Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 02/09/2014



Terça-feira, 02 de setembro de 2014

“A felicidade acontece quando o que você pensa, diz e faz estão em harmonia." (Mahatma Gandhi)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 4, 31-37


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Queiroz


Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar.
Este Evangelho trás para nós a belíssima cena de Jesus curando o homem surdo e que falava com dificuldade.
O texto começa dizendo: “Jesus saiu de novo...” Jesus caminhava, ia atrás do povo, não ficava parado. Ele não ficava esperando que as pessoas fossem até ele. O amor nos dá esse dinamismo. Como é importante nós também aproveitarmos a nossa saúde e tempo disponível para nos movimentarmos, indo até as pessoas que precisam da Água Viva, da Boa Nova de Cristo!
Quando Jesus atravessava uma região, trouxeram-lhe “um homem surdo, que falava com dificuldade”. Geralmente os surdos têm deficiência na conversa, porque a nossa fala depende da audição.
Na área espiritual é a mesma coisa: as pessoas que não ouvem a Palavra de Deus, acabam não ouvindo também os apelos da realidade que as cerca, e conseqüentemente tornam-se mudas, não falando a palavra certa na hora certa. Não ficam indignadas com nada; passam pela vida sem influenciar, indo na onda da sociedade de consumo.
Uma Comunidade que não ouve corretamente a Palavra de Deus, confrontando com a realidade do seu meio, também se torna muda, não fala nem faz nada de transformador, em direção ao Reino Deus.
Jesus, no seu primeiro discurso na sinagoga de Nazaré, disse que veio para abrir os olhos dos cegos, dar audição aos surdos e libertar os oprimidos, anunciando o ano da graça do Senhor (Cf Lc 4,18-19).
Muitas pessoas são como aquelas que Jesus citou na parábola do samaritano: passam ao lado do irmão ferido e fecham os olhos para não ver. Ou então, como o rico da parábola: vivem uma vida inteira ao lado do Lázaro e não se tocam. Não existe nada mais forte para tapar os ouvidos, os olhos e a boca das pessoas, do que o apego às riquezas.
Jesus “olhando para o céu, suspirou e disse: ‘Efatá’, que quer dizer: Abre-te!” Recordando esta cena, no nosso batismo o padre fez um gesto parecido: colocou a mão nos nossos ouvidos e na nossa boca, e disse: “Efatá!”
Quando o povo hebreu era escravo no Egito, Deus apareceu para Moisés e disse: “Eu vi a opressão de meu povo no Egito, ouvi os gritos de aflição diante dos opressores e tomei conhecimento de seus sofrimentos, e desci para libertá-los” (Ex 3,7-8). Deus tem os olhos e os ouvidos abertos. Assim como chamou Moisés, ele chama os seus filhos e filhas, em todos os tempos e lugares, a fim de libertarem o seu povo. Deus ama o seu povo, e não quer vê-los como ovelhas sem pastor.
“Jesus afastou-se com o homem para fora da multidão”. É interessante que a primeira coisa que Jesus fez com o homem foi afastá-lo para longe da multidão. O primeiro objetivo foi ter um contato mais pessoal com ele. Nós não podemos ficar só “na multidão”, mesmo que essa multidão seja de cristãos.
O segundo objetivo de Jesus é para que o homem, depois de curado, pudesse voltar para o meio do povo, ouvindo e falando sem dificuldade, inclusive para ajudar os outros.
Os nossos bispos, reunidos em Aparecida, disseram: “Vivemos uma mudança de época, e seu nível mais profundo é o cultural. Dissolve-se a concepção integral do ser humano, sua relação com o mundo e com Deus” (DA 44). Portanto, a nossa missão é grande, como “discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que o povo tenha mais vida nele”.
Havia, certa vez, uma menina que morava na roças. E um pássaro muito bonito começou a entrar no quarto dela. Ela comprou ração apropriada e espalhou em cima do guarda-roupa, e também uma tacinha de água, já preparada para não transmitir dengue.
Assim, o belo passarinho fez amizade com ela. Parecia que os dois eram velhos amigos. Todos os dias ele aparecia. Suas penas eram brilhantes e seus olhinhos encantadores.
Com medo de perder o amiguinho, a garota o prendeu numa gaiola. Poucos dias depois, suas penas perderam o brilho e ele passou a contar diferente, um canto parecido com choro. Passava o dia todo olhando para a janela.
Quando percebeu o erro que havia cometido, mais que depressa a menina abriu a gaiola e a ave foi-se embora, para nunca mais voltar.
Que Cristo abra os nossos ouvidos e olhos para contemplarmos a natureza, mas sem prejudicá-la!
O exemplo de Maria Santíssima é maravilhoso. Ela não foi surda nem muda, mas ouviu o apelo de Deus, entendeu-o direitinho e o cumpriu com generosidade. No magnificat, ela mostrou que ouvia também os anseios do povo, e falava com coragem. Que ela nos ajude a nos aproximarmos de seu Filho, a fim de que ele, dizendo “Efatá!”, nos cure da surdez e da conseqüente dificuldade em falar.
Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar. 






VIDA SAUDÁVEL


Como saber se eu tenho mau hálito?
Por Alexandre Morita

Normalmente quem tem problema de mau hálito ou halitose, não percebe o cheiro desagradável. Quando o odor é constante ocorre fadiga olfatória. Nosso nariz se acostuma com o cheiro, então deixamos de senti-lo para podermos perceber novos odores.
Caso sinta-se constrangido de perguntar a outra pessoa se você apresenta hálito desagradável, uma maneira simples de detectá-lo é lambendo o dorso da mão e aguardando 30 segundos. Depois cheire a região e verifique se apresenta algum odor desagradável.
Alguns fatores que podem influenciar na halitose são:
Beber pouco líquido
Comer muita gordura e proteína animal ou comida muito temperada
Fumar
Usar enxaguatório com álcool frequentemente
Tomar bebidas alcoólicas com frequência (mais de 2 vezes por semana )
Ter o intestino preso
Ficar muitas horas sem se alimentar
Respirar pela boca
Ter diabetes
Sentir minha boca seca com frequência
Não usar fio dental com frequência
Não higienizar a língua durante a escovação provocando o esbranquiçamento da mesma (saburra lingual).
As principais causas da halitose estão relacionadas a problema digestivos, respiratórios e bucais. Aproximadamente 90% dos casos têm origem bucal, especialmente as alterações na gengiva e no periodonto e a presença de saburra lingual. Por esse motivo, caso desconfie de mau hálito procure inicialmente o seu dentista.
Dr. Alexandre Morita (CROSP 70.644) é cirurgião dentista especialista em estética dental.



MOMENTO DE REFLEXÃO
Gilberto Pinheiro


O ser humano somente encontrará a perfeição quando respeitar a todas as manifestações de vida existentes no planeta.
Todavia, as religiões ocidentais ainda não atentaram para este fato, pregando o amor apenas ao ser humano, como se ele vivesse isolado na Terra.  Esquecem de pregar o amor aos animais, às plantas, lembrar que são nossos irmãos, que merecem também um tratamento amoroso, gentil e, consequentemente, grandioso.
Como amar o seu próximo, esquecendo que o seu próximo também são estes seres vivos que embelezam a vida e são nossos companheiros de jornada?
Há pessoas que buscam a perfeição, tentam entender a perfeição mas não sabem aonde chegar. Perdem-se no vazio das hipóteses.
Perfeição ou mais alto grau da beleza não está apenas nas formas desenhadas na matéria pelo escultor, pelo sensível artista ou no mais versátil artífice que produz o que imagina; mas na sublimidade da alma, no coração que liberta e refrata a luz para iluminar o seu próximo.
Esta qualidade excelsa da alma supera todas as belezas artificiais que existem para agradar nossos olhos; ela é própria do coração.
Atingimos a perfeição quando amamos intensamente a vida em suas manifestações, quando construímos algo de bom para melhorar a vida de todos, quando somos compreensivos, gentis, tendo pulso forte quando preciso for para enfrentar tempestades e mudar o rumo da vida quando necessário for. Quando contemplamos a vida e percebemos, por exemplo, a beleza inconteste de uma flor, suas cores e nuances, sua forma delicada de se manifestar no jardim que se chama vida.
Perfeição reside na simplicidade, resgata a gentileza, promove o amor nos seres humanos, dando-lhes a atribuição de construir um mundo melhor para todos, com mais justiça e direito para todos.  É errar para acertar - está no equilíbrio das suas ações.
É amar os animais!
Quantas vezes neste ano falou-se sobre os animais nas casas espíritas???
Por que não considerá-los irmãos?
Perfeição está no seu sorriso simpático, na sua voz suave, no seu olhar envolto de ternura;  está na sua forma de ver um mundo melhor, na sua capacidade de sonhar, de respeitar a vida, de um gesto de altruísmo e estender as mãos a quem necessita e o necessitado também é um animal; ser perfeito é enxugar uma lágrima que corre em um rosto sofrido, socorrer a criança desamparada, ao idoso que sofre, ao animal que amarga o desprezo e o abandono, precisando de seu apoio e atenção..
Perfeição define a beleza que se guarda em sua vida, na capacidade de fazer amigos e abraçar inimigos, mesmo dele discordando. É ser modesto sem ser submisso, é impor-se sem o uso da força muscular mas com a força da compreensão e do amor.
É a capacidade de entender que somos limitados e tão pequenos, perante a imensidão, como um grão de areia que se banha nas ondas do mar.
Perfeição, em síntese, é um somatório de virtudes envoltas pela simplicidade. Dizia o Mestre com singular maestria: "olhai os lírios dos campos que não tecem nem fiam. Porém, nem Salomão, com todo o seu esplendor, jamais vestiu-se como um deles."
Aí está a perfeição !!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário