Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 13/06/2015


Sábado, 13 de junho de 2015


“Há muitas razões para duvidar e uma só para crer.” (Drummond)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 2,41-51

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.
44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
José Salviano Silva


" Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os".

Quem já teve uma filha ou um filho perdido sabe ou entende o desespero de Maria ao perceber que seu menino Jesus não estava mesmo com nenhum dos parentes. Para ela, ele tinha se perdido! É um estado de pânico daqueles que você começa a rezar o Pai Nosso um atrás do outro e não termina nenhum. Pais. Quando saírem com seus pequeninos, principalmente em uma viagem, cuidem bem para que não se percam. Garanto-lhes que é uma experiência horrível!

Mas o Menino Jesus estava bem tranquilo, dando um verdadeiro show de poder divino aos doutores, os quais estavam de boca aberta, sem entender o que viam, e ouviam. Um menino que sabia tudo. E o pior, sabia mais do que eles. Se de um lado estavam maravilhados, por outro estavam preocupados, pois não suportavam nenhuma concorrência. Eles eram os doutores e então como pode ter surgido alguém que sabe mais do que eles? Ainda mais, esse alguém nada mais era do que uma criança.  E como pode saber tudo aquilo sem ter estudado? Só que não se tratava de um menino qualquer. Ele era homem e Deus.

" Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas."

" E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? "

Pouco ou quase nada sabemos da infância de Jesus. Mas esta passagem é muito rica, dando-nos muitas pistas para refletir. Jesus, o menino, não foi malcriado ao dar esta resposta à sua mãe. Ele só estava justificando o seu comportamento. Maria, apesar de saber que seu Filho era especial, movida da emoção própria de uma mãe, por um instante ficou sem saber o que dizer depois da resposta do seu querido filho. O evangelista afirma que ela ficou sem entender o porquê daquela resposta.

"Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera."

Nós também não entendemos algumas palavras de Jesus. Confesso que, às vezes, leio o evangelho do dia e fico parado, pensando. Finalmente uma reflexão que eu vou ter de pular, pois não vejo nada para comentar ou refletir nesta passagem.

Só que como acontece com a Santíssima Trindade, que só pode ser entendida com os olhos da fé, nem sempre entendemos Jesus com a nossa inteligência, mas sim com os olhos da nossa fé, e com a ajuda do Espírito Santo. Então, eu fecho os olhos, peço ajuda, e a ajuda sempre vem. Aí eu escrevo o que o Espírito de Deus faz brotar em minha mente. E dias depois eu leio o que escrevi e penso. Mas fui eu mesmo quem escreveu isto? Realmente o espanto se justifica porque não sou capaz de escrever nenhum comentário sobre a palavra de Deus. Eu apenas empresto meus dedos para digitá-los.

sal.salvideo@gmail.com






CASA, LAR E FAMÍLIA

Dicas que vão facilitar sua vida.


1-Retirando Manchas de mofo:
Limpe com uma solução de água sanitária diluída em água potável, na proporção de 1:1, aguardar 2 horas e enxaguar.


2-Manchas de maquiagem:
Aplique álcool 90º.


3-Mofo e manchas:
Em tecido branco ou de cor resistente, mergulhar e deixar um pouco na água com cândida diluída. Em tecido de cor umedecer com suco de limão, em tecido sintético ou seda: molhar num banho de leite.


4-Mancha de Tinta em Tecido
Aplique terebentina até a mancha desaparecer quase completamente. Depois, enquanto a mancha ainda estiver molhada, coloque por cima detergente líquido e em água quente durante uma noite inteira. O tratamento poderá ser repetido.


5-Mancha de tinta no couro:
Tire com limão, mas se ficar uma mancha mais clara tente atenuá-la com graxa do calçado.


6-Mancha de tinta no cristal
Uma mancha de tinta no cristal elimina-se com um pano embebido em vinagre quente. Também pode lavá-la com uma colher de sopa de amoníaco para urn litro de água.


7-Mancha de tinta na madeira encerada
As manchas sairão se cobrir com limão ou água oxigenada. Embeba neste líquido um algodão do tamanho da mancha e deixe-o sobre ela até desaparecer.


8-Manchas de tinta no mármore
Se as manchas forem recentes cubra-as com farinha. Depois retire-a e aplique água oxigenada a 20 volumes, adicionada com umas gotas de amoníaco. Esfregue energicamente com pó fino de pedra-pomes.


9-Manchas de tinta no nylon
O leite faz desaparecer instantaneamente as manchas de tinta no nylon.


10-Mancha de tinta nos tapetes
Coloque sob o tapete um mata-borrão grosso e esfregue a mancha com leite muito quente. Se não desaparecer passe-o com suco de limão. Espere que seque e retire o mata-borrão. Também pode utilizar essência de terebentina.









MOMENTO DE REFLEXÃO

Conta-se que um dia um homem parou na frente de um pequeno bar, tirou do bolso um metro, mediu a porta e falou em voz alta:

- Dois metros de altura por oitenta centímetros de largura.

Admirado mediu-a de novo. Como se duvidasse das medidas que obteve, mediu-a pela terceira vez. E assim tornou a medi-la várias vezes.

Curiosas, as pessoas que por ali passavam começaram a parar.

Primeiro um pequeno grupo, depois um grupo maior, por fim uma multidão.

Voltando-se para os curiosos o homem exclamou, visivelmente impressionado:

- Parece mentira! Esta porta mede apenas dois metros de altura e oitenta centímetros de largura, no entanto, por ela passou todo o meu dinheiro, meu carro, o pão dos meus filhos. Passaram os meus móveis, a minha casa com terreno. E não foram só os bens materiais. Por ela também passou a minha saúde, passaram as esperanças da minha esposa, passou toda a felicidade do meu lar.

- Além disso, passou também a minha dignidade, a minha honra, os meus sonhos e meus planos.

- Sim, senhores, todos os meus planos de construir uma família feliz, passaram por esta porta, dia após dia... Gole por gole.

- Hoje eu não tenho mais nada... Nem família, nem saúde, nem esperança.

- Mas quando passo pela frente desta porta, ainda ouço o chamado daquela que é a responsável pela minha desgraça. Ela ainda me chama insistentemente:

"Só mais um trago! Só hoje! Uma dose apenas!"

- Ainda escuto suas sugestões em tom de zombaria:

"Você bebe socialmente, lembra-se?"

- Sim, essa era a senha. Essa era a isca. Esse era o engodo. E mais uma vez eu caía na armadilha dizendo comigo mesmo:

- Quando eu quiser, eu paro.

- Isso é o que muita gente pensa, mas só pensa. Eu comecei com um cálice, mas hoje a bebida me dominou por completo. Hoje eu sou um trapo humano. E a bebida, bem, a bebida continua fazendo as suas vítimas.

- Por isso é que eu lhes digo, senhores:

- Esta porta é a porta mais larga do mundo!

- Ela tem enganado muita gente. Por esta porta, que pode ser chamada de porta do vício, de aparência tão estreita, pode passar tudo o que se tem de mais caro na vida.

- Hoje eu sei dos malefícios do álcool, mas muita gente ainda não sabe. Ou, se sabe, finge que não, para não admitir que está sob o julgo da bebida. E o que é pior, têm esse maldito veneno, destruidor de vidas, dentro do próprio lar, à disposição dos filhos.

- Ah, se os senhores soubessem o inferno que é ter a vida destruída pelo vício, certamente passariam longe dele e protegeriam sua família contra suas ameaças.

Visivelmente amargurado, aquele homem se afastou, a passos lentos, deixando a cada uma das pessoas que o ouviram, motivos de profundas reflexões.



Tudo em excesso faz mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário