Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 25/06/2015


Quinta-feira, 25 de junho de 2015


“Fé não faz as coisas serem fáceis, mas as tornam totalmente possíveis.”



EVANGELHO DE HOJE
Mt 7,21-29

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
O que difere uma boa intenção de uma má intenção? A índole! Qual a diferença de uma boa obra de uma ruim? O propósito. O que diferencia as pessoas? A índole e os propósitos?
Vemos a cada dia pessoas investindo num campo muito perigoso e delicado – o da fé. Pessoas de má índole têm visto na fé ou no desespero das pessoas uma forma  atrativa de ganhar dinheiro e “fazer” sua vida. Igrejas podem ser compradas, com “público fiel” em anúncios de classificados de grandes jornais. Paga-se até produtividade para o “profeta”  atingir a meta! Nossa! Isso é deprimente!
É difícil entender alguém deitar sua cabeça no travesseiro que conscientemente engana as pessoas usando da fragilidade do fiel, que o procura, para se enriquecer. Fazendas, TVs, rádios, novas sedes (ou seriam franquias) de uma empresa que envergonha até mesmo os evangélicos mais sérios.
Diz o dito popular que “nem tudo que reluz é ouro” e tão pouco nem tudo é que é feio é sujo ou desonesto. Em meio a tanta rapinagem e engodos, oriundos de charlatões disfarçados de profetas de Deus, existe uma gama grande de gente séria, que longe das luzes, da TV e holofotes faz um trabalho sério e honesto que acabam sofrendo reflexos negativos desses contadores de história.
Não temos direito a condená-los por completo, pois não vi ninguém ainda ir ou assistir suas pregações amarrados. As pessoas também são bem culpadas, pois o que muitas vezes buscam é a prosperidade financeira, o pagamento de dívidas, aquisição de veículos, casas… Alguém já viu na TV, alguém pagar mil reais de “dízimo” com o propósito de salvar sua família?
Nem todo aquele que diz ser um enviado ou mensageiro de Deus esta com Ele no coração ou por Ele que realiza esse trabalho.
“(…) Como recebestes o Senhor Jesus Cristo, vivei nele, enraizados e edificados nele, inabaláveis na fé em que fostes instruídos, com o coração a transbordar de gratidão! Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo. Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. (Colossenses 2, 6-9)
O compromisso de quem leva a Palavra de Deus é muito grande. João Batista foi grande sendo simples e uma coisa que sempre coloco para reflexão: A missão de Jesus estava nos milagres ou no anúncio do Reino? Aonde foi que nos perdemos do verdadeiro sentido?
Engana-se quem pensa que estou falando apenas daqueles pastores da TV ou dessa ou daquela religião, falo também da nossa própria carne quando vejo pessoas, que sentadas num direito que não lhes foi concedido, passam a ditar o que é moral ou imoral na vida das pessoas ao ponto de julgá-las e sentencia-las ao inferno. Toda comunidade tem um ou uma dessa! Os santos vivos!
Pessoas que veem pecado em tudo, que tem um talento imenso em procurar defeitos nas pessoas ao seu redor para torna-las, sei lá, impuras, talvez assim se sentindo melhor que elas. Parece loucura, mas é dessas pessoas que as novelas falam quando apresentam um personagem fanático religioso.
O mais importante na vida de um servo cristão é ver e colaborar para que um irmão que caiu se levante mais um dia acreditando que Deus o ama. Isso é o sentido autêntico do serviço e é a esses que Deus ouve quando dizem SENHOR! SENHOR!
(…) O Senhor exige de quem prega, de quem ora, de quem deseja vencer o mal, viver autenticamente a Palavra de Deus, colocando-se sincera e humildemente em submissão à vontade do Pai. Do contrário, tudo o que fazemos, até mesmo afirmando fazê-lo em nome de Deus, não terá nenhuma consistência e poderá ser causa de nossa condenação. O esforço diário de colocar a Palavra de Deus em nossa vida é o fundamento sólido de nossa obra e de nossa salvação. (Dom Gil Antônio Moreira – Bispo Diocesano de Jundiaí)
Um imenso abraço fraterno!






MUNDO ANIMAL


Bases para educação do cão.

Educar um animal não é tarefa fácil e, inclusive, está longe de ser uma coisa simples que qualquer pessoa possa realizar com sucesso.

O cão é um animal social bastante complexo que, como poucos, pode formar com os humanos uma ligação social íntima. Essa ligação é uma mistura de comportamentos inatos e de educação moral, podendo ser estabelecida somente com pessoas que têm boas relações com ele, o animal.

O primeiro passo no ensinamento do cão é a base afetiva equilibrada. Muitos donos ignoram esse fato psicológico, que é fundamental. Uma educação muito permissiva enfraquece a ligação e favorece os vários problemas de comportamento que surgem no futuro. Por outro lado, uma educação muito rígida, inflexível, raras vezes cria uma ligação entusiasmada entre dono e animal.

A punição infringe esse princípio básico: a necessidade do contato. Cada vez que o proprietário castiga seu animal, ensina-o à teme-lo, e em alguns casos, à detestá-lo. Quando um cão apanha a reação é muito forte, inclusive com o animal desenvolvendo uma postura bastante agressiva.

As posturas de socialização ideais são realizadas com ternura, que permitem ao dono assumir uma posição dominante, como chefe da matilha, sendo firme, forte, doce e sem agressão física.

Os cães novos não aprendem por processo intelectual, mas por impressão física, e de preferência não dolorida. O filhote deposita toda a sua confiança no seu dono, o qual considera dono do clã, e se submete à sua autoridade sem nada perder de sua própria personalidade.

Outro ponto muito importante diz respeito ao estado geral do animal. Esse deve estar em totais condições de aprender. Por exemplo, se ele estiver “ocupado” em algum tipo de “jogo” com outros cães ou pessoas, este não será o melhor momento de ensiná-lo à deitar-se ou qualquer outro comando.

É necessário um mínimo de receptividade por parte do animal, portanto ele não pode estar cansado, com fome ou sede e muito menos doente. O animal deve estar apto à poder cumprir com o que o proprietário o ensina, logo, receptividade e capacidade de aprendizagem são as primeiras “leis da educação animal”.

ROGÉRIO CALÇADO MARTINS - médico-veterinário – CRMV/MG 5492






MOMENTO DE REFLEXÃO

Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão...
À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando.
Porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho...
Porque pensa que são importantes.
A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas.
 Pesa demais!
Então você pode escolher:...pois todos que passam por ali já têm sua própria bagagem.
Ficar sentado à beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil, e ai você pode ficar a vida inteira esperando.
Ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala.
Mas, o que tirar?
Primeiro você começa tirando tudo para fora, e descobrindo o que tanto tem dentro.
AMOR
Nossa! Tem bastante, e o curioso...
AMIZADE não pesa nada!
AMOR, AMOR, AMIZADE, AMIZADE, AMIZADE, AMOR
Porém, tem algo ainda pesando....
Você faz força para tirar....
Aí você começa a tirar, tirar e aparecem a INCOMPREENSÃO, o MEDO,
o PESSIMISMO e a RAIVA , e como ela pesa !
Nesse momento, o DESÂNIMO quase te puxa pra dentro da mala ...
Mas você puxa-o para fora com toda a força, e aparece um SORRISO, que estava sufocado no fundo de sua bagagem....
Pula para fora outro sorriso e mais outro, e aí sai a FELICIDADE.
Você coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra fora a TRISTEZA.
Agora, você vai ter que procurar a PACIÊNCIA dentro da mala, pois vai precisar bastante....
Procure então o resto:
FORÇA, ESPERANÇA, CORAGEM
ENTUSIASMO, EQUILÍBRIO, RESPONSABILIDADE,
TOLERÂNCIA, BOM HUMOR
Tire a PREOCUPAÇÃO também, e deixe de lado.
Depois você pensa o que fazer com ela...
Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo...
Mas pense bem no que vai colocar lá dentro!
Agora é com você...
E não se esqueça de fazer isso mais vezes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário