Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 21/03/2015

Sábado, 21 de março de 2015


“A tolerância que nunca replica não é tolerância: é imbecilidade.”


EVANGELHO DE HOJE
Jo 7,40-53

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galiléia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”
43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”
46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então os fari­seus disseram-lhes: “Também vós vos dei­xastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”
50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galiléia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Maria Elian

"Não vim trazer a paz, mas a divisão". Jesus sabia que seria causa de divisão entre o povo. Estava Jesus em Jerusalém, sendo ouvido pela multidão, e as pessoas davam sua opinião a respeito Dele, e eram várias as opiniões: "Este é verdadeiramente, o profeta" ....  "Ele é o Messias." ... "Porventura o Messias virá da Galileia?" Os judeus esperavam um messias guerreiro, um líder poderoso, glorioso, que os libertaria do exército e do império dominador. Mesmo com sua ação misericordiosa, acolhedora, Jesus desperta a inveja, a ira dos chefes religiosos judeus que queriam matá-lo, pois Jesus era uma ameaça ao poder e ao legalismo religioso e opressor da Judéia. Jesus anunciava um mundo, onde as pessoas tivessem vida digna, liberdade, paz, fraternidade, justiça, igualdade.

Os sacerdotes e os fariseus mandaram prender Jesus, porém os guardas não cumpriram o que lhes foi ordenado, e quando voltaram disseram: "Ninguém jamais falou como este homem." (V. 46), os guardas acreditaram nas palavras de Jesus, reconheceram Nele o  Messias. As palavras dirigidas aos guardas, foram duras e hostis: "Também vós vos deixastes enganar?" (v. 46). "Mas esta gente que não conhece a lei é maldita"(v. 49). Os fariseus deixam claro o desprezo que tinham pelo povo, principalmente por aqueles que acolheram a mensagem de Jesus. Nicodemos que já tinha se encontrado com Jesus, diz que seguindo a Lei, Jesus teria que ser ouvido antes de ser julgado e saber o que Ele tinha feito. E com uma ironia disseram a Nicodemos: "Vai estudar e verás que da galileia não surge profeta". Quantas vezes, não julgamos alguém sem realmente sabermos a verdade? O que realmente aconteceu? Quantas vezes erramos por agir assim.

E quanta contradição causou e causa ainda hoje Jesus. O coração endurecido dos fariseus e dos mestres da lei não permitia que reconhecesse em Jesus, o Messias, aquele que por amor, daria sua vida para salvar toda a humanidade do pecado. Para termos certeza de que Jesus é verdadeira mente o Filho de Deus, se ainda não tivemos, busquemos ter um encontro pessoal com Cristo, um encontro de entrega total, em oração com muita intimidade, você e Ele.  "Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho Unigênito, para que não morra todo aquele que nele crê, mas, tenha a vida eterna" (Jo 3, 16).

Oração
"Espírito de ponderação, que eu acolha Jesus com a devida prudência, descobrindo sua identidade, mediante a escuta benevolente de sua palavra."









CASA, LAR E FAMÍLIA

1-A qualidade do peixe reside na sua frescura, pelo que esta deve ser a primeira exigência do consumidor. Tendo em conta a rápida deterioração do pescado, mesmo quando asseguradas as melhores condições possíveis, é necessário observar atentamente o aspecto do peixe.




Odor    Quando é fresco o peixe cheira a maresia
Corpo  Deve ser firme e brilhante. Ao deteriorar-se, a carne fica flácida, pelo que pode testá-la pressionando-a com os dedos e, se estes não deixarem marca, significa que o peixe é fresco.
Olhos   Quando fresco, os olhos devem ser salientes, a córnea transparente e a pupila negra e brilhante. Se os olhos estiverem encovados, a córnea leitosa e a pupila cinzenta, indica que não estará em boas condições.
Pele     Deve ser brilhante e com as escamas bem agarradas. A cor da pele deve ser viva, homogénea e com alguns reflexos. O muco-camada gelatinosa que cobre a pele deve ser aquoso e transparente.
Membrana     Trata-se de uma pele interior que cobre a barriga do peixe e que deve aderir completamente à carne. Quando o peixe não está próprio para consumo, esta membrana separa-se da carne.
Guelras           Devem ser brilhantes, bastante vermelhas e sem muco. Com a perda da frescura, estas ficarão amarelas e ganham muco.
www.petiscos.com






MOMENTO DE REFLEXÃO

Era uma vez um menino chamado Pedro. Ele tinha algumas dificuldades muito próprias.

Por exemplo, quando tentava desenhar uma linha reta, ela saía toda torta.

Quando todos à sua volta olhavam para cima, ele olhava para baixo. Ficava olhando para as formigas, os caracóis, em sua marcha lenta, as flores do caminho.

Se ele achava que ia fazer um dia lindo e ensolarado, chovia. E lá se ia por água abaixo, todo o piquenique programado.

Um dia, de manhã bem cedo, quando Pedro estava andando de costas contra o vento, ele deu um encontrão em uma menina, e descobriu que ela se chamava Tina. E tudo o que ela fazia era certinho.

Ela nunca amarrava os cordões de seus sapatos de forma incorreta nem virava o pão com a manteiga para baixo.

Ela sempre se lembrava do guarda-chuva e até sabia escrever o seu nome direito.

Pedro ficava encantado com tudo que Tina fazia. Foi ela que lhe mostrou a diferença entre direito e esquerdo. Entre a frente e as costas.

Um dia, eles resolveram construir uma casa na árvore. Tina fez um desenho para que a casa ficasse bem firme em cima da árvore.

Pedro juntou uma porção de coisas para enfeitar a casa. Os dois acharam tudo muito engraçado. A casa ficou linda, embora as trapalhadas de Pedro.

Bem no fundo, Tina gostaria que tudo que ela fizesse não fosse tão perfeito. Ela gostava da forma de Pedro viver e ver a vida.

Então Pedro lhe arranjou um casaco e um chapéu que não combinavam. E toda vez que brincavam, Tina colocava o chapéu e o casaco, para ficar mais parecida com Pedro.

Depois, Pedro ensinou Tina a andar de costas e a dar cambalhotas.

Juntos, rolaram morro abaixo. E juntos aprenderam a fazer aviões de papel e a fazê-los voar para muito longe.

Um com o outro, aprenderam a ser amigos até debaixo d?água. E para sempre.

Eles aprenderam que o delicioso em um relacionamento é harmonizar as diferenças.

Aprenderam que as diferenças são importantes, porque o que um não sabe, o outro ensina. Aquilo que é difícil para um, pode ser feito ou ensinado pelo outro.

É assim que se cresce no mundo. Por causa das grandes diferenças entre as criaturas que o habitam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário