Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 12/06/2015


Sexta-feira, 12 de junho de 2015


“Pode-se enganar todas as pessoas por algum tempo e algumas pessoas durante todo o tempo. Mas não se pode enganar todo o mundo por todo o tempo.” (Abraham Lincoln)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 19,31-37

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Então os líderes judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos que tinham sido crucificados e mandasse tirá-los das cruzes. Pediram isso porque era sexta-feira e não queriam que, no sábado, os corpos ainda estivessem nas cruzes. E aquele sábado era especialmente santo. Os soldados foram e quebraram as pernas do primeiro homem que tinha sido crucificado com Jesus e depois quebraram as pernas do outro. Mas, quando chegaram perto de Jesus, viram que ele já estava morto e não quebraram as suas pernas. Porém um dos soldados furou o lado de Jesus com uma lança. No mesmo instante saiu sangue e água.
Quem viu isso contou o que aconteceu para que vocês também creiam. O que ele disse é verdade, e ele sabe que fala a verdade. Isso aconteceu para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem: "Nenhum dos seus ossos será quebrado." E em outro lugar as Escrituras Sagradas dizem: "Eles olharão para aquele a quem atravessaram com a lança."


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Reparem que o evangelho de hoje, faz uma pausa na sua seqüencia em virtude da comemoração do Sagrado Coração de Jesus. É uma pausa feita em dias de festa e nos remota a relembrar a crucificação do Senhor.
Um dado a ser inserido nesse comentário: a história contada sobre São Longuinho (ou Longuínos)? Sim o santo “dos três pulinhos”. Riso!
“(…) São Longuinho viveu no primeiro século, foi contemporâneo de Jesus Cristo e, de acordo com os raríssimos relatos a respeito da vida deste santo, dizem tratar-se do centurião na Crucificação, que reconheceu Cristo como o filho de Deus. Este centurião é identificado também como o soldado que ‘perfurou Jesus com uma lança’ (João 19, 34), provavelmente pelo fato do nome ser derivado do grego e significar ‘uma lança’ (…)”.
“(…) Conta-se que os crucificados tinham seus pés quebrados a fim de facilitar a retirada da cruz, mas quando chegou a vez de Jesus, o mesmo já estava com os pés soltos, e assim, ao invés de quebrar seus pés, um dos soldados perfurou o lado do seu corpo com uma lança. A água que saiu do lado de Jesus teria respingado em seus olhos, curando-o instantaneamente de uma grave doença nos olhos. Conseqüentemente, o soldado se converteu e, ao abandonar para sempre o exército e sua moradia, transformou-se num monge a percorrer a Cesárea e a Capadócia, atual Turquia”. (Trecho extraído da internet)
Será que no contexto da crucificação de Jesus alguém poderia imaginar algo que ainda poderia ser feito de maldade a Ele? Imagine a pessoa que ficou responsável para “atestar” se aquele que estava na cruz já estava morto com um lança? Imagine a dor dos presentes ao ver a cena?
O mito ou história da conversão desse soldado nos remota a pensar: Aquele que esta lá fora querendo entrar merece uma chance? Aos nossos olhos não sabemos como responder, pois sabemos apenas o que vimos ou ouvimos, mas Deus sabe tudo o que o levou até aquele local. Como diz uma amiga: “graças a Deus que O senhor não vê com nossos olhos as pessoas”.
Jesus é o Senhor do tempo e é também do último instante. Quantas pessoas tiveram suas vidas extremamente tortas e no último suspiro de vida, tocados pelo amor de Deus, pedem perdão aos que lhe acompanham? Quantas pessoas antes de partir, mesmo sem nada dizer, desciam lágrimas, declarando assim seu arrependimento e o claro pedido de perdão?
Ao soldado que ficou com essa terrível missão, como eu disse, possivelmente repudiada pelas pessoas que presenciaram, sobrou a misericórdia de Deus, pois Ele o conhecia bem. Já pensou nessa possibilidade: Será que passou por sua cabeça que sua missão geraria nas pessoas raiva, comoção e lágrimas? Será que foi obrigado a fazê-la como Cireneu quando carregou a cruz? Será que ele como outro soldado contado nos evangelhos, ao ver Jesus morrer e o céu se rasgar-se disse “Esse era verdadeiramente o filho de Deus”!?
A esses a quem não conhecemos suas histórias por completo Deus reserva promessas, promessas essas hoje atribuídas aos que acreditam nesse Coração divino que nos conhece além do que contam ou fofocam:
Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
Eu farei reinar a paz em suas famílias.
Eu os consolarei em todas as suas aflições.
Serei seu refúgio seguro durante a vida e sobretudo na morte.
Derramarei muitíssimas bênçãos sobre todas as suas empresas.
Os pecadores encontrão em meu Coração a fonte e o mar infinito da misericórdia.
As almas tíbias se tornarão fervorosas.
As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a grande perfeição.
Abençoarei Eu mesmo as casas onde a imagem do meu Coração estiver exposta e venerada.
Darei aos sacerdotes o dom de abrandar os corações mais endurecidos.
As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Coração e dele nunca serão apagados.
No excesso da misericórdia do meu amor todo poderoso darei a graça da perseverança final aos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos.
Até no último instante devemos acreditar! E no último instante estarmos preparados para responder de coração aberto ao pedido de perdão. A vida é cheia de voltas. Perdoar o cara da lança é permitir que ele tenha uma chance.
“(…) Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete“. (Mateus 18, 21-22)
Santo Coração de Jesus! Roga por nós!
Um imenso abraço fraterno!






CULINÁRIA


Cocada de Leite condensado

Ingredientes:
1 coco ralado ou 1 pacote de 100g de coco desidratado
1 lata de leite condensado
2 latas de açúcar

Modo de Preparo
Rale o coco. Junte em uma panela o coco, o açúcar e o leite condensado. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando mudar de cor (fica meio amarelado, veja foto 6) e soltar do fundo da panela, está no ponto.
Unte uma forma com manteiga e despeje a massa da cocada. Ainda quente marque os quadradinhos com uma faca. Depois de frio, destaque os quadradinhos e guarde a cocada em vidros bem fechados.



Sardinha Suprema

Ingredientes
02 sardinhas em lata (usei em óleo, mas pode ser a em molho de tomate)
03 batatas grandes em rodelas de 01 dedo de largura
01 cebola em rodelas médias
1/2 pimentão vermelho em rodelas finas
1/2 pimentão verde em rodelas finas
1/2 pimentão amarelo em rodelas finas
1/2 xícara de chá de água
sal e pimenta a gosto
azeite extra virgem
01 colher de café de corante de urucum

Modo de fazer: Retire as sardinhas da lada, retire a espinha do meio e parta os pedaços ao meio, reserve.

Em uma panela coloque uma colher de sopa de azeite, coloque o corante de urucum, leve ao fogo para incorporar, desligue. Na mesma panela monte da seguinte forma: pimentões, as batatas, cebolas e sardinha em quatro (01 lata), pimentões, batatas, cebola, sardinha partida em quatro (01 lata).

Na xícara de água coloque o sal e a pimenta picadinha, acrescente este mistura na panela, regando em todos os lados, regue com azeite extra virgem a gosto.

Leve ao fogo médio até cozinhar as batatas.

Sirva com arroz branco e salada verde.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Conta certa lenda, que um pintor famoso do século dezenove, ao receber a tarefa de pintar um mural para um cardeal, deparou-se com uma grande dificuldade:

Precisava pintar, no mesmo mural, uma figura humana que representasse a imagem do bem e outra que representasse a imagem do mal.

Tendo dificuldade para retratar as imagens do bem e do mal, interrompeu o trabalho no meio, até que conseguisse encontrar os modelos ideais.

Certo dia, enquanto assistia um coral, viu em um dos cantores a imagem perfeita do bem. Convidou-o para o seu ateliê, e reproduziu seus traços em estudos e esboços.

Passaram-se três anos.

A obra estava quase pronta, mas o pintor ainda não havia encontrado o modelo ideal que representasse o mal. O cardeal, responsável pela encomenda do mural, começou a pressioná-lo, exigindo que terminasse logo a obra.

Depois de muitos dias procurando, o pintor finalmente encontrou um jovem prematuramente envelhecido, bêbado, esfarrapado, atirado na sarjeta. Imediatamente pediu aos seus assistentes para que o levassem até seu ateliê.

O pintor copiava as linhas da impiedade, do pecado, do egoísmo, tão bem delineadas na face do mendigo que mal conseguia parar em pé.

Quando terminou, o jovem - já um pouco refeito da bebedeira - abriu os olhos e notou a pintura à sua frente. E disse, numa mistura de espanto e tristeza:

- Eu já vi este mural antes!

- Quando? - perguntou surpreso o pintor.

- Há três anos atrás, antes de eu perder tudo o que tinha. Numa época em que eu cantava num coro, tinha uma vida cheia de sonhos, e o artista me convidou para posar como modelo para a face do bem.

O Bem e o Mal têm a mesma face; tudo depende apenas da época em que cruzam o caminho de cada ser humano.


Olhe em sua volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário