Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 12/02/2014



Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014.


"O amor mais poderoso é o amor transformado em ação."



EVANGELHO DE HOJE
Mc 7,14-23

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.
17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.
20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior.
Neste Evangelho, Jesus suprime todas as leis judaicas sobre pureza e impureza, introduzindo outro sentido para essas palavras.
O que vem de fora não torna o homem pecador, e sim o que sai do coração, isto é, da consciência humana, que cria os projetos e dá uma direção aos atos humanos. Jesus anuncia uma nova forma de moralidade, onde os homens podem relacionar-se entre si na liberdade, uma liberdade responsável, que parte da consciência bem formada.
A intenção de Moisés, ao promulgar a lei sobre a pureza e impureza (Lv 11) era proteger a saúde de um povo bárbaro e sem cultura. Mas a interpretação errada dessa lei deu fundamento a uma sociedade injusta, baseada em tabus que criavam e solidificavam diferenças entre as pessoas, gerando privilegiados e marginalizados, opressores e oprimidos.
É bom lembrar que os livros da Bíblia foram escritos em épocas diferentes, durante um período de muitos séculos. E Deus se apresenta como o grande pedagogo do seu povo. Na medida em que o povo assimilava uma lei, ele dava outra mais forte e profunda.
Por exemplo, Abraão podia ter muitas mulheres, e Moisés permitiu dar carta de divórcio à esposa. Já Malaquias, o último profeta do Antigo Testamento, diz: “O Senhor é vigia entre ti e a mulher da tua juventude, a quem traíste. É ela a tua companheira, a esposa com a qual tens compromisso. O Senhor não fez dos dois uma unidade de carne e espírito? E para que essa unidade? Para conseguir uma descendência que seja de Deus” (Ml 2,14-15).
Veja a diferença entre um livro e outro! Por isso que, sem a ajuda da Igreja, não podemos entender a Bíblia de forma correta.
Nada do que Deus criou é impuro. Por isso ele não se ofende de comermos carne de porco ou qualquer outro alimento, ou de tocarmos em doentes ou objetos manchados de sangue. O pecado está no que sai do coração. E ele exemplifica: “Más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo”.
Certa vez, um senhor foi conversar com o padre, dizendo que estava com crise de fé. Os dois foram conversar numa sala, cuja janela era de vidros transparentes, mas estes estavam embaçados, devido ao frio que fazia lá fora.
A certa altura, o padre pediu ao homem: “Por favor, vá até a janela e olhe para fora”. Ele. O padre perguntou: “O que você está vendo?” “Estou vendo pessoas passando na rua” – disse ele – “mas vejo mal, nem dá para distinguir direito, porque os vidros estão embaçados”.
Então o padre foi lá, abriu a janela e perguntou: “E agora”. O senhor respondeu: “Agora vejo nitidamente as pessoas, as casas e até as flores no canteiro central”.
Concluindo, o padre: “Uma vida cristã medíocre embaça os olhos e a pessoa começa a ter dúvidas de fé”. Melhore a sua fidelidade a Deus, que as dúvidas de fé desaparecerão. “A lâmpada do corpo é o olho; se teu olho for transparente, ficarás todo cheio de luz. Mas se teu olho for ruim, ficarás todo em trevas” (Mt 6,22-23).
O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior.






CURIOSIDADES


A história do homem que transformou um deserto numa floresta


Desertos são lugares áridos, com pouca vida e de difícil habitação, certo? Só que um homem acreditou na força dessa terra dita pobre e criou uma floresta em meio ao terreno desértico do país africano Burkina Faso, entre o Sahara e o golfo da Guiné. O grande benfeitor dessa proeza chama-se Yacouba Sawadogo, agricultor de origem simples, mas de grande fibra e persistência. Ele conseguiu trazer esperança para milhares de pessoas, mudando o destino de desertificação das terras no norte de seu país.
Qual o segredo desse sábio homem? Ele utilizou uma antiga técnica agrícola de seus antepassados, chamada Zai. Essa técnica não só promoveu maior qualidade do solo, mas também permitiu o crescimento de uma floresta! O trabalho de recuperação do solo consiste em fazer pequenos buracos no chão, preenchendo-os com adubo de fezes de animais e depositando as sementes ali. Quando ocorre a estação das chuvas, esses buracos retêm água, mantendo a umidade e nutrientes necessários para superar a estação mais seca.
Ao longo de 20 anos, Yacouba conseguiu transformar uma área completamente estéril em uma floresta de 30 hectares, com mais de 60 espécies de árvores diferentes. Absolutamente incrível! Como se não bastasse, ele resolveu compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas, permitindo que outros também vençam as asperezas da seca.
Suas realizações foram tão importantes que até o cineasta britânico Mark Dodd fez um documentário sobre sua história. Será que a pequena, porém grandiosa, ação de Yacouba pode ajudar nossos amigos brasileiros do sertão nordestino? Percebemos, a partir da experiência africana, que não é um grande bicho de sete cabeças recuperar solos impróprios para cultivo. No entanto, a indústria da seca parece ser mais lucrativa. Quantias exorbitantes de dinheiro foram gastos em obras da transposição do Rio São Francisco, que até hoje mal saiu do papel.
Como provou Yacouba, não é preciso gastar rios de dinheiro, nem mesmo transpor um dos principais leitos da região nordestina para resolver o problema da seca. E agora, José?






MOMENTO DE REFLEXÃO



Seu pensamento pode te levar para o paraíso em instantes.
Mas pode também te deixar na porta do inferno sem bilhete de volta.
Basta você deixar ele navegar sem rumo e pronto!
Lá está você pensando na morte da bezerra, ou criando situações.
É assim que a nossa insegurança cria cenas de ciúme, revela os medos, coloca dúvidas na nossa cabeça, e pior, pode até trazer ideias de suicídio ou abandono.
Cuide dos seus pensamentos como quem cuida da própria vida.
Mantenha-se vigilante, busque dar atenção ao que te guia.
Faça o foco no que já tem e no que te faz feliz, não no que ainda não tem e deseja por desejar.
Melhor viver!
Melhor amar do que simplesmente idealizar.
Hoje, o dia pode ser tão lindo, mesmo com chuva de granizo, ou cheio de aflições em meio ao céu mais azul, com sol e passarinhos.
Tudo depende dos seus pensamentos.
Você pode guiá-los e vencer barreiras enormes, ou ser guiado por eles e parar na primeira porta fechada.
Cuide do que você pensa e pense em você.
Você realiza o que acredita ser possível, e tudo é possível para quem acredita.


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário