Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 01/02/2014



Sábado, 01 de fevereiro de 2014.
Santa Brígida e Santa Veridiana


"O que faz uma pessoa estar bem consigo mesma e com a vida é saber que é amada e aceita como ela é."



EVANGELHO DE HOJE
Mc 4,35-41

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem?

Este Evangelho traz para nós a cena da tempestade acalmada. A barca com Jesus e os discípulos representa a Comunidade cristã, atravessando o mar revolto da vida.
“Vamos para a outra margem!” Jesus nos manda jogar-nos no mar e fazer a travessia de uma vida “velha” para uma vida nova, tanto para nós, como ara a nossa família, como para a nossa Comunidade e o nosso bairro. O Reino de Deus precisa ser construído e, com Jesus na barca, isso é possível sem perigo nenhum.
“Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher.” Esta ventania e mar agitado representam os tropeços, dificuldades e tentações que encontramos na vida, inclusive as nossas paixões pecaminosas.
“Jesus estava na parte de trás, dormindo... Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Esta “sesta”de Jesus representa a aparente ausência de Deus que sentimos em nossa vida. Na verdade, Deus nunca dorme; nós é que, devido à pouca fé e ao pecado, não percebemos os sinais de sua presença, ou até nos ausentamos dele, jogando a culpa em Deus, que nos teria abandonado, justamente na hora do perigo. “Estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20).
Todos os cristãos, mais cedo ou mais tarde, encontram fortes tempestades na vida. E o temporal vem justamente quando nos parece que Jesus dorme, isto é, quando parece que ele nos deixou sozinhos. Esta crise é a condição para chegarmos à outra margem, que é uma fé mais firme e clara.
“Jesus ordenou ao vento e ao mar: ‘Silêncio! Cala-te!’ O vento cessou e houve uma grande calmaria.” Jesus é Deus e vence as forças do mal, venham de onde vierem: demônio, doença, morte...
“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Precisamos ter fé em Jesus, fé em Deus. A fé supera o medo e a dúvida. Uma das expressões mais repetidas por Jesus nos Evangelhos é: “Não temais”.
“Os discípulos diziam uns aos outros: Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” Na verdade, Jesus já se apresentou largamente, nós é que, por nosso descaso, ainda não o conhecemos o suficiente. Mais tarde, após a Páscoa e Pentecostes, os discípulos vão responder a essa pergunta: “Este é Deus”.
Na primeira Leitura da Missa de hoje, temos uma bela definição de fé: “A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se vêem” (Hb 11,1).
S. Francisco de Sales é francês e viveu no Séc. XVI. Foi ordenado sacerdote e, anos depois, devido ao seu zelo e bondade, foi sagrado bispo de Genebra, na Suíça.
Aconteceu que naquela época todos os cristãos da diocese haviam passado para o calvinismo.
Um dia, ele foi a uma Comunidade rural conversar com o povo, mas ninguém quis conversar com ele. E o pior: chegou a noite, uma noite muito fria, e nenhuma família lhe deu hospedagem, por mais que ele pedisse. Todos diziam que a sua casa estava cheia.
Felizmente, no quintal de uma casa havia um grande forno, que ainda estava quente, pois tinham assado pão nele à tarde. Dom Francisco entrou dentro do forno, e ali passou uma noite ótima.
Nós podemos entrar sem medo no mar revolto da vida, pois Deus caminha conosco e ele é poderoso, sempre tem uma saída para nos proteger!
Que Maria Santíssima nos ajude a ter tanta intimidade com Cristo que nunca precisemos perguntar: “Quem é este...?” Este é Jesus, o Filho de Deus, que transforma as tempestades em bonança (Cf Sl 106 (105), 9ss).
Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem?









CASA, LAR E FAMÍLIA



Dicas para quem viajar


1. NUNCA dirija cansado. Programe o horário da saída. Se você vai dirigir, durma bem antes da viagem e pegue o carro descansado e sem sono. Se você vai ao lado de quem está dirigindo, também se prepare para estar descansado e desperto. É importante ajudar e participar da viagem. Uma conversa tranquila, ouvir uma música juntos, separar o dinheiro dos pedágios, guardar o troco, ajudar a ler uma placa indicativa na estrada... co-pilotar a viagem, enfim! Isso é fundamental para o motorista, para a segurança de vocês e para um começo de ano tranquilo.

2. Se você vai fazer uma viagem de mais longa de avião procure se movimentar a cada 3 horas mais ou menos. Sempre que possível levante-se, estique as pernas e fique na ponta dos pés umas cinco vezes seguidas. Isso ativa a circulação e melhora seu bem estar. Movimente também os braços, como se estivesse se espreguiçando demoradamente. Coma leve e hidrate-se bem. Evite bebidas gasosas, elas aumentam a produção de gases e podem dar desconforto abdominal.

3. Evite ler durante viagens de ônibus. Nem fique olhando o celular com a cabeça abaixada. Isso pode provocar enjoo nas pessoas mais sensíveis. Ouça música, olhe a paisagem e aproveite para descansar. Evite frituras ou alimentos pesados e condimentados nas paradas. Sucos ou frutas são excelentes companheiros de viagem.

Viaje para fora e também para dentro de você mesmo. Descubra o mundo e descubra-se também!





MOMENTO DE REFLEXÃO


Eu não só vivo no meio de pessoas que combatem o fantasma da depressão, atravessei eu mesma esse caminho. Como falar do amargo se não provei dele? Não existem pessoas isentas às tempestades da vida e os que afirmam estar acima de tudo correm um grande risco.
 Quando alguma coisa perturba nosso percurso natural da vida, ou o que projetamos, podemos cair nessa armadilha que é a depressão. Mas isso não é o fim de uma existência, apenas um árduo caminho, sobretudo de incompreensão da parte de quem nunca passou por isso. A vida é bela e de dez razões para estarmos tristes, existem cem outras para estarmos felizes, só que saber isso não é o bastante para ver o mundo de outra forma. Há pessoas que um dia descobrem que têm um câncer e isso abala toda a sua existência, o que é completamente natural. Isso todo mundo compreende, mas ninguém diz a elas simplesmente que a vida é bonita e que elas têm mil motivos outros de felicidade.
 Ah, se todos soubessem o calvário que é a vida de um deprimido, existiria talvez mais compreensão e menos depressão, que é uma doença que necessita de cura e pede tempo, pede tratamento e muita paciência da parte dos que estão em volta.
Quando não podemos impedir que as lágrimas rolem pelo rosto dos nossos amigos, podemos secá-las. Às vezes a melhor maneira de entender uma pessoa é ficar do lado dela, é abrir os ouvidos do coração.
Eu atravessei o caminho da depressão e saí dele. Foi dura a subida, mas eu sabia que no Alto havia uma mão estendida e fixei meu olhar nela. E por isso digo a todos vocês (e se vocês soubessem o quanto são numerosos!!!) que existe saída, que quando não mais temos forças, Deus nos carrega. Nunca desistam, porque Deus não desistiu de nós, apesar de todas as nossas falhas.
Aprendi, com minha experiência, a olhar o mundo de outra maneira. Aprendi a olhar as pessoas de outra maneira e não considerar que seus problemas são menos graves que os que conheço. Apenas digo, afirmo e direi quantas vezes for necessário, que para toda porta de entrada existe uma porta de saída e que o mesmo Deus que está sobre mim, me livrou e me livra, está sobre cada um de vocês.
Ninguém deve sentir medo do julgamento das pessoas, nem das coisas que chegam ou estão por vir. A Mão de Deus está sempre estendida e, aconteça o que acontecer, ela está apontada na nossa direção.
Escrevi um pouco sobre a depressão hoje, porque sei que há muitos que precisam. Se traduzi bem o que dizia meu coração eu não sei, só sei que sei o que vivi e que consegui sair. E se minha experiência pode ajudar, que ela ajude.


Letícia Thompson
http://www.leticiathompson.net/Lagrimas_da_depressao_LT.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário