Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 20/08/2013


Terça-feira, 20 de agosto de 2013

Não erramos quando damos muito de nós, erramos quando esperamos o reconhecimento de alguém que não sabe valorizar a sinceridade que lhe damos.




EVANGELHO DE HOJE
Mt 19,23-30


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.
27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Na reflexão de ontem, que consequentemente tem sua continuidade no evangelho de hoje, fiz uma colocação pertinente “(…) Quanta gente aproveita esse ensejo político para lograr êxito através de “favores” nada legais e muitas vezes imorais, tentando “arrebanhar” gente, mas no dia-a-dia cristão não tem a mesma dedicação?”.
Qual é o empenho que apresento em buscar minha própria conversão?
Nossa vida é como aquele letreiro que vemos em lojas e supermercados tentando se desculpar com os clientes pelas reformas que acontecem e precisam ser feitas: “DESCULPE OS TRANSTORNOS. ESTAMOS EM OBRAS PARA MELHOR ATENDE-LO”. Sim são obras necessárias e periódicas que visam unicamente não perder você.
Será que o salário pago pelas campanhas eleitorais é mais atraente que a paga dada por Deus por um filho que volta ao lar?
Aonde estão minhas obras de fé? O que tenho feito de fato para não perder as pessoas?
“(…) De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma”. (Tiago 2,14-17)
Não deixo de enxergar que preciso do dinheiro para por comida em meu lar e assim poder viver com dignidade, mas também não quero mentir para mim mesmo que de fato muitas vezes estou passando longe de ser um bom cristão.
O meu empenho é o mesmo?
Vejo todas as manhãs pessoas descendo de caminhonetes e caminhões, retirando pilhas e pilhas de cartazes de madeira e ao final da noite os recolhendo para serem novamente postos no outro dia. Quantos de nós estamos dispostos a chegar um pouco mais cedo a missa dominical e ajudar a preparar a celebração? Não! Não temos tempo!
Sim também é verdade que nosso tempo ficou cada vez mais escassos e as jornadas triplas sendo no mesmo dia pai(mãe), esposo (a), funcionário, empregado tem tomado nosso tempo e servem como um perfeito argumento para justificar meu afastamento, meu sumiço, meu atual descompromisso… O que é de fato importante? Pelo que vale a pena se empenhar tanto assim?
Deus realmente entende nossos “argumentos” e por vezes faz uma proposta irrecusável: “PELO TEMPO QUE FICAR LONGE, FAÇA O FAVOR DE PELO MENOS NÃO PERDER”.
Talvez também seja um grande desperdício ver alguém tão capacitado por Ele se empenhando em enganar, ludibriar, assediar, corromper outras pessoas por aquilo que é de césar. “(…) Eu afirmo a vocês que isto é verdade: é muito difícil um rico entrar no Reino do Céu. E digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha”.
Estudiosos no assunto chamam isso de hipocrisia.
Que compromisso tenho com a instauração do reino de Deus se só me preocupo com a limpeza do meu lote no céu? Se sou novo em Jesus, por que ainda aceito essa atitude velha em minha vida?
“(…) Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo. Nós, mais aperfeiçoados que somos, ponhamos nisto o nosso afeto; e se tendes outro sentir, sobre isto Deus vos há de esclarecer. Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente. Irmãos, sede meus imitadores, e olhai atentamente para os que vivem segundo o exemplo que nós vos damos”. (Filipenses 3, 12-17)
Desculpem a dureza das palavras desse inicio de semana, mas precisamos mudar o mundo a começar em nós.
Um imenso abraço fraterno.





VIDA SAUDÁVEL


Posso esquentar alimentos no microondas em recipientes de plástico?


Depende do recipiente. Você já ouviu falar do Bisfenol A ? É um composto químico que era usado para fazer vasilhas de plástico como em mamadeiras, copos, embalagens para congelador e microondas, garrafas e tudo mais.
No ano passado, o uso do Bisfenol A foi proibido em vários locais no mundo, inclusive no Brasil. Isso porque estudos científicos demonstraram que este composto é perigoso para a saúde porque é um desregulador endócrino. Entenda: a molécula do Bisfenol A é semelhante ao estrógeno, que é o hormônio feminino. Isso significa que pode provocar alterações nos hormônios de crianças, homens ou mulheres, provocando infertilidade e aumentando a probabilidade de alguns tipos de câncer como de mama ou de próstata.
O Bisfenol A das embalagens de plástico ou mamadeiras pode passar para os alimentos porque as alterações de temperatura do microondas fazem com que este composto químico “grude” nos alimentos e penetre no nosso organismo causando danos para a saúde.

Então, atenção para estas dicas:

1. Ao comprar utensílios de plástico certifique-se que eles estão isentos de Bisfenol A, especialmente mamadeiras ou aqueles que normalmente utilizamos para guardar alimentos no congelador ou na geladeira e depoias aquecer no microondas. Leia a embalagem. Deve estar escrito “Bisfenol A free” ou “BPA free” . Se isto não constar na embalagem verifique o rótulo de reciclagem. Se aparecerem os números 3 ou 7, EVITE esse produto, pois pode conter bisfenol A.

2. Evite aquecer alimentos nas suas embalagens de plástico mais antigas, pois elas podem conter o bisfenol A. Nunca utilize mamadeiras antigas. Bebês são especialmente sensíveis aos efeitos do bisfenol A.

Ler o rótulo é uma forma de produzir saúde!

Dr. Ana Escobar




MOMENTO DE REFLEXÃO


Há uma lenda que diz que quando os reis magos saíram do Oriente, eram quatro. Aconteceu que um deles, que ia atrás, ao passar por um mendigo, ficou com dó, pois fazia frio e o pobre estava sem agasalho.
O mago parou, desceu do camelo e deu-lhe água, comida e agasalho. Enquanto isso, os outros três não perceberam e foram embora.
Logo que terminou de atender o mendigo, ele foi depressa alcançar os colegas, mas não os encontrou! E não viu mais a estrela.
Desesperado, o pobre homem não parou mais de viajar, a procura do Messias, o Rei das Nações. Andou pelo mundo inteiro.
Depois de muitos anos, quando já estava velhinho, passava por Jerusalém e alguém lhe informou: “Há um condenado subindo aquele morro com uma cruz às costas, e dizem que ele é o Messias”. O mago foi lá.
Quando Jesus o viu, levantou o rosto ensanguentado e disse: “Meu irmão querido, nós já nos encontramos. Aquele mendigo era eu. Por isso que a estrela desapareceu”.
Nós não precisamos fazer longas viagens para nos encontrar com Jesus. Ele está bem pertinho de nós, ao nosso lado, na pessoa que, de qualquer forma, passa necessidade.
Maria Santíssima fez a primeira Epifania, mostrando o recém-nascido ao mundo, representado pelos pastores e pelos reis magos que visitaram Jesus. Que ela nos ajude a continuar o seu gesto de mostrar Jesus ao mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário