Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 21/09/2012





Sexta-feira, 21 de setembro de 2012

"É, propriamente, não valer nada, quando não se é útil a ninguém."




EVANGELHO DE HOJE
Mt 9,9-13


Jesus saiu dali e, no caminho, viu um cobrador de impostos, chamado Mateus, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse:
- Venha comigo.
Mateus se levantou e foi com ele. Mais tarde, enquanto Jesus estava jantando na casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram e sentaram-se à mesa com Jesus e os seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos:
- Por que é que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama?
Jesus ouviu a pergunta e respondeu:
- Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: "Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais." Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Ontem falávamos sobre a oportunidade de ver além prevalecendo sobre a cura física. Falávamos que a mudança de comportamento, o se reerguer, o levantar, prevalecem sobre a cura visível Mateus é para nós o exemplo que pessoas podem mudar sua história se tiverem oportunidade, fé e vontade.
São Mateus não tinha doenças, não há relatos de dívidas, ou problemas familiares, tinha uma vida financeira compatível com a função de arrecadador de impostos, (…); se não tinha problemas por que ele seguiu Jesus se uma boa parcela das pessoas ainda o procura por interesse? O que teria acontecido para se encantar ao ponto de escrever e relatar tudo o que viu e ouviu daquele homem de Nazaré?
O evangelista não narra qual foi a conduta dos outros que participaram do jantar, se converteram não sabemos, se permaneceram do mesmo jeito também não se sabe, mas uma coisa é concreta: Todos naquela mesa tiveram a mesma chance, tiveram o mesmo acolhimento, a mesma atenção, (…) Acredito que aquele jantar mudou, de alguma forma, a vida deles. Quem por ventura já ficou cara a cara com Jesus e não foi tocado; Quantos que um dia de desespero, angústia, aflição, ao ver a porta de uma igreja aberta teve vontade de entrar e nunca mais quis sair?
Assim também fomos ou ainda seremos rendidos, encantados…
Jesus se aproxima de Mateus não com a intenção de convencê-lo ou impor algo. Jesus talvez tenha realmente mudado a história de vida de Mateus quando entrou em sua casa, partilhou da sua mesa, do que comia, conheceu seus amigos, sua realidade; quando conflitou quem de fato era o Homem Mateus e não aquilo que falavam dele. Talvez convenceremos mais quando conseguirmos entrar na vida daqueles que convivemos. Quanta gente precisa de uma visita e não necessariamente em suas casas e sim em suas vidas?
Visitar é também ouvir, aconselhar, sugerir, apoiar, ser cúmplice…
Sim! CÚMPLICES!! Deus às vezes nos põe no caminho de pessoas com a função de reanimá-las. Se cada um que foi convidado por Jesus a ceiar desse banquete fosse inquieto a ação do Espírito Santo, conseguiríamos chegar a lugares ainda mais distantes e o som das palavras de Deus, poderiam ajudá-los a continuar corajosamente a enfrentar as dificuldades, aos abatimentos, a solidão, (…).
Perante o que a vida, o trabalho e as oportunidades ofereciam a Mateus, e em contra partida ao “pouco” que lhe foi oferecido (um simples convite), chegamos a conclusão que o que Jesus ofereceu a ele era realmente o que ele mais queria. O próprio Mateus deixa claro isso ao citar no seu próprio evangelho, algo que Jesus falou e o tocou. Mateus assim escreveu:
“(…) O Reino dos céus é também SEMELHANTE A UM TESOURO ESCONDIDO num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, CHEIO DE ALEGRIA, VAI, VENDE TUDO O QUE TEM PARA COMPRAR AQUELE CAMPO. O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra. O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta“. (Mateus 13, 44-48)
A todos e com todos Jesus senta à mesa, mas a mudança só acontece com aquele que se dispõe também a ir além de somente ouvir palavras de conforto. Diz um palestrante renomado sobre motivação que ninguém é motivado se não se motivar também. Mateus ouviu, pôs a mesa do seu raciocínio o que tinha e o que viria a ter e fez uma opção. Um exemplo prático: Continuar a beber ou a fumar vale a pena em meio ao que isso pode nos causar? Adianta ir ao grupo de oração ou a missa pedir uma cura se não estou disposto a ajudar no milagre é meio irracional.
Quanto a ser agente da mudança, sim! Seja cúmplice do resgate! Se tiver dentro de sua compreensão, ajude a quem precisa sem olhar para trás. Ouvir e aconselhar normalmente poupam vidas! Para alguns pode ser perca de tempo, mas para quem se importa é ganhar a vida.
Um imenso abraço fraterno




DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 


Anemia durante a gravidez


A anemia na gestação é a falta de ferro no sangue da gestante.
O ferro é um mineral que é responsável por levar o oxigênio do ar que respiramos para todo o nosso corpo através do sangue. E também é importante para a formação do sangue.
Durante o período de gravidez as necessidades de ferro aumentam porque é preciso maior quantidade de sangue para poder nutrir o bebê e levar oxigênio para ele. Para garantir a quantidade de ferro ideal a gestante deve cuidar da sua saúde e da sua alimentação.
Pode-se prevenir a carência de ferro dos seguintes modos:
1) Pela alimentação
A anemia previne-se principalmente através de uma Alimentação Enriquecida.
Um prato enriquecido em ferro tem:
Arroz e Feijão;
Folhas verde escuras como: couve, vinagreira, taioba, espinafre, ora-pro-nóbis e outras folhas verdes da sua região;
Castanhas do Pará, castanha de caju;
Açúcar preto ou mascavo, rapadura e melado de cana.
E o ferro desses alimentos são melhor aproveitados pelo corpo se, junto comemos alimentos ricos em vitamina C, como:
Frutas frescas - caju, acerola, araçá, camu-camu, goiaba, laranja, limão;
Folhas - azedinha, beldroega, salsinha, coentro, caruru;
A vitamina A também melhora o aproveitamento do ferro, pois ajuda a reduzir os efeitos dos fitatos que impedem o ferro de ser absorvido.
Os alimentos ricos em vitamina A são: beldroega, bertalha, caruru, coentro, ora-pro-nóbis, taioba, vinagreira, abóbora, cenoura, tomate e as frutas frescas de cor amareloalaranjada.
Deve-se evitar tomar chás, café, refrigerantes tipo cola e comer farelos crus, pois estes alimentos impedem que o organismo aproveite o ferro dos outros alimentos.

2) Pelos cuidados com a saúde

Cuidar das hemorragias que possam surgir e também diarréia. Nessas situações a gestante deve ser encaminhada a Unidade de Saúde para uma consulta médica.

Os principais sintomas são:
Cansaço;
Palidez;
Fraqueza no corpo todo;
Dores de cabeça;
Falta de apetite;
Irritação.
O tratamento deve ser feito pela alimentação e por medicamento orientado pelo médico.
Assim devemos sempre lembrar que a gravidez é um período no qual a mulher deve cuidar bem da alimentação, dada a importância para o bom desenvolvimento do feto e para a prevenção de complicações durante a gravidez e o parto. Não se deve apenas aumentar a quantidade dos alimentos, mas observar a sua qualidade, pois eles devem conter proteínas, vitaminas e minerais, e não apenas calorias extras para a mãe.





MOMENTO DE REFLEXÃO
 
Todos os anos, milhares de jovens atletas do mundo inteiro reúnem-se para os Jogos Olímpicos Especiais. O alarde, a presença de celebridades, a música e a euforia são quase tão grandiosos quanto os dos Jogos Olímpicos tradicionais. Os atletas sabem o que significa dar o melhor de si. Treinaram durante meses e anos e querem vencer.
Alguns anos atrás, cinco finalistas deficientes físicos reuniram-se na linha de largada. O coração de cada um batia forte. Todos queriam vencer. Foi dado o tiro de partida, e os atletas, que estavam agachados, começaram a correr com todas as suas forças. O público pôs-se em pé, gritando e aplaudindo.

De repente, um dos corredores tropeçou e caiu com o rosto no chão. Ele esforçou-se para levantar, mas não conseguiu. A platéia emitiu um gemido lamentando o que havia acontecido e, em seguida, um profundo silêncio tomou conta do estádio.

No mesmo instante, outro competidor parou de correr e abaixou-se para ajudar o companheiro caído a levantar-se. Os dois terminaram a corrida juntos.


- Michael Broome, em Histórias Para o Coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário