Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 23/12/2014


Terça-feira 23 de dezembro de 2014


“O Natal começou no coração de Deus. Só está completo quando alcançar o coração do homem.”


EVANGELHO DE HOJE
Lc 2,1-14

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar--se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Queiroz

A mão do Senhor estava com ele.
Este Evangelho narra o nascimento de João Batista e a imposição do seu nome.
João significa em hebraico “favor de Deus”. Na mentalidade hebraica, o nome significa a missão de uma pessoa. João foi o último dos profetas do Antigo Testamento e na sua pessoa veio a resumir-se a série ininterrupta de favores de Deus ao povo eleito, orientando-o para o Messias. João teve o privilégio de ser o último precursor imediato do Messias, inclusive entrou em contato pessoal com ele.
O nome de sua mãe, Isabel, significa “Deus jurou”, isto é, ele cumpre fielmente as suas promessas. O nome de seu pai, Zacarias, significa “Deus pôs-se de acordo”. Os três protagonista do Evangelho de hoje constituem uma família de vocacionados, o que aliás todas as famílias são, cada uma para a sua missão específica. Esta teve a missão de criar um filho para ser profeta.
A mão do Senhor estava com João Batista, para protegê-lo sempre e para que ele crescesse e se desenvolvesse na direção do plano de Deus para o qual ele foi criado. Sua missão era muito importante: preparar o caminho para Jesus Jesus. Ele devia ser “uma voz que clama no deserto” (Lc 3,4).
João colaborou com a graça de Deus: foi para o deserto, fez penitência, anunciou a justiça e denunciou a injustiça. Foi corajoso, e por isso morreu mártir.
Também nós temos uma missão na terra, que é só nossa, como João Batista. Ele é um exemplo para nós. Na crisma, nós nos tornamos profetas de Cristo e membros ativos da sua Igreja. A mão do Senhor está conosco, como esteve com João Batista.
“A Boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus.” O primeiro gesto profético de João Batista foi, logo que nasceu, abrir a boca de seu pai Zacarias. O profeta abre os nossos ouvidos para ouvirmos os recados que Deus tem para nós e para o povo, abre os nossos olhos para vermos o mundo que nos rodeia com os olhos de Deus, e abre a nossa boca para dizer o que está certo (anunciar) e o que está errado (denunciar). Não é fácil fazer isso, mas a mão do Senhor está conosco.
O Novo Testamento começa com dois fatos humanamente impossíveis, e que por isso exigiram muita fé: uma senhora idosa dá à luz, e uma jovem fica grávida sem relação com um homem. O plano de Deus ultrapassa a nossa natureza, pois foi ele que a criou. Mas isso exige de nós muita fé.
Antífona do Ó: “Ó Emanuel: Deus-conosco, nosso Rei Legislador, Esperança das nações e dos povos Salvador: Vinde enfim para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!”
Certa vez, uma senhora foi assistir a uma peça teatral, e ao chegar em casa constatou que havia perdido um de seus brincos de brilhantes. Além do grande valor material dá jóia, havia também um valor sentimental, por tratar-se de herança de sua mãe.
Bastante aflita, telefonou para o gerente do teatro, perguntando se haviam encontrado a jóia durante a limpeza do salão. O gerente pediu-lhe que aguardasse na linha enquanto iria perguntar ao responsável pela limpeza do local. Ao encontrar o responsável, soube que a jóia havia sedo achada e guardada em um lugar seguro.
O gerente retornou ao telefone para dar a excelente notícia à senhora, mas, ela já havia desligado. Sem saber o nome da dona do brinco, aguardou que tornasse a ligar e até colocou um anúncio em um jornal, mas nunca mais teve qualquer notícia dela.
Aquela senhora era impaciente. Por causa de alguns minutos de espera, acabou perdendo a sua jóia preciosa. Muitos de nós agimos com Deus do mesmo jeito. Pedimos e já queremos logo a resposta. Deus atende, mas na hora certa e do jeito certo, os quais ultrapassam o nosso conhecimento.
A pressa é própria dos seres mortais. Como Deus não morre, ele não tem pressa. Nós também precisamos ter paciência diante dele, o que faltou para Zacarias, que pediu durante muito tempo a graça de ter um filho, e depois desanimou.
Que Maria Santíssima, a Rainha dos Profetas, e S. João Batista e seus pais, nos ajudem a ser também bons profetas e boas profetizas do Senhor, e a cumprir cada um de nós a nossa vocação específica.
A mão do Senhor estava com ele.





VIDA SAUDÁVEL


Respire fundo – hábitos simples garantem pulmões saudáveis


Por mais residentes que sejam, os pulmões merecem atenção.
"Em geral, as pessoas consideram tosse, falta de ar e chiado do peito como algo corriqueiro", diz o pneumologista Reynaldo Quagliato, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. No entanto, esses sinais costumam demonstrar problemas à vista. Aprenda alguns cuidados importantes para evitar complicações futuras. .
 Pratique exercícios físicos. Eles impedem o acúmulo de secreção no peito e garantem a boa ventilação dos pulmões. .
Fuja dos ambientes poluídos e muito secos. Procure não ficar muito tempo em lugares fechados que tenham ar-condicionado. Neles há grande quantidade de bactérias e outros agentes que podem irritar o aparelho respiratório. .
Evite mudanças bruscas de temperatura. O ar frio pode irritar o nariz e a faringe, provocando espirros e tosse. Além disso, dificulta a limpeza interna das vias respiratórias ao impedir que as células ciliadas mandem embora o muco cheio de germes. Isso facilita a ocorrência de inflamações. .
Para quem tem bronquite ou asma, uma boa dica é exercitar o diafragma e a musculatura toráxica. Técnicas de fisioterapia facilitam a expiração. .
Trate-se bem das gripes e rinites. Seus causadores, vírus e bactérias, podem encontrar uma brecha para chegar aos pulmões.
Fonte: Dr.Reynaldo Quagliato





MOMENTO DE REFLEXÃO


Herman e eu fechamos nossa loja e nos arrastamos para casa. Eram 11 horas da noite, véspera do Natal. Estávamos extremamente cansados. Tínhamos vendido todos os nossos brinquedos, exceto um, já embrulhado por um dos vendedores, que fora reservado mas a pessoa não retornou.

Na manhã de Natal, logo cedo, nosso filho de doze anos, Tom, abriu seus presentes e se divertia. Mas havia algo de estranho naquele Natal. Eu sentia uma persistente vontade, um desejo que parecia estar me mandando voltar à loja. Olhando para a calçada escorregadia lá fora, eu disse para mim mesma:
- Isso é loucura. Nada há a fazer lá.

Tentei despachar aquela vontade, mas ela não me deixava em paz. Aliás, ficava mais forte. Finalmente, eu não pude mais esperar e me vesti. Do lado de fora o vento era cortante e congelava meu rosto. Tateando, escorregando e deslizando, cheguei à loja.

Em frente, estavam dois meninos, um de aproximadamente nove anos e o outro de seis.
- Viu, eu não disse que ela viria? O mais velho disse jubiloso. O rosto do mais jovem estava molhado com lágrimas, mas quando ele me viu seu choro parou.

- O que vocês dois fazem aqui fora? Perguntei, me apresando à colocá-los para dentro da loja. Vocês deveriam estar em casa num dia como este!
- Estávamos esperando por você, respondeu o mais velho. Meu irmão não ganhou nada no Natal. Nós queríamos comprar um par de patins. É isso o que ele queria ganhar. Temos três dólares, disse puxando as notas de seu bolso.

Olhei o dinheiro. Olhei seus rostos cheios de expectativas. E então olhei ao redor da loja.
- Sinto muito, eu disse, mas não tem mais nenhum brinquedo! Então minha vista parou sobre aquele embrulho solitário na prateleira atrás do balcão.

- Espere um minuto, falei aos meninos.

Fui até o balcão, peguei o embrulho, abri e, milagre dos milagres, era um par de patins! Jimmy, o menino mais novo, correu para eles.
- Senhor, deixe que seja de seu tamanho. Pensei.

E milagre sobre milagre, eram do tamanho exato. O menino mais velho me entregou o dinheiro.
- Não, eu lhe falei, quero lhes dar estes patins e quero que usem seu dinheiro para comprar luvas.

Os meninos pareciam não acreditar, a princípio. Então os seus olhos tornaram-se brilhantes e sorrisos estamparam em seus rostos. O que vi nos olhos de Jimmy era uma bênção. Era pura alegria.


Saímos juntos da loja e, enquanto eu trancava a porta, me virei para o mais velho e perguntei,
- O que o fez pensar que eu viria?

Definitivamente eu não estava preparada para sua resposta. Seu olhar foi fixo e ele me respondeu suavemente:

- Eu pedi que Jesus enviasse você.

O calafrio na minha espinha não era de frio. Deus tinha planejado tudo isto.

Depois de acenar em despedida, voltei para casa para o Natal mais brilhante de minha vida.


Tradução SergioBarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário