Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 17/03/2015


Terça-feira, 17 de março de 2015.


“A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.”



EVANGELHO DE HOJE
Jo 5,1-16

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.


1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Será que ainda acreditamos que o problema era ter curado no sábado? Será que o problema era carregar a cama no dia de descanso?
Quem acompanha nossos comentários e partilhas diárias há mais tempo sabe que o foco principal da mensagem esta naquele (a) que esta engajado (a) em algum movimento ou pastoral dentro da igreja, mas de certa forma, pelo evangelho ser sempre novo e atual, acaba acertando em cheio muitas das nossas realidades do dia-a-dia como nas relações de trabalho, familiares, interpessoais.
O paralitico tinha um objetivo – curar-se! Para que seu objetivo se concretizasse precisava estar no lugar certo e na hora certa e deixar acontecer. Consegue perceber a situação: acordar cedo, em virtude das limitações físicas e talvez da distância a ser percorrida, fazer força, carregar seu leito e como não ter na mente a idéia do fracasso ao final de um dia.
O paralítico parece “conformado”; não reclamava dos outros chegarem a sua frente, ele apenas gostaria de chegar a tempo. Quantos talvez disseram: Desista! Você não vai conseguir! Mas na coragem de continuar, Deus se manifesta.
“(…) E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. Pois sabemos que TODAS AS COISAS TRABALHAM JUNTAS PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos”. (Romanos 8, 27-29)
Notem que nenhum dos fariseus críticos se moveu de compaixão pelo sofrimento do paralítico. Não podemos ser mais assim! Procuravam também repreendê-lo até mesmo no momento de maior alegria. Quantos de nós que vivendo um grande momento de euforia ou felicidade também recebemos críticas, comentários maldosos ou invejosos? Retorno a pergunta inicial: Será que ainda acreditamos que o problema era ter curado no sábado? Será que o problema era carregar a cama no dia de descanso?
Se você é uma liderança, um coordenador ou simplesmente uma pessoas cheia de entusiasmo e movido por um Espírito Santo que não sossega, irrequieto, empreendedor, (…), continue! Vá em frente, não desanime!
Um amigo padre, narra um fato engraçado da seguinte forma: “Se o padre da atenção aos jovens o chamam de pedófilo; se por ventura dá atenção as senhoras, ele já esta querendo algo; se dá atenção a um rapaz, é homossexual; se essa atenção é para uma moça, é amante secreta” (risos). Não pare de trabalhar! Não tem como! Sempre terá um fariseu te olhando!
Coloque uma coisa na sua cabeça: Se você esta no caminho…
“(…) Se este plano ou este trabalho vem de seres humanos, ele desaparecerá. Mas, se vem de Deus, vocês não poderão destruí-lo, pois neste caso estariam lutando contra Deus…”. (Atos 5, 38-39)
Um imenso abraço fraterno!







VIDA SAUDÁVEL


Os 8 Benefícios da Melancia para a Saúde



A Melancia é uma fruta na qual você tem por Obrigação fazer o consumo dela no Verão. A Melancia é excelente fontes de nutrientes tais como, vitaminas e minerais. Ele também é incrivelmente hidratante (até 92% de água!) E é naturalmente baixo teor de gordura. Faça da Melancia parte de sua dieta diária e você vai colher os benefícios surpreendentes que vão desde a melhoria da saúde cardiovascular, saúde dos olhos e Aumentando o seu Sistema imunológico. Leia mais sobre os 8 benefícios da melancia para a saúde!
Benefícios da Melancia para saúde Cardiovascular e Óssea: O licopeno na melancia é especialmente importante para a saúde cardiovascular e agora está sendo reconhecido como um fator importante na promoção da saúde dos ossos. Consumir grandes quantidades de melancia também tem sido correlacionada com a função cardiovascular melhorada, pois melhora o fluxo de sangue através de vasodilatação (relaxamento da pressão arterial). Licopeno dietético (a partir de alimentos como melancia ou Tomate) reduz o estresse oxidativo que normalmente reduz a atividade dos osteoblastos e osteoclastos (células ósseas, os dois principais envolvidos na patogênese da osteoporose) – isso significa que os ossos mais fortes para aqueles que consomem Alimentos Ricos em Licopeno. Melancia também é rica em potássio, que ajuda a reter o cálcio no seu corpo, resultando em ossos e articulações fortes.
Benefícios da Melancia para Perda de Peso: A citrulina da melancia foi mostrado que reduzir a acumulação de gordura na nossa células. A citrulina é um aminoácido que se converte em arginina com a ajuda dos rins. Quando os nossos corpos absorvem citrulina que pode dar o passo de conversão em arginina se assim for necessário. Citrulina, quando consumido, tem a capacidade de (através de uma série de passos) bloquear a atividade de TNAP (tecido não-específica da fosfatase alcalina), o que faz com que as células de gordura nossos criar menos gordura e, portanto, ajuda a impedir o excesso de acumulação de gordura corporal.
Suporte anti-inflamatório e Antioxidante: A melancia é rica em compostos fenólicos, como os flavonóides, carotenóides, e triterpenóides. O licopeno carotenoide da melancia é particularmente benéfico na redução da inflamação e neutralizar os radicais livres. O tripterpenoid cucurbitacina E também está presente na melancia, que fornece suporte anti-inflamatória pela atividade das enzimas ciclo-oxigênase, que normalmente levam ao aumento apoio inflamatória bloqueio. Certifique-se de escolher melancias maduras, porque elas contêm maiores quantidades destes compostos fenólicos benéficos.
Melancia é Diurético e da Suporte Renal: A melancia é um diurético natural que ajuda a aumentar o fluxo de urina, mas não sobrecarregar os rins (ao contrário do álcool e cafeína). Melancia ajuda a amônia processo fígado (resíduos da digestão de proteínas), o que facilita a pressão sobre os rins enquanto se livrar do excesso de fluidos.
Benefício da Melancia para os Músculos e nervos: A Melancia é Rica em potássio, e ainda é uma grande eletrólito natural e, assim, ajuda a regular a ação dos nervos e músculos do nosso corpo. Potássio determina o grau e a frequência com que os nossos músculos contrato, e controla a excitação de nervos em nosso corpo.
Alcalinizantes: Melancias têm um efeito alcalino-formando no corpo quando maduras. Comer muitos alimentos alcalinizantes (fresco, maduro, frutas e legumes) podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença e doença causada por uma dieta rica em ácido (ou seja, carne, ovos e laticínios).
Benefício da Melancia para os Olhos: A Melancia é uma excelente fonte de beta-caroteno (que rica tonalidade vermelha de melancia = beta-caroteno), que é convertido no organismo a Vitamina A. ajuda a produzir os pigmentos na retina do olho, e protege contra a Degeneração Macular relacionada com a idade como bem como evita a cegueira noturna. A vitamina A também mantém a pele saudável, dentes, tecido esquelético e macio, e membranas mucosas.
Suporte imunológico, cicatrização de feridas e Evita danos celulares: O teor de vitamina C na Melancia é surpreendentemente alto. A vitamina C é grande em melhorar o nosso sistema imunitário através da manutenção da integridade redox das células e protegendo-os assim de espécies reativas de oxigénio (que danifica as nossas células e ADN). O papel da vitamina C na cicatrização de feridas também tem sido observado em vários estudos porque é essencial para a formação de novo tecido conjuntivo. As enzimas envolvidas na formação de colagénio (o principal componente da cicatrização de feridas) não pode funcionar sem a vitamina C. Se você está sofrendo de todas as feridas lento-cura, a sua ingestão de vitamina C de frutas pesado!







MOMENTO DE REFLEXÃO


Otimismo

É a manifestação do nascer, do brotar, do crescer, do solidificar, do frutificar, do germinar, do transformar, do renascer.

Ampliar novos horizontes, descobrir novos sabores, abrir as janelas, ler novos livros, observar as cores, testar novas fórmulas...

Em todas as áreas da vida existem pessoas que com um toque de otimismo fazem o mundo caminhar.

Tendo a natureza como exemplo, podemos perceber que tudo se manifesta harmoniosa e evolutivamente, mesmo que aconteçam desvios, atalhos ou contornos.

Nosso processo de crescimento também tende a nos levar sempre à evolução, seja qual for a lição que se apresente.

A vida pode ser uma grande escola,estamos em sala de aula todos os dias.

Saber fazer a leitura de cada fato nos dá condições de entendermos melhor o caminho que traçamos e as maneiras através das quais podemos ir mais adiante.

Podemos descobrir que é muito interessante esperar o melhor e deixar que esse melhor ocorra, mesmo que de forma diferente e até parecendo um desvio ou um contorno.

Muitos dizem que há pessoas que atraem fatos às suas vidas. De certa forma está correto, pois acreditar na possibilidade nos aproxima dos fatos positivos e negá-los significa afastá-los de nossas possibilidades.

Olhar a vida com positividade nos coloca no caminho do crescimento e da realização.


Livro: Paisagens interiores - Paulinas


Nenhum comentário:

Postar um comentário