Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 21/01/2015


Quarta-feira, 21 de janeiro de 2015


“A amizade é um amor que nunca morre. “ (Mario Quintana)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 3,1-6

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!



Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou--lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Será que devemos nos abater e deixar de ir em frente?
A incoerência… Esse era um dos grandes dilemas enfrentados na missão de Jesus – vencer a idéia que os fariseus tinham sobre a verdadeira vontade de Deus. Tinham, talvez por medo, a concepção de um Deus confinado num tabernáculo entre quatro paredes, mas Jesus deixava claro, desde aquela época, que O Espírito Santo anda por onde Ele quer.
“(…) A vivência legalista e proibitiva da religião é uma das maiores manifestações da dureza de coração que pode acontecer na vida das pessoas. Quando isso acontece, as pessoas não são capazes de descobrir os valores que devem marcar o nosso relacionamento entre nós mesmos e entre nós e o próprio Deus, e a religião acaba por se tornar um mero cumprimento de obrigações e de ritos, numa verdadeira bruxaria. Esta forma de religião acaba por ter como um dos seus principais fundamentos a relação de poder, o autoritarismo e a estratificação social a partir da fé das pessoas. É por isso que as autoridades do tempo de Jesus procuram descobrir a maneira como haveriam de matá-lo”. (Reflexão proposta pela CNBB)
Que chance teria esse homem do evangelho de hoje se não tivesse sido visto por Jesus? Será que teria acesso ao templo? Mas voltando a concepção que o Espírito anda por onde quer, quem por acaso encaminhou aquele homem até lá se não o próprio Espírito?
“(…) Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido”. (Lucas 15, 4-6)
É sempre um desafio tentar elucidar a vontade desse Espírito que nos move. Deus se revela nos empurrando, no entanto, de vontade própria, empacamos. Reflitamos que esse homem de hoje, não teme o chamado e lhe dá a mão.
O Espírito Santo não permite que aqueles a quem impulsiona desistam a não ser que queiramos assim. Nenhum de nós foi chamado a desistir de seus sonhos ou dos planos de Deus, tão pouco a sermos coadjuvantes nas nossas vidas. Deus nos chama a protagonizar cada dia com todo empenho que ele merece.
Preciso, a exemplo de tantos outros santos, compreender que nossa luta diária tem um propósito maior sobre tudo o que acontece. Mas quem age ainda assim? Quem sem medo ergue a mão ao que parece ilógico? Os filhos de Deus estendem a mão!
“(…) Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados. Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada”. (Romanos 8, 14-18)
É preciso continuar mesmo em meio às adversidades, pois aqueles que se destacam, aos olhos do Pai, são os mesmos que não se rendem facilmente. Se o que pretendemos construir é um mundo novo, uma cidade ou um bairro melhor, precisa começar com uma atitude corajosa que é acreditar.
Quanto às críticas e perseguições, não nos abalemos com elas O grande mérito dos céticos e críticos é falar, pois não possuem nada além disso. Infelizmente, boa parte deles nem outra opinião têm. “(…) O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer? NINGUÉM RESPONDEU NADA. Então Jesus olhou zangado e triste para eles porque não queriam entender”.
Estenda sua mão aos projetos de Deus e continue!
Um Imenso abraço fraterno!






CURIOSIDADES



1-No Reino Unido, existe um serviço chamado "Alugue um Choro", que preenche o seu funeral com falsos amigos caso você morra.


2- Quando nós espirramos nosso coração para de funcionar por 0,1 segundo, por isso as pessoas falam saúde quando espirramos, pois é como se nó tivéssemos morrido e ressuscitado.


3- O seriado Todo Mundo Odeia o Chris tem 88 episódios divididos em 4 temporadas, eles foram gravadas entre 2005 e 2009. O seriado conta a história do ator Chris Rock em sua infância/adolescência, e o seriado só acabou porque a partir dessa época na vida real, o pai do Chris morreu e a mãe dele entrou em depressão, sendo assim Chris Rock não viu motivos para continuar.


4- A dor emocional dura de 10 a 20 minutos, se passar desse tempo na verdade você está sofrendo por pensar mais do que devia sobre sua tristeza, tornando as coisas ainda piores.



5- A teoria do Big bang foi desenvolvida por um padre.


6- Ostentação é uma palavra que tem origem no termo em latim ostentatio, que significa exibição vã ou inútil. Uma pessoa que recorre à ostentação é muitas vezes conhecida como afetada ou fútil.


7- Nós poderíamos matar todos os mosquitos do mundo, que os danos ecológicos seriam mínimos.


8- No filme "Exterminador do Futuro" Arnold Schwarzenegger não piscou enquanto gravava, já que acreditava que robôs não piscavam.


9- Namorar pode te deixar doente e piorar seu sistema imunológico.


10- Estima-se que o iceberg que causou o desastre do Titanic em 1912 tenha começado a se formar em 1000 A.C.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Aquele era seu último dia de vida, mas ele ainda não sabia disso.
Naquela manhã, sentiu vontade de dormir um pouco mais. Estava cansado, tinha deitado muito tarde e não havia dormido bem. Mas logo abandonou a idéia de ficar um pouco mais na cama, e levantou-se, pensando nas muitas coisas que precisava fazer na empresa. Lavou o rosto e fez a barba correndo, automaticamente. Não prestou atenção no rosto cansado e nem nas olheiras escuras, resultado de noites mal dormidas. Engoliu o café e saiu resmungando baixinho um "bom dia", sem muita convicção.
Desprezou os lábios da esposa, que se ofereciam para um beijo de despedida. Não entendia porque ela se queixava tanto da ausência dele e vivia pedindo mais tempo para ficarem juntos. Ele estava conseguindo manter o elevado padrão de vida da família, não estava? Isso não bastava? Entrou no carro e saiu.
Pegou o telefone celular e ligou para sua filha. Sorriu quando soube que o netinho havia dado os primeiros passos. Ficou sério quando a filha lembrou-o de que há tempos ele não aparecia para ver o neto e o convidou para almoçar. Ele relutou bastante: sabia que iria gostar muito de estar com o neto. Mas não podia, naquele dia, sair da empresa. Quem sabe no próximo final de semana? Chegou à empresa e mal cumprimentou as pessoas. A agenda estava lotada, e era muito importante começar logo a atender seus compromissos, pois tinha plena convicção de que pessoas de valor não desperdiçam seu tAempo com conversa fiada.
Na hora do almoço, pediu à secretária para trazer um sanduíche e um refrigerante dietético. O colesterol estava alto, precisava fazer um check-up, mas isso ficaria para o mês seguinte. Começou a comer enquanto lia alguns papéis que usaria na reunião da tarde. Nem observou que tipo de lanche estava mastigando. Enquanto relacionava os telefonemas que deveria dar, sentiu um pouco de tontura, a vista embaçou. Lembrou-se do médico advertindo-o, alguns dias antes, quando tivera os mesmos sintomas, de que estava na hora de fazer um check-up. Mas ele logo concluiu que era um mal estar passageiro, que seria resolvido com um café forte, sem açúcar.
Mais papéis para ler, mais decisões a tomar, mais compromissos a cumprir. Saiu para uma reunião já meio atrasado. Não esperou o elevador. Desceu as escadas pulando os degraus de dois em dois. Entrou no carro, deu a partida e, quando ia engatar a marcha, sentiu de novo o mal estar e agora com uma dor forte no peito. O ar começou a faltar... A dor foi aumentando... O carro desapareceu... Os outros carros também... Os pilares, as paredes, a porta, a claridade da rua, as luzes do teto, tudo foi sumindo diante de seus olhos, ao mesmo tempo em que surgiam cenas de um filme que ele conhecia bem. A esposa, o netinho, a filha e, uma após outra, todas as pessoas de que mais gostava. Por que mesmo não tinha ido almoçar A com a filha e o neto? O que a esposa tinha dito à porta de casa quando ele estava saindo, hoje de manhã?
A dor no peito persistia, mas agora outra dor começava a perturbá-lo: a dor arrependimento.
Ele não conseguia distinguir qual era a mais forte: a da coronária entupida ou a de sua alma rasgando. Escutou o barulho de alguma coisa quebrando dentro de seu coração, e de seus olhos escorreram lágrimas silenciosas... Queria viver, queria ter mais uma chance, queria voltar para casa e beijar a esposa, abraçar a filha, brincar com o neto... Queria... Queria...

Mas não havia mais tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário