Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 07/08/2014




Quinta-feira, 07 de agosto de 2014


Você que está chegando agora para criticar o que está feito, deveria ter chegado antes para ajudar a fazer.


EVANGELHO DE HOJE
Mt 16, 13-23

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!” 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Fico a imaginar o quanto Pedro ficou confuso após esse dialogo ou conjunto de diálogos. Independentemente se logo de imediato ou um pouco após a sua “elevação”, se assim posso dizer, de Pedro, Jesus o repreende severamente para que não se oponha ao plano divino de redenção.
É claro e evidente que Pedro não queria impedir ou determinar o que Jesus deveria ou não fazer, mas que ele, Pedro, deixava nítido seu apego emocional a pessoa de Jesus por um sentimento que conhecemos bem. Vou explicar
É sabido que Pedro era um dos mais velhos (ou o mais velho deles), que seu jeito turrão de ser, como outras tantas pessoas que conhecemos, não se moldaria a um novo jeito se não fosse encantador ou valesse muito a pena. Suas palavras revelam um profundo desejo que o mestre não o deixe. Mais que um ato “egoísta” ou petulante, Pedro deixa escapar que na verdade tem medo. Jesus chamava na verdade a sua atenção para isso. “(…) Saia da minha frente, Satanás! Você é como uma pedra no meu caminho para fazer com que eu tropece, pois está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa”.
Foi o medo que o fez afundar na tentativa de andar sobre aas águas; por medo que negou Jesus três vezes, por medo também, após a crucificação, se escondeu no cenáculo com os demais (…). Temos muito de Pedro, mas se resolvermos, como ele, ligar algo na terra, também com certeza, será ligado no céu.
Nós ligarmos? Sim! Nosso Senhor conhece bem a quem escolheu. Você, eu, ele, (…), conhece cada uma das nossas limitações e fraquezas, mas conhece também o que cada um pode fazer se, apesar das fraquezas, resolver continuar a acreditar que tudo é possível.
“(…) Deus conhece o caminho para encontrá-la, é ele quem sabe o seu lugar, porque ele vê até os confins da terra, e enxerga tudo o que há debaixo do céu”. (Jó 28, 23-24)
Ontem na reflexão quando grifei “surpreendido”, referindo-me a fé da mulher que não desistia de segui-lo, e que mesmo com todos os contras queria dizer o quanto Jesus ficara feliz de encontrar pelo menos uma que valha a salvação de todos nós.
Diferentemente de Pedro, a jovem ou mulher o evangelho de ontem, não tinha medo, pois o motivo do seu empenho valia qualquer que fosse o esforço ou constrangimento imposto. Como não associar então a fé daquela moça ao evangelho de hoje? “(…) Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e O QUE PERMITIR NA TERRA SERÁ PERMITIDO NO CÉU”. Ela quis tocar o Senhor com sua fé e teve seu pedido acatado!
Outro ponto importante…
Pedro é um dos pilares da nossa igreja e sob seu testemunho de vida e de fé também celebramos. Caminhado para o dia dos pais, como não convocar aos pais a assumirem novamente a posição de pilar de sua família? Quantos pais, por medo de crescer, pavor da responsabilidade e receio do fracasso tornaram-se “melhores amigos” dos seus filhos esquecendo que primeiramente devem ser pais?
Pai é também aquele que por seus filhos tenta andar sobre as águas e arrisca também a falhar; é aquele que clama a Deus que os guarde de todo mal, na esperança que isso também seja ligado no céu; é aquele que não omite seus medos nem suas falhas; aquele que após negar “troscentas” vezes, cai na real e volta a acreditar que Deus tem um plano traçado para sua vida na vida de outras pessoas que ele o confiou.
Um imenso abraço fraterno!




MUNDO ANIMAL


Olho na tela: a televisão faz mal ao cachorro?


Depois de um dia cansativo de trabalho, é duro chegar em casa e encarar um cãozinho cheio de energia, esperando para pular, correr e morder o que encontrar pela frente. Ainda mais se a disposição do peludo coincidir com o programa de TV preferido dos seus donos, como a novela ou o futebol. Aí fica a dúvida: será que a televisão serve para baixar os ânimos dos pets, assim como acontece com a gente?
Há muitas discussões e dúvidas sobre a relação dos cães com a TV. Um dos questionamentos mais comuns é se, de fato, os cachorros conseguem assistir à programação, já que a visão dos animais é diferente.
As imagens em vídeo transmitidas pela televisão são feitas de 30 quadros por segundo, enquanto a visão canina é capaz de perceber entre 70 a 80 quadros por segundo - acima do padrão dos seres humanos. Por isso, ao olharem para a tela, os peludos veem imagens borradas e se movimentando de maneira bem mais lenta, como se fosse uma projeção de slides.
“O que chama a atenção dos cachorros é essa troca de imagens, e não necessariamente o conteúdo do que está sendo exibido. Além disso, eles também se interessam pelo som”, diz a médica veterinária Bárbara Nogueira, que atende no bairro da Lapa, em São Paulo. Segundo Bárbara, mesmo com essa relação peculiar do animal com o aparelho, o efeito pode, sim, entreter e distrair o mascote, ajudando a acalmá-lo.
Nos Estados Unidos, os cãezinhos ganharam um canal de TV só pra eles. O DogTV, que foi ao ar em 2012, oferece imagem em HD, tecnologia que ajuda a diminuir os efeitos distorcidos da transmissão televisiva para os pets. Os criadores da DogTV explicam que a sua programação é voltada aos animais que precisam ficar em casa sozinhos durante o dia, quando os donos saem para o trabalho.
No entanto, a veterinária Bárbara Nogueira alerta para as consequências de manter o pet em uma rotina sedentária, voltada para a televisão. “Apesar de os cães poderem se interessar pelas reprodução de imagens na tela, não é recomendável que os tutores usem a TV como um recurso contínuo. Animais como os cachorros têm a característica natural de necessidade de interação com o ambiente e seres a seu redor. Por isso, a TV jamais deve substituir as brincadeiras e passeios ao ar livre”, afirma a especialista.
O indicado aos tutores é dividir o tempo em casa para que haja um momento específico de interação com os peludos. Pelos menos 20 minutos de brincadeiras com o animal, se o dia for muito corrido, já ajudam a suprir a necessidade de atenção e de estímulo às atividades físicas do bichinho.
“O importante é que, mesmo nos dias de rotina intensa, os tutores não ignorem o cão. É nesse tipo de situação que pode surgir o mau hábito da TV”, alerta Bárbara. Ela diz que, entre as consequências de uma vida sedentária, estão problemas de comportamento. “Cachorros que não gastam energia podem se tornar mais irritadiços e ariscos, com dificuldades de socializar com outros de sua espécie ou com os próprios tutores”.




MOMENTO DE REFLEXÃO


A paz que trago hoje em meu peito é diferente da paz que eu sonhei um dia...
Quando se é jovem ou imaturo, imagina-se que ter paz é poder fazer o que se quer, repousar, ficar em silêncio e jamais enfrentar uma contradição ou uma decepção.
Todavia, o tempo vai nos mostrando que a paz é resultado do entendimento de algumas lições importantes que a vida nos oferece.
A paz está no dinamismo da vida, no trabalho, na esperança, na confiança, na fé...
Ter paz é ter a consciência tranquila, é ter certeza de que se fez o melhor ou, pelo menos, tentou...
Ter paz é assumir responsabilidades e cumpri-las, é ter serenidade nos momentos mais difíceis da vida.
Ter paz é ter ouvidos que ouvem, olhos que vêm e boca que diz palavras que constroem.
Ter paz é ter um coração que ama...
Ter paz é brincar com as crianças, voar com os passarinhos, ouvir o riacho que desliza sobre as pedras e embala os ramos verdes que em suas água se espreguiçam...
Ter paz é não querer que os outros se modifiquem para nos agradar, é respeitar as opiniões contrárias, é esquecer as ofensas.
Ter paz é aprender com os próprios erros, é dizer não quando é não que se quer dizer...
Ter paz é ter coragem de chorar ou de sorrir quando se tem vontade...
É ter forças para voltar atrás, pedir perdão, refazer o caminho, agradecer...
Ter paz é admitir a própria imperfeição e reconhecer os medos, as fraquezas, as carências...
A paz que hoje trago em meu peito é a tranqüilidade de aceitar os outros como são, e a disposição para mudar as próprias imperfeições.
É a humildade para reconhecer que não sei tudo e aprender até com os insetos...
É a vontade de dividir o pouco que tenho e não me aprisionar ao que não possuo.
É melhorar o que está ao meu alcance, aceitar o que não pode ser mudado e ter lucidez para distinguir uma coisa da outra.
É admitir que nem sempre tenho razão e, mesmo que tenha não brigar por causa disso.
Vivemos em um mundo moderno e conturbado, escravos do relógio, tendo que conciliar casa, família, trabalho, trânsito, problemas diversos, muitas vezes nos sentimos sem forças para viver, cansados do corre-corre diário, estressados e angustiados. Em meio a tanta correria, não conseguimos ver as bençãos de Deus em nossa vida, então achamos que tudo o que acontece conosco é uma mera rotina. Preste atenção no texto abaixo e reflita:
"Estou cansada de trabalhar e ver todos os dias as mesmas pessoas no caminho; passar horas trabalhando, chegar em casa e meu marido sempre do mesmo jeito, com a mesma indisposição, a mesma comida para o jantar. Entro no banho e logo ele começa a reclamar, quero descansar e assistir minha novela, mas meus filhos não me deixam, porque querem brincar comigo, conversar, não entendem que estou cansada. Meus pais também me irritam algumas vezes. Trabalho, marido, filhos, pais e cuidar da casa, eles me deixam louca... "Quero Paz". A única coisa boa é dormir; ao fechar os olhos sinto um grande alívio, me esqueço de tudo e de todos...
- Olá vim te ajudar
- Quem é você? Como entrou aqui?
- Sou um servo de Deus. Ele disse que ouviu suas queixas e que você tem razão.
- Isto não é possível, para isto eu teria que estar mo...
- Isto mesmo, você está! Agora não se preocupará mais em ver sempre as mesmas pessoas, nem por aguentar o seu marido com suas reclamações e sua indisposição, nem seus filhos que te irritam, nem escutará os conselhos de seus pais, e não terás mais qualquer casa para cuidar. - Mas...que acontecerá com todos??? Com meu trabalho??? Com minha casa????
- Não se preocupe, no seu trabalho já contrataram outra pessoa para o seu lugar, e ela certamente está muito feliz porque estava sem trabalho.
- E meu marido, meus filhos???
- Ao seu marido foi dado uma boa mulher, que o quer muito bem, o respeita e o admira por suas qualidades, aceita gostos, defeitos e todas as suas reclamações. Além disso, ela se preocupa com seus filhos como se fossem filhos dela, de certo tem uma emoção muito grande já que é estéril. Por mais cansada que chegue do trabalho, dedica tempo a brincar com eles e agradar seu marido. Todos estão muito felizes.
- Mas, não quero isto!
- Sinto muito, a decisão foi tomada.
- Mas isto significa que jamais voltarei a beijar o rostinho dos meus filhos, nem dizer "eu te amo" ao meu marido, e mostrar a eles o quanto são importantes na minha vida, nem dar um abraço nos meus pais.
- Não... não quero morrer, quero viver, envelhecer junto ao meu marido, fazer a viagem que a muito planejamos, colocar aquela roupa que comprei a mais de um ano, levar meus filhos ao passeio que sempre prometo, não quero morrer ainda...
- Mas era o que você queria: descansar. Agora já tem seu descanso eterno, durma para sempre.
- Não, não quero, por favor, Deeeuuuuss...!
- Que aconteceu amor...? Teve um pesadelo? Disse meu marido me acordando com paciência e carinhosamente.
- Sim, um pesadelo horriv.... -- parei a frase ao meio, olhei em seu rosto, o seu semblante preocupado comigo, ali do meu lado, e então, sorrindo continuei -- "Não meu amor, não tive pesadelo nenhum, tive um encontro com Deus, que nos ama, e que acaba de me dar uma nova oportunidade."


Nenhum comentário:

Postar um comentário