Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 01/09/2014



Segunda-feira, 01 de setembro de 2014

Quem se omite, indiretamente se associa! (Benjamin Constant)


EVANGELHO DE HOJE
Lc 4, 16-30

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus foi para a cidade de Nazaré, onde havia crescido. No sábado, conforme o seu costume, foi até a sinagoga. Ali ele se levantou para ler as Escrituras Sagradas, e lhe deram o livro do profeta Isaías. Ele abriu o livro e encontrou o lugar onde está escrito assim:
“O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo.” Jesus fechou o livro, entregou-o para o ajudante da sinagoga e sentou-se. Todas as pessoas ali presentes olhavam para Jesus sem desviar os olhos. Então ele começou a falar. Ele disse:
- Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir.
Todos começaram a elogiar Jesus, admirados com a sua maneira agradável e simpática de falar, e diziam:
- Ele não é o filho de José? Então Jesus disse:
- Sem dúvida vocês vão repetir para mim o ditado: “Médico, cure-se a você mesmo.” E também vão dizer: “Nós sabemos de tudo o que você fez em Cafarnaum; faça as mesmas coisas aqui, na sua própria cidade.” E continuou:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Eu digo a vocês que, de fato, havia muitas viúvas em Israel no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e meio, e houve uma grande fome em toda aquela terra. Porém Deus não enviou Elias a nenhuma das viúvas que viviam em Israel, mas somente a uma viúva que morava em Sarepta, perto de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi curado. Só Naamã, o sírio, foi curado.
Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. Mas ele passou pelo meio da multidão e foi embora.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Queiroz


Ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres. Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.
Este Evangelho narra a visita de Jesus à sua terra natal, Nazaré, e a rejeição do povo a ele.
Era o começo da vida pública de Jesus, e ele apresenta o seu programa, a sua missão. Veio para “anunciar a Boa Nova aos pobres, proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista, para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
Vemos que Jesus privilegia os excluídos: os pobres, os cativos, os cegos, os oprimidos... Isto significa andar na contra mão da sociedade do seu País, que privilegiava os “incluídos”. Nós somos continuadores deste jeito de Jesus agir.
O ano da graça é o ano jubilar, que acontecia a cada cinqüenta anos, no qual as dívidas eram perdoadas, os escravos e os presos eram libertados, os animais presos eram soltos, não se plantava para a terra descansar, e as terras voltavam ao uso comum, conforme a distribuição inicial entre as tribos, feita por Josué. Na prática, o ano da graça acabava com os privilégios e estabelecia a igualdade entre as pessoas. Agora, com Jesus, esse ano da graça será permanente, e não apenas um ano a cada cinqüenta anos.
No dia do nosso Batismo, nós assumimos esse programa como nosso. Os primeiros cristãos procuraram pô-lo em prática à risca.
Foi o cumprimento desse programa que custou a morte para Jesus, e para milhares de mártires da História de Igreja. Apesar disso, a Igreja não desiste de lutar pela sua implantação, inclusive dentro dela mesma.
“Todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade.” A rejeição a Jesus começou cedo, e na sua própria terra. Ainda mais que ele citou dois casos – a cura do leproso Naamã e o socorro à viúva de Sarepta – em que Deus privilegiou estrangeiros, deixando os israelitas de lado. Jesus citou os dois casos a fim de mostrar que para Deus não existe povo privilegiado, todos são iguais diante dele.
Ser profeta é isso. É anunciar o Reino de Deus e denunciar o que é contrário a ele. E o profeta faz isso com palavras e com obras, isto é, com o seu próprio modo de agir. Ele é corajoso, e fala a palavra certa, na hora certa, para a pessoa certa e do jeito certo. Por isso geralmente o profeta não é bem visto pela sociedade pecadora.
O profeta tira as nossas seguranças, os nossos corrimões, deixando-nos como Pedro andando sobre as águas ao encontro de Jesus. Ele derruba as pontes e retira os apoios, para que a pessoa se humilhe e se apóie em Deus. “Senhor, salva-me!” (Mt 14,30).
“Passando pelo meio deles, Jesus continuou o seu caminho.” Não conseguiram jogar Jesus no precipício. Deus protege os seus profetas. Tudo concorre para o bem daqueles que estão com Deus.
Nós recebemos no batismo, e principalmente na crisma, a missão de profetas. A sociedade está precisando urgentemente de profetas, pois vive “tapando o sol com a peneira” em muitos pontos e ninguém denuncia.
Certa vez, um pai chamou o seu filho e lhe disse: “Filho, eu já estou velho, daqui a um tempo vou lhe entregar todas as nossas propriedades para você administrar”. O moço respondeu: “Pai, mas eu não tenho experiência, não sei como administrar!” O pai respondeu: “Vá procurar o sábio tal, que fica lá do outro lado da montanha, e peça a ele que lhe ensine a sabedoria”.
O rapaz atendeu o conselho e foi. Fez o pedido ao sábio e este lhe perguntou: “O que você viu no caminho?” “Eu vi árvores” – respondeu o moço. “Pode voltar” – disse o sábio – Amanhã retorne aqui”. O moço voltou para casa meio decepcionado. No outro dia estava lá novamente. O sábio fez a mesma pergunta: “O que você viu no caminho?” “Árvores” – respondeu ele novamente. O sábio disse a mesma coisa: “Pode voltar para casa e retorne amanhã”.
Em casa, o rapaz contou para o pai e este o encorajou: “Amanhã volte lá e diga a ele mais coisas que você viu”. No outro dia, o moço já foi olhando atentamente as coisas do caminho. Observou tanto que anoiteceu e ele teve de dormir na estrada. Quando chegou à casa do sábio, este lhe fez a mesma pergunta. O rapaz respondeu: “Eu vi flores, rios, borboletas, passarinhos, animais... Fiquei com fome e comi frutas gostosas. Anoiteceu e dormi na beira da estrada...” Ele ficou duas explicando o que viu e ainda não havia falado tudo. Então o sábio lhe disse: “Agora sim, você adquiriu a sabedoria.
O profeta vive no mundo como este sábio explicou. Ele não olha as coisas superficialmente, mas pára, observa e reflete sobre cada realidade em seus detalhes, à luz da Palavra de Deus. A partir daí, ele orienta as pessoas. O mundo coloca diante de nós inúmeras alternativas e uma riqueza imensa de variedades. O Espírito Santo, com o dom do discernimento, nos ensina a separar o joio do trigo e ficar com o que é bom.
Maria Santíssima é a Rainha dos Profetas. Peçamos a ela que nos ajude a cumprir bem a nossa missão profética e a realizar o programa que Jesus começou a realizar e deixou para nós continuarmos.
Ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres. Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.




MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


A pneumonia mental
Escrito por Luiz Marins


Toda vez que vejo o frio chegar, lembro-me dos cuidados que temos que tomar para evitar o resfriado, a gripe e a pneumonia.  Assim, nos agasalhamos, nos resguardamos, tomamos vários cuidados. Sabemos que ficar expostos ao frio rigoroso por muito tempo pode danificar a nossa saúde física. Ao mesmo tempo, vejo que não tomamos os mesmos cuidados com o que chamo de pneumonia mental.
Conheço muitas pessoas com pneumonia mental.  Elas só enxergam problemas, horrores, desgraça. Só falam em doenças, mal de outras pessoas; vivem para reclamar de tudo e de todos. Elas não acreditam em nada. Nem em si próprias!
Da mesma forma como não ficamos no frio sem agasalho, pois sabemos os riscos que corremos, deveríamos evitar pessoas negativas, ambientes carregados de inveja, notícias ruins que invadem a nossa mente, pois, com certeza, contrairemos pneumonia mental
Da mesma maneira que é nossa obrigação nos prevenirmos da pneumonia física, é também obrigação nossa e indelegável, a prevenção da pneumonia mental. Se você se expuser a ambientes negativos, com certeza se tornará uma pessoa negativa, amarga, sem entusiasmo. Você se tornará uma pessoa doente, desprovida de força de vontade para enfrentar desafios.
Faça um exame de consciência e veja se você não se expõe demasiadamente a ambientes e situações que o farão contrair a pneumonia mental. Faça uma autoanálise e veja se você tem consciência de que é sua responsabilidade evitar pessoas e ambientes negativos que façam você sentir-se mal, descrente de tudo e sem ânimo.
Pense se você tem consciência de que só você pode tomar esses cuidados e tomar as atitudes certas para manter-se mentalmente saudável.
Cuide-se para não se deixar contaminar pela pneumonia mental.
Pense nisso. Sucesso!




MOMENTO DE REFLEXÃO


Seja a simples mudança de cargo, de casa, de escola, de bairro...
Toda mudança requer uma nova disposição, um novo pensamento, e quase sempre a mudança nos pega de surpresa...
Imagine as mudanças pessoais?
Mudança repentina de relacionamento, um casamento de anos que termina, um namoro que tinha tudo para dar certo, um emprego que você jurava que era para sempre....
Para sempre, engraçado como nós temos esse conceito de "eternidade" dentro de nós...tudo parece que é para sempre, pelo menos, é o que desejamos, não é mesmo?
Mas, não é bem assim.
Se observarmos a nossa volta, tudo está mudando, e se olharmos bem no espelho, nós mesmos já mudamos tanto...e quase sempre continuamos nos vendo como naquela velha foto que mantemos no Orkut, na nossa página pessoal...
É assim que nos vemos, estacionados no tempo.
Pensar na morte então, nem pensar!
No nosso conceito, vamos virar sementes e os que amamos então, vão virar anjos (na Terra)...
Tudo de ruim que assistimos na televisão ou lemos nos jornais é sempre com os outros, na casa dos outros, no país dos outros...na nossa vida imaginamos sempre flores.

Mas, as mudanças chegam, por vezes de maneira tão forte, tão repentina que quando percebemos, já mudamos e olha que nem foi tão difícil...
Porém, há mudanças que acontecem só do lado de fora, que não refletem no nosso interior, nós não aceitamos o que já mudou e continuamos "nos enganado", vivendo uma fantasia, para não aceitar o que já está feito, pronto e acabado. Isso é viver pela metade, é uma doença quase que sem cura, daquelas que só a dor ou um choque maior poderão resolver um dia...
Enquanto isso, a vida segue...as pessoas seguem seus caminhos e você precisa seguir o seu.
Vamos, o sol já apareceu, já choveu, já é quase noite e você não pode ficar ai, com os olhos embaçados, perdidos no tempo que não volta, é hora de reagir e ir, porque a vida na verdade, é uma grande experiência, uma aula cujos mestres amorosos aplicam lições práticas, tudo com a intenção de melhorar este ser apaixonante que é você.

Paulo Roberto Gaefke


Nenhum comentário:

Postar um comentário