Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 05/08/2014


Terça-feira, 05 de agosto de 2014


“A ciência sem a religião é paralítica - A religião sem a ciência é cega...” (Albert Einstein)


EVANGELHO DE HOJE
Mt 15,1-2.10-14

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Alguns fariseus e escribas vindos de Jerusalém dirigiram-se a Jesus perguntando: "Por que os teus discípulos desobedecem à tradição dos antigos? Eles não lavam as mãos quando vão comer!". Jesus chamou a multidão e disse: "Escutai e compreendei. O que torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é que o torna impuro". Então os discípulos se aproximaram e disseram-lhe: "Sabes que os fariseus ficaram indignados ao ouvir as tuas palavras?" Ele respondeu: "Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. Deixai-os! São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois caem no buraco".



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


O poder da sua boca
No Evangelho de hoje, Jesus diz a seguinte frase: "11Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro." Essa é a mensagem principal do Evangelho de hoje, a qual nós vamos refletir baseados em dois provérbios populares:
"O que não mata, engorda."
Esse é um ditado popular bem nordestino, que se usa quando alguém vai comer algo que não está limpo ou que não tem boa aparência. Por exemplo, quando uma comida cai no chão, a pessoa pega, tira a poeira mais "grossa", diz o ditado, enfia na boca e come. Claro que muita gente fica olhando com repugnância, mas tem mães que dizem que o filho está forte "porque não tem frescura com comida!"
Poderíamos ultrapassar o significado desse provérbio da seguinte forma: imagine que essa "comida suja" é o problema pelo qual você está passando hoje, na sua vida. É algo que você não queria, mas tem que comer, tem que digerir. E você sabe que a digestão não é fácil, pois o problema exige que você se esforce e saia da sua rotina. Da mesma forma da comida suja, que ao chegar ao seu sistema digestivo, exigirá um esforço extra para ser processado, você também terá que fazer um esforço extra para superar a dificuldade. Talvez você até adoeça por causa da comida, assim como o seu problema pode fazer você "adoecer seu coração", ficar triste... Mas é depois que o seu organismo elimina todas as toxinas, que ele se torna mais forte do que antes. Da mesma forma que após superar o seu problema, você amadurece e se torna mais experiente!
O segundo provérbio da reflexão é:

"A boca só fala o que o coração está cheio."
Por esse ditado, quando saem coisas impuras de uma boca, é porque o próprio coração já está impuro... Palavrões, obscenidades, lamúrias, fofocas, intrigas, gritos, grosserias, xingamentos... só podem sair de um coração machucado, ferido, necessitado de cura. Eram assim, com corações feridos que os fariseus guiavam o povo judeu, na época de Jesus. Eram como cegos guiando outros cegos. Não pense que essa realidade está distante de nós, pois a maioria da população brasileira e mundial, hoje, é guiada pelos "cegos" que fazem a programação televisiva que invade nossos lares. E sabe qual a repercussão que tem isso? "...ambos irão cair no buraco." Ô, meu irmão, minha irmã, não estou querendo dizer que você não deve assistir televisão... esse foi apenas um exemplo! De que adiantaria não assistir mais televisão, e continuar acreditando nas baboseiras dos horóscopos, dos centros espíritas, dos "amigos de farra"... Mais importante do que tudo isso é você ter senso crítico! Escute a voz do seu coração dizendo o que é certo e o que é errado... Procure a companhia de pessoas que te façam crescer, e seja uma pessoa assim para os que te rodeiam... Diga palavras positivas, de incentivo! Deus estará falando através de você, abençoando seu marido, sua esposa, seus filhos, seus pais, seus parentes, amigos e até os inimigos... Lembre-se da mensagem de hoje: "A boca fala o que o coração está cheio."


jailsonfisio@hotmail.com





VIDA SAUDÁVEL


Dicas para viver melhor depois dos 60


 1 - Conheça as modificações do seu corpo. Não fique em dúvidas, procure reconhecer, esclarecer e aceitar as mudanças. Só assim poderá diferenciar o que é parte do envelhecimento e quais são as alterações que resultam de afecções que podem acometer o idoso.

 2 - Trace metas de vida. Os idosos mais felizes e ajustados são os que tem planos e são capazes de adaptá-los ás condições impostas pelo envelhecimento.

 3 - Não acredite em fórmulas de rejuvenescimento, ou elixir da longa vida. Evite usar medicamentos desnecessários ou indicados por leigos. Sempre que precisar de ajuda, procure orientação médica especializada.

 4- Alimente-se corretamente. Aceite suas limitações, faça adaptações, previna complicações. Use e abuse de frutas, verduras e legumes. Você certamente se beneficiará disso.

 5 - Faça de sua experiência de vida um ensinamento. Feliz do idoso disposto a aprender, em vez do que teima só em ensinar.

 6- Sedução não tem idade. Procure sempre seduzir seu companheiro. Afeto, amor e sexualidade devem fazer parte de sua vida.

 7 - Mantenha em alta a sua auto-estima. Vista-se sempre como se fosse a uma festa, não importa se for a mesma roupa da semana passada. Perfume-se, cuide de seus dentes, de sua higiene.

 8 - Saia de casa, caminhe. Invente um passeio, mesmo que vá ao lugar de sempre. Mexa-se: corpo e mente se beneficiarão com exercícios físicos, Procure se informar sobre atividades desenvolvidas para a Terceira Idade   ( teatro, dança, viagens , passeios, reuniões, aulas, voluntariado, etc..). Identifique-se, desenvolva suas aptidões.

 9 - Evite se omitir. Participe das reuniões familiares, ouça e se faça ouvir, exponha as suas ideias, seus pontos de vista. O fundamental é reconhecer que o simples fato de estar na Terceira Idade não o impede de decidir plenamente a sua vontade pessoal, respeitando os seus valores.

 10 - Acredite que você é importante, capaz, e que felicidade depende primeiro de você. Como dizia Guimarães Rosa, " o real não está nem na saída e nem na chegada. Está na travessia"

Dra. Deborah Bonini Geriatria Tel. (11) 5574-0130 / Fax: (11) 5549-9526




MOMENTO DE REFLEXÃO


Uma das coisas que eu acho fascinante em Jesus, é a capacidade que ele tinha de encontrar no meio da multidão, pessoas.
Ele era capaz de reconhecer em cima de uma árvore um homem, e descobrir nele um amigo.
Bonito uma amizade que nasce a partir da precariedade, quando você chega desprevenido, o outro viu o que você tem de pior, e mesmo assim, ele se apaixonou por você. Amor concreto, cotidiano, diário.
Jesus se apaixonava assim pelas pessoas e as tornava suas amigas. As trazia para perto Dele.
É fascinante olhar para a capacidade que esse homem, que esse Deus tem, de investigar a miséria do outro e encontrar a pedra preciosa que está escondida. Isso é Páscoa, isso é ressurreição. É quando no sepulcro do nosso coração, alguém descobre um fio de vida, e ao puxar esse fio, vai fazendo com que a gente se torne melhor.
Não há nada mais bonito do que você ser achado quando você está perdido.
Não há nada mais bonito do que você ser encontrado, no momento que você não sabe para onde ir e não sabe nem onde está...
O amor humano tem a capacidade de ser o amor de Deus na nossa vida por causa disso: porque ele nos elege!
Por isso que é bom termos amigos, porque na verdade, as pessoas amigas antecipam no tempo, aquilo que acreditamos ser eterno...
Quando elas são capazes de olhar para nós e descobrir o que temos de bonito. Mesmo que isso, às vezes costuma ficar escondido por trás daquilo que é precário.
Por isso agradeço muito a Deus pelos amigos que tenho. Pelas pessoas que descobriram no que eu tenho de pior, uma coisinha que eu tenho de bom, e mesmo assim continuam ao meu lado, me ajudando a ser gente, me ajudando a ser mais de Deus, ajudando a buscar dentro de mim, a essência boa que acreditamos que Deus colocou em cada um de nós.
Ter amigos, é como arvorear: lançar galhos, lançar raízes... Para que o outro quando olhar a árvore, saiba que nós estamos ali...Que nós permanecemos para fazer sombra, para trazer ao outro, um pouco de aconchego que ás vezes ele precisa na vida...
ARVOREIE! CRIE ÁRVORES! SEJA AMIGO!


Padre Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário