Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 06/08/2013




Terça-feira, 06 de agosto de 2013

"Fazer o que você gosta é liberdade, gostar do que você faz é felicidade.” (Frank Tyger)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 9,28b-36


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus levou Pedro, João e Tiago e subiu o monte para orar. Enquanto orava, o seu rosto mudou de aparência, e a sua roupa ficou muito branca e brilhante. De repente, dois homens apareceram ali e começaram a falar com ele. Eram Moisés e Elias, que estavam cercados por um brilho celestial. Eles falavam com Jesus a respeito da morte que, de acordo com a vontade de Deus, ele ia sofrer em Jerusalém. Pedro e os seus companheiros estavam dormindo profundamente, mas acordaram e viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. Quando esses dois homens estavam se afastando de Jesus, Pedro disse:
- Mestre, como é bom estarmos aqui! Vamos armar três barracas: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias.
Pedro não sabia o que estava dizendo. Ele ainda estava falando, quando apareceu uma nuvem e os cobriu. Os discípulos ficaram com medo quando a nuvem desceu sobre eles. E da nuvem veio uma voz, que disse:
- Este é o meu Filho, o meu escolhido. Escutem o que ele diz!
Quando a voz parou, eles viram que Jesus estava sozinho. Os discípulos ficaram calados e naquela ocasião não disseram nada a ninguém sobre o que tinham visto.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
“(…) Pedro e os seus companheiros estavam dormindo profundamente…”. Sinceramente é a primeira vez que me atento a esse versículo. Mas o que ele fez para chamar a minha atenção. Duas coisas:
Primeira…
Estamos caminhando para o dia dos pais, mas ainda vivendo a semana que comemoramos o dia do sacerdote. Como não trazer esse versículo a uma realidade tão próxima: Quantos “Pedros” estão por ai, ao nosso redor, dormindo profundamente? Quantos estão, e não sabem, rodeados ou cercados da graça, mas nuvens de medo e descompromisso os fazem perder de vista o reino?
Falo de Jovens, adultos, senhores (as) de idade que sentem profundamente o chamado ao serviço missionário ou até mesmo sacerdotal em suas vidas, mas não conseguem ter a devida coragem para lançar-se?
Lembro-me da minha juventude, e minha esposa bem sabe disso, que se não fosse o chamado concreto ao matrimônio, eu estaria engajado numa comunidade de vida ou numa expedição do tipo “ médicos sem fronteiras”, Aquela música do Nelsinho Correa que dizia “eu sou impulsionado, a desbravar o novo mundo” me motivava por demais a acreditar que era isso que Deus queria pra mim. Não foi, mas Ele sabe que eu iria!
Quantos por ai, Deus também sabe, mas ainda não despertaram? Jesus transfigura-se a sua frente, mas como Pedro, sugerem ficar onde é seguro, tranqüilo, onde tem domínio da situação (….). Relendo então a passagem de hoje, rogo a Deus que consigam acordar a tempo de vê-lo e contemplar de mais perto, pois além dos nossos muros, nossas comunidades, nossas paróquias, dioceses, Deus se revela, ou se transfigura na imagem de Irmãos e irmãs que precisam de nós.
Segunda…
“(…) Eram Moisés e Elias, que estavam cercados por um brilho celestial. ELES FALAVAM COM JESUS A RESPEITO DA MORTE QUE, DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS, ELE IA SOFRER EM JERUSALÉM”
Jesus, onisciente de tantas coisas, parecia desconhecer, algo propositalmente prescrito pelo Pai, do que ainda iria lhe acontecer. Deus sabia do sentimento humano que habitava em seu coração poupando-o até o momento este que lhe fosse revelado. Este fato não é novo, pois quando questionado sobre seu retorno, dizia que isso APENAS o Pai saberia dizer.
“(…) Em verdade vos declaro: não passará esta geração antes que tudo isto aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. QUANTO ÀQUELE DIA E ÀQUELA HORA, NINGUÉM O SABE, NEM MESMO OS ANJOS DO CÉU, MAS SOMENTE O PAI”. (Mateus 24, 34-36)
Esse método ou pedagogia divina permitia que Jesus não ficasse preso a planejamento ou a planos futuros, pois como APENAS o Pai saberia a hora, procurava aproveitar ao máximo a companhia das pessoas. Assim também o vocacionado evita traçar planos para poder se dedicar ao que foi chamado: as pessoas
Nós, homens e mulheres, amamos fazer planos do que seremos e o que gostaríamos de ter, prova é o quanto gostamos de fazer crediários em lojas, cartões de crédito… Amamos planejar férias, festas, eventos, (…), mas paramos pouco para deixar que Deus nos faça uma proposta.
“(…) Finalmente, pela undécima hora, encontrou ainda outros na praça e perguntou-lhes: – Por que estais todo o dia sem fazer nada? Eles responderam: – É porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele, então: – Ide vós também para minha vinha“. (Mateus 20, 6-7)
Como hoje, algo me chamou atenção, será que algo chamou também a sua?
Rezemos para que Deus ilumine as vocações!
Um imenso abraço fraterno!




VIDA SAUDÁVEL


Disney corta publicidade de alimentos não saudáveis


Conforme publicado no New York Times e no Blog consumismo e infância do projeto Criança e consumo do Instituto Alana, a Walt Disney Company anunciou que vai proibir publicidades de alimentos não saudáveis em suas mídias (tevê, rádio e site). Os produtos para serem anunciados devem seguir normas alinhadas às diretrizes propostas pelo governo americano no ano passado.
Segundo a Disney, esta atitude é positiva, pois fortalece a confiança das famílias, apesar da expectativa de diminuição dos anunciantes.
A marca também busca por publicidade de alimentos mais saudáveis visto que desde 2006 a Disney vendeu mais de dois bilhões de porções de frutas e verduras licenciadas.
São estas atitudes que esperamos do setor privado a fim de combater a epidemia de obesidade infantil, que vem crescendo nos últimos anos em todo o mundo.

Por Juliana Bergamo Veja



Prefeito de Nova York quer proibir venda de refrigerantes com mais de 500ml


Visando contribuir com as políticas de combate a obesidade nos Estados Unidos, Michael Bloomberg, prefeito da cidade de Nova York pretende proibir a venda de refrigerantes e outras bebidas açucaradas com mais de 500 ml em locais públicos.

A previsão é que a proposta de lei vá à votação ainda este ano e, se aprovada, entrará em vigor a partir de março de 2013.

A intenção provocou a reação imediata das empresas de refrigerantes, redes de fast food,e empresários que comercializam as bebidas.
Nos últimos anos, os refrigerantes foram banidos em algumas escolas, que proibiram a venda. Em algumas cidades, também não podem ser vendidos em prédios públicos.
Confira toda a matéria em:

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1098389-nova-york-quer-proibir-venda-de-refrigerantes-com-mais-de-500-ml.shtml




MOMENTO DE REFLEXÃO


Havia, certa vez, um menino que tinha um vizinho bem idoso e que era seu amigo.

O garoto gostava de ir à casa deste senhor. Os dois se sentavam juntos, num banquinho na frente da casa, e o velho contava histórias do “seu tempo”. Eram os dois extremos da vida que se tocavam.

Um dia, o menino demorou para voltar para casa, e a mãe se inquietou, mas foi logo à casa do senhor idoso.
Ao se aproximar, viu que os dois estavam sentados no banquinho, chorando. A mãe ficou preocupada e, na volta para casa, perguntou por que ele chorava. O menino disse:
“Morreu uma irmã dele e, devido à distância, ele não pôde ir ao enterro. Por isso ele chorava. E eu estava ajudando-o a chorar”.
Que Maria Santíssima, a Consoladora dos Aflitos, e que estava de pé junto à cruz do seu Filho, nos console em nossas tristezas, e interceda junto de Deus por nós, a fim de que ajudemos os nossos irmãos e irmãs a chorar. Afinal, “consolar os aflitos” é a quarta obra de misericórdia, que aprendemos no catecismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário