Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 18/12/2014


Quinta-feira, 18 de dezembro de 2014


“Sugestões de presentes para o Natal: Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, respeito.” (Oren Arnold)


EVANGELHO DE HOJE
Mt 1,18-24


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.


18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.
20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados”.
22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.
24Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi.
Neste Evangelho, nós vemos que foi pela paternidade legal de José que Jesus entrou na linhagem davídica, cumprindo-se a profecia de Jeremias, que está na primeira Leitura da Missa de hoje: “Farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranqüilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa justiça’” (Jr 23,5-6).
Ontem começamos a nossa preparação próxima para o Natal. Agora a nossa atenção para o protagonista da festa, Jesus, que é o aniversariante. A preocupação é mostrar que Jesus veio do alto: “Ela conceberá pela ação do Espírito Santo”, disse o anjo a José.
Como conciliar “veio do alto” com “descendente de Davi”? O Evangelho de hoje responde a essa pergunta. Foi através da descendência legal de Davi.
José e Maria estavam já prometidos em matrimônio; e aconteceu que, antes de viverem juntos, ela esperava um filho. Os esponsais, que precediam o casamento tinham entre os judeus a categoria de um compromisso matrimonial firmado. Daí a linguagem do anjo: “Maria, tua esposa”.
Tudo indica que Maria tinha contado tudo a José. A dúvida dele não era a respeito de Maria, mas em relação a si mesmo: qual é o seu papel nesse mistério? Ele não queria atrapalhar, ficando com Maria e assim passando a idéia de que é o pai da criança. Por isso, decidiu abandonar Maria. Mas o anjo esclarece tudo: “Não tenhas medo de receber Maria como tua esposa... e tu lhe darás o nome de Jesus”. Pela lei judaica, quem dá o nome para a criança é o seu pai perante a Lei. A palavra Jesus significa “Deus salva”, ou “Salvador”.
Se José rompesse o matrimônio sem fugir em segredo, teria apenas duas saídas, perante as leis do país: 1) Dizer que ele era o pai da criança, o que seria uma mentira e atrapalharia o plano de Deus. 2) Dizer que não era o pai da criança, o que levaria Maria a ser condenado como adúltera. – O anjo veio mostrar-lhe uma terceira saída: perante a lei ele é o pai, mas só perante a lei, não de fato.
“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.” Esta é a revelação principal, e o dado de fé, que está no Evangelho de hoje.
É assim que S. José se liga com a dinastia messiânica: não só por razão de genealogia, mas, e sobretudo, pelo dinamismo da obediência da sua fé, que o impulsiona a aceitar uma missão obscura e sem brilho especial, mas muito importante nos planos de Deus sobre a salvação humana.
Sem ceder à tentação do abandono, o justo José entrou na radiante obscuridade do mistério de Deus. A sua estatura humana agiganta-se a partir da fé que o animou. No advento, ele sobressai como modelo bíblico de fé.
A vida de cada um de nós é vocação, projeto e prova de Deus. E deve ser também resposta incondicional a ele, mesmo na obscuridade da fé, confiando em Deus.
José e Maria tiveram um enorme respeito pela criança, mesmo antes de nascer, porque era Filho de Deus. Todos nós, pela Encarnação, somos também filhos e filhas de Deus. Tocar na pessoa humana é tocar no coração de Deus. Principalmente se ainda não nasceu e está dentro da mãe, pois está completamente indefesa.
A Antífona do Ó de hoje é: “Ó Adonai, guia da casa de Israel, que aparecestes a Moisés na sarça ardente e lhe destes vossa lei sobre o Sinai: vinde salvar-nos com o braço poderoso!”
Certa vez, no dia do Natal, um menino entrou na igreja e foi direto ao presépio. Lá, ele disse ao Menino Jesus: “Desculpe, Jesus, hoje é o seu aniversário e eu não trouxe nenhum presente!” Jesus, então, resolveu conversar com ele. Disse assim: “Mas eu gostaria que você me desse três presentes!” “Como, se eu não tenho?” respondeu o menino. “Tem sim” – disse Jesus – “O primeiro presente que eu quero é o último desenho que você fez na escola”. “Iii, Jesus! Bem aquele? Ninguém gostou dele, e a professora deu nota zero!” “Por isso mesmo” – disse Jesus – “Quero que você me dê tudo aquilo que os outros não gostaram, e também o que deixa você triste ou frustrado. Outro pres que eu quero é o seu prato”. “Eu o quebrei” – interrompeu o garoto. “Justamente por isso” – continuou Jesus – “Vou consertá-lo. Eu conserto tudo o que quebra em sua vida. E a última coisa que quero de presente é a resposta que você deu para sua mãe, quando lhe perguntou pelo prato”. Nessa hora, a criança pôs a mão do lado da boca e falou baixinho: “Eu menti para ela!” “Eu sei” – respondeu Jesus – “Mas eu quero que você traga sempre para mim o que em você está errado: maldades, mentiras, preguiça... Não quero que você carregue essas coisas. Quero libertar você, a partir de hoje, de tudo o que pesa em você. Combinado? O meu aniversário é um dia especial para fazermos um trato: quero que você tenha a minha alegria, a minha paz, a minha verdade, a minha vida plena, e o meu amor, para cada dia do ano que vai começar.” Nesta hora, o garoto sorriu e falou emocionado: “Obrigado, Jesus. Assim eu terei não só um ano novo, mas a vida toda muito feliz”.
Essa história descreve a pura verdade. O melhor presente que damos a Jesus são os nossos pecados, pois para isso que ele veio, para libertar-nos desses pesos. Você já se confessou no advento?
Que aprendamos de Maria e José, entre tantas outras virtudes: 1) O respeito ao plano de Deus. 2) Proteger a vida humana antes de nascer. 3) Não julgar ninguém. 4) Proteger as pessoas que vivem mais perto de Deus. 5) A dedicação ao trabalho. 6) Obedecer a Deus, mesmo não entendendo. Todos os personagens do advento – Jesus, Maria, João Batista e o profeta Isaías – obedeceram a Deus, mesmo sem entender direito. Não só eles, mas todos os que dão o passo da fé e querem ser continuadores de Cristo no meio da humanidade.
Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi.







MUNDO ANIMAL


Cães e donos: cara de um, focinho do outro?


Será que a convivência pode tornar o bicho de estimação parecido com o dono? Muitos especialistas e pesquisadores acreditam que sim. Embora o instinto seja predominante no comportamento dos animais, hábitos são construídos no dia a dia, moldando a personalidade do cachorro.
Publicada em julho deste ano, uma pesquisa científica realizada na Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, indica que os cães imitam as atitudes de seus tutores e guardam as informações para repetições futuras. Adám Miklósi e Claudia Fugazza, autores do estudo, realizaram testes com oito animais. Na primeira parte do exercício, os bichos eram incitados pelos donos a repetir suas ações, como andar em volta de um cone. Depois de serem levados para se distrair, os peludos eram submetidos novamente às situações inciais e conseguiam repetir os mesmos movimentos, dessa vez sem receber instruções.
Já o médico veterinário Ricardo Tubaldini, que atende em São Paulo e escreve para o site CachorroGato, afirma que todo comportamento dos cães de estimação é baseado em ação e reação. Logo, é possível que eles adquiram, sim, hábitos dos tutores. Ele diz que, por esse motivo, a discussão sobre convivência e semelhança, que também existe em relação a seres humanos, ganha ainda mais força quando se trata de animais.
A capacidade de um cão imitar seu tutor pode ser observada em situações comuns, como na hora de comer. Mesmo que não se trate de uma ração adequada ou de um apetitoso osso, os pets frequentemente se encantam com as refeições de seus humanos e tentam devorá-las!
“Em um ambiente natural, sem a interferência de pessoas, certamente um cão não sentiria vontade de engolir um pé de alface. Mas ao ver seu dono comendo, ele tem o desejo de comer a mesma coisa”, diz Tubaldini.

Variação de humor

O humor do cachorro também sofre influência do ambiente e do convívio. Segundo o especialista, o tipo de tratamento dado aos peludos determina o espírito do animal. Cães pequenos, por exemplo, que passam boa parte do tempo no colo, podem ter tendência a se tornarem agressivos com estranhos, por entenderem que precisam de proteção integral.
Algo semelhante pode ser notado nos mascotes de grande porte que, ao contrário dos menores, ficam trancados em canis, separados dos moradores e dos visitantes da casa. Às vezes, os próprios donos atribuem um temperamento agressivo a cachorros maiores, mesmo que o bicho ainda não tenha dado sinal de braveza. Quando chegam convidados à casa, por exemplo, os tutores separam o pet das pessoas. “Ele vai associar aquela cena a uma proibição à interação com aqueles indivíduos, que representam uma ameça”, diz Ricardo Tubaldini.

Educar é preciso!

Todas essas observações de especialistas servem para os tutores ficarem atentos à educação dos peludos. É importante lembrar que os companheiros de quatro patas têm de passar pelo processo de socialização desde filhotes, para que saibam lidar com diferentes tipos de indivíduos.
Também é essencial que o donos corrijam atos inapropriados. Ignorar ou rir do mau comportamento estimula a repetição pelo cãozinho. “Os tutores precisam entender que, na relação entre humano e cachorro, há apenas duas opções: ou o animal é dominado ou ele é dominante. A educação do mascote serve para determinar isso”, diz Tubaldini.






MOMENTO DE REFLEXÃO


A mente humana grava e executa tudo que lhe é enviado, seja através de palavras, pensamentos ou atos, seus ou de terceiros, sejam positivos ou negativos, basta que você aceite-os. Essa ação sempre acontecerá, independente se traga ou não resultados positivos para você.

Um cientista queria provar essa teoria.

Precisava de um voluntário que chegasse às últimas consequências. Conseguiu um em uma penitenciaria.

Era um condenado à morte que seria executado na cadeira elétrica e propôs a ele o seguinte:
"Participaria de uma experiência científica, na qual seria feito um pequeno corte em seu pulso, o suficiente para gotejar seu sangue até a gota final."

Ele teria uma chance de sobreviver, caso o sangue coagulasse.

Se isso acontecesse, seria libertado; caso contrário, faleceria pela perda do sangue. Porém, teria uma morte sem sofrimento e sem dor.

O condenado aceitou, pois era preferível desse jeito à morrer na cadeira elétrica e ainda teria uma chance de sobreviver.

O condenado foi colocado em uma cama alta, dessas de hospital e amarram seu corpo para que não se movesse. Vendaram seus olhos e fizeram um pequeno corte em seu pulso. Abaixo do pulso, foi colocada uma pequena vasilha de alumínio.

Foi dito ao condenado que ouviria o gotejar do sangue na vasilha.

O corte foi superficial e não atingiu nenhuma artéria ou veia, mas foi o suficiente para sentisse que seu pulso fora cortado. Sem que ele soubesse, debaixo da cama, tinha um frasco de soro com uma pequena válvula. Ao cortarem o pulso, abriram a válvula do frasco para que acreditasse que era o sangue dele que estava caindo na vasilha de alumínio.

Na verdade, era o soro do frasco que gotejava!

De dez em dez minutos, o cientista, sem que o condenado visse, fechava um pouco a válvula do frasco e o gotejamento diminuía.

O condenado acreditava que era seu sangue que diminuía. Com o passar do tempo, foi perdendo a cor e ficando mais pálido.

Quando o cientista fechou por completo a válvula, o condenado teve uma parada cardíaca e faleceu, sem ter perdido sequer uma gota de sangue!

O cientista conseguiu provar que a mente humana cumpre, exatamente, tudo que é enviado e aceito pelo seu hospedeiro, seja positivo ou negativo e que sua ação envolve todo o organismo, quer seja na parte orgânica ou psíquica.

Essa história é muito triste, mas é um alerta para filtramos o que enviamos para nossa mente, pois ela não distingue o real da fantasia, o certo do errado; simplesmente grava e cumpre o que é enviado.

Quem pensa em fracassar, já fracassou mesmo antes de tentar.


Somos o que pensamos e acreditamos ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário