Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 02/08/2013



Sexta-feira, 02 de agosto de 2013


“Vivo cada dia como se fosse cada dia, nem o último, nem o primeiro, mas o único” (Pablo Neruda)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 13,54-58

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: "De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então de onde lhe vem tudo isso?" 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: "Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!" 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.


Palavra da Salvação

Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Talvez essa seja uma das grandes verdades a serem superadas por nós: Será que Deus está falando através do meu irmão, mas eu insisto em por barreiras para escutar? O quanto consigo perceber que a dificuldade de ver ou ouvir está em mim e não naquele que me aconselha? O quanto estamos abertos para ouvir um conselho?
Uma verdade é certa, ainda temos profunda dificuldade em reconhecer nossos próprios erros e talvez seja essa a dificuldade ou barreira mais colocada, porém a menos vista para se ouvir. Em contrapartida, temos uma habilidade tremenda de procurar um culpado, uma “conspiração”, uma segunda intenção na fala das pessoas.
“A fome e a vontade de comer” num mesmo momento: Não querer ouvir associado aos pré-julgamentos que fazemos daquele que nos exorta.
Além dos fatos já narrados, Jesus era oriundo de uma cidade, uma região, um povo simples…; num tempo onde o povo se acostumou (ou foi obrigado a se acostumar) a ver a verdade vir apenas dos sábios e doutores da lei que advinham de uma classe social acima, de um povo nobre, estudado, (…). Jesus rompia assim mais um paradigma sócio-cultural.
Onde estão os profetas? Por que se calaram? Calaram-se ou como antes, não são ouvidos?
Partindo desse ponto…
Chamo muita atenção daqueles que se encantam ao ver ou ouvir falar da oração em línguas. Um gesto ou dom muito comum nos grupos da renovação carismática, mas que precisaria ser olhado sob outra ótica. A oração em línguas mais que uma manifestação é TALVEZ a comprovação de muita gente naquele lugar esta sem fé e que precisa “ver para crer”. Precisamos mais de profecias do que línguas, mas pra isso precisamos ter fé.
“(…) Assim, AS LÍNGUAS SÃO SINAL, não para os fiéis, mas PARA OS INFIÉIS; enquanto as PROFECIAS SÃO UM SINAL, não para os infiéis, MAS PARA OS FIÉIS. Se, pois, numa assembléia da igreja inteira todos falarem em línguas, e se entrarem homens simples ou infiéis, não dirão que estais loucos? Se, porém, todos profetizarem, e entrar ali um infiel ou um homem simples, por todos é convencido, por todos é julgado; os segredos do seu coração tornam-se manifestos. Então, prostrado com a face em terra, adorará a Deus e proclamará que Deus está realmente entre vós“. (I Coríntios 14, 22-25)
A condição nunca foi o estudo, o posto, a idade e sim fé. Se milagres não acontecem, um dos motivos é a nossa falta de fé. Repito, onde estão os profetas?
Estão na RCC, nas legionárias, nos vicentinos, no cursilho, na PJ, em meio aos catequistas, espalhados por todas as pastorais e também fora delas (…), mas por que não falam?.
Quando disse “fora delas” é porque devidamente acredito que Deus ainda suscita profetas onde mais precisa deles e onde ainda existe um fio de esperança nas pessoas. Vejo profetas em meio a uma reivindicação social, nos que trabalham como voluntários em causas nobres e humanitárias, vejo profetas lendo essa mensagem e levantando seu clamor a Deus; vejo ainda esperança no matrimonio, nas famílias, nos jovens, pois vejo Deus colocando profetas aonde se precisa.
Historicamente, os grandes estudiosos dividiram os profetas do antigo testamento em maiores e menores em virtude de sua atuação e compromisso popular, mas o que na verdade o que os diferenciava era a missão que Deus lhes confiou. Reparemos Jesus, conhecido pelos estudiosos como o maior de todos os profetas, que nada fez de errado, foi condenado sem ao menos ser ouvido.
Assim, não engano, seremos nós em nossas casas, nossas famílias, no nosso trabalho, em nossa comunidade (…), mas como o mestre o fez, mesmo recenseados, não deixemos de falar, de ter fé, de profetizar a vida. A alguns Deus chamou para grandes obras sociais e a outros a pequenos reparos em suas (nossas) famílias.
A história um dia nos classificará como maiores ou menores, mas Deus nos oferece sempre a MAIOR missão que podemos suportar, sendo assim, a cada vitória uma nova missão na medida em que suportamos.
E quanto a não ser ouvido, demonstre com a vida, não tem como não verem. Jesus assim o fez e por até os céticos reconhecem que Ele foi realmente grande.

Um imenso abraço fraterno.





DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 


Três dúvidas: qual é a diferença entre asma e bronquite? Há tratamento? E o que isto tem a ver com a farmácia popular?

Dra. Ana Escobar



Muita gente pensa que asma é a mesma coisa que bronquite. De fato são muito parecidas: as duas levam à falta de ar, provocam aquele “chiado” característico no peito, a respiração fica ofegante, difícil e “cansada”.
Mas há diferenças importantes entre elas. Saber quais são é importante para entender porque o tratamento da asma pode ser diferente do tratamento da bronquite. Então vamos lá!
Asma é uma doença crônica, sua principal característica é o broncoespasmo e a inflamação. Isso significa que os pequenos músculos que ficam nas paredes dos brônquios se contraem e diminuem o caminho de passagem do ar. Como um túnel que de repente se estreita. Por isso ouvimos aquele “chiado” na hora de respirar.
Já a bronquite é uma inflamação dos brônquios. É aguda quando é causada por agentes infecciosos como vírus ou bactérias, por exemplo. A consequência desta "agressão” é uma inflamação nos brônquios. Esta inflamação também estreita a passagem de ar, dificultando a respiração causando o “chiado” na hora de respirar. Existe também a bronquite crônica que se caracteriza por um excesso de secreção dentro dos brônquios. Um dos sintomas é aquela “tosse” com expectoração, muito comum em fumantes.
A boa notícia é que há remédio para as duas situações. E é bastante eficaz!
Para se ter uma ideia da eficácia destes remédios, olha esta notícia: há um ano o governo oferece de graça remédios contra a asma pelo programa Farmácia Popular. Sabe o que aconteceu? Mais gente teve acesso ao medicamento e as internações por asma caíram 16%. Ou seja mais de 20 mil pessoas não foram parar no hospital.
As farmácias credenciadas tem uma placa dizendo "AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR". Isto significa que muitos medicamentos são vendidos com desconto de até 90%. Outros são entregues de graça, como é o caso de três remédios contra a asma.
Claro, para pegar os remédios é preciso levar a receita do médico. Asma e bronquite tem tratamento. Procure seus direitos e respire aliviado. Saúde!!



MOMENTO DE REFLEXÃO

Havia, certa vez, uma senhora idosa que era muito prestativa.

Um dia, ela estava fazendo almoço, apareceu-lhe um anjo e disse: “Chegou a sua hora. Vim buscá-la para a eternidade”. Ela respondeu: “Por favor, sr. anjo, espere um pouco. Preciso antes terminar este almoço, senão muitas pessoas vão ficar sem comer!” O anjo concordou. Deu um sorriso e foi embora.

Meses depois, ela estava no jardim, plantando flores, e lá vem o anjo outra vez: “Vim buscar a senhora”, disse ele. Ela respondeu: “Tudo bem, mas daria para o senhor esperar uns dias, até eu deixar este jardim bem bonito?” O anjo concordou, deu um sorriso e se afastou.

Depois de um bom tempo, o marido dela ficou doente, de cama, e precisava dela para tudo. De novo lhe aparece o anjo e lhe fala: “Está pronta agora?” Ela ficou sem jeito, mas disse: “Querido anjo, agora não. Veja meu esposo como está. Ele iria sofrer muito”. O anjo deu-lhe um belo sorriso e retirou-se.

Passaram-se dez anos. O marida já havia morrido. Ela, velhinha, andava apoiada em uma bengala. E sempre pensando: “Se aquele anjo aparecer, agora eu aceito”. Mas nada de anjo. Então, um dia, ela rezou: “Anjo amigo, por que não vem me buscar para a eternidade? Não vê que agora não tenho mais nada a fazer?”

Na mesma hora, o anjo lhe apareceu e disse: “Querida, não se preocupe. Desde a primeira vez que a visitei, a senhora já estava na eternidade”.

Poucos dias depois, aquela admirável senhora fechou calmamente os olhos e passou para a outra vida.

De fato, o amor nos realiza, nos plenifica, nos preenche. Quem ama de verdade é puro, já está com Deus, mesmo antes de morrer, porque Deus é amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário