Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 03/06/2015


Quarta-feira, 03 de junho de 2015


"A dúvida é o começo da sabedoria." (Segurs)


EVANGELHO DE HOJE
Mc 12,18-27

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 18vieram ter com Jesus alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e lhe propuseram este caso: 19"Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição: Se morrer o irmão de alguém, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de garantir a descendência de seu irmão".
20Ora, havia sete irmãos: o mais velho casou-se, e morreu sem deixar descendência. 21O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem deixar descendência. E a mesma coisa aconteceu com o terceiro. 22E nenhum dos sete deixou descendência. Por último, morreu também a mulher. 23Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher? Porque os sete se casaram com ela!
24Jesus respondeu: "Acaso, vós não estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? 25Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. 26Quanto ao fato da ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: 'Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó'? 27Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! Vós estais muito enganados".




Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Ainda nos dias de hoje temos CAÇADORES DE FANTASMAS. Pessoas que vivem, ou melhor, sobrevivem revivendo os mortos. Não pense que estou falando de zumbis, mortos-vivos, espíritos, mas de pessoas de “carne e osso”.
Ao pronunciarmos algumas palavras, comuns no nosso dia-a-dia, elas surgem.
Quando falamos CASAMENTO… Logo aparecem aqueles que tiveram experiências ruins com os seus ou com o matrimonio de conhecidos. Falar de casamento gera em algumas pessoas a vontade de lembrar tudo que acontece de ruim na relação a dois. Fazem questão de lembrar as brigas, traições, das palavras mal aplicadas. O morto-vivo não fala da concepção e nascimento dos filhos, da compra da primeira casa, do namoro, do acordar, do dividir os problemas, da companhia, do amor…
Quando falamos de RELIGIÃO… Ave! Essa palavra gera um tremendo desconforto no morto-vivo! (risos). Falam que religião é coisa de gente que quer fugir da realidade, que é “coisa de padre”, que limita as pessoas pelo medo do inferno, mas esquecem que pessoas que possuem uma religião são menos acometidas de vícios como bebidas e drogas; que ter uma religião embute-se valores, símbolos, comportamentos e práticas sociais, enfim, adere-se a um amplo e complexo ethos religioso. Por que veem isso como algo ruim?
Voltando… Como Jesus incomodava! Sua popularidade, sua fala, sua sabedoria, sua conduta, seus milagres, seu domínio quanto às leis e preceitos, (…). Como disse ontem, talvez a grande vontade dos chefes e sacerdotes é que Ele fosse um deles! Mortos-vivos também são assim. Enquanto não aderimos a seu jeito de viver não param de criticar; gostam de ser respeitados na diferença, mas não respeitam a nossa vontade de sermos como somos.
No mundo de hoje ter uma religião, falar de casamento, de amar a Deus é ser visto como alguém que segrega pessoas, mas estes que assim o veem, não conseguem notar o quanto nos segregam de suas vidas. Ter uma religião pode levar a cadeia. Respeitamos a vida e o livre arbítrio de cada um, mas somos errados ao declaramos para os nossos, que algumas coisas fazem, em nosso meio, não nos pareça certo. É na minha casa, eu não ter o direito de escolher com que cor devo pintar a sala! (hunf)
Tiraram o ensino religioso da escola. Não digo que deveria ser certa essa ou aquela religião em virtude do proselitismo, mas ao tirar a religião da grade escolar, reduziram uma carga horária importantíssima de valores positivos que eram oferecidas aos nossos jovens. Crucifixos são retirados de logradouros públicos, atacam as igrejas, defendem o aborto…
“(…) Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo Estando embora vivos, somos a toda hora entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus apareça em nossa carne mortal. Assim em nós opera a morte, e em vós a vida“. (II Coríntios 4, 8-12)
Saibam que temos que ser ainda mais fieis. Não precisamos discutir ou entrar em embates teológicos, nós precisamos é viver para entender que: “(…) Deus disse a Moisés: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó.’ E Deus não é Deus dos mortos e sim dos vivos. Vocês estão completamente errados”.
Devemos clamar ainda mais para que Deus dê a paz a quem precisa de paz!
Um imenso abraço fraterno!







CURIOSIDADES


Coisas que você não sabia.


1-Michael Jackson tinha uma reunião marcada no World Trade Center em 11 de setembro de 2001, mas dormiu demais e perdeu a hora.


2- Todos os anos a Holanda envia 20.000 tulipas para o Canadá para agradecê-los por sua ajuda durante a segunda guerra mundial.


3- 86% das pessoas usam a música como uma espécie de rota de fuga, na tentativa de fugir da realidade.


4- Platão achava que o amor era uma doença mental.


5- Elizabeth Buttle tinha 60 anos de idade quando nasceu seu filho, Joseph. Ela se tornou famosa como uma das mães mais velhas no País de Gales a dar à luz em 1997, de seu segundo filho. Elizabeth já tinha uma filha de 41 anos, e 3 netos.


6- O cavalo marinho só se relaciona uma vez na vida. Quando seu parceiro morre, ele se isola e fica solitário até morrer também.


7- As últimas palavras de Van Gogh foram: "A tristeza durará para sempre".


8- As unhas da mão crescem (se não forem roídas) uma média de 0,05 centímetro por semana, quatro vezes mais rapidamente que as unhas do pé.


9- As pessoas pensam que ser forte é não sentir dor. Mas, na realidade, as pessoas mais fortes são os que mais sentem dor e superam.


10- Geralmente, uma pessoa odeia você por 3 motivos: 1) Ela vê você como uma ameaça. 2) Ela se odeia. 3) Ela quer ser você.








MOMENTO DE REFLEXÃO


A vida, em si, não ensina!
É você quem decide, a cada momento, se há uma lição a ser aprendida, em cada alegria, em cada tristeza, em cada aborrecimento, ou desperdiça todos os momentos e vai vivendo aos trancos e barrancos.
Coisas boas e ruins acontecem a todos, indistintamente.
Se não existe o paraíso, podemos construir um oásis de paz, em nós mesmos, no meio das guerras que as pessoas vivem.
Tudo depende da escolha. Podemos fugir à tristeza?
Não. Podemos impedir as perdas? Não. Podemos obrigar que nos amem?
Não. Mas podemos usar os momentos de dor, frustração e ressentimento para aprender a amar melhor.
Podemos tornar nosso trabalho mais realizador.
Podemos transformar o ódio em perdão.
O ressentimento em compreensão.
Basta tomar essa decisão!
Escolhendo a melhor forma de resolver os conflitos e aprender com eles.
Desafie a você mesmo, criando um artifício para lidar, com o negativo.
Invente um jogo em que ganhe pontos, diante de situações que você resolva com harmonia, ou perca pontos se não resistir a se fazer de vítima.
Feche as portas ao automatismo burro.
Ele faz sofrer e nos torna refém.
Podemos ser, hoje, melhores do que ontem.
Cabe a você, somente a você, escolher se os acontecimentos de ontem, hoje e amanhã, serão usados para torná-lo uma pessoa melhor.
Qual será sua escolha hoje?



Cirilo Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário