Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 14/12/2014


Domingo, 14 de dezembro de 2014



"Uma vez perguntei : O que é mais importante ? Amar ou ser amado ? E então me respoderam : O que é mais importante para um pássaro? A asa esquerda ou a direita?"


EVANGELHO DE HOJE
Jo 1,6-8.19-28

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.


Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus para falar a respeito da luz. Ele veio para que por meio dele todos pudessem ouvir a mensagem e crer nela. João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz.
Os líderes judeus enviaram de Jerusalém alguns sacerdotes e levitas para perguntarem a João quem ele era. João afirmou claramente:
- Eu não sou o Messias.
Eles tornaram a perguntar:
- Então, quem é você? Você é Elias?
- Não, eu não sou! - respondeu João.
- Você é o Profeta que estamos esperando?
- Não! - respondeu ele.
Aí eles disseram a João:
- Diga quem é você para podermos levar uma resposta aos que nos enviaram. O que é que você diz a respeito de você mesmo?
João respondeu, citando o profeta Isaías:
- "Eu sou aquele que grita assim no deserto: Aplainar o caminho para o Senhor passar."
Os que foram enviados eram do grupo dos fariseus; eles perguntaram a João:
- Se você não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta que estamos esperando, por que é que você batiza?
João respondeu:
- Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele.
Isso aconteceu no povoado de Betânia, no lado leste do rio Jordão, onde João estava batizando.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Estamos iniciando a terceira semana do Advento, e este domingo é dedicado a mensagem trazida por João Batista. O que quer dizer para você a frase: "Aplainai o caminho do Senhor." Será que esta é uma missão restrita apenas àquele homem que antecedeu Jesus, e não tem nada a ver conosco? Será que "aplainar o caminho" é tão somente nivelar o terreno, para que o Senhor caminhe com tranqüilidade? O que está nas entrelinhas da missão de João Batista e o que ela tem de especial para ser relembrada logo hoje?
Estamos a 10 dias do Natal. Você já deve ter percebido que em quase todos os lugares por onde Jesus iria passar, Ele enviava discípulos para anunciar a sua chegada, a fim de que as pessoas daquele lugar começassem a se preparar psicologicamente para algo importante. Em 10 dias irá acontecer algo muito importante, o nascimento do nosso Senhor! Por isso foi necessário alguém ser enviado antes: para nos preparar psicologicamente. João veio para aplainar o caminho de Jesus. E o que significa "aplainar" nessa linguagem metafórica utilizada pelo profeta Isaías, e depois por João Batista?
Aplainar um caminho não é trabalho fácil... Há alguns anos foi iniciada a obra de duplicação da rodovia que liga Recife – João Pessoa – Natal. São quase 300 quilômetros de estrada. A previsão inicial de término era de 4 anos. Já estamos no final do 3º ano de obras, e ainda não foi entregue nem um pedaço de pista duplicada! Será que não estão trabalhando? Pelo contrário! Trabalham dia e noite! O que acontece é que não é fácil aplainar o caminho. A estrada tem muitos altos e baixos, partes que o solo é impróprio para suportar o asfalto e o peso dos carros, lugares onde são necessárias pontes, aterros, viadutos, redutores de velocidade... enfim, é um trabalho difícil, mas extremamente necessário, pois é através desses caminhos que as pessoas poderão circular com mais segurança, e as longas distâncias poderão ser percorridas em menos tempo.
Mas que caminho João tinha a missão de aplainar? O caminho que leva ao nosso coração e à nossa mente. Quantas vezes estes caminhos estão completamente obstruídos por culpas, preconceitos, raivas, ressentimentos, orgulho... Sentimentos assim não permitem o acesso a nós, e isso é muito grave!!!
A culpa nos leva à auto-condenação, e antes que alguém nos condene, nós já nos excluímos, nem dando a oportunidade da outra pessoa se aproximar! O preconceito nos impede de conhecer outra realidade: "Não conheço e não gostei!" E nos torna limitados, presos em uma redoma. A raiva e o ressentimento nos deixam cegos... o tempo que durar a raiva ou o ressentimento, nós não conseguimos aproveitar plenamente as coisas boas que nos acontecem. Não conseguimos nem sorrir de verdade... E o orgulho é o contrário da humildade, e quem não é humilde para reconhecer que também é passível de erros, não é livre para receber a grande Novidade que está para chegar!
E então, o que está obstruindo a passagem para a sua mente e o seu coração? Qual o obstáculo que lhe impede de aproveitar o Natal que está se aproximando? Se sente culpado por algo que fez (ou deixou de fazer)? Deixe para trás o que passou, procure tirar as lições, e faça o possível para remediar o problema, na medida do possível. Seu problema é o preconceito? Procure não condenar mais, muito menos sem antes conhecer a outra realidade. Você está ressentido, chateado? Liberte-se dessa prisão que você criou para você e para a outra pessoa! Seu problema é o orgulho? Não tem coragem de admitir suas fragilidades? Lembre-se que os materiais mais duros são também os mais frágeis, e os mais flexíveis são os mais difíceis de quebrar...
Mas você acha que os caminhos em torno de você estão livres e acessíveis? Então tome para si o papel de João, e procure aplainar os caminhos de outras pessoas, para que quando o Senhor chegar, Ele tenha acesso mais fácil... Há muitas pessoas precisando de nós, esperando ajuda para preparar o terreno... inclusive dentro de nossas casas...

jailsonfisio@hotmail.com




VÍDEO DA SEMANA

O coração muda depois que a cabeça pensa diferente - Padre Fábio de Melo





MOMENTO DE REFLEXÃO


Este é o começo de uma jornada que vai durar a vida inteira...
É assim a grande luta da vida, o combate que dura para sempre, seja contra o alcoolismo, contra o tabagismo, a obesidade, a anorexia, a bulimia, o gasto compulsivo, as más tendências, seja a de mentir, de adorar um fuxico, de contar vantagem, o orgulho, a vaidade excessiva, a inveja negativa, ou seja, todas as nossas inclinações para o vício demoram mais do que ao tempo que a maioria está disposta a gastar no combate.
Por isso muitos fracassam, o ex-fumante volta a fumar, o ex-alcoólatra escorrega no primeiro copo, o mentiroso conta uma mentirinha, o gastador não resiste a liquidação, o obeso ataca a geladeira depois de mais de 2 meses de dieta de esquimó, o bulímico volta a ter crises. O segredo está em não subestimar o inimigo, seja ele o menor dos vícios, para quem vive o problema é algo maior que a compreensão humana.

Se hoje é o dia que você decidiu exterminar o vício que te prende ao mesmo lugar de sempre, da bebida ao cigarro, da obesidade à anorexia, não importa, hoje você é o dono da sua vontade, é quem manda, mas tem que saber que começa uma longa jornada, que vai perdurar até o último suspiro da sua vida, por isso, não relaxe, não desdenhe o inimigo, esteja atento, incentive-se, descubra a sua capacidade de vencer, feche os ouvidos para os pessimistas que sempre vão duvidar de você. O mais importante é que você não duvide da sua capacidade.

Hoje, no inicio da sua luta, seja ela qual for, imagine-se subindo na bicicleta pela primeira vez sem rodinhas, seu pai lhe empurrou e você sentiu confiança, a primeira pedalada é tímida, medrosa, desequilibrada, mas depois, vem a segunda, a terceira, e você consegue equilibrar-se e descobre que o melhor da bicicleta é a sensação de poder que você começa a sentir e que  nunca mais vai esquecer.

A vitória já é sua, é só acreditar.


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário