Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 26/03/2015


Quinta-feira, 26 de março de 2015


“A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.” ( Regina Brett)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 8,51-59

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?”
54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinqüenta anos tens, e viste Abraão!” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Esse texto foi escrito ano passado, mas está bem atual… J
Se existia alguma coisa ou frase que irritava aos doutores da lei era dizer “EU SOU”. Parece uma frase simples, mas era uma declaração, na visão deles, herética, ou seja, uma mentira mortal.
Era mortal, pois esta era a frase que Deus sempre usava ao aparecer aos patriarcas (Gênesis 46,3 e Êxodo 3, 6). Dizer, portanto, “EU SOU” era dizer que era Deus. Oh rapaz peitudo esse Jesus de Nazaré! (risos)
Vou divagar um pouco. Preste atenção!
Adoro ver aqueles debates em que as pessoas ficam batendo numa tecla só para tentar “mostrar serviço” ou conhecimento. Aqueles debates que começam assim: “Segundo a corrente filosófica tal não podemos contextualizar essa forma assim, mas conforme a visão da linguagem neurolinguistica, a percepção de mundo pode ser alterada(…) risos! Entendeu? Nem eu!
Note a situação: Alguém pergunta nossa religião ai respondemos – “EU SOU CATÓLICO”! Lembre que dizer “eu sou” é dizer ESTAR COM DEUS, é atestar que Ele anda comigo, que eu o sigo; que comungo dessa opção que fiz e como Abraão, eu também tenho uma aliança de amor com Ele. Veja a primeira leitura:
“(…) Naqueles dias: Abrão prostrou-se com o rosto por terra. E Deus lhe disse: ‘Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações. Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. ESTABELECEREI MINHA ALIANÇA ENTRE MIM E TI E TEUS DESCENDENTES PARA SEMPRE; UMA ALIANÇA ETERNA, PARA QUE EU SEJA TEU DEUS E O DEUS DE TEUS DESCENDENTES”. (Genesis 17, 3-7)
Temos então um choque… quem nunca ouviu: “Eu sou católico, mas não vou à missa, pois posso rezar em casa”! “Sou católico, mas não praticante”; “Eu sou católico, mas não concordo com isso e isso (…); Somos humanos! Discordar faz parte da nossa natureza humana, mas às vezes nossas discordâncias são mais confusas que o próprio texto que citei. Você consegue entender por que agimos assim?
Muitas vezes, por necessidade, pagamos (consultas, cursos, palestras) para que pessoas nos digam o que já sabemos! Não é estranho? Psicólogos, analistas, terapeutas, (…) empenham-se nos estudos pra no fim dizer o que muitas vezes sabemos e não queremos ouvir. Temos problemas, sabemos o motivo, causa e conseqüência, mas não conseguimos resolver. Pagamos pessoas para nos ensinar a dizer: EU SOU feliz; EU SOU uma pessoa que precisa mudar; EU SOU forte…
Não esqueçamos o peso da frase EU SOU
Creio que há 2000 anos, Jesus, ao ver o coração do povo vazio e sedento por uma resposta de conforto, dizia: “(…) Quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca”; (…) Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará (João 8, 32); “(…) Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei (Mateus 11, 28). Jesus era o único especialista, nesse tratamento, que atendia pelo SUS, no entanto, mesmo gratuito e de qualidade, o povo se recusava ouvir ou esperar.
Acredite nisso e professe: “EU SOU filho adotivo de Deus”!
Apodere-se disso nesse momento e veja o poder dessas palavras! Observe como “EU SOU” soa diferente! Quando estamos com problemas, angustiados, sem esperanças ou horizontes, poderíamos dizer mais vezes isso e também ler com mais atenção a “apólice” da aliança.
“(…) O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados. Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada” (Romanos 8, 16-18)
Devemos aprender a ter atitudes pró-ativas e dentre elas, definir no que acredito, em quem busco meu refúgio e a solução para minhas angústias e como já afirmei anteriormente, o duro é que a gente sabe quem é que nunca nos abandona, mas somos temerosos em afirmar isso, principalmente em público!
Creia em Deus, pois Ele nunca deixou de crer em você!
Comece hoje: EU SOU uma nova criatura quando estou perto de Deus! Descobri e reconheço que o Ele me ama!
Um imenso abraço fraterno.





MUNDO ANIMAL

Como escolher serviços de assistência para seu cão?


Mesmo para os donos mais dedicados, as situações comuns do dia a dia podem provocar dúvidas inesperadas sobre o que é melhor para o bem-estar do cãozinho. O mercado dos pets oferece serviços e planos de assistência que prometem facilitar a vida dos tutores na hora de tomar decisões que envolvam animais.
Mas é tanta oferta que os proprietários podem ficar muito confusos. Esses serviços são mesmo necessários? Como escolher? Para começar, o importante é sempre buscar referências antes de fechar qualquer negócio. “Já vi várias empresas abrirem e fecharem. A propaganda de boca a boca e a análise da empresa a ser contratada ainda são as melhores formas de assegurar a qualidade”, diz o médico Gilberto Reis, da Veterinária Pró Cão, em São Paulo.
Dúvidas podem surgir, por exemplo, na hora de programar uma viagem longa com a companhia do peludo. Para essas situações, há o “pet viagem”, uma assessoria que resolve todas as burocracias antes do embarque para as férias! Se o bichinho for de uma raça muito delicada e mais inclinada a ter problemas de saúde, os donos também podem contratar um plano de saúde canino.
Abaixo, confira alguns serviços e veja como avaliar a qualidade e a necessidade de cada um:
Convênio Médico
É fato que o cãozinho precisa ir ao veterinário com frequência para receber todas as vacinas necessárias e manter a saúde em dia. Porém, os donos também podem optar por um convênio médico fixo, com direito a exames, especialidades e hospitais espalhados por diferentes lugares.
Antes de escolher uma empresa, a veterinária Juliana Joia sugere duas perguntas básicas: o plano oferece grande número de clínicas e prontos-socorros? E os locais de atendimento, são próximos da minha casa?
Também é importante colocar na ponta do lápis o quanto se gasta com vacinas e consultas para o animal sem um plano de saúde, diz o médico Gilberto Reis. É preciso ter cuidado para que a proposta de um convênio não saia ainda mais cara do que o pet shop de costume do seu cãozinho.
Pet Viagem
Você sabe que cada país exige uma documentação específica para a entrada de bichos? Alguns destinos, como a China por exemplo, podem pedir até quarentena no aeroporto! Para dar um jeito na burocracia, existe um serviço, ainda recente, chamado “pet viagem” que resolve tudo: as vacinas, os documentos e a acomodação do seu peludo durante a jornada.
“A América Latina é mais tranquila com exigências, pedindo só vacina antirrábica e tratamento antipulgas. A Europa é mais burocrática no geral, mas depende de cada país”, diz Luis Fernando Oliveira, sócio da Doc-Dog, que faz preparação de animais para viagens internacionais. Ele conta que a empresa geralmente ajuda clientes que estão de mudança para o exterior.
No geral, veterinários aprovam essa iniciativa. No entanto, eles sugerem que os donos sempre pensem nos hábitos dos bichinhos e cuidem para que eles sejam respeitados. É uma boa comparar o estresse do cachorro ao ficar com outra pessoa (ou em um hotel canino) com o de embarcar em uma aventura prolongada ao lado dos tutores. “Uma viagem muito longa pode ser um risco, principalmente, quando o animal é colocado no compartimento de carga”, afirma a veterinária Marcela Barbosa, da pet shop Petit Ami.
Já se o passeio for mais curto, dentro do Brasil mesmo, os donos podem ficar tranquilos e dispensar o serviço profissional (desde que não se esqueçam de tomar cuidados básicos com o pet, claro). Lembrem-se: o certificado de vacinação antirrábica  e o atestado de saúde, fornecido pelo veterinário, são obrigatórios!





MOMENTO DE REFLEXÃO

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia.
A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões.
A história humana é cheia de decisões, para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros.
As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer – “Busque soluções”.

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas.
Preferem a lamentaçaão, a murmuração, o pessimismo.
Melhor acender o fósforo que lamentar a escuridão.
Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos.
O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer – “Não viva de aparências”.

Quem esconde a realidade, finge, faz pose, quer sempre dar a impressão de que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho, etc..., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro.
Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas.
São pessoas com muito verniz e pouca raiz.
Seu destino é a famácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer – “Aceite-se”.

A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz\ com que sejamos algozes de nós mesmos.
Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável.
Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores.
Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.
Se não quiser adoecer – “Confie”.

Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras.
Sem confiança, não há relacionamento.
A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer – “Não viva sempre triste”.

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa.
A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.
“O bom humor nos salva das mãos do doutor”.
Alegria é saúde e terapia.   


Dr. Drauzio Varela                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário