Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 24/08/2013


Sábado, 24 de agosto de 2013


"Quem corre atrás do passado, dá ré na felicidade."




EVANGELHO DE HOJE
Jo 1,45-51

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Filipe encontrou-se com Natanael e disse-lhe: “Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas”. Natanael perguntou: “De Nazaré pode sair algo de bom?” Filipe respondeu: “Vem e vê!” Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade!” Natanael disse-lhe: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” Jesus lhe respondeu: “Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas”. E disse-lhe ainda: “Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!”

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Natanael é citado em outros evangelhos, mas com o nome que o conhecemos: Bartolomeu. Ou seja, ele era um dos doze apóstolos. As narrativas de sua vida são discretas e poucas descobertas. Notamos nele também, a dificuldade em aceitar o “improvável” “(…) E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré? No entanto lendo buscando nos relatos e estudos apócrifos, vemos que esse apóstolo teve uma grande importância para a igreja que nós conhecemos hoje.
Pra falar de Bartolomeu gostaria de trazer algumas reflexões feitas no comentário de ontem
“(…) O encontro com Cristo, graças à ação invisível do Espírito Santo, realiza-se na fé recebida e vivida na Igreja. Com as palavras do papa Bento XVI repetimos com certeza: ‘A Igreja é nossa casa! Esta é nossa casa’ Na Igreja católica temos tudo o que é bom, tudo o que é motivo de segurança e de consolo! QUEM ACEITA A CRISTO: CAMINHO, VERDADE E VIDA, EM SUA TOTALIDADE, TEM GARANTIDA A PAZ E A FELICIDADE, NESTA E NA OUTRA VIDA!” (Documento de Aparecida §246)
Bartolomeu demonstrava-se ser bem cético ao que ouvia falar de Jesus, no entanto Felipe seu grande amigo, é que se encarrega de apresentá-lo ao Senhor, e ao recordar esse fato, como é que nós apresentamos O a aqueles que se aproximam de nós? Como é que na pregação, na música, na acolhida, na oração, no louvor, na vida, (…), apresentamos Jesus ao irmão? É bem verdade que ninguém deve por sua confiança em homem nenhum, mas não estou falando de confiança e sim de um Deus que mora em nós
Jesus toca o coração de Bartolomeu, pois sabia muito mais que qualquer um podia saber ao seu respeito. Será que conseguimos imaginar o que Bartolomeu fazia debaixo da figueira? Será que lá chorava, pensava em dívidas, lamuriava sobre a vida ou talvez se suicidar? Entenda que tudo isso é uma dissertação para levá-lo a entender que muita gente que vem a igreja, mesmo cética ou com pouca fé, se bem apresentada a Jesus acaba se deixando tocar pelo dia que também estava debaixo de uma figueira da vida.
O antes cético agora amado Bartolomeu, pode presenciar milagres e prodígios bem como a ascensão ao céu de Jesus. Alguns relatos históricos narram que foi para região da Índia e lá converteu cidades e até reis. Foi para uma região de cultura e línguas diferentes, mas não se abateu. Reparemos a quantidade de irmãos que procuram por Deus e ao encontrá-lo passam ser mais dedicados que qualquer um que já esta na igreja há anos ou décadas.
Isso é verdade, mas como é triste vermos que perdemos o tato em conversar com essas pessoas. Conversar não é converter, pois a conversão é um ato individual que parte de aceitar algo e não cabe a nós fazê-lo. Também não cabe a nós escolher com nossos olhos, pois muitos que são convidados para o banquete não vêm e aqueles que nem se quer olhei, são os que geralmente ficam e perseveram.
“(…) Vós sabeis que é proibido a um judeu aproximar-se dum estrangeiro ou ir à sua casa. Todavia, Deus me mostrou que nenhum homem deve ser considerado profano ou impuro”. (Atos 10, 28)
Reparem novamente a frase no nosso papa quando diz “(…) Na Igreja católica temos tudo o que é bom, tudo o que é motivo de segurança e de consolo”. Sim! Nossa igreja tem de tudo. Temos RCC, ECC, catequese, marianos, vicentinos, cursilistas, PJ, outras pastorais, ministros, seminaristas, missionários, padres… Cabe a cada segmento fazer o seu trabalho bem feito e as pessoas não tardaram a voltar.
O documento de aparecida pede que olhemos além dos nossos muros e pastorais.
Sigamos o modelo intrépido de São Bartolomeu!
Um imenso abraço fraterno.




CASA, LAR E FAMÍLIA


Dicas sobre pintura em tecidos


As tintas para tecido podem ser aplicadas em quase todos os tipos de tecido, ou seja: lona, brim, sarja, cambraia, juta, linho, popeline, tricoline, gorgurão, fustão, georgette, musselina, chifon etc. que são 100% de algodão, pré-lavados ou pré-encolhidos.

Não recomendamos a pintura em tecidos 100% sintéticos como nylon, poliéster.

Em tecidos engomados, aconselhamos que os mesmos devem ser lavados antes da pintura, porque a tinta ao invés de aderir ao tecido aderirá na goma e ao lavar-se o mesmo sairá a goma levando consigo a tinta.

Sempre fazer um teste em um pedaço de 30x40 cm, deixar secar por 72 horas e lavar.

Dicas tecidos:

Quando trabalhar com tecidos de algodão finos (popeline, linho, tricoline, etc.) estique muito bem o tecido sobre a mesa, prendendo com fita crepe ou tachinha as quatro pontas do tecido.
Nos tecidos mais finos é necessário o uso de um bastidor para apoio do tecido.
Nos tecidos mais grosso pode-se trabalhar direto na mesa ou em pranchas de compensado.
PINCÉIS
Para tecidos opacos:
De cabo amarelo e cerdas duras (vários tamanhos de chato e redondo)
Variação: use rolinho ou buchinha que possibilitam um trabalho mais rápido e resulta traços mais suaves.

Para tecidos transparentes:
De cabo marrom ou vermelho, cerdas mais suaves (vários tamanhos de chato e redondo)
ou de cabo amarelo e cerdas duras e chatas (vários tamanhos de chato e redondo)

Dicas pincéis:

Tenha sempre vários pincéis a mão, mantenha-os em copo com água durante o uso
Após o uso, lave-os com detergente e buchinha deixando correr bem a água, depois deixe de molho com creme rinse
Tirar o creme rinse e guardá-los com as cerdas para cima
MESA PARA PINTAR

Só deve ficar na mesa o tecido que será pintado. Aprenda a trabalhar colocando as tintas e os pincéis em uma mesa auxiliar. Assim não correrá o risco de sujar o seu trabalho. De preferência mesa alta para trabalhar em pé, pois permite maior movimento.

O ESBOÇO

Antes de começar a pintar o tecido, convém preparar previamente um esboço num papel sulfite a estampa que desejar para ter um guia a seguir.
Use o pincel, a cor da tinta diretamente no papel sulfite.
Lembre que o controle da mão no pincel é bem diferente que o lápis ou caneta hidrográfica.

TINTA PARA TECIDO OPACOS (lona, sarja, brim, linho, etc)

São espessas e precisam ser diluídas em água. Acrescente de 30% a 40% de água.
Ex. um vidro de 250 ml de tinta + 30% de água que será 75 ml de água.

Tipos: Acrilex para tecido, acrilex serigráfica, tec screen serigráfica ou similar

TINTA PARA TECIDOS TRANSPARENTES (seda mista, musselina, chifon, crepe, georgette, etc)

São aquareladas e não precisam ser diluídas. Se dilui com água (até 50%) obterá tons mais claros.

Tipos:Prince, Seda Color ou similar

As tintas aquareladas espalham-se com mais facilidade nos tecidos por isso usamos alguns recursos como:

Guta: aplicado com bisnagas faz uma barreira entre as cores, não permitindo que uma cor se sobreponha à outra. Existem gutas transparentes, douradas, prata, brancas, pretas. Aplicar a guta com traço bem solto fechando o desenho.
Evite deixar áreas fechadas muito pequenas, pois fica mais difícil seu preenchimento.
As gutas coloridas são legais quando aplicadas como grafismo, depois do tecido pintado

Espessante: misturado com a tinta evita que ela se espalhe, fica com a consistência de mel, mais grossa, porém mantém sua transparência.

Efeito manchas: usar e abusar do recurso das aquareladas que se espalham e misturam-se entre si as cores enquanto molhadas, formando manchas muito bonitas.

Pouca tinta: com pouca tinta no pincel faça os traços depois preencha também com pouca tinta, colocando atinta longe do traço.

Dica para tintas:

você pode utilizar as duas tintas (aquareladas e espessas) em um mesmo tecido, aproveitando o que cada técnica tem de bom, por exemplo a transparência ou a opacidade. Use sua criatividade e ouse em seus trabalhos.
Deixe as tintas que precisam ser diluídas já preparadas e coloque-as em garrafinhas (de água minalba por exemplo) transparentes prontas.
Prepare várias cores misturando-as. Por exemplo: vermelho + amarelo= laranja, azul+amarelo= verde e azul + vermelho= roxo, etc... As cores primárias (amarelo, vermelho e azul) compõem todas as outras. A tonalidade e quantidade da cor na mistura geram tons diferentes de laranja, verde, roxo, etc.
Agite bem a tinta antes de usar, pois os pigmentos ficam no fundo do frasco.
Tampe bem os frascos de tinta, pois com o tempo formam corpos sólidos. Lave os frascos vazios para reaproveitá-los.
A PINTURA

Não deixe excesso de tinta no pincel, para não carregar a pintura.
As pinceladas devem ser feitas sempre no mesmo sentido dos traços da figura do desenho.
A pintura não deve cobrir totalmente o tecido. Este estilo permite uma certa transparência entre as pinceladas. Deixe o branco ou cru aparecer, isso dará uma luminosidade ao seu trabalho.
Deixe a mão leve se o pincel estiver muito carregado de tinta. Aperte mais a medida em que a tinta for acabando.
As pinceladas graciosas exigem harmonia, ritmo e equilíbrio. Treine bastante e veja como elas vão se modificar à medida que você adquirir confiança e experiência no uso do seu espaço.
Desenhos simples e cores bem combinadas é uma fórmula para o sucesso de sua estampa.
MARCAÇÕES

A nossa pintura em tecido é a mão livre, não usamos riscos com lápis ou carbono. A pintura é muito mais bonita quando feita livremente.

Se fizer necessário fazer marcações no tecido segue alguma sugestões:

utilizar lápis da mesma cor da tinta que vai pintar
dobrar o tecido, ideal para quadrados ou listras
marcar com barbantes fixos nas pontas da mesa
PREENCHIMENTO DE FUNDO

Com um pincel chato ou buchinha (mais largo que o utilizado na figura) pintar acompanhando o formato de cada figura deixando um espaço em branco em toda volta.
Pintar a camada seguinte de cada figura até que elas se encontrem.

Este preenchimento não é para ser chapado, no final aparecerão as marcas do pincel e algumas transparências com o fundo do tecido, dando movimento e graça na pintura.

GRAFISMO

Grafismo são traços soltos que se faz acompanhando a figura. O charme da pintura em tecido é conseguido nesta etapa. Quanto mais solta estiver a mão mais bonito fica o resultado. O grafismo é feito com aplicadores tipo tubinhos de várias espessuras de pontas de bico (fino, médio, largo) e tinta serigráfica na cor que desejar. A cor preta é a ideal, mas pode usar a cor que quiser.


Dicas grafismo:

Usar a tinta serigráfica em aplicadores com pontas de espessura fina e média. Colocar a tinta nos aplicadores de plástico com ajuda de um pequeno funil fazendo sucção (apertando o aplicador). Usamos a tinta serigráfica porque é mais barato, vc faz a cor que quiser e não cria relevo.
Existem tubinhos prontos da Acrilex, Squizze e outros no mercado com várias cores, porém a tinta tem relevo.
Você pode comprar os aplicadores em casas que vendem produtos para perfumaria e laboratório ou em loja que vendem tintas para tecido.
Os aplicadores com ponta fina devem ficar guardados de ponta cabeça e com um alfinete de bolinha na ponta.
Limpar sempre ao bicos após o uso, pois as tintas ressecam deixando resíduos que entopem a ponta.
Treine em um pedaço de tecido e crie seus próprios traços trazendo para o seu trabalho a sua marca, a sua personalidade.
Evite bolinhas no início ou volumes espessos de tinta no tecido. Caso aconteça, pressione com o dedo achatando a bolinha.
Do excelente site:

http://www.atelierveratraversa.com.br/tecnicas/dicas.htm




MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, dois bêbados foram, à noite, a um bar, como sempre faziam. O bar ficava do outro lado de um rio. Como o rio era largo, foram de canoa. No bar, os dois encheram a cara.
Já tarde da noite, resolveram voltar para casa. Foram para a beira do rio, entraram na canoa e um disse ao outro: “Você vai dormir e eu fico remando; depois a gente troca”.
E assim passaram a noite: Um remava um pouco, depois trocava com outro.
Quando o dia amanheceu, eles perceberam que estavam no mesmo lugar. Foram ver o motivo: Esqueceram-se de desamarrar a canoa!
Quem vive no pecado faz exatamente assim. “Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguês e das preocupações da vida. E assim o Dia do Senhor vos pegará de surpresa” (Lc 21,34).


Nenhum comentário:

Postar um comentário