunto é religião reserva-se apenas a sua pastoral, movimento, grupo… No mundo somos chamados a ser SAL e não garrafas fechadas de refrigerante. “(…) Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu”.
Não pensem aqui que estou afirmando que nunca congelaremos, pois até quimicamente isso é provado que não. Esfriar, até grandes estrelas sofrem disso.
Uma vez fui a Campos do Jordão a convite de um amigo padre (Wilson). Nossa que frio! Dois negativos durante a madrugada. Foi uma das piores noites da minha vida, pois quem mora em Cuiabá esta acostumado com quarenta e cinco graus (45ºC). Aprendi pela manhã com um dos donos da hospedaria, que testasse colocar água quente numa garrafa PET e a enrolasse com Jornais. Feito isso a pusesse sobre a cama e a cobrisse por completo com um edredom.
Ao deitar descobri que lá dentro eu poderia me dar o luxo de dormir com poucas roupas de frio, pois o ambiente estava agradabilíssimo. \o/
Não é porque sou SAL que devo me expor ao mundo “esperando” não congelar. Esse mundo é paciente e esperará um bom momento. Se quero ser GARRAFA PET, devo me revestir do que tem de melhor e mais saudável desse mundo e assim, bem aquecidos, possamos servir para aquecer aqueles que não esperavam o frio, a surpresa, a tristeza…
“(…) De vossa boca não saia nenhuma palavra maliciosa, mas somente palavras boas, capazes de edificar e de fazer bem aos ouvintes. Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes marcados, como por um sinal, para o dia da redenção. Desapareça do meio de vós todo amargor e exaltação, toda ira e gritaria, ultrajes e toda espécie de maldade. Pelo contrário, sede bondosos e compassivos, uns para com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4, 29-32)
Saibam, sendo SAL ou GARRAFA não importa, mas se não SERVE, NÃO SERVE!
Vulcões que surgem no meio do oceano travam batalhas titânicas contra as águas frias do mar, Parece até desleal, o calor certamente sucumbirá ao frio imposto pela grande qualidade de água, mas uma coisa é certa: SUGIRÃO ROCHAS.
Ao enfrentar a TIBIEZA, que é algo bem comum (frio espiritual), deixe o calor de Deus mantê-lo aquecido, levante a cabeça, enfrente, torne-se uma rocha! Mas se me sinto a água e não o fogo, saiba que Deus fará com que o seu SAL não o deixe congelar. Evite se isolar em garrafas.
Um imenso abraço fraterno!







VIDA SAUDÁVEL


Previna os problemas que abalam a autoestima
Aprenda a lidar com os sinais da idade de forma saudável


Envelhecer faz parte do ciclo da vida. No entanto, esta etapa pode ser encarada como um fardo para muitas mulheres. Além dela interferir visivelmente na aparência física, o corpo sinaliza suas limitações e a saúde, se não foi bem cuidada ao longo dos anos, perde a força, abrindo precedentes para uma série de inconvenientes que abalam não só o organismo, mas a autoestima também. Para ficar atenta a essas transformações provocadas por hormônios que se rebelam e hábitos que não priorizaram a saúde, listamos, com ajuda de especialistas, aspectos que você deve considerar para se manter bela e saudável com o decorrer do tempo.

Alivie os efeitos da menopausa
A menopausa é o período em que a produção de hormônios pelo ovário diminui gradualmente. Nesta fase, a mulher passa por transformações biológicas e psicológicas, segundo a psicóloga Mara Push. "A tendência é que a mulher se sinta insegura quanto a sua beleza, o que normalmente culmina em depressão e baixa autoestima", explica a profissional. 

Previna os problemas que abalam a autoestima  - Foto: Getty Images
Previna os problemas que abalam a autoestima
Para aliviar o momento há aliados que podem ser incorporados facilmente em sua rotina diária. Além de praticar exercícios, cuidar da mente (seja com ajuda profissional ou atividades que aliviam o estresse) e aprender a gostar de si, os habitos alimentares contam bastante. De acordo com a ginecologista Maria Helena Bastos, a mulher deve seguir uma dieta rica em soja, pois a leguminosa possui fitoestrogênios, substância com ação igual ao estrogênio. Um outro motivo para incorporar a soja ao cardápio é o seu poder de diminuir os sintomas da menopausa, como insônia, dor de cabeça, melancolia e os calorões típicos da fase.

Controle o seu peso
Depois dos 25 anos fica mais fácil ganhar peso e as cruéis gordurinhas passam a ser difíceis de serem eliminadas. "Existe uma diminuição natural do ritmo do metabolismo, o que leva o corpo a gastar menos calorias", explica Maria Helena. Para turbinar e acelerar o metabolismo, que passa a trabalhar de forma mais lenta, as atividades físicas praticadas com regularidade são recomendadas.

Previna os problemas que abalam a autoestima  - Foto: Getty Images
Previna os problemas que abalam a autoestima
Fracionar as refeições também ajuda. O ideal é fazer de cinco a seis refeições por dia, de preferência a cada três horas. Com isso você evita chegar no estágio em que a fome é grande e o controle diante de um prato é menor. Consumir alimentos ricos em fibras pode ajudar na batalha diária contra a balança.

Varizes sob controle
O surgimento dessas veias está associado às alterações hormonais e ao fator genético. Porém, a falta de atividades físicas e o hábito de fumar contribuem para o surgimento do problema. Portanto, é hora de se mexer. Mantendo alguns cuidados diários e um bom acompanhamento especializado em estética vascular é possível conservar suas pernas belas e saudáveis até na terceira idade, de acordo com o angiologista Edson Neves, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. O profissional recomenda caminhadas matinais e, claro, uma avaliação médica especializada para tratar as varizes com eficácia e segurança, evitando assim os danos à sua saúde.

Drible a osteoporose
A osteoporose aparece devido a deficiência ou a baixa absorção de cálcio e de vitamina D no organismo. O seu principal dano ao corpo é tornar os ossos mais fracos e sujeitos a fissuras. A nutricionista Juliet Marzalek recomenda um cardápio caprichado em leite e seus derivados, brócolis, couve e gergelim, que são as melhores fontes de minerais responsáveis pelo fortalecimento do esqueleto.

A profissional também indica boas fontes de vitamina D, encontradas na gema do ovo, na carne de fígado e nos peixes de água salgada. A absorção de cálcio também é facilitada com a pratica de atividades físicas e 15 minutos diários de exposição ao sol combinada com protetor solar.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Resista um pouco mais, mesmo que as feridas latejem e que a sua coragem esteja cochilando.

Resista mais um minuto e será fácil resistir aos demais.

Resista mais um instante, mesmo que a derrota seja um ímã...

Resista mesmo que a desilusão caminhe em sua direção.

Resista mais um pouco, mesmo que os invejosos digam para você parar...

Resista mesmo que sua esperança esteja no fim.

Resista mais um momento, mesmo que você não possa avistar ainda a linha de chegada...

Resista mesmo que as inseguranças brinquem de roda à sua volta.

Resista um pouco mais, mesmo que a sua vida esteja sendo pesada como a consciência dos insensatos e você se sinta indefeso como um pássaro de asas quebradas.

Resista, porque o último instante da madrugada é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço e essa manhã bonita, ensolarada,  sem algemas nascerá para você em breve, desde que você resista.

Resista, porque estou sentado na arquibancada do tempo, torcendo ansioso para que você vença e ganhe o troféu que você merece:

A FELICIDADE



Nenhum comentário:

Postar um comentário