Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 07/06/2015


Domingo, 07 de junho de 2015


“Você não pode escapar da responsabilidade do amanhã se esquivando dela hoje.” (Abraham Lincoln)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 3,20-35

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Quando Jesus foi para casa, uma grande multidão se ajuntou de novo, e era tanta gente, que ele e os discípulos não tinham tempo nem para comer. Os parentes de Jesus souberam disso e foram buscá-lo porque algumas pessoas estavam dizendo que ele estava louco. Alguns mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam:
- Ele está dominado por Belzebu, o chefe dos demônios. É Belzebu que dá poder a este homem para expulsar demônios.
Então Jesus chamou todos e começou a ensiná-los por meio de parábolas. Ele dizia:
- Como é que Satanás pode expulsar a si mesmo? O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído. Se uma família se divide, e as pessoas que fazem parte dela começam a lutar entre si, ela será destruída. Se o reino de Satanás se dividir em grupos, e esses grupos lutarem entre si, o reino não continuará a existir, mas será destruído.
- Ninguém pode entrar na casa de um homem forte e roubar os seus bens, sem primeiro amarrá-lo. Somente assim essa pessoa poderá levar o que ele tem em casa.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os pecados que as pessoas cometem ou as blasfêmias contra Deus poderão ser perdoados. Mas as blasfêmias contra o Espírito Santo nunca serão perdoadas porque a culpa desse pecado dura para sempre.
Jesus falou assim porque diziam que ele estava dominado por um espírito mau.
Em seguida a mãe e os irmãos de Jesus chegaram; eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Muita gente estava sentada em volta dele, e algumas pessoas lhe disseram:
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora, procurando o senhor.
Jesus perguntou: - Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Aí olhou para as pessoas que estavam sentadas em volta dele e disse:
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã e minha mãe.




Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO



Escribas e irmãos de Jesus se opõem ao seu projeto de Reino de Jesus, o novo Éden. A serpente/Satanás continua agindo.
O evangelho de hoje mostra Jesus na sua casa, a física e a dos pobres, por quem ele tinha especial apreço. Seus familiares, sabendo de suas ações, tentaram impedi-lo, condenando-o de louco. Antes que chegassem seus irmãos, os escribas já dão a sentença: “ele está possuído por Belzebu, bem como realiza tudo em parceria com Satanás” (v.22). Jesus se defende dizendo que as suas ações não podem ser feitas em parceria com quem já é seu inimigo, Satanás. Fazendo jogo com o substantivo Satanás, aquele que divide, assim como a serpente da primeira leitura, Jesus demonstra que um reino e uma casa divididos não podem subsistir. Assim como no paraíso, Deus condena a serpente, Jesus condena os escribas de blasfemadores do Espírito Santo, seu real parceiro na missão, e decreta que eles não terão perdão por tal atitude.

Nesse momento, Maria e os irmãos de Jesus chegam para se encontrarem com Jesus. Tendo a multidão impedido a passagem deles, Jesus, avisado do fato, declara em alto e bom tom que sua mãe e os seus irmãos são aqueles que fazem a vontade de Deus. A resposta de Jesus, dura em um primeiro momento, teve várias repercussões entre os intérpretes desse texto. Irmão, em hebraico ’ah, significa irmão de sangue, mas também parentes próximos, patrícios e vizinhos. São Jerônimo dirá que no evangelho trata-se de primos de Jesus. Os evangelhos apócrifos nos conservaram a tradição de que José, ao ser escolhido para casar-se com Maria era viúvo, tinha 90 anos e quatro filhos: Judas, Justo, Tiago e Simeão; e duas filhas: Lísia e Lídia. Quando Maria chegou à casa de José, ela logo se afeiçoou a  Tiago, o filho menor de José, que ainda sofria a ausência da mãe. Maria cuidou dele como mãe. O evangelho de Mateus fala, por isso, de Maria, a mãe de Tiago (Mt 27,56), embora não o fosse. Sendo assim, os irmãos de Jesus são de criação. Assim, Jesus, seguindo o mesmo trocadilho com o substantivo Satanás, quis dizer que os seus irmãos são também os que seguem os seus ensinamentos, povo e discípulos (as), inclusive sua mãe. Jesus não nega os seus irmãos, e tampouco sua mãe. Isso não era possível na cultura judaica. Irmão aqui quer dizer aquele que assume a causa, contrário a Satanás, aquele que divide, tornando-se uma serpente, assim como agiram os escribas.









VÍDEO DA SEMANA


O desamor é um contra testemunho Cristão- Pe. Fábio de Melo





https://www.youtube.com/watch?v=MaptNWacnoU








MOMENTO DE REFLEXÃO


Numa determinada floresta havia três leões.

Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse:

- Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei, mas há uma dúvida no ar: Existem três leões fortes. Ora, a qual deles devemos prestar nossa homenagem? Quem, dentre eles, deverá ser o nosso rei?

Os três leões souberam da reunião e comentaram entre si:

- É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido, uma floresta não pode ter três reis, precisamos saber qual de nós será o escolhido. Mas como descobrir?

Essa era a grande questão:

Lutar entre si eles não queriam, pois eram muito amigos.

O impasse estava formado. De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. Depois de muito discutirem tiveram uma idéia excelente. O macaco se encontrou com os três felinos e contou o que haviam decidido:

- Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na Montanha Difícil.

- Montanha Difícil? Como assim?

- É simples, ponderou o macaco. Decidimos que vocês três deverão escalar a Montanha Difícil. O que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos reis.

A Montanha Difícil era a mais alta da região.

O desafio foi aceito.

No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha Difícil para assistir a grande escalada.

O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os três foram derrotados?

Foi nesse momento que uma águia, idosa e sábia, pediu a palavra:

- Eu sei quem deve ser o rei.

Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.

- Mas como a senhora sabe? Todos gritaram para a Águia.

- É simples, continuou a sábia águia, eu estava voando entre eles, bem de perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha.

O primeiro leão disse: - Montanha, você me venceu!

O segundo leão disse: - Montanha, você me venceu!

O terceiro leão também disse que foi vencido, mas, com uma diferença. Ele olhou para sua dificuldade e disse:

- Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu seu tamanho final e eu ainda estou crescendo.

- A diferença, completou a águia, é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota e quem pensa assim é maior que seu problema: é rei de si mesmo, está preparado para ser rei dos outros.

Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão que foi coroado rei entre os reis.

Nas derrotas diga:

- Fui vencido, por enquanto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário