Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 17/08/2013


Sábado, 17 de agosto de 2013

"Ás vezes é preciso dormir, dormir muito. Não pra fugir, mas pra descansar a alma dos sentimentos. Quem nasceu com a sensibilidade exacerbada sabe quão difícil é engolir a vida. Porque tudo, absolutamente tudo devora a gente. Inteira."



EVANGELHO DE HOJE
Mt 19,13-15

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Jailson Ferreira

No Evangelho de hoje dois pontos me chamam atenção. O primeiro é o fato das crianças se sentirem atraídas por Jesus a ponto de provocar um tumulto que os próprios discípulos acharam necessário intervir, para depois serem repreendidos pelo Mestre. Este é um ponto que eu considero interessante porque se prestarmos atenção, veremos que são pouquíssimas as pessoas que têm esse “magnetismo” com as crianças. E as características em comum nessas pessoas são: a doçura, a simplicidade, o sorriso constante, a paciência, a alegria, a jovialidade, a espontaneidade... Em todos os lugares por onde Jesus passava, multidões vinham ouvi-lo, e as crianças vinham espontaneamente para que Ele impusesse suas mãos e orasse por elas. E Jesus se deleitava com isso. Nos quadros que tentam retratar essa cena, Jesus sempre está sentado, com um olhar sereno, com cada mão sobre a cabeça de uma criança super-comportada, e mais umas 3 crianças esperando pacientemente a sua vez... Se eu fosse pintar um quadro da forma como imagino que aconteceu, seria com dezenas de crianças correndo, pulando, gritando, brincando e fazendo a maior festa em torno de Jesus, que se divertia com elas, enquanto alguns discípulos tentavam, em vão, controlar a bagunça... Jesus sempre ensinou pelo exemplo e pelas palavras. Se Ele dizia que para entrar no Reino dos Céus, deveríamos ser como crianças, então Ele próprio se fazia criança, principalmente quando estava entre crianças.

O segundo aspecto que me fez refletir foi um questionamento para tentar entender melhor a psicologia de Jesus: Por que Ele deu tanta importância às crianças,a ponto de dizer que o Reino de Deus é delas, e para quem se faz como elas? O que Jesus via nas crianças, para chegar a dizer isso? Já ouvimos muitos dizerem que a criança é espontânea; que pode ficar com raiva, mas no minuto seguinte já faz as pazes e esquece; que não vê malícia em nada; dentre tantas outras características... Qual a experiência de Jesus com as crianças? O que Jesus realmente queria transmitir aos discípulos?

Na leitura da terça-feira, os discípulos queriam saber quem era o maior no Reino dos Céus. Jesus pegou uma criança e disse: “O maior no Reino dos Céus é quem se faz pequeno como esta criança.” Aí está uma parte da resposta aos questionamentos... As crianças já têm seu lugar garantido no Reino dos Céus, mas quando elas crescem, aos poucos vão perdendo as características de criança... A inocência vai, aos poucos, ficando pelo caminho... A espontaneidade, a verdade, a alegria, aos poucos vão dando lugar às máscaras que colocamos para nos “protegermos” uns dos outros... E vamos ficando, cada vez mais, na defensiva...

Talvez a característica mais importante da criança que Jesus falava é a de estar sempre pronta para aprender o que lhe é ensinado. Como um livro aberto, sem preconceitos... Talvez seja assim que Jesus quer que sejamos... como crianças que confiam plenamente no que o Pai lhe ensina, e que se jogam nos braços do Pai com 100% de certeza de que Ele não nos deixará cair no chão.






CASA, LAR E FAMÍLIA

Cuidados com sua bagagem.

1) Diferencie a bagagem
Amarre fitinhas coloridas, coloque cintos, envolva naqueles plásticos espalhafatosos ou qualquer coisa do gênero. Na maioria dos aeroportos do mundo não há quem confira as etiquetas, e assim fica mais difícil que alguém leve a sua por engano.

2) Identifique duplamente
Nome, endereço, telefone… Não basta colocar uma etiqueta do lado de fora. Coloque também do lado de dentro, por medida de segurança. Se a mala for extraviada e a etiqueta do lado de fora se perder… já sabe.

3) Não caia em tentação
Lei é lei e não tem choro: maquiagens novinhas, cremes caríssimos, garrafinhas da água mineral mais cara do mundo, perfumes… quando o assunto é mala de mão, vai tudo pro lixo se ultrapassar o limite de 100 ml e não estiver acondicionado em sacos plásticos transparentes. Sprays de ar comprimido e aerosóis são proibidos mesmo nas bagagens despachadas.

4) Seja precavido!
Mais do que levar os objetos eletrônicos (que jamais devem ser colocados na bagagem despachada), a mala de mão deve estar pronta para pequenas emergências (atrasos de voo, extravio de bagagens etc). O que isso significa? Leve pelo menos uma roupa completa para um dia, além de um casaco (mesmo no verão, pois dentro do avião faz muito frio), um par de meias e o que te divertir: de iPod a um bom livro. Mas atenção ao excesso de peso, que geralmente varia de 5 a 10 quilos nas principais cias aéreas.

5) Escolha peças básicas e de cores neutras
Elas são mais fáceis de combinar entre si e ajudam na árdua tarefa de não exceder os limites de peso – cada vez menores nas cias aéreas low-cost. Se a viagem for para o exterior, vale lembrar que, embora quem sai do Brasil tenha direito a dois volumes de 32 quilos, os voos locais estão restritos a um volume de geralmente 15 ou 20.

6) Meta a faca!
Há uma conta que recomenda que exagerados por natureza devem colocar sobre a cama tudo o que pretendem levar e retirar sem dó pelo menos um terço. Funciona.

7) Saquinhos mil
Sabe aqueles presentes de avó, que geralmente vinham com o nome bordado e tudo? Eles são extremamente úteis na arte de organizar uma mala. Reserve saquinhos para as peças íntimas e também para cada par de sapatos.

8 ) Bote ordem no pedaço
Agora é que entra a parte mais “técnica”. Comece pelos sapatos, que devem forrar o fundo da mala. Abra as calças deixando metade delas para fora. Recheie com o resto dos itens, com o cuidado de enrolar camisetas e peças pequenas. No fim, “feche” as pernas das calças por cima de tudo, para que não amassem muito. Use as laterais para colocar os acessórios, os saquinhos de roupa íntima e as meias




MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, numa escolinha de roça, dois alunos irmãos, um menino e uma menina, chegaram tristes para a aula. A professora perguntou por quê e eles explicaram: “Hoje é o último dia nosso aqui na escola. Um empregado da fazenda foi lá em casa e avisou que amanhã cedo vão retirar a porteira e fechar a estrada”.

A família morava do outro lado dessa fazenda e o único acesso à escola era passando por dentro de um canto do terreno da fazenda.

O dono da fazenda morava na cidade e estava fazendo isso para forçar o pai das crianças a lhe vender o sítio. Todos os esforços do pai, pela via do diálogo, tinham sido inúteis.

A professora, que já sabia de tudo isso, disse para as duas crianças: “Amanhã, vocês ainda podem vir, porque às seis e meia da manhã eles ainda não fecharam a porteira".

No outro dia cedo, logo que as trinta crianças chegaram, a professora os levou para a porteira. Meia hora depois, chegou o trator com uma carreta trazendo os peões para arrancar a porteira e fechar a cerca.

Mas como fazer isso, se nem as crianças nem a professora saíam de volta da porteira? Pediram a ela e às crianças que se retirassem, mas não adiantou, ninguém arredou o pé. O jeito foi manobrar o trator e voltar para a sede da fazenda. Foi difícil manobrar, porque a estrada tinha barranco dos dois lados.

Este fato é um exemplo de que os pequenos unidos vencem os grandes. Certamente, Nossa Senhora pensou nessa força da união, quando cantou o seu belíssimo hino, o Magnificat. Os discípulos do seu Filho, unidos, irão derrubar os poderosos de seus tronos e elevar os humildes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário