Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 14/08/2013


Quarta-feira, 14 de agosto de 2013

"Nunca, jamais... se afaste de seus sonhos, pois, se eles se forem, ainda assim você continuará vivendo...mas, com certeza, terá deixado de existir!" ( Chaplin )



EVANGELHO DE HOJE
Mt 18,15-20


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que des­ligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Como é denso e cheio de ensinos esse evangelho? Denso, pois são várias decisões e posturas a serem tomadas partindo de sua reflexão e uma delas é como reagir a uma critica, a uma perseguição, a uma injúria…
Quem nunca foi mal interpretado por alguém? Quem nunca se sentiu perseguido, acuado sem motivo aparente? Quantos adjetivos pejorativos e depreciativos recebemos que de longe sabemos que não correspondem a verdade?
Sabe o que é mais difícil? É saber que tais “elogios” às vezes vêm de pessoas muito próximas a nós! A vida nos ensina a nos esquivar daqueles que nos atacam, mas não nos prepara para enfrentar o falso amigo que “mora” com você. De irmãos de comunidade, parentes, amigos, (…) não esperamos tais atitudes, mas como infelizmente elas acontecem…
É tão triste saber que o motivo de tamanha revolta é simplesmente o mesmo motivo que Caim matou Abel: A inveja! É estranho, juntos temos a graça de ter Deus em nosso meio, mas por que então esse (a) irmão (ã) prefere ser um “lobo solitário”? “(…) todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu. Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles”.
Prestemos atenção…
Picuinhas geralmente começam de pensamentos que nunca saíram do papel, ou seja, desejos frustrados. É o carro que ele tem e eu não tenho; o salário, o cargo, a posição social que o outro alcançou e eu AINDA não consegui; os problemas em casa, com os filhos, com o (a) esposo (a); o respeito que ainda não conquistei… Frustrações. Surge então o outro personagem: Aquele (a) que vê a vida, mesmo tendo seus próprios problemas, com lentes “cor de rosa”. Portanto, temos um problema! (risos).
O que não é, ou não consegue ser no trabalho quer ser na igreja; disputa cargos como se fossem eleições dignas de panfletagem e corpo-a-corpo; busca seguidores, dissemina inverdades, injúrias, mentiras, (…). Resultado da equação: uma comunidade com problemas! Agora, instalado o problema, brigam por chaves da igreja (inclusive do sacrário), pelo horário do caseiro, sobre os leitores da missa, a veste do padre… Resultado: quem vencer, se proclamará o dono da igreja (hunf).
Tem gente que padre Bruno da Canção Nova bem coloca em suas palestras: “OH POVO CHAGADO”!
Repito, Deus nos oferece tudo se ficarmos juntos, mas o orgulho ferido não deixa matar a inveja.
Precisamos eliminar esse mal de nossas vidas e para isso preciso PARAR DE NÃO QUERER me indispor com as pessoas. Se vi algo errado que mereça uma correção fraterna “(…) vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. SE ESSA PESSOA OUVIR O SEU CONSELHO, ENTÃO VOCÊ GANHOU DE VOLTA O SEU IRMÃO. Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas”.
Demonstramos maturidade na fé não somente quando tenho oração pessoal, mas sim quando essa oração me transforma e se exterioriza. Não adianta ser um bom cristão na igreja e ser uma pedra de tropeço em outros momentos. Esse gesto peculiar de falar e não viver o que fala nosso Senhor chamou de “sepulcros caiados”.
Em comunidade, brigas vão sempre ocorrer, pois creio que as pessoas lutam na verdade pelo melhor, mas precisamos aprender também a ceder e também não misturar as insatisfações, pois a cada um, Deus fez um chamado e a todos uma mesma missão.
“(…) A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores. Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo”. (Efésios 4, 11-15)
Um imenso abraço fraterno.




CURIOSIDADES


Quais os piores atentados sofridos pelos EUA?

Em 2013, um atentado durante a Maratona de Boston parou os Estados Unidos e fez o mundo reviver o assunto do terrorismo. Nesse ataque, ao menos três pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas quando duas explosões aconteceram perto da linha de chegada da competição.

Conheça outros atentados sofridos pelos Estados Unidos:

1-Massacre de Waco – Aconteceu no Texas, em 1993, e deixou 76 mortos.

2-Atentado de Oklahoma – Aconteceu em 1995, e deixou 168 mortos. Essas duas primeiras ações são atribuídas a grupos de extrema direita que rejeitavam o poder federal.

3-Atentado em Wall Street – Aconteceu em 16 de setembro de 1920, quando uma bomba explodiu na área financeira de Nova York. Essa ação deixou 40 mortos e centenas de feridos.

4-Atentado de Wisconsin-Madison – Aconteceu em 24 de agosto de 1970, quando um pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madison morreu numa explosão atribuída a militantes pacifistas.

5-Atentado na Taberna – Aconteceu em 24 de janeiro de 1975. Uma explosão numa taberna de Nova York deixou quatro mortos. O ataque foi atribuído ao grupo nacionalista de Porto Rico, FLAN.

6-Atentado no La Guardia – Aconteceu em 29 de dezembro de 1975. Uma explosão de bomba ocorreu no saguão do aeroporto La Guardia, de Nova York, deixando 11 mortos e 75 feridos.

7-Atentado da Pan American – Aconteceu em 16 de maio de 1981. Uma pessoa morreu durante uma explosão no banheiro masculino do terminal da Pan American, no aeroporto JFK de Nova York. A ação foi atribuída ao grupo Resistência Armada de Porto Rico.

8-Carro-bomba no World Trade Center – Aconteceu em 26 de fevereiro de 1993. Um carro-bomba explodiu no estacionamento de uma das torres do antigo World Trade Center de Nova York. A ação deixou seis mortos e 1.000 feridos. O ataque foi atribuído a um grupo egípcio liderado pelo clérigo muçulmano Omar Abdel Rahman.

9-Atentado Trem de Miami – Aconteceu em 9 de outubro de 1995. Um trem que seguia de Miami a Los Angeles descarrilou no deserto do Arizona, deixando um morto e 80 feridos.

10-Atentado no Centennial Olympic Park – Aconteceu em 27 de julho de 1996, no Centennial Olympic Park de Atlanta durante os Jogos Olímpicos de verão. O atentado deixou dois mortos e 112 feridos.

11- 11 de setembro de 2001 – Aconteceu em Nova York. Os membros da rede Al-Qaeda lançaram dois aviões contra as torres gêmeas do World Trade Center. Os prédios desmoronaram. Um terceiro avião comercial colidiu contra o Pentágono. Cerca de 3.000 pessoas morreram.

Leia Mais no SitedeCuriosidades.com: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/quais-os-piores-atentados-sofridos-pelos-eua.html




MOMENTO DE REFLEXÃO


Havia, na antiguidade, um rei que era sábio. Ele tinha três filhos, e resolveu fazer um teste para ver a qual deles passaria a coroa.

Chamou-os, deu a cada um uma boa soma de dinheiro, a mesma quantia para os três, e disse: “Quero que vocês saiam pelo mundo afora; aquele que realizar a obra mais bela será o meu sucessor.” Eles saíram.

O mais velho encontrou um pobre e deu a ele a metade do dinheiro que trazia. Voltou e contou ao pai. Este lhe disse: “Você fez uma boa obra, filho, mas o dinheiro é exterior a nós mesmos”.

O segundo chegou dias depois e disse: “Pai, caminhando à beira-mar, vi um homem se afogando. Atirei-me no mar e o salvei. Arrisquei-me e quase morri afogado”. O pai respondeu: “Você fez bem, filho; arriscou a sua vida pelo próximo”.

Dias depois, chegou o mais novo. Emocionado, ele disse ao pai: “Pai, não quero a coroa. Pode dá-la a um dos meus irmãos. Porque eu já obtive a felicidade”. “O que você fez, filho?” perguntou o pai. Ele disse: “Eu estava atravessando uma ponte e encontrei um inimigo meu pendurado nela. A correnteza era muito forte e ele ia morrer. Eu o salvei”.

O pai também ficou emocionado. Chamou os outros dois e disse: “O mais velho será o ministro das finanças. O do meio será o ministro do governo. E o mais novo receberá a coroa, porque a virtude principal de um governante é saber perdoar os inimigos e tratar a todos com igualdade”.

De fato, a primeira qualidade do chefe é zelar pelo bem de todos, especialmente dos seus inimigos e dos excluídos. Assim, os próprios súditos, unidos e valorizados, construirão o progresso e a felicidade de todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário