Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 19/09;2012





Quarta-feira, 19 de setembro de 2012

“Senhor, protegei-nos, porque a vida é a única maneira que temos para manifestar o teu milagre.” (Paulo Coelho)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 7,31-35


E Jesus terminou, dizendo:
- Mas com quem posso comparar as pessoas de hoje? Com quem elas são parecidas? Elas são como crianças sentadas na praça. Um grupo grita para o outro:
"Nós tocamos músicas de casamento, mas vocês não dançaram! Cantamos músicas de sepultamento, mas vocês não choraram!"
João Batista jejua e não bebe vinho, e vocês dizem: "Ele está dominado por um demônio." O Filho do Homem come e bebe, e vocês dizem: "Vejam! Esse homem é comilão e beberrão; é amigo dos cobradores de impostos e de outras pessoas de má fama." Mas aqueles que aceitam a sabedoria de Deus mostram que ela é verdadeira.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Essa leitura é muito interessante e instigante, mas se abordamos as opiniões pessoais poderá se tornar delicado. Portanto, lavem as mãos, calcem as luvas, pois a cirurgia vai ser delicada (risos), visto que a ferida é profunda e no coração.
O que seria pior: beber ou ter um coração fechado? Abraçar o irmão ou afastar-se do pagão? Temos certas incoerências a serem sanadas.
Vejo, com certa tristeza, a quantidade de pessoas que procuram defeitos nos outros. Pessoas que colocam seu ponto de vista como verdade absoluta sem mesmo se por a ouvir o outro lado. Dizem os especialistas da área de relacionamento social que a melhor forma de você entender o que uma pessoa fala ou quer dizer, é se por no ponto de vista dela, ou seja, olhar como ela vê a situação. Fazemos isso? Será que algum dia nos passou pela cabeça que a única roupa “boa” que a pessoa tem é justamente aquela com um decote nas costas? Será que ao invés de dizer que alguém não esta perseverando nos encontros (inúmeras faltas) é porque alguém na casa adoeceu e a ela restou cuidá-la?
É um terror também ver aquelas senhoras Testemunhas de Jeová, evangélicas, (…) sendo expulsas das portas de pessoas católicas (e vice-versa) sob o pretexto de não ser de minha religião, do que acredito, (…). Há uma diferença tremenda em ouvir e tratar bem. Alguém já ofereceu água para eles? Um café? Mas durante a semana fazem novenas, terços, louvam, (…) pedindo a Deus que olhe por sua “fidelidade” e lhe conceda uma graça, um pedido, (…). Pior ainda é “sacar” um versículo bíblico para justificar o ato.
“(…) O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo. Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza de estima dos homens. Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação”. (Romanos 14, 17-19)

Outro fato: Não é correto e nem coerente também viver uma vida desregrada, referindo-me a bebida, a gula, a vaidade e outras formas de exagero, no entanto existe também outro ponto também concreto: Eu não bebo, por opção, sou, por acaso, melhor do que aquele que bebe?
“(…) Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados”. (Colossenses 2, 16)
Temos irmãos que ainda não entenderam o espírito de amor que Jesus pregava. Assoberbamos os “defeitos” em detrimento as qualidades.
Um colega meu me apresentou uma pesquisa interessante, no entanto não sei afirmar a fonte. Fizeram a seguinte pergunta: Você prefere receber 100 mil e seus colegas de trabalho receberem 50 mil ou ganhar o dobro (200 mil) e seus colegas 400 mil? Consegue imaginar a resposta mais votada? Leia de novo e responda!
INACREDITAVELMENTE a maioria dos que responderam a pesquisa preferem receber MENOS, no entanto mais que os colegas do que ganhar o dobro e receber a metade do colega.
Essa pesquisa serve de espelho para muitas das nossas relações sociais. Como tenho coragem de afirmar que sou cristão se não consigo controlar minha língua? Como posso medir as pessoas com uma régua que nem mesmo uso pra mim? Seria de fato problema a bebida ou a falta de controle ao bebê-la? O piercing no umbigo, a tatuagem, roupas velhas, o som alto da juventude, a alegria, o sorriso farto, o abraço da paz, o “boa noite”, (…) é o que esta afastando as pessoas?
Quando digo “boa noite” é referindo-me a um fato em minha comunidade, pois segundo alguns irmãos não convêm ao comentarista da missa assim falar, por ser muito informal. Talvez seja sim informal, mas nossas “formalidades”, nossos paradigmas, nossos quereres estão nos afastando das pessoas, nos fazendo ver o de fora e esquecendo o de dentro, (…)
O que é que Jesus tem que fazer para nos agradar?
“(…) Onde não há obediência, não há virtude. Onde não há virtude, não há bem, não há amor; e onde não há amor, não há Deus; e sem Deus não se chega ao Paraíso. Tudo isso é como uma escada: se faltar um degrau, caímos”. (Padre Pio)
Um imenso abraço fraterno




CURIOSODADES



Curiosidades da Música Clássica


1-A palavra italiana "spalla" batiza o primeiro violinista. Ele é a figura mais importante depois do maestro. Além de orientar a afinação da orquestra, também serve como referência para os outros instrumentistas, caso haja dúvidas sobre as indicações do maestro.


2-Há uma espécie de etiqueta no mundo da música erudita. Só se aplaude uma apresentação depois que todas partes da composição (os chamados movimentos) são executadas. Bater palmas nos intervalos dos movimentos tira a concentração dos instrumentistas.


3-Homens que cortavam os membros sexuais para manter a voz mais fina eram chamadas de castrados. Eles cantavam notas na mesma região das sopranos, que são as vozes com extensão mais aguda.


4-Wolfgang Amadeus Mozart escreveu a ópera Don Giovanni em um só dia. Ela foi executada pela primeira vez no dia seguinte, sem qualquer ensaio. Mozart teve 600 composições catalogadas.


5-Rossini compôs a maior parte de sua obra embriagado. A ópera O barbeiro de Sevilha teria sido escrita às pressas, em 13 dias, para o pagamento de uma dívida. Ela foi vaiada na estréia, no Teatro Argentina, em Roma, no ano de 1817.


6-Mais de 100 descendentes de Johann Sebastian Bach foram organistas de igrejas.


7-Enrico Caruzo, um dos cantores de ópera mais populares do mundo, foi preso em Nova York por ter beliscado o bumbum de uma mulher no Central Park, em 1906. O caso ficou conhecido como "Escândalo de jaula do Macaco".


8-O recorde nacional de vendas de álbuns de música clássica ocorreu em 1997. Neste ano, foram comercializados 1,43 milhões de discos.





MOMENTO DE REFLEXÃO
 
Você já andou de trem/comboio alguma vez? Numa viagem de trem podemos notar uma grande diversidade de situações, ao longo do percurso.
E a nossa existência terrena, bem pode ser comparada a uma dessas viagens, mais ou menos longa.
Primeiro, porque é cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns embarques, e grandes tristezas em algumas partidas.
Quando nascemos, entramos no trem/comboio e nos deparamos com algumas pessoas que desejamos, estejam sempre conosco: São nossos pais.
Infelizmente, isso não é verdade; em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos dos seus carinhos, amizade e companhia insubstituíveis.
Mas, isso não impede, que durante a viagem, outras pessoas especiais embarquem para seguir viagem conosco: são nossos irmãos, amigos, amores e filhos.
Algumas pessoas fazem dessa viagem um passeio. Outras encontrarão tristezas, e algumas circularão pelo trem/combóio, prontas para ajudar a quem precise.
Muitas descem e deixam saudades eternas... Outras passam de uma forma que, quando desocupam seu acento, ninguém percebe.
Curioso é constatar que alguns passageiros, que nos são caros, se acomodam em vagões distantes do nosso, o que não impede, é claro, que durante o percurso nos aproximemos deles e os abracemos, embora jamais possamos seguir juntos, porque haverá alguém a seu lado ocupando aquele lugar.
Mas isso não importa, pois a viagem é cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas. O importante, mesmo, é que façamos nossa viajem da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com os demais passageiros, vendo em cada um deles o que têm de melhor.
Devemos lembrar sempre que, em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e, provavelmente, precisemos entendê-los, porque nós também fraquejaremos muitas vezes e, certamente, haverá alguém que nos entenda e atenda.
A grande diferença, afinal, é que no trem da vida, jamais saberemos em qual parada teremos que descer, muito menos em que estação descerão nossos amores, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado.
É possível que quando tivermos que desembarcar, a saudade venha nos fazer companhia... Porque não é fácil nos separar dos amigos, nem deixar que os filhos sigam viagem sozinhos. Com certeza será muito triste.
No entanto, em algum lugar, há uma estação principal para onde todos seguimos. E quando chegar a hora do reencontro, teremos grandes emoções em poder abraçar nossos amores e matar a saudade que nos fez companhia por um longo, tempo...
Que nossa breve viagem seja uma grande oportunidade de aprender e ensinar, entender e atender aqueles que viajam ao nosso lado, porque não foi o acaso que os colocou ali...
Que aprendamos a amar e a servir, compreender e perdoar, pois não sabemos quanto tempo ainda nos resta até a estação onde teremos que deixar o trem/comboio.
Se a sua viagem não está acontecendo exatamente como você esperava, dê a ela uma nova direção. Se é verdade que você não pode mudar de vagão, é possível mudar a situação do seu vagão.
Observe a paisagem maravilhosa com que DEUS enfeitou todo trajeto... Busque uma maneira de dar utilidade às horas.
Preocupe-se com aqueles que seguem viajem ao seu lado.
Deixe de lado as queixas e faça algo para que sua estrada fique marcada com rastros de luz.
Pense nisso... E, boa viagem



Nenhum comentário:

Postar um comentário