Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 16/03/2015


Segunda-feira, 16 de março de 2015.


"O mesmo Sol que endurece o barro derrete a cera". (ditado popular)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 4,43-54

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.


Passados os dois dias, Jesus foi para a Galileia. Quando então chegou à Galileia, os galileus o receberam bem, porque tinham visto tudo o que fizera por ocasião da festa. [...] Havia um funcionário do rei, cujo filho se encontrava doente. Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia, ele foi ao encontro dele e pediu-lhe [...]para curar o seu filho, que estava à morte. Jesus [...] respondeu: “Podes ir, teu filho vive”. O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu. [...] Ele, então, passou a crer, juntamente com toda a sua família. Também este segundo sinal, Jesus o fez depois de voltar da Judeia para a Galileia.




Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Quem nunca foi surpreendido com uma decisão ou resposta que parecia impossível ou improvável? Quem nunca, ao se dar por vencido sobre um assunto, viu algo sobrenatural acontecer e reverter o caso? Quem ao reconhecer um milagre não se põe de imediato a agradecer a Deus e louvá-lo?
Sim! O Impossível visível lembra-nos de agradecer, mas e o simples, diário e corriqueiro? Lembramos? Será que precisamos de milagres ou efeitos extraordinários para acreditar no amor de Deus? Precisamos de confirmação?
Prestemos muita atenção na reflexão proposta pelo site da CNBB
“(…) Jesus declarou que um profeta não é honrado na sua própria terra. Como ele foi criado na cidade de Nazaré, que fica na Galiléia, fazia referência aos galileus, que precisavam de sinais e prodígios para crer e ficavam exigindo que Jesus operasse milagres que testemunhariam que ele de fato era o Filho de Deus. JESUS NOS MOSTRA QUE O PROCESSO É JUSTAMENTE O CONTRÁRIO: NÃO SÃO OS SINAIS QUE DEVEM NOS LEVAR A CRER, MAS É A NOSSA FÉ QUE DEVE PRODUZIR SINAIS DE REINO DE DEUS, SINAIS DE FRATERNIDADE, DE JUSTIÇA, DE AMOR, DE VIDA EM ABUNDÂNCIA. Porque ter fé significa ter a presença amorosa e solidária de Deus em todos os momentos da vida”.
Mas essa “cultura” não parou por ai…
Também no tempo dos atos dos apóstolos o povo cercava os discípulos em busca de curas e milagres, mas não se convertiam. A falta de fé e o medo de serem vistos como seguidores de Cristo fazia com que as pessoas não se engajassem. Falavam bem deles, mas poucos se entregavam a causa cristã.
“(…) Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas entre o povo, e os seguidores de Jesus se reuniam no Alpendre de Salomão. Ninguém de fora tinha coragem de se juntar ao grupo deles, mas o povo falava muito bem deles”. (Atos 5, 12-13)
Muitas pessoas que participam de momentos de oração, grupos de oração, missas de cura e libertação (diga-se de passagem, toda missa é um momento de cura e libertação) e outros momentos propícios (inclusive uma simples prece), voltam para casa querendo ver aquilo que sentiu, ouviu ou pensou. Como bons “Tomés”: precisamos “ver para crer”. Nossa fé é baseada no que é visível, mas a verdadeira fé não é um ato visível e sim invisível.
“(…) Quem vive procurando nos milagres razões para acreditar (…); Já esqueceu que a fé é um caminho que os olhos não podem ver Que Deus está presente mesmo quando o milagre não acontecer”. (Canção Milagres – Adriana)
Vemos a morte de alguém querido, mas não persebemos a paz que ele (a) se encontrava quando partiu; vemos com tristeza a perca do emprego mas deixamos passar desapercebido a nova oportunidade que se aproxima e bate a porta; reclamamos do vestibular, da prova, do concurso perdido, mas deixamos de ver que talvez não fosse o momento e nem o curso certo para nós ou que não tivemos o empenho que deveríamos ter tido para o êxito; reclamamos do namoro terminado, mas deixamos de ver que talvez precisássemos amadurecer mais para uma nova etapa em nossas vidas.
Hoje talvez Deus esteja passando em sua casa, em sua vida, em sua oração e reanimando a fé na forma de um broto de esperança. Não volte pra casa sem acreditar! Tenha fé
“(…) Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!”. (Romanos 15, 13-14)
Um imenso abraço fraterno!







MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


A difícil arte de esquecer
Escrito por Luiz Marins



Como seria bom se fossemos capazes de esquecer com facilidade as ofensas que recebemos, os problemas que tivemos, as pessoas que amávamos e que se foram. Como seria bom se ao acordar conseguíssemos deixar para trás as mágoas, as indiferenças, as injustiças sofridas e todos os dias começássemos uma vida nova. Como seria bom se ao perdoarmos alguém fossemos capazes de esquecer o que esse alguém nos fez.
Se a memória do passado não nos deixa pela sua própria natureza, cabe a nós, num enorme esforço de vontade, num autodesafio enorme, desenvolver a difícil arte de esquecer. E temos que fazer esse esforço pela razão para que possamos sobreviver com equilíbrio, pois do contrário viveremos remoendo um passado que já se foi e, como sabemos, jamais voltará. Se perdoar não basta para esquecer é preciso tentar esquecer para perdoar. E não é fácil. E quem disser que é fácil estará nos enganando.
Quantos casamentos, relações afetivas, empregos, carreiras e mesmo vidas foram jogadas fora pela nossa incapacidade de esquecer ofensas, muito graves ou menos graves, e que não conseguimos despejar de nossa memória. Você mesmo será capaz de apontar, em conhecidos, amigos e em você mesmo, várias situações onde ninguém ganhou, todos perderam, pela incapacidade de esquecer.
Nesta semana, procure fazer esse imenso esforço para esquecer as ofensas, as mágoas, as injustiças, as calúnias, os maus-tratos, as caras feias, as indiretas, e um triplicado esforço para perdoar quem fez tudo isso que não sai da sua memória. Não será fácil. Você terá que reconhecer essas memórias todas e uma por uma jogá-las num arquivo morto e se esquecer até de onde as arquivou.
Não faça da sua vida um eterno remoer, um eterno desejo de vingança, um eterno sofrer por um passado que já se foi.
Pense nisso. Sucesso!








MOMENTO DE REFLEXÃO


Desde que o farmacêutico francês Emil Coué cunhou a frase "Todos os dias, de todas as maneiras, eu me torno cada vez melhor", as pessoas têm usado afirmações positivas como forma de se sentir bem. É um modo de entremear à vida diária crenças e verdades-chave. Afirmações diárias podem fortalecer seu sentimento íntimo de valor. Cada vez que afirma o que há de bom em si, você afasta as velhas mensagens negativas do passado.
Você recebeu muitos golpes ao crescer - todos recebem. As formas como foi rotulado ainda o afetam. No lugar das vozes de seus pais, agora é seu monólogo interior que cochicha "Você é um idiota" ou "Você é um preguiçoso". Chama-se introjeção - apossar-se dos julgamentos dos outros e transformá-los em valores seus. Afirmações positivas podem constituir uma proteção contra essa voz. Você deixa de escutá-la porque a substitui por algo novo e positivo para ouvir.
Dê uma olhada na lista de seus pontos fortes e qualidades. Escolha um para fazer uma afirmação positiva para hoje. Deve ser composta de uma ínica frase, por exemplo:
1 - Sempre fui fiel a meus amigos.
2 - Sou bom.
3 - Eu me esforço nas coisas importantes que faço.
4 - Sou uma pessoa generosa.
5 - Tenho mãos fortes e trabalhadoras.
6 - Tenho uma mente curiosa e criativa.
7 - Sou bom em criar momentos de paz e calma.
8 - Meu rosto é atraente.
9 - Sou uma pessoa doce.
10 - Construí um corpo forte e saudável.
11 - Sou bom para meus filhos (pais, amigos, etc).
12 - Tento fazer o que é certo.
13 - Sou o cozinheiro mais rápido da região.
14 - Consigo resolver palavras cruzadas como ninguém.
Crie uma nova afirmação a cada manhã. Escreva algo de que se orgulha, que seja verdade. Para manter a afirmação em mente por todo o dia, estabeleça um sinal-lembrete que a desencadeie. Por exemplo, você pode mudar o relógio de pulso diariamente. Procurar um relógio num pulso e no outro pode ser o lembrete que você precisa para acionar essa afirmação.
Ao conseguir tornar as afirmações parte do seu dia-a-dia, você poderá continuar reforçando sua auto-estima.

Matthew McKay



Nenhum comentário:

Postar um comentário