Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 27/03/2015

Sexta-feira, 27 de março de 2015


"A gente só leva da vida a vida que a gente leva"" [Tom Jobim]


EVANGELHO DE HOJE
Jo 10,31-42

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”
33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?
35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acre­diteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.
39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Creio que ao final de tudo o que fazemos ou despendíamos em prol da construção do reino de Deus deve se resumir em fazer que outros creiam e também conheçam a verdade que liberta.
Se isso for a síntese do que é ser um discípulo missionário devemos, portanto, ter em mente que se fizermos o que for possível, sem medir esforços para que aconteça, o Espírito Santo que habita em nós e que da testemunho que tudo isso é verdade, se manifestará e fará assim resplandecer Deus de nós para o irmão. Em outras palavras: Somente refletindo Jesus conseguiremos convencer da verdade. “(…) Ele voltou de novo para o lado leste do rio Jordão, foi para o lugar onde João Batista tinha batizado antes e ficou lá. E muita gente ia vê-lo, dizendo: – ‘João não fez nenhum milagre, mas tudo o que ele disse sobre Jesus é verdade’“.
Quando aceitamos o chamado trino (profeta, rei e sacerdote) em prol do irmão estamos cientes que estaremos pondo nossa “cara à tapa” para os julgamentos, acusações e também aos elogios das pessoas. É também um fato que passaremos a ser também tentados no limite das forças para que também o reneguemos três vezes ou mais. Teremos que enfrentar a nossa própria falta de fé, nossos questionamentos e pouca confiança ao não perceber ou receber de volta os testemunhos confirmando tudo o que aconteceu. Mas nada disso deve nos esmorecer. Não é motivo para se perder a fé.
“(…) As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-las”. (I Coríntios 10,13)
Toda essa fala inicial vem de encontro com a mensagem implícita no evangelho de hoje. Jesus sendo Deus e mesmo declarando abertamente essa divindade é ameaçado de apedrejamento. Se com Jesus isso foi possível, por que não acontecia o mesmo conosco? (Repare isso bem na primeira leitura ok?).
Vivemos hoje um tempo em que a falta de fé em alguns segmentos talvez seja ainda maior que no tempo de Jesus. Vemos jovens cada vez mais distantes de Deus e de suas famílias; cada vez mais pais temem exercer a paternidade ou a maternidade responsável e em virtude disso e de outros fatores quantos se voltam contra a igreja, contra a fé, contra Deus.
Deus, em sua infinita sabedoria, nos convida a fazer “propaganda” do seu amor para que outros também ganhem a vida, mas essa missão como já falamos, só tem efeito se a pedagogia do amor de Jesus conseguir MUDAR A NÓS MESMOS. Não dá pra convencer ninguém se a própria pessoa não conseguir acreditar.
A proposta da CNBB é ter um coração aberto
“(…) Quando a gente não está com o coração aberto, não está disposto a acolher a palavra de Jesus, não querendo de fato assumir um compromisso de fé com Deus e com os irmãos, não buscando novos valores e não querendo uma constante mudança de vida para cada vez mais procurar uma união mais íntima e profunda com Deus, qualquer coisa torna-se motivo para a crítica e para a rejeição de Jesus. Assim aconteceu com os judeus, que não quiseram abandonar antigos valores para viver valores novos e mais plenos, sempre procuraram motivos para dizer que eles estavam certos e Jesus estava errado”.
Equivocamos-nos quando nos apegamos aos milagres e curas como “cabos eleitorais” de Deus, pois como o próprio texto nara, João Batista não operou milagres, mas tudo que falou de Jesus convenceu que era verdade. Lembre-se que leprosos foram curados e quantos voltaram?
Novamente enfatizo: Já que nossa missão é buscar quem se perdeu, ALGO PRIMEIRAMENTE DEVE MUDAR EM MIM. Preciso deixar essa posição cômoda que minha fé se encontra e abraçar o bem por opção. |Essa ação vale apena.
“(…) Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade, e outro o fizer voltar para o bom caminho. lembrem disto: quem fizer um pecador voltar do seu mau caminho salvará da morte esse pecador e fará com que muitos pecados sejam perdoados”. (Tiago 5, 19-20)
Edifique, construa, cuide, agregue, projete, coordene, levante, (…). Gestos concretos atraem mais que apenas palavras.
Um imenso abraço fraterno.







CULINÁRIA


Gelado de Abacaxi

Ingredientes

- 1 lata de abacaxi em calda escorrido

- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor

- 5 colheres de água fria

- 1 lata de leite condensado

- 2 latas de suco de abacaxi concentrado

- 2 colheres de sopa de hortelã picada

- 1 caixa de gelatina em pó sem sabor

Modo de Fazer

Coloque a água fria na gelatina e leve a banho-maria até que dissolva, depois reserve. No liquidificador bata o leite condensado, o suco de abacaxi, a hortelã e a gelatina dissolvida até que se obtenha um creme homogêneo. Pegue este creme de hortelã e coloque até a metade de taças individuais e depois coloque na geladeira até que fique firme.

Prepare a gelatina de abacaxi como instrui a embalagem e depois despeje em uma vasilha e deixe esfriar por pelo menos 1 hora ou até que comece a endurecer. Enquanto isso corte alguns pedaços do abacaxi e coloque sobre o creme de hortelã, depois você irá cobrir com a gelatina de abacaxi e deixe na geladeira por mais 4 horas.


Lanche Light

Ingredientes
. 1 pão de forma sem casca
. 1 vidro de maionese

Patê de beterraba:
. 1 beterraba grande ralada
. 1 caixa de creme de leite
. 2 colheres (s) de requeijão
. sal a gosto

Patê de cenoura:
. 1 cenoura grande ralada
. 1 caixa de creme de leite
. 2 colheres (s) de requeijão
. sal a gosto

Patê de espinafre:
. 1 maço de espinafre cozido e picadinho
. 1 cebola pequena ralada
. 2 colheres (s) de requeijão
. sal a gosto
. 1 colher (sob) de azeite

Patê de frango:
. 1 peito de frango cozido e desfiado(ja com temperos)
. 3 colheres (s) de requeijão
. 1 cebola picada
. 2 colhere (s) de maionese

Todos os patês, paro o preparo é só misturar cada um com o seus ingredientes.


Montagem:
coloque fatias de pão de comprido, passe maionese em cada uma, coloque o recheio de beterraba, uma camada de pão, o recheio de cenoura, pão, o recheio de espinafre, pão, recheio de frango e pão, cubra com guardanapo úmido e leve a geladeira por 1 hora. Retire e cubra toda a torta com maionese e decore a gosto.







MOMENTO DE REFLEXÃO

Sabe aquele momento que a gente pensa que chegou no limite das próprias forças e que não vai mais conseguir avançar?
Quando não contemos as lágrimas (e nem devemos!) e tudo parece um grande vazio...
Esse momento que, não importa a nossa idade, pensamos que já é o fim... e um desânimo enorme toma conta da gente...
Esse momento, ao contrário do que parece, é justamente o ponto de partida!!!
Se chegamos a um estado em que não avançamos mais, é que devemos provavelmente tomar uma outra direção.
Quando chegamos a esse ponto de tal insatisfação é sinal de que alguma coisa deve ser feita.
Não espere que os outros construam pra você, planeje e faça!
Você é responsável pelos próprios sonhos e pela realização destes.
Nas obras da vida não precisamos de arquitetos para planejar por nós.
Com um pouco de imaginação e um muito de boa vontade podemos reconstruir sozinhos a casa que vamos morar e o futuro que nos oferecemos.
É humano se sentir fragilizado às vezes e mesmo necessário para que tenhamos consciência que não somos infalíveis, não somos super-heróis, mas seria desumano parar por aí.
E injusto.
Para os outros, mas principalmente para consigo mesmo.
Recomeçar é a palavra!
Recomeçar cada vez, a cada queda, a cada fim de uma estrada!
Insistir!
...Se alguém te feriu, cure-se! Se te derrubaram, levante-se!
Se te odeiam, ame!
Erga-se!
Erga a cabeça!
Olhando pra baixo só podemos ver os próprios pés.
É preciso olhar pra frente.
Plante uma árvore, faça um gesto gentil, tenha uma atitude positiva.
É sempre possível fazer alguma coisa!
Não culpe os outros pelas próprias desilusões, pelos próprios fracassos.
Se somos nossos próprios donos para as nossas vitórias, por que não seríamos para as nossas derrotas?
Onde errou, não erre mais!
Onde caiu, não caia mais!
Se você já passou por determinado caminho, deve ter aprendido a evitar certas armadilhas.
Então, siga!
Não se esqueça de uma grande promessa feita na Bíblia: "Esforça-te e eu te ajudarei."
Dê o primeiro passo... depois caminhe!!!
Tenho certeza que a felicidade não mora ao seu lado, nem à sua frente, ela está junto de você!
Descubra-se, faça-se feliz e tenha um lindo dia!


Letícia Thompson

Nenhum comentário:

Postar um comentário