Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 31/01/2015


Sábado, 31 de janeiro de 2015.
S. João Bosco



“A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega.”


EVANGELHO DE HOJE
Mc 4,35-41

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.


35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Queiroz


Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?
Este Evangelho, da tempestade acalmada, traz para nós dois ensinamentos: sobre Jesus Cristo e sobre a Igreja.
Sobre Jesus Cristo, o episódio revela-nos que o milagre é realizado por Jesus para confirmar a fé dos seus discípulos n’ele. “Por que estais assustados? Ainda não tendes fé?” Para a fé em Jesus se orienta também a pergunta final dos discípulos: “Quem é este homem, que até o vento e o mar lhe obedecem?” A resposta nos vem automaticamente: “Este homem é Deus”, pois só Deus pode dominar a natureza.
A Igrejas é representada na barca, com Jesus e os discípulos dentro. A barca é a Comunidade cristã, atravessando o mar revolto da vida. Se a barca não afunda, é porque Jesus vai com ela. Ainda que, por um momento, pensemos que Deus dorme, deixando-nos sozinhos no meio do perigo. Deus não dorme, mas ele não tem pressa. A pressa é própria do ser humano que é mortal e que não tem muito poder. Deus é eterno e tem todo o poder, por isso não tem pressa. Nós não vamos marcar hora para Deus fazer as coisas. O nosso nervosismo, por não receber logo ajuda de Deus, é sinal de pouca fé.
Quando a Igreja de Jesus é perseguida, quando sucessivas dores nos visitam, quando o mal parece triunfar, vem-nos espontaneamente a pergunta: “Senhor, não te importas que nos afundemos?” Se esse nosso grito é oração, tudo bem. Mas se é desconfiança na providência divina, é falta de fé. Neste caso, merecemos a correção de Jesus: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”
“Vamos para a outra margem!” Jesus nos manda jogar-nos no mar e fazer a travessia de uma vida “velha” para uma vida nova, tanto para nós, como para a nossa família, Comunidade e bairro. O Reino de Deus, que está na outra margem, precisa ser construído e, com Jesus na barca, isso é possível sem perigo nenhum.
“Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher.” Esta ventania e mar agitado representam os tropeços, as dificuldades e as tentações que encontramos na vida, inclusive as nossas paixões pecaminosas.
“Jesus estava na parte de trás, dormindo. Os discípulos o acordaram e disseram: Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Esta “sesta”de Jesus representa também a aparente ausência de Deus que sentimos em nossa vida. Devido à nossa pouca fé e ao pecado, muitas vezes não percebemos os sinais da presença de Deus na nossa vida. Na verdade, somos nós mesmos que nos ausentamos dele, e depois jogamos a culpa nele, dizendo que ele nos abandonou. “Estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20). Deus nunca dorme. Mas ele só intervém na nossa vida se pedirmos. Deus respeita a nossa liberdade. Se queremos lutar sozinho, ele não faz nada. Daí a importância da oração.
Todos os cristãos, mais cedo ou mais tarde, encontram fortes tempestades na vida. E o temporal vem justamente quando nos parece que Deus dorme, sendo que na verdade nós é que nos ausentamos dele. Se o “acordarmos” e lhe pedirmos ajuda, com certeza chegaremos à outra margem, que é uma fé mais firme e clara e um mundo mais justo e fraterno..
“Jesus ordenou ao vento e ao mar: ‘Silêncio! Cala-te!’ O vento cessou e houve uma grande calmaria.” Deus tem um poder infinito, ele vence as forças do mal, venham de onde vierem: demônio, doença, morte...
“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Precisamos ter fé em Deus. A fé supera o medo e a dúvida. Uma das expressões mais repetidas por Jesus nos Evangelhos é: “Não temais medo”.
“Os discípulos diziam uns aos outros: Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” Que nunca precisemos fazer esta pergunta, pois sabemos quem é este homem. É o próprio Deus encarnado, que tem poder sobre todas as forças da natureza, pois foi ele quem a criou. Ele consegue transformar qualquer tempestades em bonança (Cf Sl 106 (105), 9ss). Na verdade, Jesus já se apresentou largamente. Nós é que, por nosso descaso, ainda não o reconhecemos.
Certa vez, um homem pulou de pára-quedas. Mas este era novo, e ele n sabia abri-lo. Puxa aqui, puxa ali, nada. Nisto viu um rapaz subindo nos ares. Gritou para ele: “Você entende de pára-quedas?” O outro respondeu: “Não. E você entende de explosão de caldeira?”
Como que um ia ajudar o outro, se os dois não sabiam resolver nem o próprio problema?
Na travessia do mar da vida, se acontecer alguma tempestade, vamos logo pedir ajuda para Deus, a quem até o vento e o mar obedecem.
“Feliz aquela que acreditou” (Lc 1,45), disse Isabel à Mãe de Jesus. Que ela nos ajude a ter tanta fé, que nunca precisemos perguntar: “Quem é este...?” Santa Maria, rogai por nós!
Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?





CASA, LAR E FAMÍLIA


Como aproveitar melhor o tempo de uma consulta médica


Orientações aos pacientes: como aproveitar melhor o tempo de uma consulta médica

Durante uma consulta médica, é freqüente que os pacientes ou o próprio médico desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o esclarecimento da doença.

A ansiedade sentida pelo paciente pode bloquear a capacidade de ordenar os pensamentos de maneira clara e objetiva. Os médicos, por sua vez, têm uma ordem a seguir e geralmente estão pressionados pelo tempo escasso. Caso o paciente se sinta pressionado durante a consulta médica, será difícil manter o foco e aproveitar o momento para solucionar todas as dúvidas.

Por isso preparamos algumas orientações para que os pacientes possam aproveitar melhor o tempo que passam com os médicos.
Caso esteja visitando um médico pela primeira vez, ou se você tem vários problemas que precisam ser discutidos, fale com a secretária que está agendando sua consulta que você precisa de um tempo maior para discutir seus problemas com o médico. Entretanto, seja objetivo durante a consulta. Bom senso nunca é demais.
Chegue no horário marcado. Não atrase. Desta forma você não atrapalhará o andamento das consultas agendadas para aquele dia.
Não é nada agradável ficar esperando muito tempo por uma consulta na sala de espera. O atraso no atendimento médico geralmente significa que um sério problema de saúde ocorreu com um outro paciente mais cedo no dia. Se você fosse o paciente em questão, apreciaria que seu médico ficasse um tempo maior com você. Telefone antes de sair de casa para saber se há algum atraso no atendimento.
Escreva suas dúvidas em um papel e depois coloque-as segundo uma ordem de prioridades, antes da consulta. Por exemplo, numere-as por ordem de importância ou relevância para o seu bem-estar. Isto vai ajudar a ordenar seus pensamentos e não esquecer de nada.
Comece perguntando seu médico as dúvidas mais importantes. Mantenha o foco nestas perguntas. Se você se perder comentando fatos ocorridos em sua vida que não sejam relevantes, você vai perder um tempo precioso.
Se possível, leve um acompanhante com você. Esta pessoa pode tomar notas, durante a sua consulta, de dados que o ajudem mais tarde. Dê a este acompanhante uma cópia de suas perguntas para que ele o ajude a saber se elas estão sendo respondidas adequadamente.
Leve todas as medicações que usa ou a prescrição delas com você para a consulta. Informe também a seu médico a quanto tempo você as utiliza.
Vista-se com roupas confortáveis e de fácil manuseio para facilitar o exame físico durante a consulta.
Caso escute algum termo que não entenda o significado, peça explicações. Os médicos às vezes usam termos científicos de difícil entendimento e algumas vezes se esquecem de explicá-los.
Se você achar que o seu médico não está com tempo suficiente para responder suas questões, pergunte se existe alguém que possa ajudá-lo, como um estagiário ou enfermeiro, ou se ele tem um site na internet no qual você possa tirar suas dúvidas. Muitos médicos já estão usando este tipo de solução virtual para auxílio de seus pacientes. Lembre-se: você tem o direito de solucionar todas as dúvidas que tem sobre sua saúde.
Quando uma cirurgia for recomendada, pergunte sobre os benefícios e riscos deste procedimento, e sobre quais alternativas existem para você. Pergunte também sobre como vai ser a preparação no pré-operatório e o que é mais provável que você sinta após a cirurgia.
Se você tem exames recentes, leve-os para o seu médico, mas de uma maneira ordenada. Coloque-os em ordem cronológica de realização. Isto facilita o entendimento do médico sobre o que está acontecendo com você.
Não tenha medo de mostrar ao médico que você não entendeu alguma coisa que foi explicada. Não leve dúvidas para casa.
Depois da consulta, converse com a pessoa que o acompanhou. Ela pode ajudá-lo a esclarecer alguns pontos que não tenham ficado claros.
Peça a seu médico para enviar-lhe uma cópia das anotações que fez durante a sua consulta. A internet pode ajudar nesta área também. Um email pode ser usado para este fim.
Sobre as medicações prescritas: se um novo medicamento foi prescrito, tenha certeza que você vai para casa com todas as informações necessárias para o uso correto do mesmo. É importante saber qual a dose, o horário de uso, se a alimentação interfere na ação do medicamento, como armazená-lo, se ele interage com algum outro medicamento que possa vir a usar, quais efeitos colaterais pode causar e por quanto tempo deve ser usado.
Caso algum exame complementar tenha sido solicitado, pergunte sobre como preparar-se para ele.
Pergunte ao seu médico se ele dispõe de algum material impresso sobre o problema que você está apresentando, ou se há outra forma de obter maiores informações confiáveis.
Pergunte qual o melhor prazo para que você retorne ao consultório para apresentação de seus exames complementares ou para dar continuidade ao acompanhamento de sua saúde.
www.news.med.br






MOMENTO DE REFLEXÃO


Essa mensagem não é para todo mundo. Essa mensagem é para você que anda desanimado, sofrendo até por antecipação, de tanto que anda apanhando da vida.
No amor, é só ilusão e decepção.
No coração, um vazio enorme, um buraco que parece não ter fim.
Na vida profissional, desânimo ou derrota. Nada, acontece para o seu crescimento. Você trabalha, trabalha, trabalha e nada.
Na sua casa, a paz mudou de endereço, não agüentou a pressão e se mandou com mala e cuia. Ao invés do "pedacinho do céu", virou uma amostra grátis do "inferno".
Na saúde, doenças de todos os tipos, medos e fobias, pavor e incerteza. Só de ouvir falar em gripe, você já espirra. seu corpo está se desalinhando, falta coragem para assumir uma mudança qualquer.

Olha, é para você essa mensagem, mas por favor, não encare-a como mais uma mensagem, não leia como uma mensagem de auto ajuda, mas absorva cada palavra que eu trago como boa nova para o seu coração. Preste atenção nesse recado:
- Não importa o que estão dizendo de você, quantos vícios você tem, quantos pecados você cometeu, sua religião ou falta dela, sua cor, seu grau de instrução, seu porte físico, seu otimismo ou pessimismo. Não interessa sua doença, se disseram que ela não tem cura ou explicação. Não interessa se seu casamento ou namoro parece não ter mais jeito, se a pessoa amada sumiu de repente, arrumou amante. Isso não interessa, é tudo possível de se resolver. Estou falando sério, o que para os homens, para os médicos, para os vizinhos, para os sábios, é impossível, para Deus é o agora, é a cura, é a volta, é a paz, é o melhor, é o alimento, é a casa, é a libertação, é tudo o que você merece e mais um pouco.

Olha, não estou falando de religião, não estou pregando citações bíblicas, nem estou falando do "sobrenatural" , estou falando de algo que você pode provar ainda hoje. Não é amanhã não, é hoje, através de algo simples e objetivo: sua fé. Fé, é algo que todos nós temos, temos fé em tantas coisas, em tantas promessas e muitas vezes, não temos fé em Deus como deveríamos ter, é aquela fé "meia boca", sabe, aquela tipo; "eu creio, mas comigo não dá certo não...". Fé verdadeira é a certeza de que algo vai acontecer, não importa o que seja esse algo, vai acontecer.

Pode parar com isso, hoje é com você, é com você que vai dar certo sim, pode escrever ai no seu caderno da vida: hoje o que você sonhar vai virar realidade, hoje começa uma mudança real na sua vida. Pode ser que todo mundo tenha te abandonado. Muitos nem acreditam mais em você, outros quando você aparece, somem sem mais nem menos. Esquenta não, para Deus você é a pessoa mais importante do mundo, e eu sei o quanto Ele te ama, por isso, esvazie-se. Tire todos os pensamentos da sua cachola. Jogue prá fora, tudo que anda te remoendo, doendo, apertando o peito. pense na sua vida, no seu casamento, na sua casa, na sua dor, coloque a mão onde está doendo, e esvazie-se. Se chorar, finge que é um cisco nos olhos, Deus vai agir agora na sua vida. Agora mesmo começa a mudança, porque você vai se entregar de corpo, alma e coração para Ele e dizer:
O Paizinho querido, que saudades de sua presença na minha vida!
Ó meu Pai adorado, pega na minha mão e não me deixa nunca mais sozinho, abre as portas da minha vida para a luz que vem da tua grandeza. Eu sei que sou um nada, um pedacinho de gente no meio dessa multidão que grita e chora, mas eu quero te servir, ser Teu espelho e por onde eu andar, serei testemunha viva do seu amor. 
Esse dia, meu Pai, ficará marcado para sempre na minha alma, é hoje Senhor, que eu tenho certeza que as mudanças vão ocorrer. Por isso, neste momento, eu deposito minhas dúvidas, dores e necessidades em Tuas mãos e confio, e creio que a mudança será feita. (pense no seu maior problema, agora,).
Alivie-se! Creia que Deus te ouviu, e a mudança começou. Se Ele um dia parou o Sol, não vai te dar um calorzinho novo no seu coração? Claro que vai. Guarde esse dia, marque na folhinha da vida, pois nesse dia, Ele vai te levantar e nunca mais você vai chorar sem consolo de um ombro eternamente amigo.

Fique em paz...


(Paulo Roberto Gaefke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário