Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 13/08/2013


Terça-feira, 13 de agosto de 2013

"Quando te separares de um amigo, não te preocupes, pois o que tu amas nele pode tornar-se mais claro com a sua ausência, assim como para o alpinista a montanha aparece mais clara vista da planície" (Gibran Khalil Gibran)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 18,1-5.10.12-14


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos con­ver­terdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITANDO O EVANGELHO
Jailson Ferreira


O Reino dos Céus não é para os auto-suficientes
Na mensagem de hoje, Jesus diz que devemos ser como crianças, depois diz que devemos receber uma criança como recebemos a Ele próprio, e depois diz que o Pai não quer que se perca nenhuma criança. É mais uma lição dividida em três partes...
"Quem se faz pequeno como uma criança, este é o maior no Reino dos Céus." Lendo essa afirmativa de Jesus, a pergunta que logo vem à mente é: Como se fazer pequeno como uma criança? E a resposta é a mesma que fez todos os santos, por mais velhos que fossem, entrarem no Reino dos Céus: todos eles confiaram no Pai do Céu, assim como uma criança confia no seu pai terreno. Assim como uma criança se atira nos braços do pai, confiando que ele não vai deixá-la cair, nós também devemos nos atirar nos braços do Pai, confiando que Ele não vai nos deixar cair. Só quem tem tamanha fé, e se faz pequeno assim, vai entrar no Reino dos Céus, e vai ser grande por lá.
"E quem recebe uma criança como esta é a mim que recebe." Em outras palavras, quem recebe uma criança, ou uma pessoa que se faz pequena como uma criança, recebe o próprio Jesus. Mas para acolher uma criança, precisamos ser responsáveis e maduros como adultos. Portanto, devemos ter o lado criança, mas também devemos desenvolver a nossa maturidade, afinal, sempre houveram e haverão muito mais ovelhas do que pastores...
E por falar em ovelhas e pastores, Jesus conclui o Evangelho de hoje falando que o Pai ficará mais feliz com uma dessas "ovelhas" que foi resgatada, do que com as 99 que não se perderam. Mas para resgatar essa ovelha, é preciso um pastor zeloso... O Pai quer que tenhamos confiança nÊle, que cuidemos dos nossos, e que saiamos em busca daquele que se desgarrou...
A média que Jesus coloca é até otimista. Imagine você, uma pessoa consciente do seu papel de líder, tendo um "rebanho de 100 ovelhas" para cuidar... Qual seria o mais lógico a fazer? Preparar outros líderes, para junto com você, conseguir dar conta da enorme quantidade de pequeninos que precisam ser resgatados.
O Reino dos Céus não é para os que são auto-suficientes, mas para os que confiam que Deus proverá.





VIDA SAUDÁVEL

O QUE FAZER QUANDO VOCÊ TEM ALERGIA A ACESSÓRIOS?


Você já uso um brinco e percebeu que o lóbulo da orelha ficou vermelho e começou a coçar? Ou colocou um colar que deixou o seu pescoço cheio de bolinhas vermelhas? Isso significa que algum material presente no acessório pode causar alergia à sua pele.
Segundo a dermatologista Ana Carolina Lage, da clínica Maria Bussade, de São Paulo, algumas pessoas têm predisposição para alergias quando são expostas a materiais utilizados na fabricação de anéis, brincos, pulseiras, colares e outros itens. “Isso está na constituição genética do indivíduo, e os problemas podem surgir desde a primeira vez que você colocar o acessório ou depois de vários usos”, conta.
O nome dessa doença é dermatite de contato alérgica. De acordo com a especialista, “os sintomas variam entre coceira, dor, irritação, alteração na textura da pele e formação de eczemas (lesão decorrente de sua inflamação). Em alguns casos, elas podem levar a quadros infecciosos e sangramentos”.
Quando comprar acessórios, informe-se sobre os tipos de materiais usados na composição. Dê preferência àqueles com menor quantidade de níquel e outros metais que causam mais alergias. Como prevenir?
Ana Carolina alerta que qualquer substância pode causar alergia. Porém, alguns materiais apresentam maior resposta negativa do corpo, como o níquel, o cobre e o zinco. Em contrapartida, a prata e o ouro possuem menor probabilidade de reações alérgicas surgirem na pele.
Por isso, fique atenta à origem do acessório e procure um bom fabricante. Uma dica é buscar itens mais “puros”, ou seja, com menor quantidade de níquel e outros metais que costumam causar alergias.

Tratamento e cuidados


O uso contínuo de acessórios com elementos causadores da alergia pode ter consequências para a pele: alteração de textura, formação de eczemas, infecções, sangramentos e até manchas.
Para se livrar do incômodo, é bem simples: evite o contato com o material ou com a substância que provoca a irritação.
“Quando sentir alguma reação estranha ao usar o acessório, a pessoa deve retirá-lo imediatamente e, caso o sintoma persista, procurar um dermatologista”, aconselha Ana Carolina.
O tratamento adequado varia de acordo com a avaliação do médico sobre o quadro clínico, mas geralmente é feito com anti-histamínicos e corticoides tópicos ou via oral.
Por fim, tenha cuidado com as soluções caseiras. De acordo com a especialista, passar esmalte no brinco ou colocar dente de alho na peça não tem comprovação científica e pode até agravar o problema.
Então, não perca tempo. Se a alergia aparecer, o melhor é procurar o aconselhamento médico.



MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, um homem estava, com sua espingarda, dando tiros para cima.
Veio um guarda e lhe perguntou: “O que você está fazendo aí, dando tiros para cima?” Ele respondeu: “Estou espantando elefantes”.
O guarda olhou em volta e disse: “Mas eu não estou vendo nenhum elefante!”. “É sinal que eu já espantei todos”, disse o homem.
Nós vivemos na cultura do medo. Vemos inimigos e perigos até na sombra.
“Eu corro, não como às tontas. Eu luto, não como quem golpeia o ar” (1Cor 9,26).
O livro Dom Quixote, do escritor espanhol Cervantes, apresenta Dom Quixote como um soldado cavaleiro muito valente. Como não encontrava um inimigo mais valente que ele, um dia, fabricou um boneco e o pendurou numa árvore, bem no meio do mato. Desse sim, ele tinha medo. Ao ver aquele “inimigo”, fugia a galope.




Nenhum comentário:

Postar um comentário