Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 14/01/2015



Quarta-feira, 14 de janeiro de 2015


“A estrada para o sucesso não é reta. Há uma curva chamada fracasso, um trevo chamado confusão, quebra-molas chamado família. Mas se você tiver um estepe chamado determinação, um motor chamado fé e um motorista chamado Deus, você chegará a um lugar chamado SUCESSO.”




EVANGELHO DE HOJE
Mc 1,29-39

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!



Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Como não ver qual era intenção de Jesus? Sua metodologia e andragogia (forma de ensinar adultos) são bem nítidas no evangelho de hoje. Pergunte-se quantas vezes ao lê-lo apenas vi o milagre sobre a febre da sogra de Pedro, mas passou despercebido o processo para obtenção da graça.
Um parêntese (…): VER O QUE SE DESEJA VER. Esse fato é cada vez mais comum. Sei que muito mais que uma organização das informações que recebemos e temos pelo nosso cérebro, às vezes conscientemente abandonamos outras informações, pois selecionamos o que desejamos ver, ouvir e até ler.
Delinearemos primeiramente para aqueles que já entenderam que tem um compromisso com o próximo.
Repare nas linhas desse evangelho a suave e bem conduzida metodologia de Jesus: Ele CHEGOU PERTO dela, SEGUROU A MÃO dela e AJUDOU-A A SE LEVANTAR. A FEBRE SAIU da mulher, e ELA COMEÇOU A CUIDAR DELES.
De fato, Jesus se aproxima, nos segura pela mão, ajuda-nos a levantar então a redenção acontece, a febre, o desanimo, o temor partem e de certa forma a pessoa resgatada passa a entender (caem as escamas dos olhos) que passou a ter um compromisso para que outros também se ergam.
Como ler isso e não sentir-se amado e também um pouco de pesar pela nossa ingratidão? Quantas pessoas, bem definidas por São Tiago, pedem mal. Ainda andam pelo mundo doentes, cabisbaixos, repletos de vaidades, orgulhos e cobiça, debulhando-se em crendices e falsa fé (…); não querem ver que Jesus primeiro oferece a mão para vê-los de pé, mas se vêem interessados somente pela cura da febre, o carro novo, o apartamento novo.
Como poderemos sustentar a carga que o mundo nos oferece se estivermos debilitados pela doença que nos paralisa e vicia chamada ganância, orgulho ou vaidade? O que adianta mudar por fora, se rodear de bens visíveis e ostentáveis se vivo aquela música do Moacir Franco que diz: “SE POR DENTRO EU NÃO MUDO”?
Muitos não conseguem ver que são prioridade para Deus? São eles que mais precisam dessa aproximação de Jesus em suas vidas. Acreditam não precisar de tamanho zelo, pois já tem quinze ou vinte anos a frente de uma obra, uma pastoral, um movimento; ou já são avós e seus filhos nada poderão ensiná-los sobre a vida; ou é sua própria atribuição ensinar, corrigir, zelar pelos outros, mas como nós, também são seres humanos que erram e que precisam também de ajuda. Quantas comunidades “sofreram” pelas truculências e falta de sabedoria de um padre ou coordenador turrão? Quantos bons funcionários pediram demissão por um chefe egocêntrico?
Outros, porém ainda não conseguem ver ou sentir o vinculo que temos ou precisamos ter com os outros. Talvez não tenham culpa de verem a vida dessa maneira, pois assim foram criados e acostumados, no entanto uma boa parcela deles vive assim de vontade própria e conscientemente. Odeiam regras, não se adaptam a sistemas de trabalho onde não podem impor suas regras; tentam transformar o pensamento das pessoas para de certa forma atende-las; são inteligentes e sabem manipular as pessoas pela emoção.
“(…) Como não se preocupassem em adquirir o conhecimento de Deus, Deus entregou-os aos sentimentos depravados, e daí o seu procedimento indigno. São repletos de toda espécie de malícia, perversidade, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade. São difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, soberbos, altivos, inventores de maldades, rebeldes contra os pais. São insensatos, desleais, sem coração, sem misericórdia. Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus que considera dignos de morte aqueles que fazem tais coisas, não somente as praticam, como também aplaudem os que as cometem “. (Romanos 1, 28-32)
Vemos algumas delas em nossas comunidades, no trabalho, na faculdade, em cargos de liderança ou de grande influencia. Por ter seu mundo seus próprios umbigos talvez inconscientemente também façam de Deus alguém que deva agradá-los, pois são capazes de trocar de igreja (de bairro para outro) ou credo (católicos que se tornam evangélicos ou vice – versa) como se trocassem de roupa se forem contestadas ou não contempladas.
Uma coisa é certa… Elas pedem muito. E como pedem.
Queremos um carro, mas não temos condições de pagar o IPVA, o licenciamento; queremos um salário melhor, mas não curo minha compulsão por comprar, gastar; busco a cura do filho drogado, mas não consigo diminuir a distancia que nos separa; desejo melhorar de vida no entanto não gosto de acordar cedo, estudar, trabalhar. (Hunf)
Como bem vimos, a fase inicial da graça é a aproximação de Jesus para nos estender a mão e nos ver levantar. Precisamos deixar nossa vida nas mãos de Deus, pois de fato Ele sabe o que precisamos. Pedir sim, mas assumindo nossa parte após a redenção.
Reflita esse pensamento:
“(…) Um homem tem uma carga a ser transportada. Essa carga é sua missão diária. O que pedir: Que Deus alivie o peso da carga ou lhe de forças para suportá-la”? Repare bem no evangelho: Jesus não tirou as tarefas da sogra de Pedro. Qual será a nossa escolha?
Um Imenso abraço fraterno!          






CURIOSIDADES


1-Mulher faz festa de despedida para perna dias antes de amputar membro;
Danielle Emory, de 29 anos, tinha sofrido várias operações para tentar conter uma dor intensa desde que sua perna foi atacada por um câncer no osso, em 2012.
Quando soube que teria que amputar o membro, ela resolveu criar uma festa de despedida bastante alegre, duas semanas antes da cirurgia.


2-Hitler tentou ensinar o seu cão a falar e a escrever.


3-Não é 2014 na Coreia do Norte, lá o ano é 103. Os anos só começaram a ser contado após o nascimento de Kim IL-Sung.


4-Estudo garante: homens devem beber com os amigos para melhorar o nível de estresse;

5-O encontro com os amigos reduz o nível de estresse de forma mais eficiente do que um tempo com uma parceira ou em família. O nível de glicocorticoides, hormônio do estresse, cai drasticamente, segundo os experimentos.


6-Nova rede social concorrente ao Facebook só permite realizar uma postagem por dia; Chamada de This, a rede se credencia como a mais nova concorrente ao Facebook. A ideia é reduzir a quantidade de spams recebidos nas redes sociais, fazendo com que os usuários pensem antes de publicarem conteúdos.


7-Asteroide gigante pode destruir o planeta nos próximos anos;

Após falsas especulações sobre o apocalipse, uma ameaça enfim parece ser real. Um asteroide gigante pode destruir a Terra nos próximos anos.

Cientistas chineses estão estudando alternativas para desviar a rota de um asteroide chamado Apophis, o qual pode se chocar com o planeta Azul em 2036. Ele foi identificado em 2004, e, desde então, um projeto audacioso é trabalhado por pesquisadores da Academia de Ciências da China.


8-Idosa comemora 110 anos e bolo de aniversário fica sem espaço para as velas.
O bolo de aniversário de 110 anos de Emily Tremonti não teve espaço suficiente para todas as velas referentes à idade da aposentada. Mas o fato não impediu a comemoração em sua casa, em Fairfield, Connecticut!


9-90% das pessoas ficam com alguma música na cabeça por pelo menos uma vez na semana.


10-Na história original, a Bela Adormecida foi estuprada e engravidou de gêmeos enquanto dormia.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Uma das coisas mais difíceis no mundo é ter um coração puro.
Podemos ter corações amáveis, gentis e abertos aos outros, mas puros e cheios de amor desinteressado...quanto trabalho ainda deve ser feito, quanta renúncia,
quanta aceitação e quanta doação!
Não podemos negociar com Deus, fazer isso em troca daquilo, agir de uma certa forma para obter algum tipo de recompensa.
O amor é gratuito e nossa dedicação a Deus ou aos outros não deve depender do que obtemos de volta.
Aquilo que sai da nossa alma e do nosso coração devem ser ofertas, livres de quaisquer condições.
Deus nos dá em retorno?
Certamente, porém não como paga, mas como resultado da confiança que depositamos nEle.
Não somos bons quando damos de nós aos outros, nem quando fazemos caridade, nem mesmo quando abandonamos nossa vida por alguém que carece da nossa ajuda.
Somos bons quando as coisas, gestos e palavras saem do nosso coração como uma flecha e não ficamos observando se ela vai voltar.
Somos bons quando não contamos que nosso irmão tem mais que nós e nos sentimos ofendidos, quando o bem e a felicidade do outro passam a ser nosso bem e felicidade também.
Erram as pessoas que acham-se boas quando doam de si. Isso é orgulho.
Geralmente elas dão do que lhes sobra e seus objetivos são tornarem-se pessoas melhores.
Fazem por si no fim das contas, não pelos outros.
O caminho para o Alto é muito longo e a porta de entrada é estreita.
Os que acham que já estão na metade do caminho, certamente nem começaram ainda a subir.
É Deus quem nos eleva e precisamos dizer muitos "não" e muitos "sim" até que alcancemos um pedacinho do céu.
Amar demais aqui e odiar ali, anula o amor; escolher os que perdoamos é o mesmo que não perdoar ninguém, pois nosso coração continua com manchas.
 O amor tem olhos fechados e é o maior de todos os dons, distribuído a todos na face da terra.
Mas segundo a Bíblia, há os que plantam, os que colhem, os que multiplicam e os que escondem.
Podemos fazer todos os bens do mundo, regar os jardins dos que precisam e oferecer-lhes nosso melhor sorriso, mas ainda assim não teremos começado nosso caminho se negamos a palavra a um irmão, se os ressentimentos corroem nosso coração, se contamos cada ato que realizamos.
Deus não precisa dos nossos gestos vazios,
Ele apenas pede um coração sincero.
Aquele que sabe e reconhece não ser perfeito, mas abre-se a cada dia ao próximo, ao distante e tem por meta fazer o bem.
Deus ama a todos indistintamente, mas os que aprenderam o que é compartilhar, compreenderam melhor os preceitos do Seu coração.
E esses provam plenamente da Sua Graça.


 Letícia Thompson

Nenhum comentário:

Postar um comentário