Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 27/08/2014


Quarta-feira, 27 de agosto de 2014


"Tem muita gente com muita certeza e faltam pessoas com dúvidas. As dúvidas são transformadoras!" (Rico Lins)


EVANGELHO DE HOJE
Mt 23, 27-32

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de cadáveres e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Vós, pois, completai a medida de vossos pais!”


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Sois filhos daqueles que mataram os profetas.
Neste Evangelho, Jesus continua censurando os escribas e fariseus. Mas sabemos que os pecados deles estão no Evangelho como advertências para nós, o novo Povo de Deus. Quantas vezes escondemos as nossas malandragens atrás de uma aparência de santidade! A hipocrisia é uma herança do pecado original, presente em todos os tempos e lugares.
A comparação do sepulcro caiado, ou pintado, ou coberto de azulejos e flores, é muito viva, devido ao contraste com o que está lá dentro. Que não sejamos assim, isto é, bonitinhos por fora, mas no nosso interior cheios de podridão e de ossos daqueles e daquelas que massacramos pela vida! É preferível a transparência e a sinceridade, como fazem as crianças.
“Completai a medida de vossos pais!” O povo judeu exaltava os profetas do passado. Mas esses profetas foram assassinados pelos ancestrais deles mesmos. Completar a medida é fazer o mesmo agora com Jesus, o maior dos profetas: matam e depois vão enfeitar o túmulo, reconhecendo-o como herói.
Exaltar um profeta do passado é fácil, porque ele não está mais aqui para nos questionar e advertir. Eles não estão mais presentes fisicamente, assim podemos torcer à vontade as suas palavras e o seu testemunho, de acordo com os nossos interesses egoístas.
O Papa João Paulo II está sendo exaltado, mas no seu tempo ele era criticado, como é hoje o Papa Bento XVI. O mesmo acontece com os nossos líderes da Paróquia ou da Comunidade. Os do passado eram bons, mas os atuais são cheios de defeitos e pecados, tanto na vida  como nas mensagens que nos passam. Tudo isso fazemos para não vestir a carapuça, e continuar nas nossas mediocridades.
Assim como o povo de Israel devia acolher bem os seus profetas contemporâneos, especialmente Jesus Cristo, nós devemos acolher bem o Papa, o nosso Bispo, o nosso Pároco, o nosso coordenador ou coordenadora da Comunidade. Acolhê-los e ajudá-los a serem melhores, pois todos somos “farinha do mesmo saco”.
Um dia, uma senhora ouviu tocar a campainha da sua casa e foi atender. Era um menino pobre. Ele disse: “A senhora tem pão velho?” Ela disse: “Novo serve?” “Sim” disse ele, todo acanhado. Ela foi lá dentro e veio com um pedaço de bolo, leite com café e outras coisas. Enquanto ele comia, ela falou: “Vou buscar o pão para você levar, mas antes podemos conversar um pouco?” “Sim” respondeu ele.
Os dois se sentaram e a mulher perguntou: “Filho, onde você mora?" "Depois do zoológico" disse o garoto. A senhora comentou: "Bem longe, hein!" “É”, respondeu ele, “mas eu venho aqui ao centro porque tenho de pedir as coisas para nós comermos". A mulher perguntou: “Nós quem?” “Eu, minha mãe e meus irmãos” disse ele. “Você está na escola?” “Não.” “Minha mãe não pode comprar material”. “Seu pai mora com vocês?” “Ele sumiu”. E o papo continuou, até que ela disse: "Vou buscar o pão”. Ele falou: “Não precisa não. A senhora já conversou comigo, isso é o suficiente”. E queria ir embora. Só com muito custo esperou que ela buscasse o pão e uma cainha de leite.
O menino ficou tão contente de conversar com uma senhora distinta, que nem queria dar trabalho a ela de ir buscar pães. Queria salvar a amizade.
Aquela senhora comentou depois: “Eu tive a sensação de ter absorvido toda a solidão e a falta de amor daquele menino. Um garoto de nove anos, sem sonhos, sem brinquedos, sem escola, sem comida... E tive a felicidade de ver seus olhinhos brilharem, refletindo dentro da pupila o meu rosto. Aquele dia foi muito rico para mim. E está sendo até hoje, porque sei onde ele mora, e de vez em quando eu e meu marido vamos à casa deles”.
A nossa sociedade é composta de “sepulcros caiados”, de pessoas tão egoístas que, num caso desses, já se ofereceriam para adotar um dos filhos daquela senhora, arrancando-lhe do coração mais um amor da sua vida.
Que Maria Santíssima interceda por nós junto do seu Filho, a fim de sermos protegidos das tramas farisaicas e do grande pecado da hipocrisia. Sois filhos daqueles que mataram os profetas.




CURIOSIDADES


1-Chip de anticoncepcional por controle remoto estará disponível em 2018.
O chip é implantado sob a pele de uma mulher, liberando uma pequena dose do hormônio levonorgestrel.
Isso terá que ser feito todos os dias por 16 anos, mas pode ser interrompido a qualquer momento por meio de um controle remoto sem fio.
O projeto foi apoiado por Bill Gates, e será submetido a ensaio pré-clínico em os EUA no próximo ano - e, possivelmente, ir à venda em 2018.


2- Leonardo Da Vinci costumava comprar animais enjaulados apenas para libertá-los.
Fonte: legacy.mos.org


3- Jackie Chan já quebrou o tornozelo, o nariz, a testa, os joelhos, fraturou o crânio, arrancou um dente, e lesionou o queixo gravando alguns de seus filmes.
Fonte: Mundo Estranho


4- Quem não gosta de dinheiro? Embora já tenha sido o sonho de mundo gente, a verdade é que ter uma fábrica de dinheiro é algo impossível. Isso porque, para se tornar válido e legal, existem uma série de exigências às quais cédulas e moedas precisam se adequar, desde os primeiros processos de sua confecção… aliás, desde suas matérias-primas, na verdade.
No vídeo que trazemos hoje, esses procedimentos nada simples da fabricação do dinheiro brasileiro são explicados passo a passo. Saiba tudo que rola na única fábrica autorizada à produzir nossa grana, a Casa da Moeda, desde a checagem de acidez do papel, até a composição secreta das cores e assim por diante.


5- Se a Terra não girasse, não existiria vida. É que o lado do planeta que ficasse voltado para o Sol viraria um deserto muito quente e o outro lado ficaria muito escuro e gelado.
Fonte: Conhecimento Científico




MOMENTO DE REFLEXÃO


 Um estrangeiro, que se dirigia a uma pequena vila, parou diante de uma pobre cabana e pediu à senhora, que estava sentada diante da porta, qualquer coisa para comer.
- Sinto muito, senhor, mas não tenho nada.
- Não se preocupe, disse o estrangeiro.
Eu tenho na sacola uma pedra para sopa.
Se você deixar que eu a coloque numa panela de água fervendo, eu preparo a mais deliciosa sopa do mundo. Preciso apenas de uma panela grande, por favor.
A senhora estava curiosa. Deu-lhe a panela e foi confiar o segredo da pedra para a sopa a uma vizinha. Quando a água começou a ferver, estavam aí todos os vizinhos para ver o estrangeiro e a sua pedra.
Ele colocou a pedra na água, depois experimentou e disse com simplicidade:
- Que delícia! Falta só um pouco de batata.
- Eu tenho batatas na cozinha, disse uma vizinha.
Poucos minutos depois estava de volta com uma grande quantidade de batatas cortadas em pedaços, que foram colocados na panela. O estrangeiro experimentou novamente:
- Excelente... Se houvesse um pouco de carne e um pouco de verdura, teria um sabor refinado. Outra mulher correu até sua casa
para pegar um pouco de carne e outra foi buscar cebolas. Depois de colocar tudo na panela, o estrangeiro experimentou o caldo e disse:
- Falta um pouco de sal.
- Ei-lo, disse a dona da casa.
- Tigelas e pratos para todos! - falou o estrangeiro.
As pessoas correram para pegar pratos e tigelas, e alguns trouxeram também frutas e mandioca. Todos sentaram-se em torno ao estrangeiro que distribuía a sopa para todos em abundância. Todos sentiram uma estranha felicidade: riam, falavam, comiam juntos. O estrangeiro, depois de permanecer um pouco com eles, desapareceu silenciosamente, em meio à alegria geral.
Deixou, porém a pedra milagrosa para que pudessem usá-la todas as vezes que quisessem preparar a melhor sopa do mundo.


Anthony de Mello


Nenhum comentário:

Postar um comentário