Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 10/12/2014


Quarta-feira, 10 de dezembro de 2014


“Aqueles que tornam impossível uma revolução pacífica tornam inevitável uma revolução violenta. “(J. F. Kennedy)


EVANGELHO DE HOJE
Mt 11,28-30

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.


Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28"Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Vinde a mim todos vós que estais cansados.
No Evangelho de hoje, Jesus nos faz um maravilhoso convite: para nos aproximarmos dele quando estivermos cansados ou desanimados. Ele nos confortará, prometeu. Jesus é um amigo de todas as horas, mas especialmente das nossas horas mais difíceis. Um amigo que quer ajudar, e pode porque é Deus.
“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.” Como que é uma pessoa mansa e humilde: é pacífica, acolhedora, paciente, compreensiva, alegre e serviçal. As pessoas não precisam se preparar para se aproximar delas, porque sabem que sempre serão bem acolhidas e compreendidas. As crianças são as primeiras a conhecerem essas pessoas, e logo as procuram.
Por outro lado, há pessoas que são de difícil relacionamento. Você ensaia, ensaia, para falar algo com elas, e mesmo assim se dá mal às vezes.
“O meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Quando estamos cansados de carregar o pesado jugo do mundo, Jesus nos convida a nos aproximarmos dele. Além de suave, o seu jugo nos leva para o céu. Alias, o Evangelho nem é jugo, nós é que temos essa impressão, devido à nossa inclinação ao pecado.
“O Senhor corrige a quem ama e castiga a quem aceita como filho” (Hb 12,4). “Eu repreendo e educo aos que amo” (Ap 3,10). É justamente o amor que Deus tem por nós que o leva a nos impor o seu suave jugo.
E Jesus não mudou este seu comportamento, mesmo nas suas horas mais difíceis, que foram a condenação e a morte. “Jesus, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1).
“Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e assumiu os nossos sofrimentos. Foi castigado por nossos crimes. Nós fomos curados, graças aos seus padecimentos. O justo justificou a muitos” (Is 53,4). A nossa salvação foi o principal gesto de amor de Jesus.
“Cristo morreu pelos pecadores, o justo pelos injustos, a fim de os conduzir a Deus” (1Pd 3,18). Amar quem é bom, até que não é muito difícil. Mas amar um inimigo e um injusto é difícil. Jesus nos amou quando éramos ruins, e este seu amor nos tornou bons.
E ele nos pede para imitá-lo: “Irmãos, tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus que, sendo rico se fez pobre por amor de vós!” (Fl 2,5). “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.” Queremos imitar o Senhor, tendo a virtude da benignidade, que é o amor às pessoas fracas, que cometem erros ou que nos ofendem.
Ninguém é totalmente ruim, nem totalmente bom. Só do demônio é totalmente ruim, e só Deus é totalmente bom. Mas a nossa benignidade para com os ruins é um forte convite a se tornarem melhores. E assim o mundo vai melhorando ao nosso redor.
Certa vez, uma moça da roça foi para a cidade grande estudar. Lá começou a andar com más companhias e a sua cabeça começou a mudar. Não era mais aquela jovem de olhos brilhantes e sorriso estampado no rosto, como antes.
Os pais perceberam tudo e começaram a escrever freqüentemente a ela. Eram cartas com palavras de carinho e orientação. A menina foi guardando as cartas, mas estava difícil deixar o mau caminho.
Preocupados, os pais pediram ao filho mais velho, ainda solteiro, que fosse morar com ela. Ela deixou a república onde morava e os dois foram morar num pequeno apartamento.
Com a ajuda do irmão, a jovem logo abandonou as más companhias e recuperou a felicidade. Alguns colegas do grupo de jovens da paróquia começaram a freqüentar o apartamento, aprofundando uma amizade saudável e gostosa. E os pais continuaram escrevendo cartas, pois naquele tempo o telefone era difícil.
Quando terminou a faculdade, na festa de formatura, aquela moça fez uma surpresa para seus pais. Entregou a eles um belo álbum, onde estavam todas as cartas que eles lhe tinham escrito durante o curso. Ao lhes entregar o presente, ela lhes disse emocionada: “Aqui está o meu caminho”.
Deus também não nos abandona, quando erramos. Ele mandou para a humanidade pecadora inúmeras cartas, que são os livros da Bíblia. Depois nos mandou seu próprio Filho, que veio morar conosco. E ele nos convida: Vinde a mim!
O fardo imposto pelo amor e acolhido com amor, não pesa. A mãe não vê como peso o seu trabalho, que começa de manhã e termina à noite. Que Maria Santíssima nos aproxime mais do seu Filho, para carregar o seu suave jugo.
Vinde a mim todos vós que estais cansados.





CURIOSIDADES

Você sabia?

1-De acordo com estudo científico, ateus e agnósticos são mais propensos a agir por compaixão do que pessoas religiosas.


2-Você aprende um novo idioma mais rápido através de músicas


3-Um buraco negro é um objeto massivo onde a gravidade é tão grande que acontece um fenômeno designado por dilatação gravitacional do tempo. Tal facto faz com que o tempo pare num buraco negro. Isso forma um horizonte de eventos que delimita o ponto sem retorno. Se um objeto, ou até mesmo a luz, o ultrapassa, nunca mais reaparecerá. Essa é a definição básica de acordo com a teoria da relatividade geral de Einstein.


4-Em 1985, mais de 100 salva-vidas foram a uma festa New Orleans, onde estava sendo comemorada a temporada de verão sem nenhum afogamento na região. Todo a diversão daquela noite envolvia algumas bebidas e se passaria na piscina municipal.
No final da festa, Jerome Moody foi encontrado na piscina afogado! Rapidamente, os salva-vidas tentaram revivê-lo, mas ele já estava há muito tempo dentro da água. O morto não era um salva-vidas, mas, naquele dia, além dos 100 ótimos nadadores no local, haviam quatro salva-vidas cuidando da piscina para evitar problemas. Mesmo assim, a temporada em New Orleans não acabou zerada.


5-Mark Zuckerberg já foi capitão da equipe de esgrima no ensino médio.


6-Excesso de lição de casa pode piorar as notas e o desempenho escolar do aluno, diz estudo.


7-Cientistas da Universidade do Cairo estudaram a reação do odor da gasolina nas pessoas e descobriram que ele é capaz de torná-las mais agressivas.


8-O melhor Aeroporto do Mundo atualmente é o Aeroporto de Changi, em Cingapura. Ele possuí áreas de relaxamento, jardins variados, cinema e até piscina.


9-O Guarda chuva foi inventado para proteger as pessoas do sol.


10-Crianças que apanham ou ouvem gritos dos pais têm maior risco de câncer e doença cardíaca.


11-A Disney World, na Florida abriu ao público em 1971. O parque de diversões era o maior do mundo. Custou 400 milhões de Euros e durante o primeiro ano o número de visitantes não foi o esperado. Apenas 10.000 pessoas visitaram o parque nesse ano. Hoje em dia, o parque recebe 10.000 visitantes por dia.


12-Quando Katy Perry quando vai fazer show ela sempre pede que as paredes de seu camarim sejam rosas, e que haja duas cadeiras em forma de ovo.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Em uma praça pública havia um jardim que era cuidado por três jardineiros.
Um no período da manhã, outro à tarde, e outro à noite.
Notava-se que no período da manhã, mesmo com o amanhecer, com os pássaros em festa, as flores daquele jardim não mostravam alegria, não transmitiam auto-estima, não encantavam como deveriam encantar aquele pedaço de chão.
O mesmo acontecia à tarde, com o sol despedindo-se, os pássaros querendo aproveitar o máximo do seu esplendor por mais pouco tempo, as flores continuavam tristes, não mostravam aos que ali freqüentavam vida, alegria, paz.
Já à noite era diferente, as flores mostravam brilho, via-se em cada flor um encantamento diferente, aquele jardim parecia em festa, as flores abriam-se mais, na imaginação dos que ali freqüentavam elas estavam em festa, brincavam como crianças, faziam roda, corriam a brincar de esconde-esconde, sentavam a pilheriarem, era uma festa aquele jardim, o público encantava-se com aquele local à noite, e a freqüência daquele lugar começou a ser maior à noite, os casais de namorados, os velhos, os senhores, sentavam, passeavam por aquele lugar, aquele instante ali lhes transmitia paz que vinha das plantas que ali viviam.
Comunicado sobre este fato o administrador público quis saber por que o fluxo de pessoas à noite era maior naquele local, e em pesquisa soube que à noite o jardim era melhor, mostrava-se em vida, havia dança das flores, elas se doavam mais ao público, ofertavam a quem ali estivesse o mais puro sorriso, se é que planta sorri.
Com estes relatos o administrador colocou fiscais disfarçados de freqüentadores comuns naquela praça, queria saber como eram tratadas as plantas nos períodos da manhã, tarde e noite, e lá ficaram os fiscais.
Pela manhã o primeiro encarregado do jardim chegou, colocou água nas plantas, recolheu o excesso de folhas caídas das árvores, limpou o local, fez seu trabalho normal até completar o seu turno.
À tarde, chegando o segundo encarregado, fez o mesmo, colocou água, recolheu as folhas que haviam caído no período da manhã, limpou o local, completou seu turno e se foi.
O terceiro encarregado do local chegou, ao chegar fez logo uma festa, ao passar por cada planta a chamava pelo nome, ao sentir alguma triste conversava com ela, lhe fazia gracejos.
Confessava-se por ela apaixonado, limpava-as, ao regá-las conversava com as mesmas, chegava até a beijar algumas transmitindo amor sincero e grande afeição, não descuidava um instante de estar passando por todas, dizendo “estou aqui, alegre-se, eu te protejo”, “esteja bela para mim como sempre estarei para você”, era uma festa, era uma prova inequívoca de amor dedicado pelo jardineiro às suas plantas e elas em retorno lhe ofertavam o mais profundo amor, e nesta oferta, indiretamente a outros também era ofertado, a alegria daquele local passava a ser transmitido a todos e todos ali se sentiam bem, as plantas sem movimentos labiais, sem se deixarem ver em correrias, em risos estrondosos, paradas, em seu canto, fixas ali, de alguma forma demonstravam carinho, demonstravam felicidade, amor.
Amados, assim é Deus no jardim da nossa vida.
Muitos chegam a Ele em frases repetidas, em coração duro.
Oram por orar, rezam por rezar, balbuciam palavras que não vêm do coração.
Já outros se alegram no canteiro de Deus, alegram-se em buscar sua presença, são servos fiéis, a presença do Senhor Deus para esses é tudo, esses se sentem alegres, pois sabem que em Deus estão protegidos, seu rosto transmite amor, paz, refrigério a tantos quantos o olhem e o busquem.
Você, amado, como está cuidando do seu jardim, que é teu coração? Como você está cuidando da flor principal? Será que ela está plantada nele? Reside nele o Cristo Jesus, salvador nosso? Como está cuidando você das outras flores? A felicidade, o amor, a ternura, a paz? Como estão sendo regadas por ti? Será que a erva daninha, a maldade, a injúria, a calúnia, a raiva não tomam lugar e sufocam as flores preciosas?
Que Deus sempre te proteja. Amém.


Wilame L. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário