Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 19/09/2014



Sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Há pessoas que fazem as coisas acontecerem, outras observam o que está acontecendo e, por fim, outras que não sabem o que está acontecendo.


EVANGELHO DE HOJE
Lc 8, 1-3

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Ontem fiz uma pergunta: Quem são os que de fato amam a Deus?
Apesar da maioria das narrativas bíblicas haver um nítido predomínio do protagonísmo masculino, característica da cultura judaica, esse breve trecho introdutório de Lucas revela a presença de mulheres.
Longe de serem simples mulheres, pois aparecer, destacar-se num cenário masculino revela um grande teor de importância dentro de um grupo social. Notamos que mulheres que foram citadas na bíblia mudaram a história de suas vidas e por vezes do grupo ou comunidade que viviam.
Antes de conhecerem Jesus pertenciam a um grupo seleto chamado deserto. Elas eram “os excluídos” a quem nos referimos comumente nos dias de hoje. Não tinham voz, vez ou fala. A vida devia se vivida conforme o que ia acontecendo; eram meras espectadoras de suas próprias vidas… Jesus então aparece e as promove a protagonistas.
Todo aquele que se aproxima de Jesus começa a compreender que suas vidas merecem muito mais do que o pouco que oferecem ou se dão. Por vezes, nós que estamos a frente, pensamos que somos a última bolachinha do pacote, mas na verdade as grandes pérolas de Jesus não são vistas ou passam desapercebidas aos nossos olhos: São os filhos de Deus no mundo.
Esse povo bom, mesmo sem saber tem a proteção do Altíssimo a lhe guardar. Apesar de apenas acompanhar os apóstolos, (ir a missa de vez em quando, rezar muito pouco,(…) Deus conhece o que já venceram e sua fé.
“(…) Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, dize ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio. É ele quem te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te será um escudo de proteção. Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa à luz do dia, nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia. Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, tu não serás atingido. Porém verás com teus próprios olhos, contemplarás o castigo dos pecadores, porque o Senhor é teu refúgio. Escolheste, por asilo, o Altíssimo. Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos”. (Salmo 90, 1-11)
Entranho dizer que alguém tão pouco dedicado tenha a máxima atenção do Pai, mas na realidade também fazemos isso… Quantos filhos bons (que não dão trabalho) “sofrem” pela falta de atenção dos pais que dedicam 100% do seu tempo e cuidado a aquele que dá trabalho? Poderíamos até cobrar mais de Deus quanto a isso, mas a sabedoria divina explica ao filho que ficou na parábola do filho pródigo que “(…) Tudo que é meu é seu!”.
Engraçado é que nenhuma das mulheres, pelo menos no que esta escrito, demonstrou falta de fé ou coragem como aqueles que ficavam “agarrados” a Cristo. Pedro quase afogou, Felipe correu; João não quis entrar no sepulcro, e por ai vai… Em que momento essas mulheres desistiram de acreditar? Não encontro referencia…
A maioria das pessoas que ABANDONAM a luta, a igreja, o grupo, a pastoral são aquelas de frente e não aquelas que passeiam. Claro que as aflições são maiores, mas não é “via de regra”. Quantas pessoas em nossas comunidades, que não estão de frente, mas as vemos há anos, nos mesmos lugares nas missas e eventos. Elas não abandonam a Deus com facilidade. Quermesses, novenas, tríduos, festas, (…) lá estão elas. Chovendo? Lá vêm elas de capa! (risos!) Será que também não tem seus próprios problemas e aflições.
Precisamos aprender com o exemplo silencioso daquelas mulheres e desses irmãos perseverantes de hoje a não desistir. Deus nos promove a protagonista para que EU DECIDA não desistir; EU QUEIRA levantar; EU QUEIRA algo melhor…
Um imenso abraço fraterno






CULINÁRIA

Panqueca de abobrinha!

Ingredientes:

1-1/2 xícara (chá) de abobrinha,ralada
1 ovo batido
2 colheres (sopa) de cebola, picada
2 colheres (sopa) de maionese
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1/2 colher (chá) de orégano
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Como Fazer:
Misture a abobrinha, o ovo, a cebola e a maionese. Junte a farinha, o queijo, o orégano, o sal e a pimenta. Numa frigideira untada, coloque a massa aos poucos, com uma concha. Quando formarem bolhas, vire a panqueca. Frite todas até acabar a massa.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Não se impressione com o seu primeiro pensamento do dia.
Principalmente se ele não for um bom pensamento.
Saiba que por direito, você ganhou de presente, um novo dia.
E pode fazer dele, o você melhor dia da sua vida até hoje.
Mesmo que lá fora o tempo anuncie tempestade; eu já vi lindos romances começarem na chuva.
Mesmo que o tempo seco anuncie o fim da colheita, ainda assim, dá tempo de começar uma nova horta.
Há tempo para tudo neste dia, inclusive para recomeçar.
Seja lá o que for, coloque um ingrediente especial: amor!
Amor é aquela energia maravilhosa que faz os cabelos crescerem, as unhas brilharem, os rins trabalharem satisfeitos.
O intestino faz todo o seu trabalho sem dores...
Amor é isso, é o equilíbrio do corpo e da alma.
É um estado constante de paz, é calma.
É valorizar cada instante da vida.
Ter sempre uma palavra amiga.
Acreditar no seu sucesso, no poder de conquista.
Hoje é o seu dia!
O que você quer realizar?
Não tenha medo de mudar, nem de sonhar.
O que você desejar, você pode conquistar!


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário