Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 11/02/2014



Terça-feira, 11 de fevereiro de 2014.
Nossa Senhora de Lourdes


"Viver para odiar uma pessoa é o mesmo que passar uma vida inteira se dedicando à ela" (Guimarães Rosa)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 7,1-13

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.
3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.
Neste Evangelho, Jesus desmascara o que está por trás de certas práticas apresentadas como religiosas. E toma como exemplo a desobediência ao quarto mandamento. “Corban” era o voto pelo qual uma pessoa consagrava a Deus algum bem, tornando-o intocável e reservado somente ao tesouro do Templo, mas na verdade a intenção era livrar-se da obrigação sustentar os pais.
Nós precisamos de tradições e costumes, mas eles não podem colocar-se acima da Lei de Deus, nem serem considerados definitivos, pois a vida humana sempre evolui.
Não confundir com a Tradição, que é a maneira que a Igreja tem, inspirada pelo Espírito Santo, de interpretar as Sagradas Escrituras. Esta Tradição vem desde o tempo dos Apóstolos, e é perene. O problema é quando, aferrados a tradições humanas, nos afastamos da verdadeira Tradição da Igreja. Mas o Espírito Santo, que acompanha a Igreja e as Comunidades, nos dá o dom do discernimento para distinguirmos o que vem da Tradição, e o que são meras tradições ou costumes humanos.
A citação do profeta Isaías, feita por Jesus, nos dá a chave para entendermos por que certas pessoas se aferram cegamente a tradições. É porque elas são incapazes de crer, por isso substituem a fé por certos costumes, aos quais se apegam e não querem largar, mesmo que a Hierarquia da Igreja se posicione contra: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim” (Is 29,13).
Certa vez, um jovem sacerdote tomou posse numa paróquia como pároco. Antes aquela paróquia tinha ficado um bom tempo sem padre.
Quando chegou a preparação da festa do padroeiro, a comissão da festa disse ao padre que era costume preparar dois almoços no dia da festa: um para o padre, as autoridades, os músicos da banda e os festeiros; e outro para todo o povão, mais de quinhentas pessoas.
O padre sugeriu que acabasse com essa tradição e fosse preparado um almoço só para todos. Entretanto, a comissão foi irredutível, e o padre acabou ficando calado.
Quando chegou o dia da festa, houve de manhã a procissão, em seguida a Missa e por fim o almoço. O almoço da elite foi preparado num clube, com leitoa assada, vinho e tudo mais; e o almoço do povo foi preparado num parque de exposições, com apenas galinhada, maionese e suco.
O padre, durante a Missa, teve uma idéia: Simplesmente “fugir” e ir almoçar com o povão.
Lá no clube deu o maior transtorno, porque ficaram esperando o padre para começar. Como ele não chegava nunca, foram atrás e o encontraram almoçando junto com as Irmãs religiosas, no meio do povão. Insistiram que ele fosse para o clube, pois a comida estava esfriando, mas ele foi irredutível e não foi. Acabaram almoçando sem o padre. No ano seguinte, ninguém duvidou: foi preparado um almoço só para todos e todas.
Se você fosse o padre naquela paróquia, que atitude você tomaria?
As tradições são necessárias na nossa vida em grupo, e também na Igreja; mas precisamos tomar cuidado para que elas não se tornem um contra testemunho.
Maria Santíssima não seguiu as tradições caducas do seu povo. A mulher não podia falar em público, ela falava. A mulher não costumava tomar iniciativas, ela tomava... Que Maria interceda por nós, a fim de só seguirmos tradições quando elas são benéficas e contribuem para o Reino de Deus.
Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.






VIDA SAUDÁVEL

Remédios de ervas para olheiras


Você também pode preparar uma pasta de noz-moscada com leite. Aplique isto sobre e em torno das pálpebras antes de ir para a cama. É um tratamento natural e eficaz para olheiras.
Prepare uma pasta grossa de suco de tomate, lentilhas e suco de limão. Use essa pasta na área das olheiras. Limpe com água fresca.
Outro remédio caseiro simples e eficaz para olheiras é o de folhas de menta. Aplique sumo de hortelã sob a área dos olhos. Não só esfria os olhos, mas também ajuda a remover as olheiras escuras.
Aqui ficam algumas dicas simples de fazer para evitar as olheiras sob os olhos:

- Beba 8-10 copos de água por dia. A água é o elemento primordial na hidratação da sua pele.

- Descanse bem e durma um número suficiente de horas. A fadiga contribui bastante para a formação de olheiras, por isso é fundamental repousar para recarregar as suas energias.

- Procure não fumar ou beber álcool. Não só faz mal à sua saúde no geral como também prejudica bastante a sua pele, especialmente a pele em redor dos seus olhos que é 3 vezes mais delicada que nas outras áreas.

- Sinta-se feliz e sem stress. Pratique meditação e faça desporto. Estas atividades vão desviá-lo do stress do dia-a-dia e revitalizam o seu corpo. Se o seu corpo se sente bem a sua pele reflete-o.

- Faça uma dieta bem equilibrada, incluindo vegetais verdes e frutas. A sua pele sente bastante aquilo que você come. Procure dietas saudáveis. Evite comer junk foods e outros alimentos processados que contenham corantes artificiais que levam ao desenvolvimento de olheiras.

- Dietas ricas em vitamina K são boas para os olhos. Aplicar também cremes ricos em vitamina K à base de plantas também ajuda bastante a manter a pele em redor dos seus olhos hidratada e previne o desenvolvimento das olheiras.

- Beba sucos de fruta natural. A fruta desintoxica o seu corpo e ajuda a impedir a formação de olheiras, como também faz bem para a sua saúde.

Aplique fatias de pepino frio sobre os olhos fechados por 15 minutos. Não tem de aplicar todos os dias, basta 1 ou 2 vezes por semana.

Certifique-se de beber bastante água. A água é um bem essencial que faz maravilhas á sua pele. Beba pelo menos 1 litro de água por dia, vai ver que a pele em redor dos seus olhos vai ficar muito mais hidratada e menos translúcida, logo se vão notar menos as olheiras.

Use protetor solar com um fator mínimo de 30 sob os olhos para evitar assim o enfraquecimento causado pelo sol.

Descanse bastante. Durma pelo menos 8 horas por dia. Vai ver que não só se sentirá bem consigo mesmo como também a sua pele vai ficar radiante.

Aplique saquinhos de chá frio sobre os olhos fechados. Não use saquinhos de chá de ervas, porque a maioria não são tão eficazes.

Procure alimentos ou suplementos ricos em Vitamina C. Esta ajuda a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos.

Aplique cremes de vitamina K. Embora os estudos não mostrem uma relação entre a vitamina K e as olheiras, esta poderá ajudar a dissimular os inchaços que tenha sob os olhos.







MOMENTO DE REFLEXÃO



Num dia qualquer do seu tempo, cansado de tantas lutas.
Você decide olhar para o horizonte e contemplar a Vida.
A sua vida.
Essa apressada que passa pela janela da existência, entre o carregar de fardos, o suportar de dores, e uma mistura de alegrias passageiras.
Tudo que é muito especial e maravilhoso, parece durar tão pouco.
Já a dor, a separação, a morte ou a doença, parecem ter um peso enorme.
Por isso, nesse dia em que a sua inteligência chamou a sua atenção.
Você parou tudo e ouviu o seu coração.
Será que eu preciso tanto de tantas coisas assim?
O carro, o terno, a bota, os celulares, o tablet, o regime, o chefe?
Será que posso viver como índio na taba antiga?
Ou preciso de menos tranqueiras para viver aqui mesmo.
Assim, você vai desligando preocupações que nem são suas. e deixa a Vida ser plenitude.
E você percebe que existe algo além da sua própria vida. O Universo que resiste milhões de anos, mostra estrelas sempre brilhantes.
E uma delas, parece-lhe sorrir, e olha que ela sempre esteve ali.
É a Vida, essa amorosa companheira que te quer tão bem e convida:
-vem alma querida fazer festa sem despedida.
Que somos mais que o tempo sem idade, somos a própria eternidade.
Juntos, rumo a felicidade.


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário